menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ESPETÁCULO ROSAS NEGRAS NO TEATRO DO SESC CENTRO (05/03)


Publicado em: 01/03/2022 - 16:03:42

    ROSAS NEGRAS é um espetáculo solo da atriz e coreógrafa Fabíola Nansurê, com direção de Diana Ramos, dramaturgia de Onisajé, coreografia de Edleuza Santos e direção musical de Jarbas Bittencourt. Este espetáculo integra o projeto NATAS EM SOLOS – SEIS OLHARES SOBRE O MUNDO. Aprovado pelo prêmio FUNARTE de teatro Myriam Muniz no ano de 2015.
     A atriz Fabíola Nansurê empreendeu uma pesquisa voltada para a criação de um espetáculo teatral que traz, em sua dramaturgia, histórias de vida de algumas mulheres negras com relevantes contribuições para a luta contra a discriminação e a violência contra a mulher e principalmente contra a mulher negra.
    O espetáculo põe em cena a beleza, o vigor, a inteligência, a sensualidade e sensibilidade da mulher negra lutando contra os estigmas e os estereótipos imputados a elas pelo processo de colonização. Rosas Negras reverência à ancestralidade feminina, coloca a mulher negra como protagonista da sua própria história, cria referência, empodera, potencializa a autoestima e valorização de nossas raízes negras.
 
SERVIÇO:
O que: Dramaturgia
Título: Rosas Negras
Atriz: Fabíola Nansurê
Direção: Diana Ramos
Projeto: NATAS EM SOLOS – SEIS OLHARES SOBRE O MUNDO.
Quando: 05/03/2022 às 19:00 h
Onde: Teatro do SESC Centro

AUTORIA: Release do espetáculo



ADEUS AO DR. HELDER ALENCAR, O ETERNO PROCURADOR DA UEFS


Publicado em: 09/02/2022 - 01:02:03

    É com profundo pesar que a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decreta luto oficial e comunica o falecimento do Dr. Helder Alencar, o eterno procurador jurídico da universidade que faleceu hoje (9), em Feira de Santana.
    Advogado, jornalista e historiador Hélder Loyola Guimarães de Alencar esteve boa parte dos seus quase 40 anos como servidor público à frente da Procuradoria Jurídica da Uefs, se dedicando quase que exclusivamente a instituição, que sempre contou com sua presença nas decisões mais importantes, significativas e difíceis ao longo do anos, como ressalta a reitora em exercício da Uefs, professora Amali Mussi; “Nossa instituição está em luto em respeito e admiração por toda uma trajetória. Dr. Helder não passou pela Uefs, ele ajudou a construir e a consolidar essa instituição. Seu legado permanece e a sua presença se eterniza na Uefs”.
    Reconhecido por todos por sua inteligência, sobriedade, inteligência, honradez e imparcialidade Dr. Helder sempre foi um verdadeiro exemplo de profissionalismo, como fazem questão de ressaltar todos que conviveram com ele. Em 2020, durante a pandemia, Dr. Helder encerrou seu ciclo na Uefs deixando a instituição depois de 39 anos em função da extinção do cargo de procurador nas autarquias estaduais.
    Autor de vários artigos da área de direito, Dr. Helder como jornalista foi editor chefe do extinto Jornal Feira Hoje e na gestão municipal atuou como chefe de gabinete do Governo João Durval entre os anos 1967/1971.
    Dr. Helder deixa esposa, filhos e netos. O enterro ocorreu no dia 9, às 11 h, no Cemitério Piedade. Não houve velório, em virtude dos protocolos sanitários contra a covid.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



SUPERTERNO DESABAFA SOBRE LÓGICA PERVERSA DO DINHEIRO EM SINGLE INÉDITO


Publicado em: 25/01/2022 - 01:01:41

    Dinheiro não traz felicidade? É com esse questionamento que a banda Superterno retrata a forma perversa que a lógica do dinheiro se impõe aos indivíduos em seu mais novo single “Dinheiro”, que também irá ganhar um visualizer com lançamento marcado para esta terça-feira, 25, nas plataformas digitais. Com sonoridade influenciada pelo rockabilly e pelo blues e referenciada em sons como Jimi Hendrix, Mutantes e The Who, a música traz um desabafo em um vocal explosivo, acompanhado de um instrumental potente e flamejante.

Save the date

    “Dinheiro” é inspirado na ideia de que, mesmo com toda adversidade, as situações podem ser enfrentadas com o entusiasmo, desejo de mudança e toda a atitude típica do rock ‘n’ roll. “Trata-se de uma crítica sobre como lidamos e precisamos do dinheiro. Enquanto uns, que tem muito e dizem que grana não compra felicidade, os menos favorecidos prontamente discordam”, explica o vocalista e guitarrista Bluzera. “Em meio a isso tudo, o single traz um ritmo forte, que condiz com a essência do rock ‘n’ roll, que tem o senso de humor debochado, que nos estimula a indagar tudo sem deixar de nos divertir nessa caminhada”, completa.

Foto: Rafael BardoSuperterno
    A Superterno é formada por Kadu Oliveira (voz e baixo), Lucas Ongaratto (bateria) e Bluzera (voz e guitarra). Eles se conhecem desde a infância e sempre tocaram juntos nas oportunidades que surgiam, principalmente em bares e festas particulares. Passaram a solidificar o formato atual da banda em meados de 2017, formando oficialmente a Superterno em 2018, na cidade de Feira de Santana (BA).
    A intenção do grupo sempre foi de mostrar e espalhar as mensagens explosivas, típicas do rock ‘n’ roll, influenciados por esse mesmo espírito libertador nas suas canções autorais. A inventividade contida nas canções de bandas como Beatles, Rolling Stones, Mutantes e Oasis estão no DNA do grupo, assim como a alegria desconcertante em contar histórias contidas em canções de Raul Seixas, Bob Dylan, Caetano, Gil e Jorge Ben.
    Ao longo da sua existência, a Superterno já participou de festivais no interior e na capital, sempre acreditando no poder transformador da música na vida das pessoas. O intuito original foi se transformando e amadurecendo e passaram a valorizar em crescente junto ao público as canções autorais dentro do repertório. 

FICHA TÉCNICA
SINGLE
Produção: Banana Atômica e André T
Composição: Bluzera
Banda: Bluzera (Voz e Guitarra), Kadu Oliveira (Voz e Baixo) e Lucas Ongaratto (Bateria)

CLIPE
Direção: T Brandão e Rafael Cerqueira
Produção: T Brandão, Rafael Cerqueira e Superterno
Imagens: T Brandão e Rafael Cerqueira
Edição: T Brandão e Rafael Cerqueira
Colorização: Rafael Cerqueira e Cristian Jonatan (Mestre Yoda)

Ouça Super Terno

Siga a Superterno no Instagram

AUTORIA: Release da Vagalume Press



VERANEIO MARCOU A RETOMADA DAS ATIVIDADES DO FEIRA COLETIVO CULTURAL

Com shows de André Prando, Isa Roth, Melly e Tofallini. O Evento será realizado no domingo (16/01), no espaço Seu Zé Lounge Bar.

Publicado em: 15/01/2022 - 02:01:05

    Após quase dois anos com as atividades presenciais suspensas por conta da pandemia, o Feira Coletivo Cultural, com apoio da produtora BANANA ATÔMICA, retoma seus trabalhos em grande estilo. No domingo (16), às 16 horas, em Seu Zé Lounge Bar, rolou o VERANEIO 2022.
    Esta edição promove o retorno do cantor e compositor André Prando à Feira de Santana, após seu ùltimo contato com o público local em 2017, em um dos show mais marcantes do Festival Feira Noise daquele ano.
    Além de Prando, a festa contará com o show da artista Isa Roth em sua primeira apresentação presencial após o lançamento, pelo selo Banana Atômica, do
EP MAIS (2021), altamente elogiado pela crítica especializada.
    Para completar a “line-up” da festa, o VERANEIO trará pela primeira vez a Feira de Santana, a soteropolitana Melly e a conquistense Tofallini, ambas com trabalhos de destaque no cenário musical baiano, e que você pode conferir nas principais plataformas de streamings.
    Estávamos ansiosos por esse retorno, mas não queríamos perder a dimensão do cuidado num momento que ainda é delicado. Por isso, só agora, resolvemos retomar as atividades com uma margem de segurança e responsabilidade”, afirmou Joilson Santos – produtor cultural e coordenador do Feira Coletivo.
    Os ingressos do VERANEIO estão à venda no Sympla e o primeiro lote conta com preço promocional (R$30,00). O evento vai seguir os protocolos de saúde indicados pelas autoridades sanitárias e será exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19.

SERVIÇO:
O quê: Veraneio
Quando: 16 de janeiro de 2022
Onde: Seu Zé Lounge Bar / Feira de Santana às 16 horas
Valor: ingressos à venda no Sympla
Realização: Feira Coletivo Cultural
Apoio: Banana Atômica

AUTORIA: Release da Ascom do Feira Coletivo - Elsimar Pondé



ENCRUZILHADA INTERGALÁTICA: FEIRA DE SANTANA É CENÁRIO DE INVASÃO ALIENÍGENA

Canção “Cordel da Caixa D’água” de Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio ganha versão em formato de livreto ilustrado.

Publicado em: 20/12/2021 - 00:12:49

    Para quem ainda não teve a oportunidade de escutar a estória do ET que se perdeu em Feira de Santana e viu sua nave espacial ser transformada na Caixa D’água da cidade, ainda há salvação! A invasão alienígena narrada na canção “Cordel da Caixa D’água” (escute aqui) ganhará uma versão em formato de livrinho ilustrado.
     Para concepção da obra, Uyatã Rayra (autor) convidou o ilustrador Siddhartha Gautama para embarcar nesta missão “sideral” e juntos buscaram inspiração em xilogravuras, cartas de tarô, pinturas egípcias e revistas em quadrinhos. “Os traços tiveram influência direta do artista plástico feirense Juraci Dórea e do xilogravurista pernambucano Gilvan Samico”; conta Uyatã. Tais referências foram fundamentais para que o livreto fosse dotado de um aspecto semi-artesanal: tanto a impressão, quanto a textura das páginas conferem à publicação uma aparência rústica.
    Os desenhos guiam os leitores numa aventura surrealista, na qual Ovnis e Ciborgues se misturam com monumentos, gírias e personagens clássicos da Princesa do Sertão. “É a Fêra corrida no pique do futuro do pretérito imperfeito”, brinca Uyatã.
     Para explicar melhor os pormenores desta saga, Uyatã e Siddhartha realizaram no dia 18 de setembro (uma quinta-feira), às 19:30, uma live de lançamento do “Cordel da Caixa D’água” ilustrado. A atividade foi transmitida no Instagram, através dos perfis: @uyatarayra e @sidarta_setubal.
    "O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal."

AUTORIA: Release de divulgação do lançamento do livro.
Fotos




PROGRAMAÇÃO DO SESC CENTRO DE 09 A 12/12

Programação nos diversos espaços do Centro Cultural do SESC Centro em Feira de Santana, entre os dias 09a 12 de dezembro de 2021.

Publicado em: 08/12/2021 - 16:12:26

Sábado - 11/12 - 20h [14 anos +]
Espetáculo Dengo - Uma carta para o amor preto
A palavra dengo, de origem banta, é um pedido de aconchego no outro em meio ao duro cotidiano. Esse aconchego perpassa pelas diversas noções da palavra amor. Em seu novo solo, a AfroDrag Barbárie Bundi criada pelo multiartista Thiago Romero mergulha na construção afetividade negra, principalmente na afetividade LGBTQIAP+ preta.

- INGRESSOS: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (Meia | Cartão Sesc)

Domingo - 12/12 - 18h [LIVRE]
Concerto Tenor Ronald Martins

- INGRESSOS: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia) | R$ 24 (cartão Sesc)
EVENTOS OCORRIDOS ANTERIORENTE
Quinta - 09/12 - 20h [16 anos +]
    Espetáculo  Travessia de Teatro de Joel Carlos e Raphael Cardoso escrita a partir do cruzamento entre “A Gaivota” de Anton Tchecov, “Os Sertões” de Euclides da Cunha e “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, propõe, através da contracenação da Feiticeira Gaivota (Débora Almeida), Voz Mar e Surubim Xamã Jagunço (Joel Carlos) e o Rasgo da Voz (João Caetano), uma banda e projeções (Mailson Santana), discursos encruzilhadas, profusão de acontecimentos e novas aberturas no campo do sensível para ir além do que se vê.

- INGRESSOS: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) | R$ 18 (cartão Sesc)

Sexta – 10/12 – 18h30 [LIVRE]
O Melhor Happy hour da cidade no Café Teatro do Centro Cultural com @kareenmendes com muita MPB, samba e muito mais.Devemos ressaltar que Kareen Mendes, cantora, compositora, com vários projetos musicais em andamento, canta divinamente, com timbre de rara beleza, compões e participa da vida cultural da cidade de forma robusta, estará no Sesc mostrando a sua arte, nesta sexta-feira (10/12/2021).

Sábado - 11/12 - 09h às 18h [14 anos +]
Oficina Gratuita "AUTOFICIONALIZAR – O INÍCIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESCRITA CRIATIVA"
- Noções básicas de Escrevivência, dramaturgia negra e autoficção; exercícios de escrita criativa: escrever a partir do objeto; jogo com vocabulário; leitura de obras de grupos teatrais; a experiência de escrever para coletivos teatrais.

- INGRESSOS: Gratuito | 15 vagas | Link para inscrição na Bio do Instagram @sescfeiraba

AUTORIA: Release da Ascom do SESC Centro - Feira
Fotos




CIRCUITO MOVIAFRO ACONTECE NOS PRÓXIMOS DIAS 05 E 12, NOS BAIRROS DO FEIRA X E JARDIM DA PAQUERA

O evento faz parte do Projeto Moviafro, aprovado no edital 2021 da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular

Publicado em: 04/12/2021 - 01:12:15

    A primeira edição do Circuito Moviafro 2021 ocorrerá no próximo domingo (05), no bairro Feira X, (praça do skate), a partir das 9h.  O evento vai proporcionar diversas atividades artísticas, uma feira com diversos serviços oferecidos por afro empreendedores, serviços como massoterapia, exposição de moda, confecção de tranças e a presença dos artistas Ronnye Liens e Jef Akeno.
No dia 12 de dezembro, a segunda edição do evento ocorrerá na praça principal do Bairro Jardim da Paquera, também a partir das 9h, com diversos serviços, exposições de moda e feira de afro empreendedores, dentre outras atividades culturais. No encerramento, haverá um show da banda Afropop.
    De acordo com Val Conceição, coordenador do evento e proponente do projeto aprovado na Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, o Circuito ocorrerá de maneira segura e obedecendo todos os cuidados para evitar contaminação pela Covid-12. “Por ser em lugares abertos e arejados, resolvemos seguir com as nossas atividades. Será um evento lindo, tenho certeza disso”, convidou.
    Além de ter sido contemplado com o edital da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2021, a realização do evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – Secel.
    O Circuito Moviafro é um dos 20 projetos contemplados na Mostra da Diversidade Cultural - 2021, um edital que tem a realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal e Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que busca promover ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial em Feira de Santana desde 2016.
 
Sobre a Mostra
    A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura e, desde 2016, vem apoiando grupos e artistas de diferentes atuações culturais em Feira de Santana.
    Cerca de 90 grupos culturais e iniciativas locais já foram contemplados, com repasse de mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para os projetos realizados em Feira de Santana, além da oferta de ações formativas e realização de Mostras artísticas e culturais. Esta edição de 2021, assim como a edição de 2020, se adaptou ao formato virtual, em atendimento às demandas dos artistas e grupos culturais frente às dificuldades vividas neste momento de pandemia da COVID-19.
    Neste ano, o edital disponibilizou um valor total de R$101.000,00 (cento e um mil reais), distribuídos para 20 projetos, sendo sete propostas de 7.000,00 (sete mil reais) na CATEGORIA I e 13 propostas de 4.000,00 (quatro mil reais) na CATEGORIA II.

AUTORIA: Release de "O Cordel" - Cid Fiúza



MOSTRA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Imagens da Cultura Popular terá sete dias de programação O evento será online, entre os dias 24 e 30 de novembro, através do Youtube da Ong Favela É Isso Aí

Publicado em: 20/10/2021 - 23:11:23

     A edição 2021 da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular em Feira de Santana terá início no próximo dia 24 de novembro, com exibição de projetos contemplados no edital deste ano. A programação faz parte da primeira etapa da Mostra e seguirá até o dia 30, com exibição de documentários, vídeo-dança, lives e publicação de catálogo, entre outras produções artísticas. O material será exibido através do youtube da Ong Favela É Isso Aí (www.youtube.com/favelaeissoai) e na página da Mostra (https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/), com detalhes nas suas redes sociais - @mostraculturafsa – instagram e facebook.
- Veja programação completa clicando aqui
    A quarta edição da Mostra em Feira de Santana teve seu edital lançado em julho deste ano e contemplou 20 projetos culturais do município, sendo sete projetos da Categoria I – projetos experientes e 13 na Categoria II – projetos iniciantes. A Mostra é parte do Programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a ONG Favela é Isso Aí.
    Clarice Libânio, coordenadora da Mostra, convida os Feirenses a prestigiar esta edição: “Chegou a hora de conferirmos as produções propostas por cada projeto contemplado na nossa Mostra da Diversidade 2021. Feira de Santana é realmente uma região muito rica e a nossa intenção é justamente destacar essa riqueza cultural”.
A Mostra foi pioneira em Feira de Santana em adaptar o edital para uma versão que respeitasse o momento pandêmico. Neste ano, mesmo com o início da abertura para eventos presenciais, os organizadores mantiveram o formato mais seguro, com poucas ações presenciais e com a Mostra das produções totalmente online.
 Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert Feira de Santana, destacou este diferencial: “Chegamos a mais uma edição da nossa Mostra e estamos muito felizes em poder dar continuidade a esse projeto, que tanto valoriza a produção cultural feirense. A pandemia fez com que a Mostra ganhasse outros formatos, mas as dificuldades não comprometeram a grandiosidade do evento. Tudo foi realizado com total carinho e segurança”, reforça.
    A Mostra final, segunda etapa do projeto, ocorrerá no mês de dezembro, com apresentações artísticas gravadas e transmitidas em formato de lives, além de feiras presenciais. Siga as redes sociais da Mostra e da ong para não perder nenhum detalhe desta iniciativa.

Saiba mais - Sobre a Mostra
    A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura e, desde 2016, vem apoiando grupos e artistas de diferentes atuações culturais em Feira de Santana.
    Cerca de 90 grupos culturais e iniciativas locais já foram contemplados, com repasse de mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para os projetos realizados em Feira de Santana, além da oferta de ações formativas e realização de Mostras artísticas e culturais. Esta edição de 2021, assim como a edição de 2020, se adaptou ao formato virtual, em atendimento às demandas dos artistas e grupos culturais frente às dificuldades vividas neste momento de pandemia da COVID-19.
Neste ano, o edital disponibilizou um valor total de R$101.000,00 (cento e um mil reais), distribuídos para 20 projetos, sendo sete propostas de 7.000,00 (sete mil reais) na CATEGORIA I e 13 propostas de 4.000,00 (quatro mil reais) na CATEGORIA II.

Sobre o programa Belgo Bekaert Forma e Transforma
    A iniciativa promove formação artística, empreendedora e estímulo ao desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e comunitário por meio da arte e da cultura, o programa promove ações de formação de artistas, gestores, empreendedores culturais, públicos e plateias. Valorizando e respeitando os saberes e os fazeres locais, o programa também atua com foco na democracia cultural, promovendo a descentralização de recursos financeiros, que são repassados por meio de micro editais com premiação em dinheiro. O programa busca dar oportunidade aos empreendedores e artistas de dinamizarem o aprendizado por meio da prática. O programa é viabilizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Belgo Bekaert Arames
    A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Atualmente a empresa possui 9 unidades: 5 em Minas Gerais, sendo duas na cidade de Contagem, e fábricas únicas em Vespasiano, Sabará e Itaúna; duas na Bahia, na cidade de Feira de Santana; e duas em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré.

Sobre a Fundação ArcelorMittal
    Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal busca transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão, formação de cidadã e para um mundo melhor. Alinhada às estratégias do Grupo ArcelorMittal, a Fundação tem a educação, cultura e esporte como eixos prioritários, realizando iniciativas nos territórios de influência das empresas do Grupo que promovem o acesso a oportunidades para crianças e jovens e possam, assim, experimentar mais participação, inclusão e protagonismo na sociedade. Os investimentos são feitos por meio de recursos da ArcelorMittal ou incentivo fiscal.

SERVIÇO
Para mais informações sobre a Mostra, visite as redes sociais:
Instagram: @MostraCulturaFSA
Facebook: https://www.facebook.com/mostraculturafsa
YouTube:https://www.youtube.com/c/favelaeissoai/videos?
Site: https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/
Página com os resultados da pesquisa e livros de Feira de Santana: https://www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/territorios/feira-de-santana/

AUTORIA: Relese de oCordel - Cid Fiuza (75) 99191-5071



ARTISTAS, INTELECTUAIS E ESCRITORES FUNDAM A ACADEMIA METROPOLITANA DE LETRAS DE FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 07/11/2021 - 03:11:09

    Feira de Santana e região acaba de ganhar mais um reforço para a difusão da cultura. A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana foi criada na noite dessa sexta-feira, 05 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, durante solenidade no Auditório do Teatro Margarida Ribeiro. A patrona da Academia Metropolitana é a heroína brasileira Maria Quitéria e a madrinha é a professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira.
    Inicialmente constituída com 14 acadêmicos, a entidade tem como primeiro presidente o psicólogo e escritor Maroel Bispo. “Feira de Santana é uma metrópole, ou seja, é uma cidade referência de uma extensa rede de municípios, exercendo influências de ordem econômica, política e sociocultural e tem muito a contribuir, através desta Academia, para o engrandecimento da cultura dos municípios que integram a nossa região metropolitana”, pontuou o presidente em seu discurso de posse.
    A criação da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana é o resultado de um movimento idealizado pelo escritor Maroel Bispo, que visa a integração e a valorização de artistas, intelectuais e escritores regionais, pois os municípios circunvizinhos possuem nomes representativos no passado e no presente da vida cultural, todavia, não são devidamente reconhecidos. “Com esse espaço, o povo de cada município da nossa região metropolitana passa a ter um registro histórico que imortaliza as tradições, as artes, as letras e os homens e mulheres que fizeram e fazem a vida cultural de suas respectivas cidades”, afirma o escritor Maroel Bispo, presidente da Academia Metropolitana.
    Nesta solenidade, foram diplomados e empossados como Membros Efetivos Fundadores, os seguintes artistas,intelectuais e escritores: Maroel Bispo, Cláudia Gomes, Alexandra Patrocínio, Celiah Zainn, Aretuza Santos e Júlia Suzarte, de Feira de Santana; Antônio Cazumbá, Valmir Pereira e Analú Fernandes, de São Gonçalo dos Campos; Gilmara Belmon, de Amélia Rodrigues e José Ilton Gomes dos Santos, de Conceição do Jacuípe.
    Na qualidade de Membros Honorários, pelos relevantes serviços prestados nas áreas educacionais, culturais e sociais, tomaram posse a professora Lélia Vitor Fernandesde Oliveira e o ex-vereador e ex-secretário de Educação Justiniano de Oliveira França, ambos de Feira de Santana e a professora Kel Silva, de Tanquinho-BA.
    A solenidade contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Egberto Costa, que cedeu as instalações do Teatro Margarida Ribeiro e contou com a presença de diversas autoridades, como o Exmº Sr. João Bahia, prefeito de Amélia Rodrigues, Prof. Josué Melo, presidente da Academia de Educação de Feira de Santana; Profª. Lélia Fernandes, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Profª. Liacélia Pires, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, Maria José Negrão, diretora do Núcleo Cultive em Feira de Santana; vereador Gilson Cazumbá, de São Gonçalo dos Campos; Adilson da Silva Santos, Secretário de Cultura,Esporte e Lazer de São Gonçalo dos Campos e Alexsandro dos Santos e Silva, diretor de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de São Gonçalo dos Campos.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia Metropolitana



Mais Notícias

Sábado - 11/12 - 20h [14 anos +] Espetáculo Dengo - Uma carta para o amor preto ...

    A primeira edição do Circuito Moviafro 2021 ocorrerá no p...

     A edição 2021 da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens d...

    Feira de Santana e região acaba de ganhar mais um reforço para a...

    No dia 05 de novembro de 2021, data em que se comemora o Dia Nacional da Cultu...

    Quem teve a chance de acompanhar os últimos trabalhos da cantora feiren...

    O Diversão em Cena, maior programa de formação de p&uacut...

    A Prefeitura de Feira de Santana autorizou a retomada gradual de eventos priva...

    O Observatório Astronômico Antares da Universidade Estadual de Fe...

A Associação dos Artesãos de Feira de Santana (AAFS) tem a honra de CONVIDAR...


Página de 35
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira

Higienizar
Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br