menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
EVENTO MARCOU FESTEJOS DOS 20 ANOS DO CURSO DE FARMÁCIA


Publicado em: 12/11/2018 - 15:11:34

    Palestra, lançamento de livros, apresentações culturais e mostra de vídeo fizeram parte das comemorações pelos 20 anos do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, que ocorreu na última semana, reuniu profissionais egressos do curso, estudantes, professores e membros da Administração Central da Universidade.
    Durante a programação, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, falou sobre a importância do curso de Farmácia da Instituição. “Esses 20 anos de existência estão sendo comemorados com muita razão, porque o curso tem grandes conquistas, é muito bem avaliado tanto pelo Ministério da Educação, através dos seus indicadores, como por alguns rankings pelo Brasil afora. A grande contribuição do curso para Feira de Santana e para a Bahia é a presença expressiva de egressos do curso no mercado de trabalho”, destacou.
    Para a coordenadora do curso, professora Tatiane Alencar, o momento de celebração significa reconhecer as conquistas alcançadas ao longo desse período e também os desafios. “Ainda persistem desafios em torno de melhores condições estruturais para permitir avanços no processo de aprendizagem, entre outros que se impõem na atual conjuntura do país. Ou seja, tendo em vista que Farmácia está entre as profissões do presente e do futuro, ainda temos um longo caminho a percorrer, mas precisamos valorizar e reconhecer as conquistas já alcançadas”, disse.
    A coordenadora destacou, entre as principais conquistas, que já foram formados 290 farmacêuticos, que estão exercendo a profissão nas mais diversas áreas da Farmácia, no Sistema Único de Saúde e no setor privado; o curso tem um corpo docente bastante qualificado, sendo sua maioria de doutores; obteve conceito 4 no último Enade; e está na 22ª segunda posição, no cenário nacional e somos a 2ª na Bahia, de acordo com o Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF).
    O evento também contou com a presença do professor doutor, William Peres, que proferiu palestra sobre o “Perfil do farmacêutico no Brasil e as novas DCN”.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



PROJETO DE EXTENSÃO DA UEFS DESENVOLVE OFICINA TEMÁTICA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA


Publicado em: 09/11/2018 - 16:11:13

    O Projeto de Extensão Mediação Popular e Orientações sobre Direitos, em parceria com o Projeto Direito à Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza no dia 12 de novembro, a Oficina temática “Trocando Conhecimentos”. O evento vai abordar o "Direito a Saúde: Conhecendo os Direitos e Educando sobre Violência Obstétrica", e será realizado na Associação de Moradores do Conjunto Irmã Dulce, no bairro Capuchinhos, a partir das 14h30.
    O objetivo é expandir o conhecimento da população sobre a violência obstétrica, através de palestras e dinâmicas, com definições de tema, citando as formas de realização, combate, consequências e as formas de denunciar o ato. O público alvo são as comunidades local e acadêmica.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



A MÚSICA NO CINEMA NACIONAL SERÁ TEMA DE ATIVIDADE NESTA SEXTA-FEIRA NA UEFS


Publicado em: 07/11/2018 - 15:11:21

    Na próxima sexta-feira (09), às 15h30, no Anfiteatro (Módulo 2), o público externo e acadêmico poderá acompanhar mais uma apresentação do Projeto de Extensão Grupo de Dança da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O espetáculo “No limiar das Artes: A Música no Cinema Nacional Brasileiro” traz consigo uma vivência musical que tecerá releituras de trilhas sonoras de filmes consagrados na tradição nordestina, como por exemplo: "Lisbela e o prisioneiro", "Central do Brasil" e "Eu, Tu e Eles".
    O objetivo do projeto é, além de proporcionar ao público a vivência de cenas mnemônicas de obras ímpares da Literatura e do Cinema nacional, ratificar a importância da música para a formação de sujeitos críticos e fomentadores de uma arte que esteja para além do limiar que a tradição outrora a ela impôs. Nesse bojo, interessa (re) ler, a partir da linguagem musical, obras que surgiram, em sua maioria, na arte da palavra, perpassando outras linguagens, a exemplo do Cinema, enriquecendo-as e sendo por elas enriquecida, mesclando-se simultaneamente. No que diz respeito às trilhas sonoras desses filmes, é notório a retomada da tradição oral, de costumes do Nordeste, da memória individual e coletiva desses povos.
    A atividade fará parte da programação da 16ª Semana de Letras da Uefs, que celebra os 50 anos do curso.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



UEFS CONCEDE TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA A ESCRITOR BAIANO


Publicado em: 06/11/2018 - 15:11:20

    Teve início na noite dessa segunda-feira (05) a 16ª Semana de Letras (Semalet) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Como parte da programação da abertura oficial do evento, a Universidade concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao escritor Antônio Torres.
    “Estou muito emocionado e queria agradecer imensamente a todos que aqui estão. No tempo em que vivia no interior, era impensável que um dia eu receberia o título de doutor numa universidade como esta”, disse o escritor Antônio Torres, que em seu discurso revelou lembranças do primeiro contato com as letras. De acordo com o homenageado, durante uma palestra proferida por ele, sua mãe o interpelou para contar que sempre soube que ele seria escritor, desde a primeira vez que o viu folhear um livro bem devagar, parecendo encantado com o que via.
    Antônio Torres também destacou detalhes sobre a formação do leitor literário e a importância dos cursos de Letras durante a conferência de abertura da Semalet, que marcam as comemorações pelos 50 anos do curso de Letras da Uefs, o mais antigo da Instituição. A graduação foi criada em 1968, como Licenciatura Curta em Letras Vernáculas, na Faculdade Estadual de Educação, antes da constituição da Universidade, e em 1971, funcionando no casarão do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
    Participaram da programação membros da Administração Central da Uefs, além de professores e estudantes egressos e atuais do curso de Letras. Para o reitor da Instituição, professor Evandro do Nascimento, "este é um momento de celebrar a existência de um dos cursos da nossa Universidade que semeou no semiárido baiano o conhecimento e a transformação de vidas. Estamos comemorando um curso que tem ligação com a honraria que estamos concedendo hoje. Esta universidade tem grande orgulho de ter Antônio Torres entre os seus laureados. Agradecemos pela sua produção literária, que já é reconhecida mundialmente, e desejamos que a concessão desse título desperte ainda mais interesse pelas suas obras”.
    Já a diretora do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Uefs, professora Flávia Aninger, destacou a importância do curso de Letras. “O que se faz num curso de Letras? Ensinamos a ler, formamos leitores que formam outros leitores. Comemoramos hoje 50 anos de contínua formação de professores, na verdade, formamos seres peculiares, professores são seres feitos de palavras. E hoje celebramos também o fato de que a universidade reconhece, institucionalmente, através desta outorga a um escritor, o poder da palavra. Celebramos hoje o poder da linguagem, o ato de ler, a missão de ensinar, o desejo de aprender. Celebramos hoje homens e mulheres capazes de gerar novos olhares sobre as culturas, as línguas, as teorias, as práticas e as literaturas”, ressaltou.
    A Semalet prossegue até o dia 9 (sexta-feira), confira a programação completa.
    Escritor Antônio Torres
    O homenageado da noite nasceu em Sátiro Dias, em 1940. É ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, membro da Academia de Letras da Bahia, na qual, desde 2015, passou a ocupar a cadeira 9, na sucessão a João Ubaldo Ribeiro, membro honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio-correspondente lusófono da Academia de Ciências de Lisboa. Com mais de 15 livros publicados, ele estreou em 1972, com o romance “Um Cão Uivando para a Lua”.
    Esta é a terceira vez que a Uefs outorga o título de Doutor Honoris Causa. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu). O título é uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho por setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



AUTISMO É TEMA DO CINE DEBATE NA UEFS


Publicado em: 05/11/2018 - 17:11:05

    O Projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove nesta quarta-feira (7), a partir das 14h, no Auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado, o Cine Debate sobre Autismo com a exibição do filme documentário “À Ciel Ouvert”, dirigido por Mariana Otero, que aborda o trabalho desenvolvido por uma entidade, situada entre a França e Bélgica, que cuida de crianças com problemas mentais e sociais onde os adultos buscam compreendê-las e ajudá-las.
    A debatedora será a psicanalista Tânia Abreu, doutoranda em Psicologia na Ufba e participante do Observatório de Políticas sobre Autismo da Fapol. O evento se propõe um importante debate que interessa a educadores e profissionais de saúde, e tem sido tema de atividades do Núcleo de Acessibilidade da Uefs. As inscrições gratuitas podem ser efetivadas AQUI.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



COLÓQUIOS DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA ABORDA O CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO


Publicado em: 05/11/2018 - 12:11:01

    “Oriente Médio: conflito árabe-israelense” é o tema de mais uma edição dos Colóquios do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (DFIS/Uefs), e tem como palestrante André Lajst, do International Institute for Counter-Terrorism (ICT). O evento está programado para o dia 8 de novembro (quinta-feira), a partir das 16h, no auditório 3, localizado no módulo 4 do campus universitário.
    Os Colóquios do DFIS fazem parte do conjunto de atividades de extensão e tem como objetivo propiciar, estimular, o surgimento não só de ações interdisciplinares, mas principalmente de ações transdisciplinares, sendo o campo do saber da Física uma das disciplinas envolvidas.



AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



A NANOTECNOLOGIA DO CARBONO É TEMA DE COLÓQUIO NA UEFS


Publicado em: 30/10/2018 - 10:10:37

    O Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (DFIS/Uefs) realiza no dia 1 de novembro (quinta-feira), o colóquio “A Nanotecnologia do Carbono: desafios, perspectivas e aplicações do grafeno e nonotubos de carbono”. O evento está programado para a sala 3 do Laboratório de Física, a partir das 16h.
    O palestrante será o professor mestre Edrian Mania (DFIS/Uefs) que vai abordar as principais pesquisas e descobertas feitas em grafeno e nanotubos de carbono na área da nanotecnologia de carbono. Esses materiais têm dimensão de escala nanométrica, possuem elevada condutividade elétrica e térmica, além de elevada resistência mecânica. Tais propriedades tornam esses materiais interessantes em pesquisas de diversas ciências e engenharias. Por exemplo, eles são utilizados no desenvolvimento de biosensores ultrassensíveis e seletivos; ligas metálicas e cimentos mais resistentes; purificadores de ar, água e solos; transportadores de moléculas, fármacos e células em plantas e animais; conversores eficientes de energia solar.
    “A NANOTECNOLOGIA DO CARBONO: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E APLICAÇÕES DO GRAFENO E NANOTUBOS DE CARBONO”
    PALESTRANTE
    Prof. MSc. Edrian Mania (DFIS-UEFS)
    LOCAL: SALA 03 – LABOFIS – UEFS
    DATA: 01/11/2018 (QUINTA-FEIRA)
    HORÁRIO: 16:00 h 
 

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



CAPES APROVA DOUTORADO EM LINGUÍSTICA DA UEFS


Publicado em: 30/10/2018 - 08:10:32

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), aprovou no dia 26 de outubro, a proposta do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/Uefs).
    De acordo com a professora Silvana Silva de Farias Araújo, presidente da Comissão do Projeto do Doutorado, “foi um trabalho árduo, colaborativo, prazeroso e coroado com êxito”. Silvana Araújo destaca que, além da proposta ter sido aprovada, obteve nota 4 na ficha de avaliação:
    “Trata-se de uma proposta bem estruturada, com informações detalhadas e objetivos adequadamente explicitados e coadunados à área de concentração, às linhas de pesquisa e ao perfil do corpo docente, com produção intelectual qualificada e infraestrutura adequada. O CTC-ES acompanha o parecer da área e recomenda a aprovação da proposta apresentada”, segundo o parecer da Capes.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS É DESTAQUE EM SIMPÓSIO DE COMPUTAÇÃO


Publicado em: 26/10/2018 - 10:10:10

    Alunos e professores do curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), tiveram projetos premiados e apresentaram os trabalhos de pesquisa no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2018), fórum de intercâmbio científico e técnico que reúne estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.
    O evento, que ocorreu no período de 13 a 19 de Outubro de 2018, na reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico. Durante o evento o professor Daniel Costa apresentou o minicurso de “Desenvolvimento Sensores de Vídeo para a Internet das Coisas com o RaspberryPi.”
    O estudante Wanderson Bezerra recebeu prêmio de melhor trabalho de Iniciação Cientifica com o projeto de pesquisa “Recuperação de Imagens na Web com Fusão Adaptativa de Credibilidade Baseada em Algoritmos Genéticos”,  que visa o desenvolvimento de soluções de computação inteligente para aperfeiçoamento de sistemas de busca de informações na web, a pesquisa foi orientada pelo professor doutor Rodrigo Tripodi Calumby.
    Também Elivelton Rangel e o professor João Paulo Peixoto (IFBA), mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PGCA/Uefs), receberam menção honrosa pela pesquisa em Monitoramento visual para internet das coisas, e apresentação da ferramenta MobSink. Eles foram orientados pelos professores doutores Daniel Costa do Departamento de Tecnologia (DTEC/Uefs) e Angelo Loula do Departamento de Ciências Exatas (DEXA/Uefs).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da UEFS



Mais Notícias

    “Oriente Médio: conflito árabe-israelense” é ...

    O Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (...

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nív...

    Alunos e professores do curso de Engenharia de Computação da Uni...

    Com o tema “O desenho e a construção do mundo artificial&r...

    No período de 5 a 9 de novembro de 2018, professores, estudantes, egres...

    Um grande público compareceu ao Anfiteatro do campus universitár...

    A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e o Prog...

    Promovido pelo Centro de Pesquisas da Religião e o Laboratório d...

    ‘Lineamentos Hermenêuticos de Julgados do STF’ é o se...


Página de 63
| | | | |

 

Apoio Cultural:



TV Digital

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados