menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
DIVERSIDADE EM ALTA NA 2ª MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL DA FTC


Publicado em: 27/05/2017 - 12:05:34

    Diversidade e criatividade são as duas palavras que melhor definem a 2ª Mostra Científico-Cultural, que movimentou o campus da FTC Feira de Santana nesta quinta-feira (25). Práticas de metodologias ativas, shows musicais, apresentação de dança, lançamento de livro e bate-papo com autores, além de quadrilha temática da área de saúde. Tudo isso em um só lugar e com a participação de alunos e professores de todos os cursos.
    O resultado das metodologias ativas aplicadas em sala de aula foi exposto em mais de 30 estandes instalados na área de convivência da Faculdade, desde projetos de engenharia e receitas de alimentação saudável a atividade prática de conscientização sobre a importância de combater o mosquito da dengue e iniciativas empreendedoras. Característica comum a todos os trabalhos: o desempenho dos estudantes.
    Se os alunos se comprometeram em fazer o melhor, os professores também se empenharam ao máximo, em todas as áreas. Na saúde o destaque ficou por conta da Quadrilha Celular, apresentada por mais de 300 alunos, sob a marcação do professor Alano Calheira Durães, que literalmente suou a camisa para dar conta do projeto. “A sensação é de dever cumprido”, disse, no final, ao agradecer aos alunos participantes.
    Na avaliação do estudante Henrique Arruda, que cursa o 1º semestre de Direito, iniciativas como a Mostra Científico-Cultural é uma oportunidade muito boa, pois “motiva o aluno a ter uma visão de mundo bem maior, diferente, além de estimular a integração; melhor do que as metodologias antigas”. Vinícius Reis, do curso de Biomedicina, também gostou de participar do evento, mostrando resultados. “É estimulante”, resumiu.
    O adolescente Gilson Victor, que se encontrava na FTC como visitante, disse que não poderia ter momento mais propício para conhecer a Instiquição. “Eu quero fazer Psicologia”, anunciou entusiasmado, depois de ganhar um livro sorteado durante o bate-papo com os autores Carlos Magno, Alfredo Morais, Madalena de Jesus, mais a estudante de Odontologia Fernanda Mastrolorenzo. Chênya Pereira Coelho, que já é aluna do curso, também foi contemplada com um exemplar do livro Tabuleiro da Maria.
    O sucesso da mostra contagiou até os pais de alunos. Sérgio Vianey e Lígia Borges assistiram a participação da filha Mariana, 1º semestre de Odontologia, na Quadrilha Celular. Ele filmou e fotografou tudo, emocionado ao ver o trabalho do professor ligando o conhecimento em sala de aula à atividade. Josi Barbosa, mãe de Carla Larhara, 1º semestre de Fisioterapia, confessou que não esperava o que viu. Se surpreendeu e aprovou: “Quadrilha criativa, linda e animada, sem sair do conteúdo da disciplina”.
    O resultado mereceu aplausos da professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta da unidade. Ela lembrou que o evento foi uma iniciativa do Colegiado de Enfermagem, mas que cresceu e hoje envolve todos os cursos, é institucional. Marcly destacou o desempenho dos estudantes, ressaltando que “o profissional não é feito apenas em sala de aula”, para explicar a opção da FTC pelas metodologias ativas e o currículo por competências.
    Quem esteve na Faculdade, durante o dia ou à noite, ainda ouviu muito forró e MPB, com a apresentação dos alunos da casa Samir, o Raimundinho (Psicologia), Adriele Fiúza (Odontologia) e Isabela Assunção (Educação Física), mais a dançarina e contorcionista Jéssica Rodrigues também estudante da FTC (Educação Física). Este ano estiveram à frente da organização da mostra os professores Carlos Magno, Hayana Leal Barbosa, Alano Calheira e Guísala Mamona.

AUTORIA: Release de Madalena de Jesus - Ascom FTC
Fotos




SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA


Publicado em: 23/05/2017 - 14:05:37

    A Academia de Educação de Feira de Santana realizará no próximo dia 31 de maio a IV edição do Seminário sobre violência na Escola, com o tema VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: REALIDADE E PROPOSIÇÕES.
    O evento  acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, no largo São Francisco, das 8 às 12 horas, e contará com a participação, através de abordagens, de duas Escolas da rede Municipal, uma da rede Estadual e ainda da Guarda Municipal e Policia Militar, que irão subsidiar os debates.
    O Seminário é aberto ao público, especialmente a docentes, gestores e coordenadores de unidades escolares e alunos. Se você pretende participar e necessita de certificado deve efetuar sua inscrição através do e-mail da Academia de Educação academia.edufsa@gmail.com

AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba



ESTADO OFERECERÁ EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM PARCERIA COM O SEBRAE

Projeto Educação Empreendedora, lançado nesta terça-feira (16), alcançará 50 mil alunos

Publicado em: 17/05/2017 - 09:05:35

    Salvador - O governador Rui Costa lançou, nesta terça-feira (16), o projeto Educação Empreendedora, ao lado do superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, e do secretário de Educação do Estado Walter Pinheiro. O evento, realizado no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, em Salvador, marcou o anúncio da iniciativa conjunta entre Governo e Sebrae Bahia, que deverá alcançar, neste primeiro momento, até 50 mil estudantes do ensino médio técnico e profissionalizante, incluindo a oferta de um curso técnico em Administração com ênfase em empreendedorismo.
    A metodologia utilizada na parceria será a da Escola de Formação Gerencial Sebrae (EFG Sebrae), que já demonstrou resultados positivos em outros estados, como Minas Gerais, e inclui a capacitação de professores, o material didático e avaliações. A ideia é que o estudante esteja preparado para empreender em seu próprio negócio ou desenvolvendo uma atitude empreendedora em sua vida e carreira. “Muita gente quando sai da escola vai empreender. E essa é uma atividade de risco, porque é preciso dominar conteúdos específicos”, destacou Adhvan Furtado, lembrando que a micro e pequena empresa é a que mais emprega no Brasil. “Queremos fomentar a cultura empreendedora na escola e formar mais empresários que entendam o seu papel na sociedade”.
    O governador Rui Costa disse contar com o envolvimento dos professores, alunos, familiares e comunidade para o sucesso do projeto. “O mundo hoje se transforma rapidamente e temos que dar habilidades a esses jovens para que eles se adaptem a diversas formas de ter renda e dignidade”, destacou.
    O projeto Educação Empreendedora incluirá a oferta de um curso técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo como projeto piloto, além da aplicação de conteúdo sobre o tema no ensino de diversas disciplinas do currículo escolar. A capacitação dos professores e a oferta do curso terá início ainda no segundo semestre de 2017. “Não é transformar a escola em empresa. É preparar o estudante, na escola, para a vida”, resumiu o secretário Walter Pinheiro.
    O evento reuniu também contou com a presença de gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e dos Centros Territoriais e Estaduais, e representantes e alunos de unidades escolares compartilhadas que ofertam Educação Profissional no Estado da Bahia.

AUTORIA: Release de Danielle Cristine



DEBATE SOBRE PARTO NATURAL ENCERRA SEMANA DE ENFERMAGEM NA FTC


Publicado em: 12/05/2017 - 10:05:32

    Uma sessão de cinema, com apresentação do filme O Renascimento do Parto, que estimula o procedimento obstétrico natural para dar à luz, encerra nesta sexta-feira (12/4) a X Semana de Enfermagem. A programação, iniciada segunda-feira (8/4), incluiu mesa redonda, palestras e minicursos com abordagens dentro da temática “O empoderamento da Enfermagem e os novos cenários do cuidar”.
    A escolha do filme, de acordo com a professora Hayana Leal coordenadora do Colegiado, foi devido aos números elevados de partos cesáreos e a crescente mobilização entre os profissionais de saúde para retomada do processo natural. “É uma tendência mundial”, defendeu, acrescentando que após a exibição haverá amplo debate acerca da questão, com mediação da professora Gléssia Guimarães.
    A coordenadora destacou a participação dos estudantes, bem como dos professores vinculados ao Colegiado, em toda a programação. Outro destaque apontado por Hayana Leal foi o desempenho dos egressos do curso que ministraram os minicursos – 10 ao todo – que abordaram temas como Acessos Venosos, Oncologia, Segurança do Paciente, Uso e abuso de drogas, Feridas, Auditoria, Vacinas, Segurança do paciente, Liderança e Empreendedorismo.
    Durante a semana, os participantes do evento ouviram ainda um relato de experiência sobre Autismo e discutiram O protagonismo da Enfermagem na defesa do Sus, no combate à violência contra a mulher e frente às políticas públicas de prevenção ao suicídio. As questões foram apresentadas em uma mesa redonda com a participação das enfermeiras Denise Mascarenhas, secretária Municipal de Saúde, Luciana Maia, pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e Aline Oliveira, do CAPS.
    Na abertura da X Semana de Enfermagem aconteceu no Auditório Professora Terezinha Mamona, a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta da Faculdade, falou sobre a importância do evento para a construção da trajetória acadêmica de cada estudante e o compromisso da FTC com a formação do profissional. O encerramento das atividades coincide com as comemorações alusivas ao Dia do Enfermeiro, 12 de maio.



AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



PRIMEIRA EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA BAHIA NO CAMPUS DA FTC


Publicado em: 09/05/2017 - 09:05:34

    Agora é oficial. A Empresa Júnior criada em 2015 por um grupo de estudantes de Engenharia da FTC Feira de Santana foi formalmente inaugurada na dia 26 de abril, como parte da programação da V Semana de Engenharia Civil, que teve como tema central Empreendedorismo. É exatamente esta a proposta da Vertical Engenharia Júnior: Preparar o estudante para a rotina de gestão, desenvolvendo o perfil empreendedor e as habilidades técnicas dos futuros profissionais.
    Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por estudantes de graduação que desenvolvem projetos tanto para a comunidade quanto para micro, pequenas e grandes empresas, dentro de sua área de atuação. Além disso, tem como um dos seus principais objetivos o auxílio à população de baixa renda, através da elaboração de projetos com preços acessíveis, muito abaixo dos praticados no mercado.
    Entre as atividades realizadas estão a elaboração de projetos arquitetônicos e de Engenharia Civil e Ambiental, regularização de imóveis e consultorias em geral. “A empresa visa agregar valor à formação dos empresários juniores, que alternam entre gestões que podem durar até dois anos”, afirma o presidente da Vertical, Samuel Santana, responsável pela fundação da empresa, juntamente com Igor Barbosa, Rafaela Freitas, Augusto Sena e Danilo Brandi.
    Além dos estudantes fundadores, a Vertical Engenharia Júnior conta com a colaboração de 21 membros, divididos entre diretores, gerentes, coordenadores e assessores, mais os professores orientadores, que acompanham e auxilia no desenvolvimento de todos os projetos. “As aulas e os professores nos dão suporte na parte técnica, mas é na EJ que conseguimos vivenciar o mundo empresarial aplicando os ensinamentos na prática”, ressalta Samuel.   
    Ainda de acordo com o presidente, o ponto de destaque de uma empresa júnior é o quanto ela influencia e impacta a vida do acadêmico. “Além de aprender a gerir internamente uma empresa e lidar com diferentes tipos de pessoas, aprendemos a trabalhar em equipe, a sermos profissionais e termos mais criticidade”, assinala. Ele lembra que a Vertical, primeira empresa júnior de Engenharia Civil e Ambiental do Estado da Bahia, funciona no campus da FTC e o atendimento é feito por hora marcada.



AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



SEMANA DE ENGENHARIA DA FTC DEBATE EMPREENDEDORISMO


Publicado em: 02/05/2017 - 14:05:43

    Quem pensa que o empreendedorismo é uma característica exclusiva dos administradores e profissionais de áreas afins está completamente enganado. Durante três dias, estudantes, professores e empresários discutiram o Empreendedorismo na Engenharia, por meio de palestras, exposições de trabalhos feitos em sala de aula e minicursos. A V Semana de Engenharia da FTC Feira de Santana foi encerrada quinta-feira (27).
    Cerca de 400 estudantes participaram dos debates sobre os mais variados aspectos da engenharia, com profissionais como o arquiteto Ivan Rocha e o engenheiro especialista em estruturas Hélio Aragão. Entre as palestras, apresentações musicais e demonstrações de acabamento em obras e pinturas de parede. Eles também vivenciaram situações do cotidiano, em atividades desenvolvidas no Auditório Professora Terezinha Mamona e na área externa do campus.
    “O resultado superou todas as nossas expectativas”, avaliou a presidente da comissão organizadora do evento, Sulamita de Jesus Costa, destacando que “o impacto maior é a possibilidade de acesso a conhecimentos além da sala de aula”. Esse aspecto também foi destacado pelo estudante Dilton Carneiro Pedreira – Dilton Lamirê – que participou da programação com um show musical. Ele cursa o 7º semestre de Engenharia.
    Para o aluno Edivaldo Freitas, “a busca de novas vertentes para atuação do engenheiro, com iniciativas criativas e inovadoras dentro da proposta de empreendedorismo”, foi o ponto alto da Semana de Engenharia, organizada pelos estudantes do último semestre do curso, com apoio do Colegiado. Ele elogiou a escolha do tema e a qualidade dos palestrantes. “A profissão vem passando por mudanças ao longo do tempo”, atestou.
    Os estudantes também tiveram acesso a informações sobre o funcionamento e as normas do Conselho Regional de Engenharia (CREA), através da palestra do inspetor chefe do órgão no município, Mateus Mônaco, egresso da faculdade. “É importante sabermos como se dá a aplicação do conselho na vida profissional”, defendeu Mateus, que fez questão de destacar a qualidade do curso da FTC Feira de Santana.
    Também marcaram presença V Semana de Engenharia a diretora adjunta da faculdade, professora Marcly Amorim Pizzani, e o coordenador do Colegiado, professor Ernesto Neiva. Ambos ressaltaram a importância de formar profissionais inovadores e preparados para as exigências do mercado. O evento teve ainda a participação do artista plástico e professor Adailton José Santos de Jesus, que trabalha com pinturas e desenhos em 3 D.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



PROJETO IRPF


Publicado em: 24/04/2017 - 15:04:08

    A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um procedimento simples, mas que requer conhecimentos contábeis e da área tributária. A observação é do professor Abiderman Moura, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FTC Feira de Santana, que acompanhou de perto a ação dos estudantes da área no Boulevard Shopping durante a semana, para orientar e fazer a declaração.
    De segunda-feira (17) até esta quinta-feira (20), um grupo de 20 alunos se revezou no atendimento ao público. Antes, eles participaram de capacitação sobre o procedimento. “É necessário conhecer a legislação específica, as normas estabelecidas e tudo o que é exigido”, afirma Abiderman, destacando que a grande maioria das pessoas têm dúvidas, principalmente quanto à documentação necessária.
    A atividade reuniu estudantes de vários estágios do curso. Refferson Vinícius Queiroz Bastos, do primeiro semestre, considerou bastante positiva a sua participação, em especial a possibilidade de interagir com as pessoas. “É uma forma de conhecermos a realidade que vai fazer parte de nossa vida profissional no futuro”, analisou, destacando ainda o período da capacitação na faculdade.
    Daniel Lucas dos Santos Almeida também gostou da interação com o público e ressaltou a importância de ter um professor acompanhando. “Dá mais segurança”, afirmou.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



8º PRÊMIO EDUCADOR DO ANO


Publicado em: 18/04/2017 - 09:04:58

    Encontra-se aberto o  Edital de convocação para o Prêmio Educador do Ano Luiz Viana Filho edição 2017, da Academia de Educação de Feira de Santana, com inscrições a  serem  feitas  no  período  de 16  de março  a   14   de agosto deste  ano,  através do e-mail  da Academia:  academia.edufsa@gmail.com.
    Criado em abril de 2010, o Prêmio Educador do Ano Luiz Viana Filho  tem por objetivo homenagear  Professor, no pleno exercício da atividade de magistério (docência, gestão, supervisão, coordenação), autor ou executor de uma experiência inovadora que tenha contribuído para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Município de Feira de Santana.
    O Edital completo e a Resolução que instituiu o prêmio poderão ser encontrados no site da academia: academiadeeducacao.org.br  ou solicitado através do e-mail acima citado.
    O educador selecionado  receberá Certificado e Medalha de Mérito em sessão solene a ser realizada em data e local a serem previamente anunciados.
    Este Prêmio foi criado como uma forma de homenagear aquele que foi o responsável pela implantação da Universidade Estadual de Feira de Santana, o Governador Luiz Viana Filho, quando assinou o Decreto 21.583, de 28 de novembro de 1969, criando a Fundação Universidade e nomeando o seu primeiro Conselho Diretor, responsável pela organização e instalação da nossa UEFS.
    A Academia de Educação já homenageou sete educadores, os dois últimos da rede municipal de ensino e espera continuar contribuindo  para prestar  reconhecimento  a tantos outros merecedores dessa prerrogativa.

AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba



NASSAU OFERECE DESCONTO DE 40% NA MATRÍCULA DA PÓS-GRADUAÇÃO

A unidade em Feira de Santana ainda dá 20% de desconto em todas as mensalidades até o final do curso

Publicado em: 17/04/2017 - 10:04:41

    A Faculdade Maurício de Nassau de Feira de Santana está em campanha promocional para os 20 cursos de pós-graduação durante o mês de abril. O desconto é de 40% na matrícula, além de 20% nas mensalidades durante todo o período de estudo.  A proposta é levar capacitação para os moradores da região.
    Dentre as opções de especialização, estão disponíveis os cursos Docência do Ensino Superior, Auditoria e Controladoria, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Banking, Marketing Digital e Redes Sociais, Psicologia Organizacional e do Trabalho. De acordo com Aricleide Alves, coordenadora dos cursos de pós-graduação da NASSAU, a instituição tem mais de 20 cursos disponíveis em seu portfólio. Teremos “início de turmas em maio em seis cursos que, com base na análise que a gente fez de mercado, são os cursos com maior demanda", afirma.
    “A gente fez uma pesquisa, pois a ideia também, até na metodologia dos cursos, é formar profissionais que estejam aptos para o mercado. Esses cursos têm um diferencial para que os alunos possam potencializar seus resultados, desenvolveremos a inteligência emocional, capacitaremos cada um para gestão de conflitos e eles vão sair daqui sabendo lidar com as exigências do mercado”, complementa.
    Todos os cursos têm duração de um ano e meio, com aulas presenciais. Os encontros são quinzenais, aos sábados, das 8h às 17h. Além dos 18 meses de aula, o aluno terá mais três para entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Aricleide destacou que a campanha é válida somente no mês de abril, com previsão de início das aulas em maio.
    O diretor da Faculdade Maurício de Nassau, Alex Morais, destaca que parte da qualidade dos cursos é por conta da qualificação dos professores que trabalham na instituição. “Nossos professores são mestres e doutores de qualidade e nossos cursos são reconhecidos nacionalmente. A Nassau faz parte do grupo Ser Educacional, que é um dos maiores grupos de educação do país e conta com 46 instituições distribuídas pelo Norte, Nordeste e Sul, com uma rede de 160 mil alunos e 11 mil colaboradores”, afirmou.
    Para quem se interessar, o contato deve ser feito com Aricleide Alves, coordenadora dos cursos de pós-graduação da Nassau em Feira de Santana, através dos números 3221-6664, 3614-6157, 3614-6353, 3221-8133. A Faculdade Maurício de Nassau fica na Rua Barão de Cotegipe, número 1370, no Centro de Feira de Santana.


AUTORIA: Release de Lana Mattos



Mais Notícias

    Quem pensa que o empreendedorismo é uma característica exclusiva...

    A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) &ea...

    Encontra-se aberto o  Edital de convocação para o Prê...

    A Faculdade Maurício de Nassau de Feira de Santana está em campa...

    O Vestibular FAT 2017.2 foi lançado! As inscrições j&aacu...

    Sair do lugar comum, enfrentar a crise, agregar valor a pessoas e organiza&cce...

    Promover aulas menos expositivas e utilizar melhor o tempo e o conhecimento do...

    A Faculdade Nobre (FAN) e a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UN...

    O evento reuniu profissionais para falar sobre tratamento em pacientes com c&a...

    “Qual o profissional você que ser” foi o tema central de mai...


Página de 18
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Micareta 2017
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados