menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
DOCUMENTÁRIO GUARDIÕES DA LAGOA FOI LANÇADO NA UEFS


Publicado em: 20/09/2018 - 08:09:47

    O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores (Life) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveram na terça-feira (18) o lançamento do documentário “Guardiões da Lagoa”. O evento foi realizado no auditório 3, do módulo 4, no campus da Uefs.
    “Guardiões da Lagoa”, produzido no distrito de Maria Quitéria, com a efetiva participação de moradores da localidade e de professores da Uefs, destaca a identidade da comunidade quilombola que há anos luta por direito e melhorias.  Estiveram presentes o professor Carlos Augusto Lima, um dos coordenadores do projeto, a Pró-reitora de Graduação da Uefs, professora Amali Mussi, a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, professora Ana Maria Carvalho, o cineasta André Santana da TV Olhos D’Água, Sandra Cristina uma das diretoras do documentário, José Cassiano Pereira da comunidade da Lagoa Grande e moradores da Maria Quitéria.
    Para José Cassiano, foi gratificante o trabalho realizado pelos professores e alunos da Uefs, “meu sentimento é de nota dez para a Uefs, e para a comunidade por ter um canal de comunicação de divulgação da origem quilombola, da nossa vida. Espero que o trabalho que a Universidade está fazendo com a comunidade continue crescendo e enriquecendo,” destacou.
    O professor e diretor do projeto Carlos Augusto Lima, conta que o apoio dos professores e estudantes, e da TV Olhos D’Água, “foi um desafio produzir algo que registrasse a memória, já que estávamos discutindo a identidade quilombola. Levamos um ano e cinco meses produzindo um documentário de trinta minutos. Na minha carreira acadêmica foi algo que me deu um prazer imenso ter feito, por que todos se encantaram, se apaixonaram e construíram efetivamente esse material,” disse.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS SEDIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS DE SAÚDE


Publicado em: 19/09/2018 - 10:09:54

    Nesta quinta-feira (20), será realizada a abertura do 4º Seminário de Políticas de Saúde do Semiárido, que integra o 1º Seminário Internacional de Políticas de Saúde na América Latina. A mesa inicial está programada para as 9h, no Anfiteatro do campus universitário, com a participação da professora Luz Dary Carmona da Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca (Bogotá, Colômbia).
    O evento é promovido pelo Núcleo de Saúde Coletiva do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (NUSC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro. O público-alvo são sanitaristas, profissionais de saúde, estudantes de graduação, mestrando e doutorando da Saúde Coletiva e afins. A programação inclui palestras, painéis, mesas redondas e roda de conversa. Outras informações no Blog do Evento.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SEMINÁRIO SOBRE KARL MARX FOI TRANSFERIDO PARA O ANFITEATRO DA UEFS


Publicado em: 19/09/2018 - 10:09:39

    O “Seminário em comemoração aos 200 anos de Karl Marx” será realizado no período de 24 a 27 de setembro, no Anfiteatro do campus universitário. A conferência de abertura está programada para as 19h do dia 24 (segunda-feira). O minicurso acontece de 25 a 27 de setembro, das 15h às 18h, no auditório 5, localizado no módulo 7. O seminário é coordenado pelos professores do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Adriana Santos Tabosa e Laurenio Leite Sombra.
    O objetivo do evento é discutir o legado d’O Capital, sobretudo como essa obra influenciou e contribuiu para as investigações nos campos das ciências sociais, economia, ciência política e filosofia, sendo fundamental para a leitura de Marx no contexto atual. Além de contribuir para despertar o interesse na temática e consolidar a pesquisa no curso de Filosofia da Uefs, a partir da organização de um evento associado a dois projetos que estão vinculados ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Nef/Uefs): “Nomisma, riqueza e valor: um estudo sobre o pensamento econômico de Aristóteles”, coordenado por Adriana Santos Tabosa e “A constituição do sentido e dos sujeitos: uma investigação hermenêutica e política”, coordenado por Laurenio Leite Sombra.
    A conferência e o minicurso serão ministradas pelo professor Mauro Castelo Branco de Moura, professor titular de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com larga experiência de pesquisa sobre o filósofo Karl Marx.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PRAÇA PADRE OVÍDIO ABRIGA A EDIÇÃO 2018 DA FEIRA DO LIVRO DE FEIRA DE SANTANA (FLIFS)


Publicado em: 14/09/2018 - 14:09:49

    Uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados com dois palcos, sendo um construído em 2015, dotado de toda infraestrutura para acomodar grandes espetáculos, sejam eles musicais ou teatrais, com camarins exclusivos e rampa de acesso em toda a sua parte frontal; e o outro palco mais antigo, para atividades de menor porte.
    Eis uma pequena descrição da Praça Padre Ovídio, novo espaço que irá abrigar a 11ª edição da Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). A praça, que abriga a estátua do padre Ovídio Alves de São Boaventura - instalada neste local em 1892 - é a única de um vulto histórico mostrado em corpo inteiro existente em Feira, as demais são bustos.
    A Flifs será realizada de 25 a 30 de setembro. Durante os seis dias do evento, o público vai desfrutar de atrações artísticas e culturais das mais variadas vertentes. A programação abrange atividades como contações de histórias, mesas-redondas, conversas com escritores, lançamento de livros, shows musicais, além da Praça do Cordel, para apresentação dos artistas populares. Seis personalidades serão homenageados e darão nome aos espaços da Flifs 2018: Ana Angélica Vergne (Arena), José Carlos Barreto (Praça do Cordel), Washington Moura (Palco), Lélia Fernandes (Alameda Literária), Monsenhor Galvão (Alameda Literária), Luís Pimentel (Auditório).
    A Flifs é promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a parceria da Prefeitura Municipal, do Estado da Bahia, da Arquidiocese de Feira de Santana e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



CELEBRAÇÃO DE TRIUNFO MARCA POSSE DOS NOVOS SERVIDORES DA UEFS


Publicado em: 14/09/2018 - 09:09:32

    “A universidade pública é do povo, é da sociedade e por isso deve produzir conhecimento e promover o desenvolvimento humano. Se quisermos um país melhor para as futuras gerações, temos que combater barbáries como a opressão e a discriminação. Esse é o papel da universidade pública que defendemos aqui e estamos construindo historicamente. Vocês, a partir de agora, estão convidados a fazerem parte deste histórico conosco”. Com esse chamamento, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professor Evandro do Nascimento, deu as boas-vindas aos novos servidores docentes e técnicos da Instituição.
    Revestida de significados, a posse dos 7 docentes para 6 departamentos e 25 servidores técnicos para 16 setores diferentes da Uefs, concretizou sonhos e conquistas de batalhas árduas. Segundo Camila Dourado, empossada como docente do Departamento de Saúde (DSAU), “esse é um momento de extrema relevância da trajetória profissional. É a realização de um sonho e estou muito feliz por isso. Escolhi a Uefs por ser uma universidade consolidada e com larga experiência em pesquisas. Tenho as melhores expectativas”.
    Para Kleiton Costa, que assume a vaga de técnico-administrativo no Departamento de Ciências Exatas (Dexa), ser empossado “é a realização de um sonho. Apesar de todos os problemas que enfrenta o serviço público, é um espaço que oferece uma estabilidade profissional. Escolhi a Uefs por ser um ambiente acadêmico e uma instituição de referência. Sempre tive identificação com a universidade pública, de onde vim”.
    Também participaram da cerimônia, a vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia Fernandes, pró-reitores e chefes de unidades da Instituição, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), além de familiares e amigos dos novos concursados. O evento aconteceu na manhã desta quinta (13), no Auditório 5 do Módulo 7 do campus universitário.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



AULA MAGNA DA UEFS REAFIRMA A LUTA EM DEFESA DOS VALORES DA LIBERDADE E DEMOCRACIA


Publicado em: 11/09/2018 - 10:09:58

    Afirmar a resistência da universidade neste momento crítico de conservadorismo na sociedade e promover questionamentos, sobretudo temas novos, críticos, que rompem com a tentativa de controle ideológico, de controle político, de controle até pelas vias judiciais das universidades. De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professor Evandro do Nascimento, são essas proposições que devem nortear o caminho de uma Instituição livre e democrática.
    O pronunciamento abriu a sessão solene da Aula Magna do semestre letivo 2018.2, realizada nessa segunda-feira (10), que teve como palestrante a professora Doutora Lívia Maria Natália de Souza Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além do reitor, a mesa de abertura foi composta pela professora Norma Lúcia Fernandes, vice-reitora e presidente da Comissão de Ações Afirmativas da Uefs, professora Marilene Lopes, representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Carmedite Moreira Silva, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA-Uefs), Kirlian Lima, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Julieta Palmeira, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia.
    Com o tema “Epistemes Decoloniais da Perspectiva de Mulheres Negras", a professora Lívia Natália, doutora em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura, iniciou a Aula Magna contextualizando que “é preciso revisitar a universidade pensando o que a universidade construiu como saberes e reconhecer que esses saberes se organizaram de maneira excludente”. Segundo ela, a universidade permanece com o discurso etnocêntrico. "É preciso entender que é possível construir saberes e conhecimentos para outras humanidades que são negadas além do etnocentrismo”, disse.
    A palestrante também destacou que, “discutir política em todos os cursos, em todos os ângulos, é a única forma de não sermos cúmplices ou geradores de racismos institucionais, violências epistêmicas, silenciamento, genocídio simbólico e fobia em relação à diferença de raça, gênero e sexualidade”. Lívia Natália sintetizou afirmando: “é necessário ensinar a todas as pessoas que a diferença é um dado humano e não um instrumento de hierarquias rebaixadoras”.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



CURSO DE AGRONOMIA DA UEFS PRESENTE NA EXPOFEIRA


Publicado em: 06/09/2018 - 15:09:45

    Compartilhar experiências e conhecimentos são os objetivos do “Espaço Agro-Saber”, montado na 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) por professores e estudantes do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). No total, 45 estudantes - monitores estão envolvidos na atividade.
    Para Fillipe Duarte Ribeiro , estudante do 9º semestre, a experiência na Expofeira traz, de forma enriquecedora, uma boa contribuição para formação acadêmica. “O evento proporciona o contato com diversas áreas do meio rural e os produtores trazem uma grande bagagem de conhecimento para formação profissional”, considerou.
    De acordo com a professora Gabrielle Borges, que está orientando os estudantes de Agronomia, ao lado dos docentes Elaine Santos, Lenaldo Muniz e Gilberto Mendonça, o Espaço Agro-Saber “com certeza irá aperfeiçoar de forma dinâmica os conhecimentos principalmente da Agricultura Familiar através da interação dos nossos alunos/monitores com o público presente ao evento.
    Os visitantes do Espaço Agro-Saber têm acesso a informações sobre tecnologias aplicadas à região do Semiárido que beneficiam o desenvolvimento rural como a utilização da cobertura morta, sistema agroflorestal, sistema silvipastoril, horta urbana, compostagem, vermicompostagem, biodigestor, silagem, plantio de milho, plantio da palma, plantas medicinais, além da demonstração de um aviário.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



AULA MAGNA NA UEFS DESTACA ABORDAGENS INOVADORAS DE PESQUISAS SOBRE MULHERES NEGRAS


Publicado em: 05/09/2018 - 09:09:39

    Com o tema ‘‘Epistemes Decoloniais da Perspectiva de Mulheres Negras”, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza a Aula Magna do semestre letivo 2018.2 na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h no Anfiteatro do campus universitário. A palestrante convidada é a professora Lívia Maria Natália de Souza Santos, vinculada à Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutora em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura.
    O pensamento decolonial objetiva construir um campo totalmente inovador que privilegie os elementos epistêmicos locais em detrimento dos legados impostos pela situação colonial que simplesmente não abandonou os povos colonizados, tendo-se em vista a magnitude deste processo. Nesse sentido, pesquisadores buscam delinear um campo de relações, continuidades e descontinuidades entre as práticas discursivas contra a hegemonia política, econômica e epistemológica europeia.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



DIVULGADAS PERSONALIDADES QUE SERÃO HOMENAGEADAS PELA FLIFS 2018


Publicado em: 31/08/2018 - 09:08:18

    A exposição “Poesia na Folha do Norte: a Feira de Sant´Ana em versos” acolheu o público que foi ao Sesc na manhã desta quinta-feira (30) para acompanhar o lançamento da 11ª Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). Durante o evento, o público conheceu os homenageados desta edição e também um pouco da programação da Feira, que este ano acontece no período de 25 a 30 de setembro, na Praça Padre Ovídio.
    De acordo com a coordenadora da Flifs, Eliana Mota, a expectativa é que o evento receba a visitação de cerca de 75 mil pessoas. "O público vai desfrutar de atrações artísticas e culturais das mais variadas. Teremos, durante os seis dias do evento, uma programação de qualidade que abrange atividades como contações de histórias, mesas-redondas, conversas com escritores, lançamento de livros, shows musicais, além da Praça do Cordel, verdadeiro tesouro", explicou.
    Durante o lançamento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou a importância do evento. "A Feira do Livro certamente confirmará o sucesso das últimas dez edições, proporcionando ao público o acesso ao livro e a visão da leitura como processo importante de formação do cidadão", disse.
    O evento teve como atrações o coral e grupo de flautistas da Escola do Sesc, o Observatório de Contação de Histórias e os músicos Tyto Pereira e Ana Caroline. A Flifs é promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a parceria da Prefeitura Municipal, do Estado da Bahia, da Arquidiocese de Feira de Santana e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
    Homenageados Flifs 2018
    No Foyer do Auditório do Sesc também foi montada uma exposição que contou a história dos seis homenageados que darão nome aos espaços da Flifs 2018: Ana Angélica Vergne (Arena), José Carlos Barreto (Praça do Cordel), Washington Moura (Palco), Lélia Fernandes (Alameda Literária), Monsenhor Galvão (Alameda Literária), Luís Pimentel (Auditório).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    Afirmar a resistência da universidade neste momento crítico de co...

    Compartilhar experiências e conhecimentos são os objetivos do &ld...

    Com o tema ‘‘Epistemes Decoloniais da Perspectiva de Mulheres Negr...

    A exposição “Poesia na Folha do Norte: a Feira de Sant&acu...

    Será realizada na quinta-feira (30), a Campanha de Vacinaç&atild...

    O 2º. Seminário Trabalho e Lazer que traz como tema “Hist&oa...

    Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) iniciou o período de...

    A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de F...

    A Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da ...


Página de 60
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Feira 185 anos

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados