menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
REABERTAS, A PARTIR DE 09/05, INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE DOCENTES DA UEFS


Publicado em: 02/03/2022 - 19:03:16

    Publicado hoje (07/05) Portaria informando a reabertura do Concurso de Professor(a) Auxiliar e Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições tinham sido suspensas para o Edital ser retificado e atender a recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia quanto a inclusão do procedimento a ser aplicado sobre os percentuais de vagas reservadas a candidatos (as) autodeclarados (as) negros (as) e pessoas com deficiência, previsão contida na legislação do Estado da Bahia.
    Assim, das 14 vagas disponibilizadas, conforme tabela 1 do Edital, serão reservadas 30% aos (as) candidatos(as) que se autodeclararem pretos(as) ou pardos(as) e 5% a pessoas com deficiência, o que corresponde a 4 e 1 vagas, respectivamente, conforme a retificação. Para concorrer às vagas reservadas, o ( a) candidato(a) deverá indicar a opção no ato da inscrição.
    O Edital detalha sobre os critérios a serem ultilizados para garantir a aplicação da reserva de vagas sobre o total e informa ainda sobre os documentos necessários para a comprovação que garantem a participação na reserva de vagas, além de demais detalhes referentes a essa modalidade de inscrição.
    Cabe destacar que as inscrições serão reabertas no período de 9 de maio até às 10h do dia 17 de maio de 2022. Para mais informações, leia atentamente o edital AQUI e acompanhe também no endereço http://csa.uefs.br/index.php/professor221/inicial

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



OBSERVATÓRIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA UEFS SELECIONA PESSOAS NARRADORAS


Publicado em: 01/03/2022 - 02:03:26

    O Observatório de Contação de Histórias da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para o processo formativo e a mostra performática “Escrevivências: olhares sobre Conceição Evaristo”. Estão sendo oferecidas 20 vagas para a comunidade interna e externa. As vagas são para o processo formativo e a partir dele serão selecionadas as pessoas narradoras que vão fazer parte da mostra performática
    Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do programa  até o dia 28 de março através do e-mail observatoriodecontacao@uefs.br, informando porque desejam participar da atividade. A seleção será por audições abertas. Os candidatos vão participar de um encontro no dia 29 de março para escolher um dos trechos disponíveis dos textos da escritora Conceição Evaristo. No dia 12 de abril será preciso apresentar um deles memorizado.
    Os encontros dedicados ao estudo dos textos e aos ensaios acontecerão sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, a cada quinze dias. O trabalho será mediado pela contadora de histórias Luciene Mota. Outras informações através do perfil no Instagram @observatoriodecontacao

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS RETOMA 100% DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS


Publicado em: 06/01/2022 - 23:01:38

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) retomou, na última segunda-feira, 3 de janeiro, 100% das atividades técnico-administrativas presenciais. E em fevereiro, as atividades acadêmicas, especialmente as aulas, serão retomadas presencialmente.
    A decisão, que tem como base o parecer do Comitê Emergencial de Crise para o Enfrentamento da Covid-19 (veja AQUI ) definiu que a partir dessa data as atividades administrativas na universidade passarão a ser presenciais.
    A reitora em exercício, Amali Mussi considera importante reforçar que algumas atividades ainda podem se manter no formato remoto, a exemplo de bancas de promoções na carreira, assim como a realização de reuniões de Conselhos Departamentais, dos Colegiados de Cursos, do CONSU e do CONSEPE e suas respectivas Câmaras, ocorridas por meio de videoconferência, no período em que vigorar as medidas emergenciais de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, uma vez que as  Resoluções CONSU nº 04/2020 e CONSEPE nº48/2020 se encontram em vigor.
    As atividades seguem monitoradas pelo Comitê Emergencial da Covid-19 da Uefs, com acompanhamento da situação epidemiológica através do monitoramento de casos suspeitos notificados na comunidade acadêmica e com análise do contexto de saúde, para contribuir na análise, planejamento e orientação das ações institucionais voltadas para o enfrentamento da pandemia.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS INTEGRA REDE DE APOIO A SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NA BAHIA


Publicado em: 04/01/2022 - 02:01:32

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acompanha com dor, mais uma vez, as tragédias causadas pelas fortes chuvas que acometeram diversas regiões do Estado da Bahia nos últimos dias e se solidariza com toda a população atingida.
    A Uefs lamenta profundamente o crescente número de mortos e de famílias desabrigadas que perderam pessoas queridas e assistiram à destruição de suas moradias e de seus bens. Uma situação de calamidade que, de acordo com o Decreto Estadual assinado pelo Governador Rui Costa, já havia atingido 72 municípios baianos. Tristeza profunda que nos mobiliza a transformar dor em luta, por meio de um conjunto de ações para integrar essa rede de apoio e solidariedade.
    Nesse contexto, a Uefs entrou em contato com o poder público para disponibilizar um número de carros e motoristas para contribuir  no transporte das doações, assim como se disponibilizou para realizar ações emergenciais que estiverem ao seu alcance. Outra ação importante será realizada via Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), que já se encontra em andamento e deverá fortalecer a rede de apoio e solidariedade.
    É importante que a comunidade fortaleça essa rede de apoio por meio do socorro às entidades reconhecidas, governamentais e do terceiro setor, que estão recebendo doações para levarem às vítimas, com a urgência necessária que a situação requer.
    Veja algumas das instituições que estão apoiando a causa e recebendo donativos. Se puder, ajude!

- Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)
- Boulevard Shopping Feira
- UFRB – Campus Feira de Santana – Rua Godofredo Rebello de Figueredo Filho, 697 – SIM
- Drive Thru Solidário da Igreja Batista Avenida
- Corpo de Bombeiros : ualquer quartel da corporação está recebendo doações em toda Bahia.
- Ação Sul da Bahia Solidária
- Ponto de coleta: Reitoria da UFSB
       Está recebendo medicamentos, termômetros, nebulizadores, tensiômetros, glicosímetros, fitas pata glicosímetro, estetoscópios.
- SOS Bahia
- Ponto de coleta: sede do Crea - BA (Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho das Brotas, Salvador)
     Está recebendo alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, água mineral. As inspetorias de Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista e Alagoinhas recebem até o dia 30.12 com retorno em 3.01.22.
- Liga do Bem Doações na sede de Salvador : Rua Manoel Antônio Galvão, 25, Pituaçu. Também aceita doações financeiras, por meio do pix CNPJ: 35.759.019/0001-09
- Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ)
      Banco do Brasil - Agência 3466-5 Conta: 60311-2. Ou chave pix CNPJ: 13100342000125
- Pelo Instagram, acesse os links abaixo, com informações de lugares para arrecadação e ajuda:
- Grupo de Pesquisa Direito e territorialidade: https://www.instagram.com/direitoeterritorialidade/p/CX_x0F2usWm/?utm_medium=share_sheet
- MST - Movimento Sem Terra: https://www.instagram.com/movimentosemterra/
- MUPOIBA - Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia: https://www.instagram.com/mupoiba/
- Cáritas Brasileira - Organismo da CNBB com atuação em Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável:
https://www.instagram.com/caritasbrasileira/
- Levante Popular da Juventude: jovens em luta por um projeto popular para o Brasil
https://www.instagram.com/levantedajuventude/

* ANTES DE FAZER SUA DOAÇÃO CONFIRA OS LOCAIS DE ARRECADAÇÃO QUE MANTÉM A CAMPANHA PERMANENTEMENTE.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



NOTA DE REPÚDIO DO CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA E EXTENSÃO DA UEFS

A Nota de Repúdio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se faz necessária diante dos cortes na ciência e atrasos nas bolsas dos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência: PIBID e Residência Pedagógica.

Publicado em: 06/11/2021 - 03:11:43

    O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (CONSEPE/Uefs)  vem a público manifestar sua indignação e absoluto repúdio às práticas de desvalorização e desrespeito do Governo Federal à ciência, que, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cortou o pagamento das bolsas do mês de setembro de todo(a)s o(a)s docentes e discentes vinculado(a)s ao programa de Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em desdobramento ao projeto aprovado no dia 7 de outubro do corrente ano, pelo Congresso Nacional, que retira mais de R$ 600 milhões de recursos orçamentários previstos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destinados para pagamentos de bolsas e execução de Projetos de Pesquisa.
    Trata-se de uma ação em consonância com outras práticas autoritárias e reducionistas do atual governo federal que, desde o início de sua gestão, tem demonstrado desprezo pela educação, e particularmente às universidades públicas, intervindo na autonomia de suas decisões e diminuindo o repasse de verbas para a manutenção dos serviços essenciais prestados pela própria Universidade. Um governo que revela, em suas atitudes, o seu desconhecimento acerca da importância e papel estratégico da universidade pública na sociedade brasileira, elegendo-a como inimiga em um gesto atávico que busca resgatar aquilo que pensávamos haver sido superado. Pouco esforço é necessário para se entender que é na universidade pública que a geração de novos conhecimentos se materializa, sem os quais o país é condenado à dependência e ao subdesenvolvimento.
    É preciso destacar que a Educação Básica pública carece de investimentos em sua estrutura física e sofre com a valorização de seus professores, iniciando pela falta de apoio na formação destes futuros docentes, sendo este um dos papéis da Universidade. E, considerando a importância de Programas como o PIBID e RP, os quais promovem a integração e diálogo entre escola e Universidade, o atraso das bolsas torna-se desmotivador e demonstra a quão desvalorizada encontra-se a categoria profissional que forma todas as demais.
    Neste sentido, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana  se une à toda a sociedade e aos mais de 60 mil bolsistas que fazem parte dos programas PIBID e RP em nível nacional, e repudia de forma veemente, os cortes nas áreas da Educação e Ciência que vem ocorrendo em nosso país. Conclama, também, a imediata aprovação do PLN 17/2021 e que seja regularizado o pagamento mensal aos bolsistas, como garantia de manutenção dos programas e continuidade dos projetos educacionais que buscam valorizar a educação. Para muitos estudantes, essas bolsas são garantia de permanência nas Universidades. Sem o pagamento, perdem os estudantes em sua formação, e perdem as escolas da Educação Básica, que por meio deles são oxigenadas com práticas pedagógicas diferenciadas e com o desenvolvimento de projetos educativos que envolvem toda a comunidade escolar.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (CONSEPE/Uefs)

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



AULA MAGNA ABORDA AUTORITARISMO E NEGACIONISMO

Abrindo o segundo semestre a Uefs aborda o papel das universidades e da ciência em tempos de autoritarismo e negacionismo.

Publicado em: 12/08/2021 - 22:08:37

    Iniciando mais um período na defesa pela educação superior pública, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza a Aula Magna de Abertura do Semestre Letivo 2021.2. discutindo "O papel das universidades e da ciência em tempos de autoritarismo e negacionismo”. O palestrante convidado é o professor doutor Pedro Rodrigues Curi Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento está programado para o dia 17 de agosto, às 10h, em formato virtual, com transmissão pelo canal da TV Olhos d`Água no Youtube: https://www.youtube.com/user/tvuefsba .
    O professor Pedro Rodrigues é graduado em Educação Física, mestre e doutor em Epidemiologia pela UFPel. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres, ocupou o cargo de reitor da UFPel entre 2017 e 2020, e coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.
    É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013, bolsista de produtividade 1ª do CNPq, e editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



AULA MAGNA DA UEFS SOBRE "DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA" ATRAI MILHARES DE INTERNAUTAS


Publicado em: 16/02/2021 - 11:02:56

    “Nós que construímos a universidade sabemos que há uma verdade preciosa que se organiza naturalmente e faz vê-la como uma área de colaboração e criatividade, e não como espaço de reprodução de discriminações, mas como lugar especial de ampliação de direitos e acolhimento. Esses são nossos desafios cotidianos. Somos um lugar de resistência ao autoritarismo e negacionismo!”, declarou o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, durante a Aula Magna do semestre 2020.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A cerimônia virtual com o tema “Desafios da Universidade em tempos de pandemia” ocorreu na manhã desta segunda-feira, 15, no canal da TV Olhos D’água na plataforma de vídeo YouTube. A Aula Magna virtual foi assistida por um público de mais de 2.500 pessoas.
    Em seu discurso, o reitor Evandro do Nascimento falou sobre a importância da relação dialética e dialógica do fazer a universidade e dos obstáculos encarados para retomar as atividades de um semestre regular mantendo os princípios, mas em ambientes virtuais. “São adversidades muito grandes, mas certamente saberemos trilhar o melhor caminho para acolher nossos estudantes, iniciar calouros nas atividades, dar fluxo na vida acadêmica dos veteranos para que possam concluir seus cursos, colar grau e seguir como profissionais em defesa de um país melhor e de uma sociedade mais justa”, declarou ele sobre o período que se inicia e as expectativas nos frutos do compromisso humanista trabalhado pela Instituição.
    Fabiana Cristina Bertoni, pró-reitora de Graduação da Uefs, discorreu sobre as providências para possibilitar as aulas durante o isolamento social. A professora informou que foram diversas dificuldades e também conquistas, as avaliações mostram que muito foi feito. “Nós nos organizamos, fizemos a mudança das aulas presenciais para remotas, formamos nossos docentes, garantimos serviço de internet para os servidores, disponibilizamos ambiente virtual de aprendizagem, ferramentas digitais para ensino remoto, oferecemos apoio tecnológico e pedagógico para os docentes, inclusão digital para os estudantes, conseguimos compor uma equipe para acompanhamento e recepção de pessoas com deficiência, realizamos ações virtuais e estamos viabilizando uma biblioteca virtual”, relatou Fabiana.
    O evento também contou com tour virtual sobre a estrutura física, identificação dos serviços e setores que integram o funcionamento da instituição. O vídeo segue disponível no canal da TV Olhos D’água, no YouTube. Falas dos membros da gestão Contra-Atacar do Diretório Central dos Estudantes também compuseram a sala através de vídeo.
    Para Felipe Lisonjeado, estudante do curso de Letras Vernáculas, as falas do evento foram como sementes de esperança e acolhimento para todos os alunos. “A Aula Magna virtual trouxe a afirmação de que a nossa Uefs não mede esforços para continuar executando o seu trabalho e compromisso institucional da melhor maneira e descobrindo caminhos através dos novos desafios”, relatou.
    O evento também contou com pronunciamentos da professora Amali Mussi, vice-reitora da Uefs, Gisele Pinto Rocha Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA-Uefs) e Marilene Lopes da Rocha, representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs).

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



SALA DE CINEMA DA UEFS DEBATE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA AFRICANA


Publicado em: 17/09/2020 - 16:09:37

    O projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove o Cinedebate: Resistência da mulher negra/ representação e construção da mulher moçambicana. A coordenação é de Matheus Guimarães (graduando em Engenharia Civil/ Uefs) e tem como debatedora convidada a pesquisadora Marcinha Costa, graduada em Letras Vernáculas (UEFS), mestra em Estudos Literários com ênfase em Literatura preta moçambicana (UEFS) e professora da Rede Municipal de Ensino.
    O evento está programado para o dia 18 de setembro a partir das 15h.  A inscrição pode ser realizada em https://forms.gle/TZab9BAmEuGQte8M6 . O filme tema, Phatyma (Moçambique, 2010), deve ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=NBKbFGxM1-k , e tem como protagonista Phatyma, uma menina africana que vive no sul de Moçambique. Ela questiona as tradições, tensionando com a cultura do colonizador. A narrativa apresenta uma nova perspectiva para se pensar o olhar eurocêntrico que ainda prevalece sobre a representação das mulheres africanas.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



PSEUDOCIÊNCIA É TEMA DE PALESTRA NESTA QUINTA-FEIRA


Publicado em: 15/09/2020 - 00:09:17

    Acontece na próxima quinta-feira (17) mais uma edição do Ciclo de Palestras promovido pela Estação Experimental de Horticultura (EEH) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Desta vez, o tema “Importância da Ciência e perigos da pseudociência”, será debatido por quatro dos maiores pesquisadores do Brasil.
    A atividade ocorrerá através da plataforma GoogleMeet (http://meet.google.com/vwj-jigu-scd), às 14h30, e vai reunir os seguintes palestrantes: Prof. Dr. Kleber Del Claro (CNPq-UFU), Prof. Dr. Gilson Volpato (Unesp), Prof. Dr. André Mattedi (Ufba) e Paulo De Marco Júnior (CNPq- UFG). A palestra será mediada pelo Prof. Dr. Gilberto Mendonça, do curso de Agronomia da Uefs, coordenador da EEH, e coordenador de extensão da Proex.

Inscreva-se AQUI para a palestra.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



Mais Notícias

    Iniciando mais um período na defesa pela educação superio...

    “Nós que construímos a universidade sabemos que há ...

    O projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) p...

    Acontece na próxima quinta-feira (17) mais uma edição do ...

    O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Fe...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está oferecendo 1.09...

    O grupo de pesquisadores do Portal Geocovid-19 lançou nesta terç...

    As Residências Multiprofissionais em Saúde da Família e em...

    A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de F...

    A Palestra Ilustrada sobre ensino de instrumentos musicais com a temáti...


Página de 72
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira

Higienizar
Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br