menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA


Publicado em: 21/01/2019 - 12:01:09

    O ingresso de novos alunos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) agora é realizado, exclusivamente, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Para o primeiro semestre de 2019 a Uefs disponibiliza 968 vagas para 27 opções de cursos de graduação. Destas, 50% são para alunos egressos de escolas da Rede Pública (negros e não-negros), e também estão incluídas 54 vagas para membros de comunidades indígenas ou quilombolas.
    As inscrições para a primeira edição de 2019 do Sisu começam nesta terça-feira (22) e vão até a próxima sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo Site do Sisu. Ao todo serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Para participar da seleção é preciso ter feito, em 2018, o Exame Nacional do Ensino Médio e ter tirado nota acima de zero na Redação.
    A pró-reitora de Graduação da Uefs, professora Amali Mussi, destaca que “em razão de ser a nossa primeira adesão ao Sisu, não tem como o candidato conseguir simular seu desempenho em sites não oficiais, pois essa simulação é baseada nas notas de corte de processos anteriores, então, não há dados disponíveis para essa simulação”. Ela explica ainda que as notas mínimas exigidas para os cursos da Uefs estão abaixo da média das escolas públicas de Feira de Santana e seu entorno, com vistas a garantir a democratização do acesso.
    Para consultar o quadro de vagas da Uefs, clique AQUI. Mais informações podem ser adquiridas na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Uefs, pelo telefone (75) 3161-8030 ou no Site SISU/Uefs.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



MATRÍCULA ESPECIAL PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO


Publicado em: 22/01/2019 - 11:01:44

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PGCC/Uefs) lançou edital para Alunos Especiais para o período letivo 2019.1. As inscrições ficarão abertas entre 14 de janeiro e 14 de fevereiro de 2019.
    Estão sendo oferecidas 10 vagas em cada uma das seguintes disciplinas do mestrado:
- Metodologia de Pesquisa
- Análise e Projeto de Algoritmos
- Engenharia de Software
- Sistemas de Computação
- Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados
- Computação de Alto Desempenho
    O edital de seleção para alunos especiais do mestrado, com todas as informações sobre o processo seletivo, pode ser encontrado AQUI. Outras informações sobre o PGCC/Uefs podem ser adquiridas no Site do Programa.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



OBSERVATÓRIO ANTARES RECEBE CENTENAS DE CRIANÇAS

Programação de Férias é o mais absoluto sucesso no Observatório Antares!

Publicado em: 16/01/2019 - 11:01:37

    Olhares curiosos, muita expectativa e o desejo de tornar as férias ainda mais especiais. A atmosfera do Observatório Antares está modificada desde a manhã da terça-feira (15), quando cerca de 100 crianças estiveram no local para participar do primeiro dia de programação do evento Férias Divertidas.
    De acordo com Lise Marcelino, coordenadora do evento, dentre os objetivos desta iniciativa está trazer para o Observatório Antares aquelas crianças que estão de férias e não puderam viajar. “Queremos proporcionar a eles não somente um momento de lazer, mas também de conhecimento fora da sala de aula. Nossas vagas estão esgotadas e teremos aqui até a próxima quinta-feira, cerca de 100 crianças por turno”, explicou.
    Na terça-feira, Aline Aguiar levou a filha Elis de 5 anos para participar da programação. “A cidade não oferece muitas opções de lazer e esta é uma oportunidade muito boa da comunidade conhecer este espaço que produz ciência e mexe tanto com o imaginário das crianças. Eles amam! Gostam de tirar fotos, de interagir... gostamos bastante”, disse.
    Na área verde do Observatório Antares, encontramos Enzo Gabriel Estrela, de 5 anos, encantado com a exposição de réplicas de dinossauros. “Esta foi a parte que mais gostei. Hoje eu aprendi sobre as estrelas, os asteroides e os animais. Quero voltar mais vezes”. Já a pequena Marina Rodrigues, que tem 4 anos, contou que a caminhada lunar e a brincadeira nos espelhos foram a atividades que ela mais gostou.
    Durante no primeiro dia do evento hoje foi inaugurado no Planetário o novo sistema digital de projeção fulldome Digistar, um investimento de mais de 300 mil reais. A programação do “Férias Divertidas” segue até a quinta-feira (17), porém, as inscrições já foram encerradas. Os interessados em conhecer o Observatório, porém, podem fazer visitas a partir da próxima semana, das 9 às 12h e das 14h às 17h. As sessões no Planetário ocorrerão sempre às 10 horas.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA: INSCREVA-SE


Publicado em: 15/01/2019 - 11:01:24

    Até o dia 1 de fevereiro estará aberto o período de inscrições para vagas remanescentes do Curso de Especialização em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A seleção é direcionada a portadores de Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso de duração plena em Matemática, ou de áreas afins.

Confira o Edital Completo.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



OAB RECOMENDA CURSO DE DIREITO DA UEFS


Publicado em: 10/01/2019 - 17:01:15

    Pela terceira vez consecutiva o curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ganhou o selo de qualidade “OAB Recomenda”, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a, apenas, 139 instituições do país, das mais de 1.000 que têm cursos de Direito. A Cerimônia de Entrega da 6ª edição do selo ocorrerá no dia 30 de janeiro, às 14 horas, em Brasília.
    A certificação é entregue a cada três anos às instituições que aprovam maior quantidade de alunos no exame da Ordem e tem melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes(Enade). Os objetivos principais do Selo são avaliar a qualidade do ensino jurídico no país e disponibilizar para os estudantes a relação de cursos de Direito que se destacam pela excelente formação de profissionais.
    De acordo com o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, “este reconhecimento da OAB ao curso de Direito da Uefs mostra que a Instituição segue sendo destaque nacional na missão de oferecer ensino de qualidade, e esse resultado não seria possível sem o compromisso dos docentes, funcionários e discentes do curso com a excelência acadêmica. Todos estão de parabéns”.
    Para o coordenador do curso de Direito da Uefs, professor Heber Uzun, receber mais uma vez este Selo significa o reconhecimento dos resultados construídos de forma constante, árdua e harmoniosa ao longo de 20 anos da criação do curso. Acrescentou ainda que “significa o perfeito aproveitamento dos escassos recursos públicos postos à disposição da Uefs. É a premiação por um projeto de excelência executado por um corpo docente de alto nível, engajado com o papel da universidade, assistido por técnicos atentos às necessidades do curso e por um corpo discente sempre sensível às propostas pedagógicas e, sobretudo, aos anseios sociais”, disse.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO OBSERVATÓRIO ANTARES


Publicado em: 06/01/2019 - 22:01:32

    Oficinas, contação de histórias, sessões de planetário e visitação a exposições farão parte da programação de mais uma edição do “Férias Divertidas”, evento promovido pelo Observatório Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As atividades acontecem nos dias 15, 16 e 17 de janeiro.
    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (7), pelo telefone (75) 3624-1921. A programação é gratuita e dividida por faixa etária: manhã – crianças de 1 a 6 anos; tarde – crianças a partir de 6 anos. Todas as crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis.
    O Museu do Antares tem, no seu acervo, o Espaço Natureza (com animais taxidermizados, técnica semelhante ao empalhamento), o Mundo Mineral (com réplica do meteorito Bendegó), e réplicas de dinossauros e pterossauros, como também dos grandes mamíferos que viveram com os primeiros hominídeos. O Observatório fica localizado na rua da Barra, nº 925, bairro Jardim Cruzeiro.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CONFIRA O RESULTADO DO SORTEIO PÚBLICO PARA VAGAS DO CEB


Publicado em: 21/12/2018 - 11:12:36

    Já está disponível o resultado do Sorteio Público para o preenchimento de vagas destinadas a alunos novos do Centro de Educação Básica (CEB) no ano letivo de 2019. A matrícula dos estudantes contemplados será nos dias 8 e 9 de janeiro de 2019, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no prédio do CEB-Uefs.
    Havendo possibilidade de segunda convocação, esta serpa divulgada no dia 11 de janeiro de 2019. Ao todo, 136 vagas foram disponibilizadas para Educação Infantil (Grupos 4 e 5) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
    Confira o Resultado do Sorteio.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS DESTACA-SE EM CENÁRIO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR


Publicado em: 19/12/2018 - 10:12:13

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta terça-feira (18) o resultado de indicadores de qualidade do ensino superior no país.A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi destaque entre as instituições avaliadas, estando entre as 391 (18,9%), num universo de mais de 2.000, que obtiveram conceito 4 do Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador tem como nota máxima o conceito 5, obtido apenas por 34 universidades.
De acordo com o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento,“a Instituição está respondendo a sua missão social de formar cidadãos e profissionais qualificados para o mercado de trabalho e manter cursos de graduação de excelência. A pró-reitoria de Graduação fez um trabalho muito próximo às coordenações de cursos, mostrando a importância dos alunos responderem à prova do Enade. Outro fator preponderante de avaliação foi a infraestrutura que a universidade dispõe que é um dos componentes do IGC. Tudo isso contribuiu para que a Uefs obtivesse elevação do IGC de 3 para 4”, explicou.
A pró-reitora de Graduação da Uefs, professora Amali Mussi, destaca que os cursos de graduação e pós-gradução da Uefs têm, ano a ano, galgado posições de destaque no cenário nacional. “Um reconhecimento social, ainda que dentro de um processo avaliativo que precisa considerar fatores institucionais singulares, fruto de trabalho coletivo, principalmente dos Colegiados de Cursos de Graduação, que não medem esforços para manter a qualidade da oferta dos nossos cursos, da Procuradoria Educacional, que exerce um papel de orientação, acompanhamento e controle de cada etapa e da Prograd, que busca valorizar o corpo docente, servidores e discentes, em articulação com as nossas propostas de ensino”, considerou. O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



QUILOMBO RIO DOS MACACOS SERÁ EXIBIDO NO CINE DEBATE DESTA QUARTA-FEIRA (19)


Publicado em: 18/12/2018 - 12:12:04

    O Projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove o encerramento das atividades do semestre 2018.2 do Cine Debate com a exibição do filme documentário “Quilombo Rio dos Macacos”, nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, no auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado. O diretor do filme, Josias Pires, estará presente como convidado especial.
    Realizado em 2017, o documentário retrata a comunidade quilombola e aluta pela garantia da propriedade da terra de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil, localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho. Além de denunciar graves violações de direitos humanos – direito de ir e vir e de acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho – o filme registra, inclusive com imagens produzidas no calor da hora pelos próprios quilombolas, conflitos e negociações visando a solução dos problemas; documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território,como paisagens e lugares; registra memórias individuais e coletivas, traçando amplo painel de caráter etnográfico.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    Oficinas, contação de histórias, sessões de planet...

    Já está disponível o resultado do Sorteio Público ...

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa...

    O Projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) p...

    O Sorteio Público do processo seletivo para o preenchimento de vagas de...

    Cinco pesquisadores ficam soterrados numa caverna durante atividades profissio...

    A Uefs Editora lança no dia 18 de dezembro (terça-feira), dezess...

    Discutir sobre a Educação Brasileira em Tempo de Exceç&at...

    Será realizada no dia 12 de dezembro (quarta-feira), a Mostra Perform&a...

    “Física versus Pseudociência no Século XXI” &e...


Página de 66
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Matriculas Abertas

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados