menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
FTC TEM PARTICIPAÇÃO DE DESTAQUE EM MOSTRA CIENTÍFICA DO HGCA


Publicado em: 21/09/2018 - 11:09:53

    Um momento de muito aprendizado. Foi assim que a estudante Árgila Gonçalves de Carvalho definiu a participação na VI Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), realizada nesta quinta-feira (20). A FTC Feira de Santana teve participação de destaque no evento, que foi aberto pelo diretor da unidade de saúde, José Carlos Carvalho Pitangueira, e o diretor geral da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo.
    Os trabalhos da estudante e de cinco professores, inclusive o de Hayana Leal Barbosa, coordenadora do Colegiado, foram apresentados em formato de pôster. Árgila Gonçalves, concluinte do curso, fez um relato de experiência sobre “O cuidado de Enfermagem em um paciente centenário com bloqueio átrio ventricular total”. Para ela, a mostra representa a conclusão, de fato do trabalho.
    Na abertura da mostra, o professor Cristiano Lôbo aplaudiu a iniciativa do HGCA e destacou o trabalho realizado pelo diretor José Carlos Pitangueira à frente do hospital, bem como seu empenho “em prol da formação de qualidade dos profissionais de saúde”. Ele falou também sobre a importância de eventos do gênero para o fomento das atividades de pesquisa e extensão pelas unidades de ensino superior.
    Este ano a Mostra de Pesquisa teve recorde de trabalhos inscritos, 95 no total. Destes, 79 foram aprovados pela Comissão Científica. Oito trabalhos foram apresentados na modalidade de Comunicação Oral e 71 na modalidade Pôster. O evento, realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, contou com a parceria de instituições de ensino conveniadas com o hospital.
    “Políticas e Sujeitos (in)visíveis na pesquisa e na assistência no SUS” foi o tema central da mostra, cujo objetivo é promover e incentivar a divulgação das pesquisas desenvolvidas no HGCA, além de identificar os estudos que possam subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores da unidade. Os trabalhos inscritos seguiram áreas temáticas, como Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar e Produção do Cuidado em Unidade Hospitalar.


AUTORIA: Madalena de Jesus



“BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ( BNCC ): PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, IMPLICAÇÕES NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.”

Este é o tema a ser abordado na nona edição do Seminário sobre Qualidade da Educação Básica que será realizado este ano pela Academia de Educação de Feira de Santana.

Publicado em: 20/09/2018 - 08:09:44

    O Seminário acontecerá no dia 17 de outubro (quarta-feira) das 8 às 12 horas no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana e é destinado a Docentes do Ensino Básico  e Superior, Estudantes de Cursos de Licenciaturas, Conselheiros e Secretários de Educação e Profissionais da Educação.
    Três experientes expositoras farão abordagens pertinentes ao assunto: A Profa.  Jussara Fraga Portugal (UNEB) falará sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular; A Profa. Ana  Cristina Pereira (UNEB)  irá apresentar a Estrutura da BNCC e a Profa.  Amali de Angelis Mussi (Pró-Reitora de Graduação da UEFS) vai abordar as Implicações da BNCC na escola e na formação do professor.
    Sabemos que muitos educadores estão enfrentando o desafio de adequar a sua escola às orientações da BNCC, seja ela pública ou particular e o Seminário vem oferecer subsídios para a reflexão e o debate dessa temática que tem sido um dos assuntos mais falados na educação ultimamente.
    O Seminário é aberto ao público porem aquele que necessitar de certificado de participação, com carga horária de 4 horas, deve fazer sua inscrição através do e-mail academia.edufsa@gmail.com

AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - BA



GIRO ABRE AS PORTAS DA FTC PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


Publicado em: 14/09/2018 - 09:09:45

    Para algumas pessoas, escolher uma profissão é muito fácil. Mas na verdade, a maioria tem muitas dúvidas nesse momento. E para mostrar as possibilidades de acesso ao ensino superior o Giro FTC abre as portas da unidade de Feira de Santana para estudantes do terceiro ano. Na tarde desta quinta-feira (13) alunos do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand conhecerem a estrutura e os cursos da Instituição.
    Somente esta semana 219 estudantes de três colégios da rede estadual de ensino visitaram o campus da FTC. Eles tiveram encontros com a direção e coordenadores de cursos e conheceram os laboratórios de todas as áreas, mais a Clínica Veterinária e o Auditório e participaram de atividades interativas e mini palestras. Além do Assis Chateaubriand, participaram do Giro os colégios Luiz Viana Filho e José Ferreira Pinto.
    Ao saudar os alunos, a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da unidade, falou sobre a proposta pedagógica da Instituição e a importância da introdução do jovem no meio acadêmico. “Estamos aqui de portas abertas. Nós fomos os pioneiros no ensino particular em Feira de Santana. Estamos aqui para auxiliar nesta fase de tantas dúvidas”, afirmou. Ela pontuou ainda que ficar indeciso é normal e os estudantes têm que estar antenados com o mercado.
    A visita aos laboratórios de Medicina Veterinária e Enfermagem fez Émilly Moreira, 17 anos, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, decidir que caminho trilhar após concluir o ensino médio. “Há muito tempo estava em dúvida. Li alguns artigos sobre os cursos, porém ainda tinha as minhas hesitações. Hoje, com as palestras e as visitas decidi que em 2019 vou cursar Medicina Veterinária”, disse.
    O professor de Biologia Péricles Barbosa, do Colégio José Ferreira Pinto, se emocionou em ver seus alunos interessados nas explicações sobre as profissões e compartilhando as ideias para o futuro. “Atitudes como estas são fundamentais para incentivar os alunos a se profissionalizarem. Duas alunas me contaram que irão cursar Farmácia e Enfermagem”, afirmou. 


AUTORIA: Madalena de Jesus



JOSELITO AMORIM: 99 ANOS DE VIDA


Publicado em: 06/09/2018 - 15:09:31

    No ultimo dia  04 de setembro/2018, em Salvador, familiares e amigos, especialmente aqueles velhos amigos de Feira de Santana, se reuniram para celebrar os 99 anos de vida do grande homem Joselito Falcão de  Amorim.  A Academia de Educação de Feira de Santana esteve representada por  um bom numero de membros,  assim como a Academia de Letras e Artes e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, órgãos dos quais ele é membro titular. O Professor Josué Mello, Presidente da Academia de Educação, saudou o homenageado,  destacando o grande legado enquanto educador, enfatizando que Joselito Amorim não é lembrado  pela patente do exército nem por ter sido Vereador e Prefeito de Feira de Santana. Ele é lembrado como o Professor Joselito Amorim, porque sempre considerou a  educação  a única forma  eficaz de se conseguir uma Nação verdadeiramente justa e evoluída.  Várias homenagens foram prestadas. Em suas palavras de agradecimento, o Professor Joselito Amorim disse considerar-se um “soldado da Pátria”, não pelo fato de tê-la servido, mas, porque sua principal atividade foi a de Professor. Disse que o tempo moderno não está valorizando a educação intelectual e moral como deve ser. E fez uma pergunta: “vocês, educadores, estão satisfeitos com o cenário da educação hoje em nosso país?” E disse: “reflitam, este é um dever de casa”. Parabéns Mestre!  Uma  referência  de dignidade, inteligência, serviço e participação. O seu amor por Feira de Santana e pela Educação talvez não seja conhecido pelos mais jovens.  Aqueles, porem, que o conhece e que têm o privilégio do seu convívio, sentem orgulho desse homem que honrou o seu nome fazendo história na Bahia, no Brasil e no mundo.



AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - BA



UNEF E FAN PROMOVEM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE


Publicado em: 04/09/2018 - 15:09:00

    Doar vida e ajudar o próximo. Este é o principal objetivo da ação de doação de sangue que acontece na UNEF nesta terça-feira (04). Durante a manhã e tarde, estudantes dos cursos de Biomedicina da FAN e UNEF e de Farmácia da UNEF participam de ação conjunta com o Hemoba, onde acompanham de perto todo o processo de doação de sangue.
    Através da atividade, os estudantes promovem orientações sobre o processo de doação de sangue e de medula óssea. Além disso, os discentes também oferecem serviços como a realização de tipagem sanguínea, que consiste em um teste que determina o fator Rh que o indivíduo possui (O+, A+, entre outros).
    De acordo com a professora de Hematologia Ana Carolina, uma das coordenadoras do evento, realizar uma ação de doação de sangue no pátio de uma faculdade tem um enorme significado. Para ela, o principal trabalho dos estudantes e profissionais está em desmistificar o processo da doação de sangue e também do cadastro para doação de medula óssea. Segundo a professora, ao menos 50 bolsas de sangue já foram doadas por alunos e funcionários da UNEF apenas no período da manhã.
    Esta é a 6ª edição do evento, que acontece durante todo o dia na própria UNEF. O Hemóvel permanece no estacionamento da faculdade no turno vespertino e sua equipe estará pronta para atender doadores até às 17h. Durante a noite o evento de conscientização da comunidade acadêmica continua na praça de convivência. Os estudantes de Biomedicina e Farmácia seguem distribuídos em stands, onde fornecem orientações acerca do processo de doação.
    A doação de sangue
    Uma bolsa de sangue pode ser útil para até 4 pessoas. Isso mesmo. Após processado, avaliado e distribuído, o volume de sangue contido em uma bolsa pode salvar até quatro vidas. O procedimento de cadastro, triagem e doação dura aproximadamente 40 minutos, e o organismo do doador repõe o volume de sangue retirado nas primeiras 24 horas após a doação.
    É pouco tempo para fazer um bem incalculável. Doar sangue é doar vida.  Para doar, o indivíduo deve dispor de documento com foto e atender alguns requisitos como ter boa saúde; ter entre 18 e 69 anos; pesar acima de 50 kg; não estar em jejum e ter repousado bem na noite antes da doação.

AUTORIA: Departamento de Marketing e Comunicação Grupo Nobre



PRÁTICAS JURÍDICAS E INVESTIGAÇÃO SÃO ASSUNTOS DE AULA MAGNA NA FTC


Publicado em: 03/09/2018 - 16:09:21

    A ideia inicial era promover uma palestra, mas acabou acontecendo duas. E o que seria uma aula terminou virando um grande evento, que reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes, professores e advogados, no Auditório Professora Terezinha Mamona. Foi assim a Aula Magna do curso de Direito da FTC Feira de Santana, realizada na noite desta quinta-feira.
    O juiz Luciano Ribeiro Guimarães Filho, titular da Comarca de Jequié e substituto do município de Alagoinhas, também é professor universitário. E, reunindo a experiência nas duas áreas, não foi difícil abordar com propriedade o tema “Direito é Vida”, para a plateia que lotou o espaço do evento. Em uma verdadeira aula show, o magistrado falou não somente de práticas jurídicas, mas sobretudo de vida.
    A importância do profissional de Direito na sociedade foi destacada pelo palestrante, ao abordar os cuidados que o mesmo deve ter ao lidar com os clientes. “O maior bem do homem é a vida”, enfatizou Luciano Ribeiro, que já participou na FTC do projeto “O juiz vai à sala de aula”. Na mesma noite, o delegado Felipe Vittig Ghiraldelli, especialista em Direito Penal e docente da Faculdade, falou sobre o conhecimento da percepção penal, “do momento do crime à investigação do fato”.
    Ao avaliar o evento, a coordenadora do Colegiado de Direito, professora Geruza Gomes ressaltou a parceria com os convidados para levar o entendimento das práticas jurídicas aos estudantes, de forma objetiva. No final do evento, que contou também com a participação de professores do curso, bem como de outras áreas do conhecimento, ela homenageou os dois palestrantes, como forma de agradecimento.
    Para os alunos, o momento foi de aprendizado. Florêncio Matos Filho, do 3º semestre, disse que é muito importante já ter noções de práticas jurídicas no início do curso. Ele apontou a abordagem do direito como parte do dia a dia em todas as esferas da vida como o ponto alto da aula. Já Claudia Conceição da Cruz, que cursa o 2º semestre, os exemplos práticos apresentados pelos palestrantes facilitaram o entendimento. “Experiência para a vida inteira”, resumiu.


AUTORIA: Madalena de Jesus



SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA DA FTC: CONSTRUINDO SORRISOS PARA TRANSFORMAR A VIDA


Publicado em: 30/08/2018 - 15:08:03

    Como a vida pode ser transformada por meio de sorrisos? Para responder essa e várias outras questões vinculadas à saúde bucal estudantes, professores e odontólogos se reuniram, nos dias 20 e 21, no Simpósio de Odontologia da FTC Feira de Santana. As palestras e debates sobre o que há de mais atual na área aconteceram no Auditório Professora Terezinha Mamona, que esteve lotado nos dois dias.
    O aprimoramento científico e os conhecimentos da atividade na prática foram destacados pelos participantes como ponto alto do Simpósio, bem como o nível dos palestrantes convidados, que possibilitaram discussões acerca de vários campos da Odontologia. Durante o evento, também foram oferecidos ao público minicursos sobre assuntos variados, dentro da temática central “Construindo sorrisos para transformar vidas”.
    “Eventos como esse são essenciais para nossos alunos. Acredito que sairão daqui ainda mais instruídos”, afirmou a professora Aline Matos Vilas Boas, coordenadora do curso de Odontologia, ao fazer uma avaliação positiva do evento, seja pelo número de participantes, seja pela qualidade das palestras. “Foi maravilhoso”, resumiu, destacando ainda o empenho da comissão organizadora, formada por alunos do 5º semestre.
    Para a estudante Gabriella Félix, membro da comissão organizadora, no final a sensação foi de felicidade e de dever cumprido. “A ideia do Simpósio era atrair os graduandos em Odontologia, profissionais, professores e graças a Deus superamos as expectativas”, disse, ressaltando que o público presente foi bastante diversificado, o que elevou o nível de participação nas discussões.
    A diversidade também foi apontada pela aluna Jéssica Marques como ponto positivo do Simpósio. Ela salientou ainda a importância dos temas debatidos, a exemplo de “Higiene oral, mitos e verdades”, “Periodontia na atualidade” e “Estética e prevenção”. “Como aluna e cidadã fico feliz em discutir temas que vão além do campo acadêmico. Mais tarde saberei aplicar na prática tudo que ouvi aqui”, frisou.
    Participaram da primeira edição do Simpósio de Odontologia, como palestrantes, Maria do Carmo Nagahama, Tiago oliveira, Tathiane Freitas, Denise Cerqueira, Maurício Rufaiel, Ângela Guimarães, Réferson Melo, Anderson Freitas e Aline Matos Vilas Boas.

AUTORIA: Release da Ascom da FTC - Madalena de Jesus



CONGRESSO INTERNACIONAL DISCUTE IDENTIFICAÇÃO DE VÍTIMAS DE DESASTRES


Publicado em: 24/08/2018 - 09:08:26

    A terceira edição do Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM) atraiu, apenas em seu primeiro dia, mais de mil pessoas. O evento, que reúne representantes de 14 países, traz neste ano o tema “Desastres com produtos perigosos”. O III CIDEM acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro em Feira de Santana.

    De acordo com o presidente do III CIDEM e coordenador do curso de Odontologia da UNEF, Jeidson Marques, este é o maior evento de simulação de desastres já realizado em todo o mundo. Segundo ele, as trocas de experiências e de informações realizadas durante os três dias de evento vão proporcionar aos profissionais e estudantes das áreas de saúde e segurança informações fundamentais sobre como agir em situações de urgência.
    No primeiro dia de evento 13 palestrantes se apresentaram. Dentre eles, representantes dos Estados Unidos, Chile, Espanha, Arábia Saudita e Japão. Em suas falas, os convidados abordaram técnicas de identificação de vítimas de desastres, bem como procedimentos adequados ao presenciar situações de urgência.
    São esperadas, durante os três dias de CIDEM, 3 mil pessoas. Ao todo, 65 instituições estão presentes no evento, como Interpol, Ibama, PRF, PM, Bombeiros, Marinha, Exército, Aeronáutica, SAMU, dentre outras.
    Às 19h desta quinta-feira (23) será realizada a cerimônia oficial de abertura, no Cajueiro Convenções. Já na sexta-feira (24), as atividades acontecem nas salas de aula e auditórios da UNEF, bem como no auditório do Olimpo. No último dia de evento, sábado (25), será realizado uma grande simulação de desastre em 4 cenas, que serão recriadas na Fundação de Apoio Ao Menor de Feira de Santana (FAMFS).

 


AUTORIA: Departamento de Marketing e Comunicação



UNEF SEDIA CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESASTRES EM MASSA


Publicado em: 22/08/2018 - 10:08:35

    Durante os dias 23, 24 e 25 de agosto a UNEF vai sediar um dos maiores congressos do mundo, o Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM). Idealizado e presidido por Jeidson Marques, também coordenador do curso de Odontologia da UNEF, o evento objetiva promover a integração de forças militares e civis que agem em desastres, bem como, a qualificação profissional e da população diante de situações de Desastres em Massa.
    Dois dos três dias de atividades do CIDEM terão como sede as dependências da UNEF. Na quinta-feira (23), o credenciamento, a abertura, as palestras, apresentação de pôsteres e demais atividades, realizadas nos três turnos do dia, acontecerão no Cajueiro Convenções. Já na sexta-feira (24), os debates, as palestras, apresentações de trabalho e afins acontecem no Olimpo, nos auditórios e nas salas de aula da UNEF. No último dia, as 4 simulações de desastres em massa serão realizadas na Fazenda do Menor de Feira de Santana.
    Representantes de ao menos 15 países, como Japão, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Chile já confirmaram presença no III CIDEM. Durante o evento o público poderá assistir, além de palestras direcionadas à área, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, simulação de desastres, entre outros. O propósito final do III CIDEM é permitir uma troca de experiências em âmbito local, nacional e internacional e também aproximar a realidade acadêmica da realidade diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres.
    O CIDEM é direcionado para profissionais e estudantes das mais variadas áreas, como saúde, segurança e meio ambiente, mas é também aberto a qualquer indivíduo que se interesse pelos assuntos abordados. Para participar do evento, basta ir até o site www.projetocidem.com e realizar a inscrição. No site também estão disponibilizadas a programação, informações gerais sobre o congresso e seus palestrantes.

AUTORIA: Departamento de Marketing e Comunicação



Mais Notícias

    A ideia inicial era promover uma palestra, mas acabou acontecendo duas. E o qu...

    Como a vida pode ser transformada por meio de sorrisos? Para responder essa e ...

    A terceira edição do Congresso Internacional de Desastres em Ma...

    Durante os dias 23, 24 e 25 de agosto a UNEF vai sediar um dos maiores congres...

    A Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC promove o Curso Noç&...

    Durante os dias 14, 15 e 16 de setembro será realizado em Feira de Sant...

    Conveniada a Fundação Getúlio Vargas, a Fluxo promove em ...

    Alunos e egressos do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira de Santana par...

    Professores de todas as áreas do conhecimento e um tema único: O...

    A importância do marketing para conquistar, encantar e surpreender clien...


Página de 26
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Feira 185 anos

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados