Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

ENCONTRO DOS AMIGOS DA RUA DE AURORA É UM DESTAQUE DESTA SEMANA

Uma noite cultural para festeja os 150 anos da Filarmônica 25 de março, é outro destaque da semana na coluna de Brandão.
Publicado em: 13/06/2016 - 14:06:54


RUA DE AURORA E AS TREZENAS DE SANTO ANTONIO

Feira de Santana comemora neste mês de junho as tradicionais TREZENAS DE SANTO ANTONIO, outrora realizada na Igreja dos Remédios e a posteriori no Convento de Santo Antônio dos Capuchinhos. Simultaneamente as residências familiares homenageavam Santo Antônio, com novenas, seguidas de lanche com mesas de pãezinhos variados, doces, licores e iguarias juninas. Conforme citei no meu livro REMINISCENCIAS DE FEIRA DE SANTANA, na Rua de Aurora a residência do sr. Zeca e Elza Farias, reunia convidados e vizinhos para as noitadas, cada uma delas patrocinada por moradores da própria Rua que pagavam promessas. Dessas noites as mais animadas eram dia 12, quando comemoravam o dia dos namorados e o dia 13, dia do Santo, quando o casal Domingos e Hilda Araújo, encerravam os festejos com espocar de fogos, dança de salão com as saudosas radiolas e os discos de vinil, além dos comes e bebes que satisfazia a todos. As trezenas na Igreja dos Remédios começavam cedo e terminavam antes das 20:30h, dando tempo para as jovens beatas comparecerem as novenas de dona Elza e seu Zeca. Após o café, os fiéis dirigiam-se para a Igreja e aguardava-se a chegada de Dona Zinha Dantas, que tocava órgão, dona Olga Soledade e as jovens que cantavam no coro da Igreja, que vinham da Rua de Aurora e adjacências. Tudo isso, aconteceu nos anos 50 e 60, quando nossa geração, que hoje está na casa dos 60, 70 e mais alguns anos, viveram intensamente este momento. Para homenagear a essa geração que hoje são avós, transcrevo o pensamento de Bob Marley.
“Os ventos que às vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso nunca se vai para sempre."

LEILÃO DOS OBJETOS PESSOAIS DO REI PELÉ

Em Londres, o brasileiro mais famoso do mundo, Edson Arantes do Nascimento, Pelé fez leilão milionário com mais de duas mil peças de seu acervo. Troféus, flâmulas, chaveiros, bolas, chuteiras e outras recordações do Rei Pelé, foram a leilão nos dias 7, 8 e 9 de junho, pelo Julien´s Auctions. A especialista em leilão Dan Nelles calculou antecipadamente que a venda do conjunto de 2000 objetos renderia entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (cerca de 3,3 a 4,6 milhões de euros no cambio atual). Dentre os objetos, incluindo fotos com diversas personalidades mundiais, constou  a réplica da Taça Jules Rimet (de 1970), que foi oferecida pela FIFA. A fama do Pelé é como Marilyn Monroe do mundo dos esportes.

PALACETE DAS ARTES

Em Salvador, no suntuoso Centro Cultural Palacete das Artes - Rodin-Bahia começou a programação de junho no Cinema, com entrada franca, intitulada A AMIZADE NO CINEMA, com apresentação de grandes clássicos.  Foram apresentados os filmes: dia 1º INFÂNCIA (de 1961), com James Garner, Audrey Hepburn e Shirley Maclaine ; dia 3 - PERDIDOS NA NOITE - Midnight Cowboy (1969), com Jon Voight e Dustin Hoffman; dia 8 OS BOAS VIDAS (I Vitelloni de 1953, primeiro filme de Fellini, com Alberto Sordi); dia 10 - ZORBA, O GREGO,  (1964), com Anthony Quinn, Alan Bates e Irene Papas; dia 15 - THIS IS ENGLAND (2006); dia 17 - JULIA (1977 ), com Jane Fonda e Vanessa Redgrave; dia 22 - UMBERTO D (1952) com Carlo Battisti e Lina Gennari; dia 29 - DERZU USALA (1975), com Yuri Solomin; dia 1 de julho - ARENA SANGRENTA (1956), com Elsa Cardenas.  A apresentação dos filmes teve o apoio da Vintage Videos.


CHINATOWN PORTENHO

Em Buenos Aires, o bairro de Belgrado continua com uma intensa agitação nos fins de semana, cuja atração é o BARRIO CHINO, um pequeno espaço dentro de Belgrado, que recebe milhares de visitantes nos fins de semana, tanto portenhos quanto turistas de várias partes do mundo, que se espalham nos quarteirões para consumir os produtos expostos, tanto em lanchonetes, restaurantes, lojas e principalmente brinquedos e produtos eletrônicos orientais, predominando a cor vermelha. Vende-se de tudo, de comida a bugigangas. O local chamado de Chinatown de Buenos Aires tem um grande arco trazido especialmente da China e colocado ao lado da estação de trem de Barrancas. Além da Feira de Santelmo, tem mais esta opção, dentro das inúmeras que Buenos Aires oferece.

NOITE CULTURAL

Em Feira de Santana, no Mercado de Arte Popular, acontecerá dia 17 de junho, uma Noite Cultural, com o lançamento do livro REPÚBLICA DO MANGUE, de Jorge Magalhães, da Coleção Chiado na Ficção, da Chiado Editora de Portugal. Na programação inclui lançamentos do programa de comemorações do Sesquicentenário - 150, da Sociedade Filarmônica 25 de Março, de coletânea de DVDS "Fragmentos da História de Feira de Santana - Volume 8 e relançamento dos livros de autores feirenses como, REMINISCÊNCIAS DE FEIRA DE SANTANA, EME PORTUGAL, O MITO SOCIAL FEIRENSE, ambos de José Francisco Brandão, CINEMA DEMAIS, de Dimas Oliveira, A HISTÓRIA DO FLUMINENSE, de Adilson Simas, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS DE FEIRA DE SANTANA, coletânea do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana - HGFS. O evento tem promoção do Núcleo de Preservação da Memória Feirense da Fundação Senhor dos Passos, Haverá retreta da Filarmônica 25 de Março, sob a  regência do maestro Tony Neves.  COMENTAREMOS COM MAIS DETALHES, NA PRÓXIMA COLUNA.

DIVINA COMÉDIA DO CARNAVAL

O famoso Poema Sagrado de Dante Alighieri, no século XIV e dividido em três partes - INFERNO, PURGATÓRIO E PARAÍSO, registrado como A DIVINA COMÉDIA, será o enredo para o carnaval de 2017, da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, registrado como A DIVINA COMÉDIA DO CARNAVAL, que homenageará três dos maiores carnavalescos da história do carnaval carioca e do Brasil que foram: Arlindo Rodrigues, Fernando Pamplona e Joãozinho Trinta. Provavelmente será um luxo de bom gosto e riquezas.

JORNADA NAS ESTRELAS 2016

Em Seattle, nos Estados Unidos, o Experience Music Project, o EMP  de Seattle, abriu uma exposição comemorando os 50 anos de série JORNADA NAS ESTRELAS EM 2016. A mostra conta com mais de cem objetos usados no programa de televisão e nos filmes da saga. Da série original, os fãs poderão ver de perto as roupas dos personagens como Spock, Uhura e McCoy, além da mesa de comando e da poltrona de Capitão Kirk, Modelos das naves, também fazem parte do acervo.

15ª MOSTRA INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DA BIENAL DE VENEZA

A 15ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que  inaugurou dia 28 de maio premiou o arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, com o Troféu Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza. O pavilhão do Brasil tem a exposição denominada JUNTOS, que apresenta 15 projetos selecionados por Washington Fajardo, curador do Pavilhão Brasil.  Os projetos apresentados surgiram da reunião de arquitetos integrantes de ONGS, artistas e lideranças comunitárias, que explicam como surgiram os projetos no Morro do Vidigal, Complexo da Maré, de Madureira, da Gamboa à Praça Onze. No projeto consta uma Escola Comunitária construída por Vik Muniz, para promover a alfabetização digital de crianças. A Bienal permanecerá até 27 de novembro deste ano.
 

ANIVERSARIANTES:


ACONTECIMENTOS



Fonte: Jose Francisco Brandão







Página de 1






75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br