menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
FÓRUM REGIONAL NA FTC DISCUTE LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO


Publicado em: 26/04/2018 - 16:04:44

    Mais do que palavras comuns no mundo contemporâneo dos negócios, liderança e empreendedorismo passaram a ser assuntos obrigatórios em eventos de Administração. Na noite desta terça-feira (24), estas foram as principais questões discutidas por estudantes, professores e profissionais da área, no III Fórum Regional de Gestão e Empreendedorismo, com o tema central Gestão Empresarial e Liderança.
    Organizado pelos estudantes, com apoio da coordenação do curso de Administração, a terceira edição do Fórum Regional mais uma vez superou as expectativas, principalmente pelo nível dos palestrantes convidados. “É uma forma diferenciada de agregar valores e conhecimentos, fora da sala de aula”, avaliou o estudante Lucas Silva de Jesus, do 6º semestre. Ele destacou a palestra do supervisor de trade Thiago Mota sobre o cenário corporativo.
    Outro tema abordado durante a noite foi a recente reforma trabalhista e as implicações na relação entre trabalhador e empregador. O professor e advogado Geraldo Sampaio falou sobre as principais dúvidas existentes e a necessidade de se estabelecer, de forma clara, os direitos e deveres de cada segmento. As palestras atraíram um grande público, formado principalmente por estudantes de Administração e Contábeis, ao Auditório Professora Terezinha Mamona.
    Os participantes receberam as boas vindas do diretor da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo, que destacou o comprometimento e a dedicação dos alunos na organização do evento, porque a vida acadêmica não é construída apenas em sala de aula. “A cada experiência como essa, percebemos que estamos no caminho certo de promover a formação profissional de forma diferenciada”, afirmou. Também participaram da abertura a diretora adjunta Marcly Amorim Pizzany e a coordenadora do curso de Administração, Jucicleide Nascimento.
     A programação do Fórum incluiu, além das palestras, workshops em Recursos Humanos e Inteligência Emocional, com a psicóloga Maiany Souza, que é especialista em Psicologia Organizacional, e o administrador de empresas Flávio Burgos, respectivamente. Esses eventos ocorreram à tarde, em salas de aula do campus.

AUTORIA: Release da Ascon FTC - Maria Madalena de Jesus
Fotos




JUIZ FAZ PALESTRA NA FTC SOBRE VIVÊNCIAS NA VARA DE FAMÍLIA


Publicado em: 24/04/2018 - 02:04:41

    No lugar do professor, um juiz. Ao invés de aula, uma conversa. Foi assim que os estudantes do 1º ao 9º semestres do curso de Direito da FTC Feira de Santana tiveram acesso a informações sobre o exercício da atividade jurisdicional. O convidado foi o juiz Pedro Henrique Izidro da Silva, da 3ª Vara de Família da comarca de Feira de Santana. Foi a segunda edição do projeto “O juiz vai à sala de aula”, que lotou o Auditório Professora Terezinha Mamona, na última quarta-feira (18/4).
    A proposta é estabelecer uma rede de conversação com os estudantes sobre a atuação dos magistrados e, ao mesmo tempo, promover maior integração do Poder Judiciário com a sociedade. “A FTC aderiu ao projeto porque entendemos que é uma oportunidade de aproximar nossos alunos do Direito e da Justiça”, disse a coordenadora do curso, professora Geruza Gomes. “Já na primeira edição constatamos o quanto foi importante para os nossos discentes”, avaliou.
    O projeto tem como objetivo difundir a verdadeira imagem do Poder Judiciário, que muitas vezes é distorcida pela sociedade. Segundo Pedro Henrique Izidro da Silva, juiz há 10 anos, é o magistrado que garante a aplicação tanto da Constituição, que é a nossa lei maior, como das leis ordinárias que estão em vigor. “O juiz é um ser humano como qualquer outra pessoa e não uma figura inacessível”, afirmou, destacando a relevância do magistrado ir à sala de aula.
    “Um evento dessa magnitude é de suma importância para nós, acadêmicos do curso de Direito, pela oportunidade de contar com a presença de um magistrado altamente capacitado, que compartilha conosco experiências vivenciadas no seu dia a dia”, observou o estudante do 2º semestre do curso Sérgio da Paixão Fiuza. Para ele, eventos dessa natureza “nos ajuda a enriquecer a nossa formação acadêmica, bem como desmistificar o papel do juiz na sociedade”, conforme ressaltou.
    Já a estudante Joalice de Souza Vieira da Silva, que cursa o 1º semestre, considerou de grande valia para o aprendizado dos estudantes de Direito da FTC, “especialmente para desmistificar esse conceito que temos a respeito dos juízes, ou seja, que os mesmos são diferentes, principalmente no trato com o cidadão comum”. Cursando o 7º semestre, Elisabeth Oliveira Santos Porto lembrou que participou da primeira edição do projeto na faculdade. “Abracei a causa, pois entendo a importância da proposta”, frisou.
    Estagiária do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Elisabeth elogiou a aula ministrada pelo juiz Pedro Henrique sobre Direito das Famílias, momento que serviu para sanar dúvidas dos alunos. “Precisamos de mais momentos como esse”, completou Eurico Agostinho Netto, do 7º semestre, que parabenizou a iniciativa da Instituição e a parceria estabelecida com o TJ/BA. O evento foi realizado pela coordenação do curso de Direito, por meio do NPJ, com destaque para a coordenadora Emanuele Moreira, a advogada Lívia Ribeiro e os monitores do núcleo.

AUTORIA: Release da Ascon FTC - Maria Madalena de Jesus



PROJETO DE EXTENSÃO LEVA ESTUDANTES DA FTC PARA AS RUAS

“Cuidando da Maloca” e as histórias de quem mora na rua

Publicado em: 19/04/2018 - 11:04:58

    Você deve lembrar o nome do seu vizinho, daquele parente distante que aparece apenas de vez em quando, ou de um ou outro amigo dos tempos de escola. Mas e do garoto que te pediu alguns trocados na sinaleira do cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a com a rua JJ Seabra? Ou daquela moça jogada em frente a alguma loja na avenida Senhor dos Passos? Nem sempre damos atenção a todas as pessoas, assim como nem sempre nos lembramos de quem vive nas ruas. O “Cuidando da Maloca” não.
    Despertar nas pessoas que vivem em situação de rua o interesse em cuidar de si mesmas é a proposta do projeto de extensão “Cuidando da Maloca”, desenvolvido por estudantes de Enfermagem – e agora também de Biomedicina – da FTC Feira de Santana, desde setembro de 2017. Nesta terça-feira (17/4), um grupo de alunos realizou mais uma atividade de promoção à saúde, no praça principal do bairro Kalilândia.  As pessoas receberam informações sobre parasitoses intestinais.
    A iniciativa é da professora Keila Barros, do curso de Enfermagem, que coordena as ações, com suporte da Instituição. Ela avalia a importância do projeto especialmente pela possibilidade de aproximação dos futuros enfermeiros com a população em situação de rua e o aprimoramento daquilo que é absorvido em sala de aula. “Contamos com parceiros nesta caminhada para dar uma melhor qualidade de vida às pessoas que vivem em situação de desabrigo em nossa cidade, como o grupo Sou Ubuntu, a Cáritas Arquidiocesana, o Movimento População de Rua de Feira de Santana e a Associação Cristã Nacional”, enumera.
    Mesmo com um tempo curto de atuação, o projeto já conta com histórias interessantes, como a de Mortadela, morador de rua que morria de medo de agulhas. “A gente conseguiu aferir a pressão arterial dele, mas não fazer o teste de glicemia, por conta do seu medo. Então criamos a estratégia de usar a lanceta, que não aparece a agulha”, comenta Keila.
    A história de Seu Raimundo também faz parte dos relatos de ações de sucesso do “Cuidando da Maloca” nestes meses de trabalho nas ruas de Feira de Santana. “Ele [Seu Raimundo] é uma pessoa em situação de rua que tinha uma ferida crônica na perna, e por isto somente andava de calças, e tinha um sonho de ir para a praia, mas não o fazia por vergonha da ferida. Tratamos dele e, no último dia do projeto, o encontramos de bermuda e dizendo que iria para a praia com a família”, conta Keila, emocionada pela realização profissional e pessoal. “Muitos podem achar que é pouca coisa, mas para nós do projeto, é um ganho enorme”, conclui.


AUTORIA: Release da Ascon FTC - Maria Madalena de Jesus
Fotos




SEMANA DO MEI OFERECE MAIS DE 16 MIL VAGAS DE CAPACITAÇÃO EM 107 MUNICÍPIOS

Já consolidado no calendário baiano, evento chega à 9ª edição e acontece entre os dias 14 e 19 de maio, com programação gratuita

Publicado em: 17/04/2018 - 09:04:28

    A 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual, que acontece, este ano, entre os dias 14 e 19 de maio, vai oferecer 16,9 mil vagas de capacitação em 107 municípios baianos. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas pelo site www.semanadomei.com.br.
    Com foco em inovação e finanças, o evento vai promover, durante seis dias, 300 capacitações, entre oficinas, seminários e palestras, que pretendem fazer a diferença na gestão do negócio dos microempreendedores individuais. Serão abordados temas como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios.
    Os empreendedores poderão obter também orientações sobre benefícios, obrigações, baixa e alteração do MEI e Declaração Anual de Faturamento.
    Outras informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800, ou no ponto de atendimento da instituição mais próximo.

 

AUTORIA: Vívian Rodrigues



EVENTO NA FTC DISCUTE IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL PARA A QUALIDADE DE VIDA


Publicado em: 05/04/2018 - 08:04:37

    “Somos todos inquilinos do universo, mas maltratamos nossa casa e temos cada vez mais indicativos de perda da qualidade de vida”. A declaração do Arcebispo Emérito de Feira de Santana Dom Itamar Vian, na manhã desta quarta-feira (4/4), na FTC, pode ser entendida como um chamamento à humanidade para a necessidade de preservação do meio ambiente. Ele foi o palestrante do evento promovido pela Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNIMACS)
    O tema da palestra, realizada no Auditório Professora Terezinha Mamona,  foi “A importância da religião no desenvolvimento dos valores socioambientais”, mas Dom Itamar Vian não se ateve aos aspectos ambientais e religiosos. Ele falou também de questões sociológicas e éticas e, principalmente, da necessidade de entendimento de que a ecologia tem como ponto fundamental o ser humano. Autor de 30 livros e mais de 1.000 crônicas publicadas em jornais da cidade, o Arcebispo  destacou o consumo inadequado da água como um dos problemas mais preocupantes.
    O religioso informou que existem estudos indicando que se toda a população tivesse acesso a água potável desde o início da vida não haveria doenças como tuberculose, hanseníase e até aids, que se instala no ser humano porque não encontram resistência. Segundo ele, as igrejas – sejam católicas ou não – estão lançando a campanha “Saneamento já”. O objetivo da ação, que prevê uma série de medidas, é exatamente preservar o meio ambiente e, consequentemente, elevar a qualidade de vida das pessoas.
    Ao dar as boas vindas ao palestrante e participantes do evento, o professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, destacou a importância de sensibilizar a sociedade e reafirmou o compromisso da Instituição em formar não somente profissionais qualificados, mas cidadãos comprometidos com as questões socioambientais. Citando Paulo Freire, ele disse que “se a educação sozinha não transforma, sem ela não há transformação da sociedade”. A parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Arquidiocese de Feira de Santana também mereceu destaque por parte de Cristiano Lôbo.
    Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, o meio ambiente é pauta obrigatória do século XXI pela importância e abrangência do tema. Ao apresentar o palestrante, ele falou sobre desmatamento, aterramento de lagoas, ocupação irregular do solo e especulação imobiliária como os principais problemas ambientais de Feira de Santana. “A população está crescendo e consumindo mais, sem preocupação com a reposição de nossos recursos”, observou, citando outras agressões ambientais, como a poluição sonora.
    “Eventos como esse servem para reflexão e consolidam o projeto da UNAMACS”, avaliou a coordenadora da Universidade Aberta, Elizângela Lucena. Segundo ela, o objetivo é exatamente desenvolver os valores socioambientais e despertar a consciência da comunidade sobre preservação. O projeto da Instituição, que mantém uma programação de cursos gratuitos, é sustentado pelas parcerias com entidades comprometidas com o meio ambiente.

AUTORIA: Madalena de Jesus



EMPRESÁRIOS DO SEGMENTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TÊM PALESTRA GRATUITA

Evento promovido pelo Sebrae irá acontecer dia 3 de abril em Feira de Santana e abordará inovações e panorama do segmento

Publicado em: 02/04/2018 - 09:04:27

    Para estimular a competitividade e apoiar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios do varejo de materiais de construção, o Sebrae em Feira de Santana traz para a cidade, na próxima terça-feira, 3 de abril, um evento gratuito voltado para empreendedores do segmento. Resultado de parceria do Sebrae com a Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Acomac), o Encontro com o Especialista será realizado no auditório do Hotel Atmosfera, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae Bahia ou pela Central de Relacionamento (0800 570 0800).
    A noite irá contar com palestra de Alexandre Cohin, empresário do comércio, economista, sócio na Leo Madeiras, em Salvador, e especialista no setor. Ele irá abordar o tema “Ser Criativo e Lucrativo: O Desafio da Atualidade”, apresentando tendências  e como adotar uma gestão eficiente e inovadora, com agilidade nas decisões, estratégia de negócio, gestão de perdas e bom relacionamento com equipe e clientes.
    A técnica do Sebrae em Feira de Santana, Ellen Monteiro, chama atenção para o ganho que será obtido por quem participar do evento. “Temos dedicado especial atenção a este empresário, que tem encarado um ambiente bastante competitivo. Além de obter novos conhecimentos através da capacitação com um especialista, o encontro é uma maneira de acessar as ações do Sebrae Conecta. E irá marcar o lançamento do nosso projeto para o segmento varejista de materiais de construção”.
    As lojas de material de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas, constituído por quase 270 mil pequenas lojas em todo o Brasil. Para os pequenos negócios, o desafio é driblar a crise (já que é um dos segmentos mais afetados pela desaceleração) e os home centers, grandes concorrentes no mercado.
   
    Sebrae Conecta
    O projeto utiliza a ferramenta de Melhoria do Desempenho Empresarial (Sebrae MEDE) para oferecer assessoria gerencial e consultoria, dentro do plano de atendimento do Sebrae Conecta. Com acompanhamento profissional, discussões estratégicas, missões empresariais, networking e ações de inovação e tecnologia, o projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do segmento, a sustentabilidade e a competitividade das empresas, oportunizando bons negócios. Os interessados em participar também podem procurar a unidade do Sebrae em Feira de Santana, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro.

AUTORIA: Vívian Rodrigues



FTC FORMA PRIMEIRA TURMA DE DIREITO EM NOITE DE MUITA EMOÇÃO


Publicado em: 20/03/2018 - 14:03:50

    Uma noite de emoção e glamour. Foi assim a solenidade de colação de grau da primeira turma de Direito da FTC Feira de Santana, sábado (17). Um momento de celebração para 42 novos profissionais, que durante cinco anos dividiram não somente a sala de aula, mas também dificuldades e, principalmente, projetos e sonhos. Eles festejaram ao som da orquestra de Leandro Rebouças, juntamente com professores, familiares e amigos.
    “Não é um momento comum”, atestou o prefeito José Ronaldo, paraninfo da turma, que levou o nome da coordenadora do curso, professora Geruza Gomes dos Santos. Ele falou da determinação das pessoas que trabalham e estudam à noite. “Tem que ter sangue no olho”, afirmou, comparando a solenidade à entrega do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. “Nesta noite vocês são os artistas que brilham, certos de que muitas vitórias ainda virão”, ressaltou José Ronaldo.
    A gestão altamente qualificada da coordenação mereceu aplausos do diretor da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo, creditando a esta qualidade o alto índice de aprovação no rigoroso exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Este não é ‘um’ curso de Direito, mas ‘o’ curso de Direito”, frisou o diretor, que falou ainda da atuação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que atende a comunidade e, ao mesmo tempo, capacita o estudante ao longo do curso.
    A noite foi também de homenagens. Primeiro os professores, citados um a um pelos oradores da turma, Thiago Porcino e Tamiris Santos, e alguns contemplados com miniaturas da estatueta da Deusa Atenas, símbolo da justiça: Anderson Melo Fiusa Bastos, Camila Gonçalves Ferreira, Filipe Ortiz de Moraes, Jáder Martins Marques da Silva e Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima, amigo da turma. Depois as colaboradoras da Instituição Maria Graciene de Azevêdo Souza e Mariana Damasceno Costa, que foram contempladas com placas alusivas à solenidade.
    Além do diretor Cristiano Lôbo e do prefeito José Ronaldo, fizeram parte da mesa da solenidade a diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani; o patrono da turma, professor Jamil Musse Netto; e a coordenadora do colegiado, professora Geruza Gomes. Ela destacou o desempenho dos novos bacharéis e informou que foram aprovados 80% dos que fizeram o exame da OAB, “uma peneira necessária”, conforme definiu. Geruza citou ainda que vários deles já estão inseridos no mercado de trabalho e alguns cursando pós-graduação.


AUTORIA: Madalena de Jesus



PARQUE DO SABER REALIZA WORKSHOP SOBRE MONTAGEM DE TELESCÓPIO NO ÚLTIMO DIA DA SEMANA DA ESCOLA


Publicado em: 16/03/2018 - 17:03:18

    Tubos de PVC, lentes de vidro, peças de madeira, parafusos, espelhos e muita dedicação. Foi  o necessário para fazer acontecer na manhã desta quinta-feira, 15, o Workshop de Montagem de Telescópio com materiais de baixo custo, para professores da rede municipal de ensino, no último dia da I Semana da Escola, no Museu Parque do Saber.
    O workshop, foi mediado pelo chefe de Difusão Científica da Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, Basílio Fernandez. A iniciativa é uma forma de sugerir aos professores que também desempenhem a atividade nas escolas para produção de ciência. “É uma ferramenta de ensino para os professores. Por enquanto, eles são um potencial para os ensinos de astronomia, física matemática e outra áreas também. Quando o professor tem acesso a esse conhecimento ele pode dosar e incluir, a partir de uma proposta dele, esse conhecimento no seu planejamento educacional”, explicou.
    Segundo a professora de matemática Raquel Leonilde Silva a iniciativa é interessante para aprimorar as técnicas dos professores, dando a oportunidade de inovar na sala de aula. “Pra poder ensinar, nós professores, precisamos ter essa experiência de aprender. Então, é mais rico quando a gente participa de iniciativas como essa que nos traz essa experiência, podendo levar isso para o ensino. E quando a gente trabalha com esse tipo de coisa em sala de aula, que eles mesmo conseguem produzir, as aulas ficam bem mais interessantes, conseguindo associar a teoria com a prática”, contou.
    Mesmo sendo voltado para profissionais de educação, o workshop atraiu também admiradores da astronomia. Como foi o caso do servidor público André Venas. “Apesar do meu trabalho, sou bastante ligado à astronomia, soube do workshop e vim aprender mais sobre essa área fascinante”, relatou.
    A atividade marcou o último dia da I Semana da Escola. Mas a exposição “O Futuro está na Escola”, composta por trabalhos de alunos de escolas públicas de Feira de Santana, premiados em 2017, e que foi montada especialmente para o evento, continuará no salão de exposições do Parque do Saber até o dia 26 de março

AUTORIA: ASCOM FUNTITEC



PALESTRA COM LAÍS SOUZA INSPIRA ESTUDANTES NA FACULDADE ESTÁCIO FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 02/03/2018 - 10:03:02

    Acontece, no próximo dia 8 de março o evento BOAS VINDAS 2018, gratuito e aberto ao público*, faz parte das boas-vindas aos alunos, calouros e veteranos, com programação durante todo o dia. O evento contará com a palestra “Superando limites: a vida e seus desafios”, proferida pela atleta olímpica brasileira, Laís Souza.
    A força e persistência de Laís Souza se parecem bastante com as mulheres lutadoras que também enfrentam seus desafios cotidianamente. Em sua homenagem, o evento também promove durante todo o dia campanha de doação de sangue e cadastro de medula com a parceria do HEMOBA; e discussão sobre " violência contra a mulher" com a participação da representante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Feira de Santana.
    As inscrições para as palestras podem ser feitas até 6 de março através do SIA para estudantes da faculdade e para o público externo através da inscrição no Google DOCs https://goo.gl/forms/uF3EPJkM9USIFYJy2.
    ATENÇÃO! Inscrições limitadas
    Para o público externo a confirmação da inscrição será por email.

AUTORIA: Louise Barreto



Mais Notícias

    Para estimular a competitividade e apoiar o desenvolvimento sustentável...

    Uma noite de emoção e glamour. Foi assim a solenidade de cola&cc...

    Tubos de PVC, lentes de vidro, peças de madeira, parafusos, espelhos e ...

    Acontece, no próximo dia 8 de março o evento BOAS VINDAS 2018, g...

    O Sebrae em Feira de Santana inicia o lançamento da agenda de capacita&...

    A Academia de Educação de Feira de Santana realizará a Se...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve, de 20 a 26 de fev...

    O ano de 2018 será de muitos desafios. Por conta disso, professores e c...

    Com inscrições abertas para o processo seletivo 2018.1, a Univer...

    Se você é candidato do Processo Seletivo (Prosel) 2018.1 da Unive...


Página de 23
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Agradecimento pela Micareta
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados