menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ABERTO DO CUCA EXALTA A DIVERSIDADE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS


Publicado em: 21/09/2018 - 14:09:24

    Mais de 100 atividades, entre oficinas de pintura e mosaico, artesanato, desenho, música, fotografia, apresentações de dança e outras linguagens artísticas, atraíram um público estimado em 3.500 pessoas para o cenário de mais uma edição do Aberto, realizado no Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs), na quinta-feira (20).
    O artista, xilogravador e escritor, Luiz Natividade, expositor no Aberto desde a primeira edição, disse que o espaço é a possibilidade de mostrar a efervescência da arte em Feira de Santana. Com o detalhe de que “é sempre um prazer fazer a arte ao vivo”, destacou. 
    Eli Carvalho, que foi ao Aberto com as amigas de trabalho, parabenizou a programação e reafirmou a importância desse evento. “Participar do Aberto do Cuca, faz muito bem para a saúde e para a mente. Salientando que a “programação está muito boa, já participei outras edições e gosto muito”.
    De acordo com a diretora do Cuca, professora Rosa Eugenia, o Aberto proporcionou um dia de diversidade e oportunidades. “Uma das características do Aberto é a democracia dos estilos, o que mais uma vez foi comprovado”.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ABERTO DO CUCA


Publicado em: 20/09/2018 - 10:09:06

12º Edição do ABERTO do CUCA - Exposição de Jorge Galeano e artes visuais de Júlio Firmo, Coelho, Charles Mendes, Kbça, Kaique Oliveira, dentre outros, além de música, dança e teatro, das 08h às 23h.

 


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ABERTO DO CUCA REÚNE A DIVERSIDADE CULTURAL DE FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 18/09/2018 - 15:09:36

    Oficinas, workshops, apresentações musicais, dança, teatro, circo, poesia, cordel, artesanato e artes plásticas. Essas são opções para quem se dirigir ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nesta quinta-feira (20), para prestigiar a 12ª edição do “Aberto”. O objetivo é oportunizar, evidenciando a diversidade de linguagens, a divulgação das produções de quem trabalha com arte e cultura na cidade de Feira de Santana.
    As atividades estão programadas para começar às 8h e englobarão mais de 100 apresentações ao longo do dia. O encerramento do evento contará com a presença de dois renomados artistas feirenses: Cecé e Paulinho Jequié, com o show "Contaria Brasileira".
    De acordo com a diretora do Cuca, professora Rosa Eugenia Vilas Boas, a diversidade, que é uma característica do evento, que abrange um público bem heterogêneo: crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Todos os anos, o Aberto costuma reunir um público aproximado de três mil pessoas ao longo do dia. O Aberto, que tem entrada franca, acontece em comemoração ao aniversário do Cuca.
    A programação inclui as exposições “Atelier Galeano” e “Feira na Lata: Grafite Arte e Memória Urbana em Síntese” que ficarão em cartaz no Museu Regional de Arte (MRA/Uefs). O vernissage acontece no dia 19 de setembro (quarta-feira), a partir das 19h30. O Cuca fica localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ABERTO DO CUCA 2018

EXPOSIÇÕES MUSEU REGIONAL DE ARTE “ATELIER GALEANO” e “FEIRA NA LATA: Grafite Arte e Memória Urbana em Síntese”

Publicado em: 13/09/2018 - 15:09:29

    O Museu Regional de Arte apresenta na 12º Edição do ABERTO do CUCA propostas expositivas diferenciadas, nas quais o visitante, além de conhecer as recentes criações do artista visual Jorge Galeano e de um grupo de atuantes grafiteiros da cena cultural feirense; poderá estabelecer novas relações com o Patrimônio Local pelo contato com processos de criação e dinâmicas de valorização artística.
    A ação referenda trajetórias contribuintes ao processo de urbanização desta cidade, reunindo representações materiais e imateriais que perpassam movimentos e linguagens culturais contemporâneas.
    Na mostra “Atelier Galeano” o artista ocupa fisicamente as salas do MRA, propondo dinâmicas de interação entre a arte, o público e seu cotidiano, para assim, transcender a lógica de “atelier” enquanto momento de imersão do artista no isolamento, para a de momentos de inspiração, compartilhados enquanto fontes educativas e culturais que incentivem o despertar de novos talentos. Argentino de Concordia Galeano estudou na Escola de Belas Artes de Buenos Aires, é reconhecido internacionalmente como artista multifacetado que dialoga com elementos naturais sertanejos e andinos, pautando composições características por cores vibrantes e a possibilidade de imersões cognitivas.
    A exposição “FEIRA NA LATA: Grafite Arte e Memória Urbana em Síntese” é resultado do convite a artistas locais da cidade que trabalham os espaços de Feira de Santana enquanto suporte artístico, através do grafite. O grupo é composto por nomes como Júlio Firmo, Coelho, Charles Mendes, Kbça, Kaique Oliveira, dentre outros. Artistas que apresentam pela primeira vez no Museu Regional de Arte a composição coletiva de painéis reflexivos sobre o patrimônio em nossa cidade, mesclando influências urbanas e criatividade artística, em trabalhos inéditos, cujo principal objetivo é enfatizar a valorização da identidade cultural do grafite e suas relevantes contribuições enquanto expressão que dota de cores, inquietudes, símbolos de liberdade e memória, o cinza das cidades, convertendo-as espaços públicos de reflexão estética.
    Vale conferir!


AUTORIA: Cristiano Cardoso



INSTITUTO FLOR DE LÓTUS REALIZA PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Com carga horária de 440 horas e 100% presencial, as aulas tem início em outubro

Publicado em: 10/09/2018 - 10:09:02

    Profissionais graduados nas áreas de pedagogia, educação e educação física, fonoaudiologia, psicologia, terapeuta ocupacional e interessados já podem se inscrever para a primeira turma de especialização em Transtorno do Espectro Autista, realizada pelo Instituto Flor de Lótus (Rua: Senador Quintino, 216 - Olhos D´água – Feira de Santana) em parceria com a UNIQ (Faculdade de Quixeramobim) as aulas estão previstas para o mês de outubro de 2018.
    Com objetivo de promover o aprofundamento teórico-prático sobre o TEA, o curso traz uma base na literatura científica atual, fornecendo conhecimento instrumental ético, técnico e jurídico para atender desde as crianças, até os adolescentes e os adultos diagnosticados ou com suspeita diagnóstica de TEA, oferecendo desta maneira, um apoio aos familiares e uma boa qualificação profissional.
    Metodologia
    Com vagas limitadas e aulas 100% presenciais, a especialização é voltada para uma qualificação ampla dos profissionais e realizará uma metodologia prática com uma carga horária de 440 horas, além das aulas expositivas, atualização sobre o tema, debates e práticas clínicas
    Entre as disciplinas aplicadas, estarão: Metodologia da Pesquisa Científica; Ética Profissional e Responsabilidade Social; Avaliação, Classificação, Comorbidades e Medicação no Transtorno do Espectro Autista; Teoria e Terapia de Integração Sensorial Aplicada ao TEA; Apoio e Acompanhamento das Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais; A Linguagem e a Intervenção Fonoaudiológica no Autismo; Desafios do Adolescente e do Adulto Autista.
    Instituto Flor de Lótus
    Recém-chegado em Feira de Santana – com inauguração no Início de 2018 – o Instituto Flor de Lótus promove práticas integrativas e educacionais com técnicas e métodos que visam o bem-estar, longevidade e aperfeiçoamento do ser humano, além da integração corpo e  mente. Psicoterapia, Constelação Familiar, Reiki, Biodança, Yoga, Tethahealing são alguns dos serviços oferecidos pelo estabelecimento.
    Serviço:
    O quê: Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista
    Onde: Instituto Flor de Lótus (Rua: Senador Quintino, 216 - Olhos D´água)
    Quando: Setembro de 2018
    Investimento: R$300,00 (mensalidade) e R$100,00 (matrícula)
    Mais informações: Gracianne Dantas (75 9 9191-6612)
    Maisa Jones (71 9 9130-5355)
    Imprensa:
    AGL Comunicação / Ana Geisa Lima
    (71) 9 9289-1427 / agljornalismo@gmail.com



AUTORIA: AGL Comunicação / Ana Geisa Lima



EXPOSIÇÃO ENCERRA OFICINA DE FOTOGRAFIA SOBRE MEIO AMBIENTE NA FTC


Publicado em: 03/09/2018 - 16:09:18

    Uma pequena borboleta encontra um ponto verde em meio à folhagem seca; duas formigas transportam o alimento, indiferentes à presença humana; o material plástico descartado sem cuidado junto à nascente; um pássaro engaiolado em pleno parque. Situações como essas foram destaque na mostra que encerrou, nesta quinta-feira (30), a Oficina de Fotografia, realizada pela FTC Feira de Santana, em parceria com a Abrienger Engenharia Ambiental.
    Os registros foram captados pelas lentes dos alunos de Engenharia Ambiental que participaram do curso, dividido em duas partes, teoria e prática, sob a orientação do professor Luciano Macêdo. Depois das aulas no campus da Faculdade, os estudantes foram a campo para colocar em prática o aprendizado de dois dias. No Parque da Cidade Frei José Monteiro, o grupo produziu fotografias artísticas e flagrantes de degradação do meio ambiente.
    Formado em Cinema, Luciano Macêdo afirmou que os alunos, em sua maioria, demonstraram sensibilidade, o que é fundamental para a fotografia. “Mas a técnica é essencial, inclusive para que eles conheçam o potencial dos próprios equipamentos”, disse o professor. Pensamento semelhante ao de Jasmini Tomé, que registrou “a resiliência da natureza, que renasce até em um tronco de árvore cortado”, conforme frisou.
    Rayanne Lima apurou o olhar sobre as formigas e gostou do resultado, da mesma forma que Raicka Telles, que emoldurou o pássaro no cativeiro, e Geisica Moreira identificou a borboleta entre as folhas secas. Já Clécia Sampaio desviou o olhar da beleza natural, para registrar o descaso das pessoas que visitam o parque e deixam por lá lixo. “Acredito que o objetivo foi alcançado”, avaliou a professora Juliana Nunes, coordenadora do Colegiado de Engenharia Ambiental, que também participou do curso.
    A exposição tem caráter itinerante e será montada em vários lugares até dezembro, segundo informou Roseane Oliveira dos Santos, da empresa Abrienger Engenharia Ambiental, prestadora de serviço à Embasa, responsável. “É um projeto de controle social e de educação ambiental para a população da área de intervenção do setor Leste”, explicou. Ela destacou a importância da parceria com a FTC, “instituição de ensino de referência”.
    Sobre a Rede FTC
    A FTC é uma rede com mais de 18 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social. Além das unidades em Salvador (Paralela e Comércio), a Rede também atua em diversas cidades do Brasil, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Juazeiro (BA), São Paulo (SP) e Petrolina (PE), com mais de 30 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e mais de 25 mil alunos. O portfólio educacional da Rede FTC ainda comporta o Centro de Idiomas THINK, com seis unidades em cidades na Bahia e em Pernambuco, e o Sistema de Ensino Plural, adotado em diversas escolas do país.


AUTORIA: Madalena de Jesus



LANÇAMENTO DO LIVRO “POESIA MÊS A MÊS”


Publicado em: 30/08/2018 - 15:08:56

    No dia 1 de setembro, as 16h, acontece no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana, o lançamento do livro Poesia Mês a Mês de Cathy Arouca. A jovem, que completa 20 anos no dia do evento, depois de publicar duas antologias poéticas com outros autores feirenses, embarca na publicação do seu livro autoral.
    “Eu sempre tive muito apego pelo girassol, é inclusive a marca da minha pagina de poesia na internet e o que dá capa para o livro. Girassol é a flor que aponta pra luz. Quando não consegue achar o sol, aponta pra flor do lado, pra dividir o cuidado. Sinto que o livro é acolher um girassol em casa. A semente de poesia floresceu nas páginas.“, afirma a autora.
    O lançamento do livro conta com diversas manifestações artísticas: som ao vivo, exposição de arte, declamação, unidos ao coquetel soam uma boa programação pra o fim da tarde de sábado.

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



IV EDIÇÃO DO CAFÉ DRAMÁTICO HOMENAGEIA VINÍCIUS DE MORAES


Publicado em: 24/08/2018 - 10:08:40

    O Café Dramático, em sua quarta edição, volta ao Museu de Arte Contemporânea - MAC e homenageia o cantor e compositor Vinicius de Moraes. A leitura dramática do texto Orfeu da Conceição acontece no dia 29, às 20h, e contará com um bate-papo sobre o texto e o autor.
    O texto é uma adaptação do mito de Orfeu, uma tragédia grega o qual o poeta faz tudo para conseguir o amor de sua Eurídice. Vinícius traz a obra para a realidade brasileira, transpondo para o contexto de um morro carioca sob o pano de fundo do carnaval.
    A obra marcou o início da famosa parceria com o cantor e compositor Tom Jobim, que compôs a trilha musical da peça. Além disso, a peça nos apresenta a vertente dramaturga do autor, que é mais conhecido por seu trabalho como poeta e músico.
    O elenco da leitura de “Orfeu da Conceição” é formado por artistas atuantes no cenário feirense. A direção e produção é de Araylton Públio, com apoio do MAC através da Fundação Cultural Egberto Costa.

    SERVIÇO
    O QUÊ: IV Café Dramático
    QUANDO: 29 de agosto de 2018  às 20h
    ONDE: Museu de Arte Contemporânea - MAC
    ENTRADA GRATUITA

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA RAIMUNDO DE OLIVEIRA REALIZA A 8º EDIÇÃO DA MOSTRA DE FOTOGRAFIA ARTÍSTICA – PANORAMA 2018


Publicado em: 20/08/2018 - 14:08:42

    Dando continuidade à dinâmica de exposições do MAC no ano de 2018, será realizado no dia 23 de agosto, às 20h, a abertura de mais uma edição da Mostra de Fotografia Artística – Panorama 2018. O evento é uma referência ao dia mundial da Fotografia, que ocorre no dia 19 de agosto.
    A exposição ficará disponível para visitação até o dia 18 de setembro. Já foram confirmados nomes como Juraci Dórea, George Lima, Iderval Miranda, Ângelo Pinto, Ney Rios, Pedro Juarez, Victor Venas e Levy Costa. A exposição vai contar ainda com trabalhos de apreciadores e membros do clube de fotografia de Feira de Santana, fotógrafos das cidades de Salvador, Araci e Paulo Afonso.
    Na oportunidade, alunos de fotografia do CUCA irão expor um painel com trabalhos coordenados pela fotógrafa Ana Reis.
   
    Serviço
    O Quê: Mostra de Fotografia Artística- Panorama 2018
    Quando: 23/08/2018 às 20h
    Onde: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira- MAC
    Entrada Gratuita.

AUTORIA: ASCOM/FUNTITEC



Mais Notícias

    Uma pequena borboleta encontra um ponto verde em meio à folhagem seca; ...

    No dia 1 de setembro, as 16h, acontece no Museu de Arte Contemporânea de...

    O Café Dramático, em sua quarta edição, volta ao M...

    O Circuito Nacional Sesc de Formação de Ouvintes Musicais, com o...

    O poeta Antonio Alves Lopes (1918-1991) natural de Feira de Santana cidade na ...

    O leia mulheres é um projeto que tem como objetivo disseminar e incenti...

    A Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, no exercício da Pr...

    Oficialmente a Expo Portal será aberta nesta quarta-feira (25) as 19h, ...

    O Vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são grand...


Página de 26
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Feira 185 anos

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados