menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
PROJETO DA UEFS VAI LEVAR DIREITO DO CONSUMIDOR A ESCOLAS PÚBLICAS


Publicado em: 25/05/2017 - 09:05:02

    Projeto de Extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai levar o Código de Defesa do Consumidor para estudantes do ensino médio da rede pública de Feira de Santana. Intitulado ´Direito do Consumidor na Escola: Conhecendo Melhor do Código de Defesa do Consumidor`, o projeto prevê a edição de uma história em quadrinhos elaborada por alunos dos cursos de Direito, Administração e Economia.
    A escolha desse público, conforme Agenor Sampaio Neto, professor do curso de Direito e coordenador do projeto de Extensão, "se efetiva por acreditarmos que os estudantes, ainda no ensino médio, devem conhecer os seus diretos de forma didática, pois através do conhecimento é possível exigir e exercer a cidadania". Conforme observa, é importante também para os próprios estudantes da Universidade, "pois a extensão é uma via de mão dupla, uma convivência entre Universidade e Sociedade".
    A base teórica do projeto é fundamentada em materiais jurídicos, como o próprio Código de Defesa do Consumidor, e doutrina da disciplina Direito do Consumidor. Também serão analisados textos referentes à questão da assessoria popular, direito alternativo e sobre a importância da própria extensão universitária, essencial para o trabalho que será desempenhado pelos estudantes, segundo informa Agenor Sampaio.
    A primeira etapa de execução do projeto já está em andamento. Até a próxima quinta-feira (25), os alunos de graduação  dos cursos envolvidos e interessados em participar devem se inscrever  no Colegiado de Direito. É necessário o preenchimento de formulário com os dados pessoas, email e WhatsApp.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ESTUDANTE DE GEOGRAFIA DA UEFS PUBLICA ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA EM PORTUGAL


Publicado em: 17/05/2017 - 09:05:31

    A aluna Cândida Caroline S. de S. Leite, estudante do curso de bacharelado em Geografia da Uefs teve um artigo incluído na edição mais recente da Revista Territorium, publicada pela Universidade de Coimbra, Portugal.
    O artigo foi resultado do seu projeto de Iniciação Tecnológica (Pibit/Cnpq) que foi premiado como melhor trabalho no Seminário de Iniciação Científica (XIX Semic) em 2015, e que, além disso, representou a Uefs na Jornada Nacional de Iniciação Científica que ocorreu em 2016, durante a Reunião da SBPC.
    O trabalho teve por objetivo avaliar as áreas ocupadas pela samambaia Dicranopteris flexuosa no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), entre os anos de 2002 e 2014, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e algoritmos de Redes Neurais. Uma parceria importante para o desenvolvimento do projeto foi o ICMBio (Instituto Chico Mendes), gestor do PNCD, com informações e ajuda em campo.
    A aluna faz parte do grupo de pesquisa GPSIG e Labespectro (Laboratório de Espectrorradiometria), vinculados ao Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente (PPGM), sendo orientada pelo Prof. Washington Franca Rocha, da Geociências/Dexa e docente permanente do PPGM. Colaboraram ainda na construção do artigo a Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGM, Sarah Moura, que foi também intercambista em Portugal pela Uefs e o Prof. Visitante Rodrigo Vasconcelos, vinculado ao PPGM e bolsista PNPD/Capes.
    Em tempo que congratula a acadêmica e seu orientador, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uefs chama a atenção de toda a comunidade acadêmica da importância dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica na formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, e do trabalho das Comissões de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica na seleção, eleição e premiação dos trabalhos conduzidos pelos acadêmicos e seus orientadores.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS VAI ALFABETIZAR TRABALHADORES DA LIMPEZA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 12/05/2017 - 09:05:49

    A Universidade Estadual de Feira de Santana realizará na  próxima segunda-feira (15), a abertura do Projeto de Extensão AlfaGaris. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Educação que estabeleceu parceria com a Empresa Sustentare Saneamento para promover a alfabetização dos profissionais da limpeza pública de Feira de Santana. A solenidade de abertura do curso será no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), das 14h às 16h.
    Coordenado pelas professoras Márcia Suely de Oliveira Araújo e Selma dos Santos, o AlfaGaris conta também com a colaboração das professoras Irlana Jane Menos da Silva, Maria Cláudia Silva do Carmo, Sandra Nívia Soares de Oliveira e Sineide Cerqueira Estrela.
    O projeto vai alfabetizar no primeiro momento 30 trabalhadores. Vale ressaltar que foram selecionadas duas alfabetizadoras, através de um edital público da Uefs, alunas do curso de Pedagogia, que serão remuneradas pela Sustentare, durante os oito meses de vigência do projeto.

    Confira a programação da abertura do projeto:
    14h - Abertura solene com a presença de representantes da Uefs e da Sustentare;
    Em seguida, momentos culturais:
    *Voz e Violão com Sérgio Nascimento;
    *Performance “O grande alfabetizando” com as alfabetizadoras Michaela Assunção e Tatiana Ribeiro, sob a direção da professora Selma dos Santos;
    *Dinâmica de apresentação dos alfabetizandos e do grupo de estudantes da Disciplina EDU 277 – Prática Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PROGRAMA PORTAL UEFS DIVULGA RESULTADO DO SORTEIO ELETRÔNICO PARA OS CURSOS DE LÍNGUAS


Publicado em: 11/05/2017 - 10:05:20

    O Programa Portal da Uefs divulgou ontem o resultado final do sorteio eletrônico dos cursos de Línguas oferecidos pelo programa para alunos de escolas públicas e egressos.
    As matrículas estão ocorrendo de 10 a 12 de maio de 2017, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala do Programa Portal - MT22, no campus universitário. Os candidatos aprovados devem comparecer portando cópia do documento de identidade, cópia da ficha 19 (caso esteja cursando ensino médio/superior, trazer atestado/guia de matrícula) e comprovante de pagamento da inscrição. Para as solicitações de isenção, é necessário apresentar comprovante de renda. O início das aulas será na segunda,  15 de maio, às 12h.
    Confira o resultado

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS SEDIA ENCONTRO SOBRE ADOÇÃO NESTE SÁBADO


Publicado em: 05/05/2017 - 17:05:08

    No intuito de ampliar ações e oportunizar a participação de pessoas interessadas que não podem se deslocar até Salvador, a Associação Baiana de Estudo e Apoio à Adoção, Nascidos do Coração (Nascor) realiza o 1º Encontro falando de Adoção nesta cidade, no dia 06 de maio (sábado0, das 14h às 17h, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na sala LTEC 02, do LABOTEC 01, no módulo 3 do campus universitário.
    A Nascor  é uma associação sem fins lucrativos, formada por pais adotivos e simpatizantes que se interessam pela adoção, com o objetivo de estudo e apoio à adoção, desenvolvendo ações que contribuam para garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, esclarecendo e estimulando à adoção. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



MESTRADO EM ASTRONOMIA DA UEFS INSCREVE PARA SELEÇÃO ATÉ O DIA 30


Publicado em: 05/05/2017 - 17:05:05

    O Mestrado Profissional em Astronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas até o dia 30 de maio, realizadas por meio da ficha de inscrição disponível na homepage do MPAstro (http://pg-astro.uefs.br). O candidato pode entregar a documentação pessoalmente ou por procurador, com poderes legais, na Secretaria da Pós-Graduação em Astronomia da UEFS, no horário das 14h às 17h30, até o último dia do prazo para a inscrição, ou encaminhar via SEDEX, endereçado ao MPAstro, postado até o dia 30 de Maio de 2017.
    O Mestrado tem como missão formar e capacitar professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior (redes municipal/estadual e particular de ensino) assim como profissionais de Museus e Centros de Ciências com atuação nas áreas de Física, Química, Matemática Biologia, História e Geografia, para o exercício e a construção de conhecimentos de forma interdisciplinar e contextualizada.
    Os interessados podem acessar o edital completo na homepage. Outras informações através do telefone (75) 3161-8289.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



COMEMORAÇÃO DO DIA DA MATEMÁTICA NA UEFS


Publicado em: 04/05/2017 - 09:05:37

    A UEFS comemora neste sábado (06), o Dia da Matemática, das 08h às 11h da manhã. Estudantes da Educação Básica e seus familiares estão convidados a participar de atividades matemáticas divertidas como a oficina Matemágicas e também a conhecer entes matemáticos curiosos, como a faixa de Möbius, que é a faixa de um lado só.
    O evento tem entrada franca e acontecerá no Prédio da Pós-graduação em Educação, Letras e Artes – Av. dos Laboratórios, Módulo II do campus universitário.
    A organização do Dia da Matemática é do PIBID - subprojeto de Matemática - que tem como parceiros DAMAT, NEMOC, LEMA e CETENS-UFRB. O evento integra as ações do Biênio da Matemática Carloman Carlos Borges - UEFS - 2017/2018.
    Para maiores informações, acesse: https://www.facebook.com/matematicapibiduefs/

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA BUSCAM SOLUÇÕES PARA VIABILIZAR O FUNCIONAMENTO DO AMBULATÓRIO


Publicado em: 03/05/2017 - 09:05:21

    Estiveram presentes ao Ambulatório de especialidades da Uefs, localizado no Centro Social Urbano (CSU), o Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento, a Secretária de Saúde do Município, Denise Mascarenhas, a Diretora do Departamento de Saúde da Uefs, Silvone Santana Bárbara, professoras e membros da gestão do CSU. O encontro ocorrido na quinta-feira passada (27.04),  foi mais um passo na concretização da parceria entre a Uefs e a prefeitura de Feira para viabilizar o funcionamento do Ambulatório.
    A secretária de saúde, Denise Mascarenhas conheceu o espaço e sinalizou positivamente para um trabalho de parceria que viabilize o funcionamento do ambulatório. A direção do Departamento de saúde  da Uefs encaminhará uma minuta de convênio, além de um planejamento de demandas de equipamentos e pessoal que serão alocados tanto pela Uefs quanto pela secretaria municipal de saúde. "Estamos caminhando para a concretização de uma cooperação mútua que vai beneficiar tanto os estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, psicologia e farmácia, em suas aprendizagens práticas, quanto a comunidade local que contará com um ambulatório com capacidade de realizar mais de dois mil atendimentos mensalmente" ressaltou professor Evandro.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SEMINÁRIO NA UEFS DEBATE LITERATURA ALTERNATIVA


Publicado em: 03/05/2017 - 09:05:17

    Discutir a produção literária contemporânea sob o viés de expressões alternativas é o objetivo do 1º. Seminário de Literatura Alternativa/Marginal, que integra Projeto de Iniciação Científica em Poesia Alternativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), coordenado pelo professor doutor Aleilton Fonseca do Departamento de Letras Artes (DLA).
    O evento será realizado no dia 3 de maio (quarta-feira), a partir das 8h, no anfiteatro localizado no segundo módulo do campus universitário. Neste seminário será abordada a “Poesia alternativa além das palavras em Miró de Muribeca. A Imagem sem massagem”, do projeto de pesquisa “Imagens urbanas na literatura brasileira” do estudante de mestrado Jefferson Moura de Souza.
    Confira a programação:
    Quarta-feira (03 de maio de 2017)
    - 8h às 8h30: Cadastramento
    - 8h30 às 9h: Performance de abertura e apresentação do evento.
    -9h às 11h30: Mesa: “Entre as margens e as normas: o trânsito do discurso literário” ,Prof. Dr.Aleilton Fonseca; Prof. Dr Roberval Pereyr ; Prof. Dr Claudio Novaes.
    - 11h30 às 14h30- Intervalo para almoço
    - 14:30 às 15h: Performance lírico-musical.
    - 15h às 17h: Mesa “Novas produções” com os produtores culturais e compositores Uyatã Rayra e Maths Carmo (Don Maths), além do pesquisador e poeta Will Fialho.
    -17h às 17h20: Intervalo
    -17h20 às 18h: Encontro “de-composição”, com Genivan de Leda, Don Maths, Uyatã Rayra, e Piza, acompanhado de sarau.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    O Mestrado Profissional em Astronomia da Universidade Estadual de Feira de San...

    A UEFS comemora neste sábado (06), o Dia da Matemática, das 08h ...

    Estiveram presentes ao Ambulatório de especialidades da Uefs, localizad...

    Discutir a produção literária contemporânea sob o v...

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambient...

    A Uefs Editora programou para o dia 4 de maio (quinta-feira), o lançame...

    O Museu Regional de Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (MRA/Uef...

    A Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Feir...

    Cursos de Espanhol e Inglês estão abertos à comunidade em ...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs|), através do Program...


Página de 45
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Micareta 2017
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados