menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
SEMINÁRIO CELEBRA A CONCLUSÃO DA TURMA PRONERA DE DIREITO DA UEFS


Publicado em: 12/07/2018 - 16:07:03

    “Olhares e Fazeres dos Movimentos na Reinvenção do Direito: Perspectivas e Desafios” é o seminário de conclusão da Turma Elizabeth Teixeira, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O evento celebra a história de lutas e conquistas da Turma Pronera de Direito da Uefs, a educação jurídica do campo, a luta pela terra, o papel do Direito neste contexto.
    Programado para o período de 18 a 21 de julho, o Seminário terá como ponto culminante a Colação de Grau dos novos bacharéis e novas bacharelas em Direito, selando o compromisso com a construção com o pensamento e ação críticos em torno do Direito e da Luta pela Terra. A abertura será às 18h30, do dia 18 (quarta-feira), no Anfiteatro do campus universitário.
    Haverá conferências, rodas de conversa e momentos de diálogo com com a participação de professores e estudantes de outras turmas de Direito do Pronera do Brasil, acadêmicos e militantes, representantes de Movimentos Sociais e de Instituições diversas. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio do formulário eletrônico disponível na aba do Site do Evento, onde também estão disponíveis a programação geral e a dos grupos de trabalho.
    Os participantes farão jus à certificação para efeito de horas complementares.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



CUCA INSCREVE ATÉ DIA 16 DE JULHO PARA OFICINAS ARTÍSTICAS


Publicado em: 10/07/2018 - 10:07:19

    O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para as oficinas artísticas do semestre 2018.2. São ofertadas vagas nas áreas de dança e atividades corporais, artes visuais, música e teatro. Os interessados devem realizar a inscrição online para o sorteio, até o dia 16 de julho de 2018, AQUI.
    O resultado do sorteio será divulgado entre 23 e 31 de julho. Os convocados devem fazer a matrícula presencialmente no Cuca, nos dias 24 e 25 de julho (1° Chamada) e 1 de agosto (2° Chamada) das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa da matrícula, única e válida para o semestre, é de R$ 120.
    Os servidores técnicos e docentes da Uefs, e os alunos residentes, têm direito à isenção. Cônjuges e dependentes legais de servidores, bem como alunos não residentes da Uefs têm isenção parcial. O Cuca funciona na rua Conselheiro Franco, 66, Centro. Mais informações através do e-mail cuca@uefs.br, do telefone (75) 3221-9611, ou redes sociais do Cuca(Instagram e Facebook).


AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



COMUNICADO SOBRE OS CONCURSOS DA UEFS


Publicado em: 06/07/2018 - 09:07:54

    Através deste comunicamos que a Uefs tomou conhecimento, na última semana, do Parecer Nº 034/2018 da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que faz uma análise concomitante da Lei Eleitoral com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Parecer delibera por uma posição restritiva em relação ao artigo 21 da LRF, para que não haja nomeação de novos concursados a partir de 4 de julho, a fim de não aumentar despesas de pessoal nos 180 dias que antecedem o final do mandato do governador.
    Diante do conhecimento do conteúdo do Parecer, a reitoria da Uefs se comunicou com as secretarias de Administração e Educação do Estado, como também participou de reunião na PGE, na última sexta-feira (29). A PGE informou que os órgãos e entidades com nomeações previstas de novos concursados deveriam encaminhar e-mail explanando suas especificidades, até a quarta-feira (04), para subsidiar a discussão com a mesma. Haverá uma reunião na próxima terça-feira (10), entre o procurador-geral do Estado e representantes dos órgãos e entidades para tratar das orientações sobre vedações de atos de agentes públicos durante o período eleitoral. A reitoria da Uefs estará presente na reunião e buscará alternativas para que seja possível realizar as nomeações.
    Vale destacar que a Uefs, anteriormente, efetuou nomeações de servidores técnicos e docentes durante os 180 dias de final de mandato, sem que tenha havido qualquer proibição a respeito, como ocorreu nos anos de 2010 e 2014.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



EXPOSIÇÃO NO CAMPUS DA UEFS NA CHAPADA DIAMANTINA DESTACA A VIDA FORROZEIRA DE HUGO LUNA


Publicado em: 03/07/2018 - 15:07:05

    A abertura da exposição “Hugo Luna: retratos de uma vida forrozeira na Chapada Diamantina” atraiu moradores de Lençóis e região, turistas, músicos, empresários do setor turístico e autoridades locais, a exemplo do prefeito de Lençóis, Marcos Airton Araújo. O evento destacou a vida e a obra do poeta e forrozeiro Hugo Luna, acentuando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos. Dono de um ritmo poético e musicalidade única, o mestre forrozeiro Hugo Luna, retrato da sabedoria popular, tem sido uma presença marcante na história e cultura da Chapada Diamantina.
    Durante a abertura da exposição, realizada no dia 23 de junho, o professor Delmar Alves de Araújo, vice-coordenador do Campus Avançado da Chapada Diamantina, anunciou que a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pretende realizar em Lençóis, em 2019, uma fase do Festival de Sanfoneiros, evento realizado em Feira e organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MONITOR DE DIVULGAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO

A pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que até o dia 13 de julho estarão abertas as inscrições para seleção de monitores de divulgação e mobilização da 11ª Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. As atividades da monit

Publicado em: 03/07/2018 - 11:07:05

    Ao todo estão sendo oferecidas 50 (cinquenta) vagas para alunos(as) de graduação em Licenciaturas e que tenham e disponibilidade para desenvolverem as atividades de divulgação, previstas para a Uefs, faculdades particulares, escolas particulares, estaduais e municipais, instituições filantrópicas, empresas, comércio e/ou em outros locais estabelecidos pela comissão organizadora do evento.
    O resultado da seleção será divulgado no Site da Proex, no dia 19/07/2018. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet através do email: monitor.divulgacao.flif@gmail.com. Os(as) candidatos(as) deverão enviar via e-mail, no período da inscrição, os seguintes documentos digitalizados:
a) Ficha de Inscrição do Anexo I deste Edital;
b) Carteira de Identidade;
c) Guia de matrícula atualizada em Curso de Graduação da UEFS;
d) Certificados de participação de Monitoria em atividades de Extensão (se houver);
e) Certificado de atuação em sala de aula (se houver).

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



PALESTRA DISCUTE NOVO MARCO LEGAL DA BIODIVERSIDADE NAS ATIVIDADES DE PESQUISA


Publicado em: 29/06/2018 - 11:06:34

    Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o novo Marco Legal da Biodiversidade, foi realizada no dia 28 a palestra “Os impactos da Lei da Biodiversidade nas atividades de P&D e o SisGen na prática”. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPPG/Uefs), reuniu professores e pesquisadores da Instituição e teve como palestrante a Analista de Gestão em Saúde, Aline Morais.
    Para o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, o evento busca esclarecer os desafios da regulação colocados para as instituições que lidam com a questão de acesso ao patrimônio genético. “Nós estamos vivendo um novo momento de regulação da legislação sobre esse tema, o que coloca grandes desafios porque há um prazo a ser cumprido para registros nos acessos ao patrimônio genético”. Segundo ele, a Uefs abriga um acervo de coleções de alta relevância tanto em quantidade como em qualidade, constituindo-se em uma das melhores universidades do Brasil.
    A professora e pesquisadora Flora Acuña Juncá destaca a importância da palestra para a socialização de informações sobre as novas leis e a necessidade de cadastramento nos órgãos competentes. O alerta é indispensável pois o cadastro de todos os projetos e acessos ao patrimônio genético na plataforma digital SisGen tem prazo até 5 de novembro de 2018, caso contrário qualquer acesso realizado de forma irregular, sem autorização e registro é sujeito a multas para o pesquisador e a Instituição. Sendo que a multa pode chegar a R$ 10 milhões.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



EXPEDIENTE DA UEFS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (27)


Publicado em: 26/06/2018 - 11:06:09

    A Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que através do Decreto Estadual nº 18.398/2018 o Excelentíssimo Governador do Estado da Bahia decretou que o expediente nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual, no dia 27 de junho de 2018, próxima quarta-feira, será até às 13 horas.
    Informamos, ainda que a suspensão das atividades na Uefs, nos demais dias de jogos da Seleção Brasileira, estará atrelada à determinação do Governo Estadual.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS DISPONIBILIZARÁ ACERVO DO JORNAL FOLHA DO NORTE


Publicado em: 20/06/2018 - 15:06:28

    O acervo do Jornal Folha do Norte, o mais antigo em circulação na Bahia, estará à disposição de pesquisadores a partir de meados do mês de julho. O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), firmou convênio com a família Silva, herdeira da publicação, e a coleção ficará sob a guarda da universidade, disponível para consulta na Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão, que funciona no Museu Casa do Sertão, no campus da Uefs.
    O Folha do Norte começou a circular em 1909 e, no próximo dia 17 de setembro, completará 109 anos de fundação. A diretora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Barbosa, informa que o acervo doado contempla quase todas as edições da publicação. “Há apenas uma lacuna dos anos de 2015 e 2016 e no ano de 1993, cuja encadernação está sendo providenciada”, explica.
    No acervo, ela destaca a importância da “Coluna da vida feirense”, publicada entre os anos 1920 e 1950. Nela, o jornalista e advogado Arnold Ferreira da Silva registrava aspectos da vida do município que, hoje, constituem valiosa fonte de consulta para pesquisadores. “Podemos dizer que essa coluna é um dos conteúdos mais ricos no jornal”, destaca.
    Na coluna, um dos destaques foi a publicação de textos sobre todo o processo de julgamento de Lucas da Feira, o escravo fugido acusado de inúmeros crimes no século XIX. De acordo com Cristiana Barbosa, essa publicação serviu de referência para pesquisadores que estudaram a trajetória de uma das mais conhecidas personalidades da História de Feira de Santana.
    Intelectuais de destaque em Feira de Santana contribuíram para a publicação ao longo de mais de 100 anos. Além de Arnold Silva, figuram Aloísio Resende, Sales Barbosa, Cristóvão Barreto, Honorato Bonfim, Godofredo Filho, Eurico Alves e Hugo Navarro. O Folha do Norte também contribuiu para a formação de gerações de jornalistas feirenses, incluindo Juarez Bahia, que se destacou posteriormente na imprensa nacional.
    Cristiana Barbosa destaca que a parceria com a família proprietária do jornal é antiga e já possibilitou a digitalização do acervo de 1909 até 1978. “Esse conteúdo está disponível para consulta na biblioteca do Museu Casa do Sertão”, explica Cristiana. Com o convênio, será possível digitalizar todo o acervo, já que antes a Uefs não contava com a coleção completa à disposição.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS PARTICIPA DO ENCONTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA


Publicado em: 13/06/2018 - 09:06:49

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participou do 19º. Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação que, pela primeira vez, foi sediado na Bahia no período de 4 a 8 de junho,   no Centro de Educação Profissional, Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa promoveu o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas
    De acordo com Pró-reitora de Graduação da Uefs, Amali Mussi, o Virtual Educa proporcionou um espaço de socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade com estudantes, professores, pesquisadores e público em geral. “Demos destaque ao nosso Campus Avançado da Chapada Diamantina,  publicizamos as nossas políticas de ações afirmativas, esclarecemos sobre as propostas dos nossos cursos e programas de graduação e pós-graduação, formas de ingresso, permanência estudantil, políticas de mobilidade discente”. Segundo Amali Mussi, “houve a oportunidade, também, para conhecer diferentes propostas institucionais, nacionais e internacionais, estabelecer contatos com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE), dentre outras ricas oportunidades”.

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
Fotos




Mais Notícias

    Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o novo Marco Legal da Biodiv...

    A Administração Central da Universidade Estadual de Feira de San...

    O acervo do Jornal Folha do Norte, o mais antigo em circulação n...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participou do 19º. Enc...

    De acordo com a Coordenação de Seleção e Admiss&at...

    "A vida antes da adoção” será o tema do encont...

    No próximo domingo (10) terá início o Vestibular 2018.2 d...

    Os candidatos que realizaram as provas para o concurso de técnicos e an...

    A coordenação do Curso de Especialização em Lingu&...

    Desde o final dos anos de 1950, a cidade de Feira de Santana percebe a import&...


Página de 58
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Aniversário Funtitec
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados