Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

A TOCHA OLÍMPICA EM FEIRA É DESTAQUE NA PRÓXIMA SEMANA

A Tocha Olímpica em Feira ao Adeus a Caubi, o Festival de Montreux no Rio e Cannes desfilam na coluna esta semana!
Publicado em: 20/05/2016 - 19:05:18


TOCHA OLÍMPICA

Feira de Santana receberá na próxima quarta-feira (25), a visita da  TOCHA OLÍMPICA, que percorre, há mais de uma semana,  as principais cidades do Brasil, sendo a Princesa do Sertão uma das 83 cidades brasileiras escolhidas para tal evento. Mesmo por poucas horas, os feirenses acompanharão o percurso do símbolo das Olímpiadas pelas principais ruas e avenidas da cidade, tendo início na Av. Pres. Dutra, no estacionamento da Igreja dos Capuchinhos, que fará um percurso de 7 quilômetros até chegar à Prefeitura Municipal, com revezamento de 200 metros, entre os 32 atletas escolhidos  e definidos pelo município.
Desses 32 atletas escolhidos, destaca-se a  veterana jogadora  ANA ARAGÃO, que muito contribuiu para o esporte na cidade. Não sei quem são os outros escolhidos, mas quero lembrar, (para quem não conheceu), que Feira de Santana sempre foi uma cidade esportiva desde os anos 1950. Era imbatível a equipe de vôlei e basquete da cidade, leia-se Feira Tênis Clube, tanto feminino quanto masculino. Somente para lembrar alguns  desses atletas e professores : Marinalva, Ana Nery, Norma, Marita Magalhães, Ana Aragão, Nadia Pimenta, Sônia Franco, Jurinha ,Oyama Pinto ,Paulo Falcão ,Peron Queiroz, , Gilberto Duarte (Giba), Cap. Arlindo Barbosa, e muitas jovens que  participaram das Olímpiadas Feirenses, como Hildete Galeão, Marquise Jalles e Yara Pirajá, não esquecendo os jogadores do Fluminense de Feira, como Nadinho, Merrinho e outros mais. 
 
 
FESTIVAL DE MONTREUX NO RIO

O Rio se programa para receber em janeiro de 2017, a versão brasileira do Festival de Montreux Jazz, na sua primeira edição do maior evento de jazz do mundo. A iniciativa é do produtor musical Marco Mazzola, que há 35 anos organiza a noite do Brasil no  Festival  Suíço, e do empresário Gaetano Lops.  Sem dúvida, será sucesso garantido.
O Festival de Montreux comemora 50 anos neste ano de 2016 e será realizado de 01 a 16 de julho, às margens do Lago Léman, em Montreux. Os brasileiros que se apresentarão no festival suíço, são : Elba Ramalho, Ana Carolina, Maria Rita, Vanessa da Mata, a internacional Lana del Rey e outros  artistas famosos internacionalmente.

 
SANTE SCALDAFERRI

Em Salvador faleceu no último domingo (15), o artista plástico Sante Scaldaferri, aos 88 anos. Baiano, formou-se em Belas Artes na UFBA. Suas pinturas refletiam o drama e sofrimento do povo do sertão nordestino do Brasil.   No final dos anos 60, expos em Feira de Santana, no Museu Regional, inaugurado em 1967, num concorrido vernissage, que na época, era novidade e status para os feirenses, comparecerem a  exposição de um artista soteropolitano. Os trabalhos mostrados são da Galeria Darzé, em Salvador.

 
ADEUS A CAUBY

Depois de 60 anos de imbatível sucesso, Cauby Peixoto viajou para a eternidade, aos 85 anos, deixando milhares de fãs e admiradores tristes. Cauby nasceu em Santa Rosa, Niterói, morou no Rio e fixou-se em São Paulo.  Desde jovem, nos anos 40, sua voz conquistava legiões de fãs. Dos incontáveis lugares onde se apresentou, em Feira de Santana, foi atração  nas festas do Feira Tênis Clube, Clube de Campo Cajueiro, Euterpe Feirense, nos anos dourados  da Princesa do Sertão, que tinha  o Hotel Euterpe, como uma  espécie de Hotel  cinco estrelas para a cidade . Das dezenas de vindas à cidade, tornou-se amigo de muitos feirenses, ao ponto de, após as apresentações nos clubes, ser levado por amigos para residências de abastados feirenses, onde cantava para uma seleta plateia seus sucessos, não faltando o clássico Conceição.  Tornou-se amigo do colunista Cid Daltro, ao ponto de recebê-lo como hóspede em seu apto do Rio e, mesmo ficando oficialmente em hotéis feirenses, quando aqui  se apresentava, costumava passar horas do seu tempo em Feira, na residência do Cid Daltro, na casa da rua Castro Alves. Falar na discografia do Cauby, não caberia na coluna. No livro CID DALTRO - 50 ANOS DE GLAMOUR, que será lançado em breve, narro os locais feirenses por onde andou. Cauby Peixoto se apresentou pela última com Ângela Maria, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
 
AS ESTRELAS DO FESTIVAL DE CANNES 2016

Durante a amostra dos filmes que são apresentados no  Festival de Cannes, concorrendo a Palma de Ouro, atrizes, atores  e diretores de cinema, exibem-se para uma plateia de cinéfilos que aplaudem a chegada dos convidados, que pisam no tapete vermelho, e são alvos de holofotes que o projetarão em todo o mundo. As atrizes apresentam-se com modelos de alta costura, mostrando as criações das famosas grifes.  As brasileiras que se destacaram no festival são as conhecidas Isabeli Fontana, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Sonia Braga entre outras.
As consagradas atrizes Susan Sarandon, Jodie Foster, Julia Roberts e o casal George Cloney e Amal Alamuddin,  Robert de Niro, são os grandes convidados, além da cantora Diana Ross, que deu um show no Terraço do Café Cariton, no Hotel Intercontinental em Cannes.
 
 
RIO NOIR

Em Nova York, o guitarrista do Titãs, Tony Belloto participou do pré-lançamento da coletânea policial RIO NOIR, no último dia 11, aproveitando a turnê dos Titãs pelos Estados Unidos. A editora Akashic Books lançou  o livro que trata de uma antologia de contos policiais que o músico e escritor organizou., O livro  apresenta contos de Alfredo Luiz Correia, MV Bill, Guilherme Fiuza, Luiz Fernando Veríssimo, Arnaldo Block, Tony Belloto e outros escritores, que narra cada bairro do Rio de Janeiro, do Leme a Bangu.
 
CLARICE LISPECTOR

No Rio, a antiga moradora do bairro do Leme, Clarice Lispector, ganhou uma estátua, no último domingo (15), com seu cachorro Ulisses. Clarice nasceu na Ucrânia e radicou-se no Brasil, no bairro do Leme. A iniciativa de eternizar a escritora de "A Hora da Estrela" e "Laços de Família" partiu da professora de literatura Teresa Monteiro, que é a sua biógrafa.  A escultura é obra do artista Edgar Duvivier.
Aproveito para lembrar uma das suas citações:
“DIZEM QUE A VIDA É PARA QUEM SABE VIVER, MAS NINGUÉM NASCE PRONTO. A VIDA É PARA QUEM É CORAJOSO O SUFICIENTE PARA SE ARRISCAR E HUMILDE O BASTANTE PARA APRENDER.”
 
 

 

 

 



Fonte: José Francisco Brandão







Página de 1






75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br