menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
SEBRAE BAHIA REALIZA MAIS DE 47 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017

No mesmo período, foram realizadas ainda 423 capacitações, além do lançamento do Radar Sebrae

Publicado em: 19/04/2017 - 14:04:02

    O Sebrae Bahia realizou um total de 47,5 mil atendimentos nos primeiros três meses de 2017. O dado revela um número crescente de pessoas que estão empreendendo ou que pretendem abrir um negócio. Paralelo aos atendimentos, nesse mesmo período, foram realizadas 423 capacitações, entre cursos, palestras e oficinas, levando conteúdos ligados a gestão e empreendedorismo.
    Para o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, esses números evidenciam que o empreendedorismo está em alta no estado, seja como uma alternativa para superar momentos de adversidade, seja pela concretização de planos e sonhos. “Sendo por necessidade ou por oportunidade, o fato é que o baiano vem se mostrando cada vez mais empreendedor, e o Sebrae procura acompanhar as tendências e as demandas desse público, atualizando soluções e oferecendo novas ferramentas”, afirma.   
    Além de sua agenda de cursos e atendimentos presenciais e a distância, o Sebrae, como destaca Adhvan, acompanha as necessidades dos empreendedores baianos. Exemplo disso foi a grande novidade da instituição para esses primeiros meses do ano: o Radar Sebrae.
    Lançado em março, o Radar Sebrae é uma ferramenta gratuita inovadora que oferece, em uma busca simples, diversas informações para auxiliar o empreendedor a decidir pelo melhor local para abrir um negócio. A solução foi desenvolvida a partir de uma pesquisa do Sebrae, que revelou que 46% dos empresários não sabiam o número de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Além disso, 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam, 37% não tinham conhecimento da melhor localização e 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para dar início a essa jornada.
    O Radar tem uma base de dados de 14 cidades da Bahia: Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. De acordo com o interesse do empreendedor e o perfil do negócio que está pensando em iniciar, a solução ajuda com informações sobre locais com maiores potenciais para implantação do negócio, considerando perfil de clientes, concorrência, entre outras.
    Disponível no site www.radarsebrae.com.br ou em aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store), desde o lançamento (em 9 de março), 15.905 pessoas já acessaram a ferramenta, sendo que 71% desses acessos foram feitos via celular.

    Setores
    Antenado com as especificidades de cada setor, o Sebrae também desenvolve soluções mais direcionadas, que contemplem determinadas realidades, sejam elas no aspecto regional, sejam no aspecto econômico. Uma dessas soluções é o Sebrae Conecta, um atendimento especializado em 18 áreas diferentes dos segmentos de indústria, comércio e serviço.
    A solução consiste em um acompanhamento profissional, encontros setorizados, discussões estratégicas, troca de experiências e possibilita a realização de negócios entre os empresários participantes. Em cada região, o Sebrae identifica os setores com maior potencial para a realização de encontros e capacitações voltadas para áreas específicas.
    Segmentos como os de materiais de construção, panificação, beleza e estética, entre outros, já foram contemplados com ações do Sebrae Conecta, nesse primeiro trimestre, em diversos municípios baianos. A primeira etapa é o chamado “Encontro com Especialista”, que, como o nome sugere, traz um especialista do segmento em questão para falar sobre oportunidades e estratégias aos empresários participantes.
    Em seguida, os empresários participam do ciclo do Sebrae MEDE, que atua com consultorias focadas em resultados qualitativos e quantitativos na área de gestão do negócio, também desenvolvidas de acordo com o setor e realizadas dentro das empresas. O Sebrae Conecta contempla ainda consultorias na área de inovação, com o Sebraetec, missões empresarias e showroom de negócios.

    Missão
    Seguindo a tendência empreendedora do estado, o Sebrae Bahia continuará, ao longo de 2017, com seu compromisso de contribuir com a disseminação de conhecimento para fortalecer ainda mais as micro e pequenas empresas, que, hoje, chegam a mais de 600 mil, distribuídas pelo território baiano. “Vamos seguir no cumprimento de nossa missão, fomentando a cultura empreendedora e facilitando o acesso a informação e conhecimento, para que os empresários baianos possam crescer e expandir seus negócios”, finaliza o superintendente Adhvan Furtado.

AUTORIA: Release de Vívian Rodrigues



REUNIÃO DO PROJETO FEIRA 2030 DISCUTE USO DA ENERGIA SOLAR

Há um objetivo claro do crescimento e do desenvolvimento da cidade, usando novos mecanismos tecnológicos

Publicado em: 17/04/2017 - 11:04:26

    Com os olhos focados no Desenvolvimento Sustentável, a coordenação do Projeto Feira 2030 se reuniu na tarde desta terça-feira, 11, no planetário do Museu Parque do Saber, com empresas de energia fotovoltaica, professores e pesquisadores da área de engenharia de energia que estavam representado algumas universidades.
    Segundo o Secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Antonio Carlos Borges “o objetivo desse evento foi congregar todas as instituições que atuam na área de energia fotovoltaica, discutindo o uso da energia solar. Além de identificar quais as empresas e instituição que já atuam nesse seguimento em Feira de Santana e assim a gente possa construir um novo modelo de vetor de crescimento na cidade na busca de gerar emprego e renda”.
    O Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030, criado pelo prefeito José Ronaldo através do Decreto 10.219, de 20 de março de 2017, vem buscando criar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da cidade.
    O Secretário do Meio Ambiente, Sérgio Carneiro destacou a importância de cumprir as metas do milênio estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no compromisso da prefeitura municipal de encontrar medidas que causem impacto positivo em Feira de Santana.
    “Aqui no Parque do Saber estamos reunindo à academia, as faculdades, as universidades com seus cursos de Engenharia de Energia, as empresas que trabalham com energia solar, para que nós possamos disseminar essa tecnologia de forma que ela possa ser adotada pela iniciativa privada e os empreendimentos da nossa cidade. Estamos aqui nessa busca de cumprir essa agenda estabelecida pela ONU, não só na produção de energia limpa, mas na questão da preservação das nossas lagoas, do combate e controle da poluição sonora e visual, de forma que a geração atual possa legar as gerações futuras um meio ambiente menos degradado do que estamos verificando nos dias atuais”, afirmou Sérgio Carneiro.
    O Vice Prefeito e coordenador do Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030, Colbert Martins, dirigiu a reunião e orientou as palestras, falou da importância da integração do projeto com o meio acadêmico.
    “Estamos reunindo este grupo em um ambiente propicio, que é o Museu Parque do Saber, que é um espaço de tecnologia. Juntamos aqui hoje pessoas que estão pensando objetivamente no uso da tecnologia para o desenvolvimento da cidade. Quem participou da reunião notou que não há nenhum aspecto de discussão política e nem pessoal, há um objetivo claro do crescimento e do desenvolvimento da cidade, usando novos mecanismos tecnológicos, que às vezes nem eu tenho conhecimento aprofundado sobre eles, por isso a importância de se discutir com professores e profissionais especializados no assunto”, disse Colbert.
    Este ano a micareta de Feira já irá utilizar energia solar, após um acordo firmado com a empresa Gauss Engenharia Ltda. Está prevista a utilização da energia solar no maior camarote governamental na avenida, o da Comunicação e não haverá custos para a administração municipal, já que será uma demonstração.
    A direção da empresa já firmou parceria com alguns grandes camarotes da iniciativa privada presentes no circuito Maneca Ferreira. Os equipamentos do jornal Folha do Estado, o Ária Hall e o Camarote DJ Agenor aderiram à proposta. Outras empresas podem participar, para isso devem manter contato com a fornecedora de energia solar. Além disso, outras empresas do ramo da energia solar que desejarem fazer demonstração na Micareta de Feira terão o apoio da Prefeitura.


AUTORIA: ASCOM FUNTITEC



SEBRAE BAHIA NÃO TERÁ EXPEDIENTE NA SEXTA-FEIRA, 14

Atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira, 17

Publicado em: 13/04/2017 - 09:04:52

    As dez Unidades Regionais do Sebrae Bahia e seus pontos de atendimento funcionam normalmente até esta quinta-feira, 13. No dia 14, não haverá expediente, devido ao feriado da Semana Santa. As atividades serão retomadas na segunda-feira, 17, no horário normal, das 9h às 17h. A Central de Relacionamento segue o mesmo calendário, atendendo normalmente até hoje, das 8h às 20h, e retornando na segunda-feira.




AUTORIA: Release de Vívian Rodrigues



SANTINI & TRIO CONCORRE NA CATEGORIA “MELHOR SHOW” NO PRÊMIO CAYMMI DE MÚSICA


Publicado em: 03/04/2017 - 14:04:28

    O Prêmio Caymmi de Música em sua segunda edição apresenta no dia 26 de abril (quarta-feira), às 20h30 o show inédito, “JAZZ A TODOS!”, da banda SANTINI & TRIO, que agrega, em sua formação, talentosos músicos e artistas como Rony Santini na guitarra, Rogério Ferrer no piano e acordeom; Anderson Silva no baixo elétrico e Flaviano Galo na bateria. O show apresenta como destaque um repertório autoral, que promete movimentar o Teatro Sesi Rio Vermelho com uma noite de virtuosismo e improvisação. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).
    Santini – vem se destacando no cenário baiano, desde 2015 quando lançou o seu primeiro álbum com o show “Fazendo Arte”, que concorreu ao melhor disco baiano pelo site El Cabong (www.elcabong.com.br). Desde então vem criando e participando de importantes projetos na sua cidade e Estado, e se destacando com sua versatilidade e virtuosismo;
    Rony Santini & Trio são os primeiros músicos feirenses, por ocasião do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, a se apresentarem no Palco Principal do Teatro Castro Alves. O show autoral repercutiu nos principais veículos da imprensa local sob a crítica de ser uma performance de alto nível musical.
    O show tem como diferencial uma interação dos músicos entre si tanto da parte rítmica como harmônica o que o torna muito orgânico. Onde trará como diferencial o acordeom dialogando com a guitarra acústica sobre melodias fortes e com isso um resultado sonoro bastante interessante, trazendo a identidade sonora do Santini & Trio.

    SERVIÇO
    O QUE? Show Santini &Trio (Concorrendo a “melhor Show” do Prêmio Caymmi de Música)
    QUANDO? 26 de abril
    ONDE? Teatro Sesi Rio Vermelho –Rua Borges dos Réis, 9; Rio Vermelho – Salvador/Ba . Contato: 71 3616-7064
    VALOR? R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia) (vendas no local)
    Sugestão de fonte: Rony Santini (75) 9-8188-2048 ou 9-8168-9693   
    Produção: Micheline Castro (75) 9-8168-9693

AUTORIA: Santini Produções



TEATRO, MÚSICA E ARTES VISUAIS MARCAM ABERTURA DA 7ª MOSTRA SESC DE ARTES – ALDEIA OLHOS D`ÁGUA

Atividades do evento serão realizadas em vários pontos da cidade até o próximo dia 8 de abril

Publicado em: 31/03/2017 - 10:03:08

    A 7ª Mostra Sesc de Artes – Aldeia Olhos D’Água começa neste sábado (1º de abril), com diversas atividades em Feira de Santana. A partir das 9 horas, na sede do Sesc, no bairro do Tomba, a exposição “Empapelando idéias... Desempapelando o mundo”, do artista plástico gaúcho Valério Voltz, estará aberta ao público.
    Usando materiais que geralmente são destinados ao lixo, Voltz deu forma e solidez às ideias oriundas de aguçada sensibilidade artística e imaginação que possui, resultando numa série de obras ímpares e repletas de alma. A exposição seguirá em cartaz até o dia 30 de abril.
    O primeiro espetáculo de artes cênicas desta edição da Mostra Sesc será apresentado pelo grupo Clowns de Shakespeare (RN), no Teatro Margarida Ribeiro, às 16 horas, com duração de 55 minutos e direção de Marco Franca. A montagem “Abrazo” trata de um lugar em que não é permitido abraçar.
    Personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e, por que não, de afeto e liberdade. O espetáculo não verbal conta com música especialmente composta para a cena e com vídeo de animação para narrar essa aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Música
    A programação do primeiro dia da Mostra Sesc de Artes 2017 será encerrada com show da banda feirense “Embalagem Acústica”, a partir das 20 horas, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
    O grupo, que esteve ativo de 2006 a 2012, retornou este ano para uma sequência de apresentações que valorizam os álbuns autorais: A coisa certa (2007); Outras canções que arranjamos pra tocar (2010) e Leve 9 pague nada (2012).

Sesc
    O Serviço Social do Comércio (Sesc), uma das maiores fomentadoras de arte e cultura no Brasil, promove em Feira de Santana a sétima edição da Mostra Sesc de Artes Aldeia Olhos D’Água, reafirmando a missão de contemplar a comunidade feirense com espetáculos artísticos de alta qualidade.
    O evento contará com atrações locais, regionais e de outros estados, abrangendo várias linguagens e integrando a primeira etapa do Festival Palco Giratório na cidade.


SERVIÇO:
EMPAPELANDO IDEIAS... DESEMPAPELANDO O MUNDO – Exposição
Valério Voltz (RS) – Artes Plásticas
Data: 01 a 30/04/2017 (mês de abril inteiro)
Horário: 9h às 17h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Local: Foyer do Auditório Sesc
ABRAZO (RN) – Teatro
Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN) – Teatro
Data: 01 e 02/04/2017 (sábado e domingo)
Horário: 16h
Ingresso: R$ 10,00 (inteira); R$ 8,00 (comerciário e dependente); R$ 5,00 (meia)
Classificação: a partir dos 7 anos
Local: Teatro Margarida Ribeiro.
Duração: 55 min
Elenco: Camille Carvalho, Dudu Galvão e Paula Queiroz.
Direção: Marco França

EMBALAGEM ACÚSTICA (BA) – Música
Data: 01/04/2017 (sábado)
Horário: 20h
Ingresso: R$ 10,00 (inteira); R$ 8,00 (comerciário e dependente); R$ 5,00 (meia)
Classificação: Livre
Local: Teatro da CDL
Duração: 75 min


AUTORIA: Release Ascom SESC - Elsimar Pondé



GRUPO SERTANÍLIA LANÇA SEGUNDO DISCO COM SHOW EM FEIRA DE SANTANA

Apresentação será realizada no dia 1º de abril. Bruno Bezerra e Roça Sound fazem shows de abertura do evento

Publicado em: 29/03/2017 - 02:03:11

    No próximo dia 1º de abril de 2017, o grupo Sertanília faz show em Feira de Santana para lançar seu segundo disco. Intitulado “Gratia”, o álbum foi contemplado pelo edital Natura Musical, e conta com 14 faixas, sendo 09 delas autorais. Com Gratia, o Sertanília se aprofunda em sua viagem ao universo do sertão antigo, iniciada em seu primeiro trabalho, Ancestral (2012). O álbum está disponível em streaming no portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br).
    Pautado na tradição da folia de reis do Alto Sertão baiano (sudoeste do estado), manifestação que guarda contornos medievais devido ao isolamento da região, nesse novo disco o grupo segue na busca de sua sonoridade mesclando os elementos da tradição com a linguagem da música pop contemporânea.
    Na intenção de soar atual sem perder a essência da sua proposta, Gratia traz o grupo mais pesado, com a percussão mais presente, lançando mão de camadas de cordas e vocais.
    O disco teve produção musical de Anderson Cunha, que também produziu o Ancestral, e que no palco assume a viola, ao lado de Aiace (vocais) e Diogo Flórez (percussão). O grupo é ainda acompanhado pelos músicos João Almy (violão), Ricardo Erick (violoncelo), Mariana Marin (percussão) e Raul Pitanga (percussão).
    O show em Feira de Santana conta com a abertura do cantor e compositor Bruno Bezerra e do grupo Roça Sound. Da viola caipira ao eletrônico, do forró raiz ao rock psicodélico e progressivo, Bruno apresenta um trabalho que promete um sertão como nunca antes ouvido. Influenciado pelo contexto popular jamaicano, o Roça Sound é adepto e propagador da cultura sound system, executando uma performance com Djs, MCs e um dançarino que evidencia a cultura nordestina.
    A gravação e lançamento do disco tem patrocínio de Natura e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
    A produção é de Edmilia Barros, que conta com apoio do Coletivo Suiça Bahiana em Vitória da Conquista, do Feira Coletivo em Feira de Santana, e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em Salvador. O disco estará à venda nos shows.
    Mais sobre o Sertanília: www.sertanilia.com.br

SERVIÇO
Data: 1º de abril de 2017 (sábado)
Local: Armazém Privilege (Capuchinhos)
Horário: 22 horas
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Abertura: Bruno Bezerra e Roça Sound
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Ana Camila Comunicação & Cultura
Jornalista responsável: Ana Camila
Contatos: (71) 99148-4281 | contato@anacamila.com
Para ouvir o disco e acessar o encarte e as fotos em alta resolução: http://bit.ly/PressGratia

AUTORIA: Release de Ana Camila Comunicação & Cultura



O TEATRO FEIRENSE SE DESTACA COM DUAS INDICAÇÕES AO PRÊMIO BRASKEM

O Teatro realizado hoje em Feira de Santana, reúne o que há de melhor nesta ramo artístico, desde excelentes textos, como montagens de altíssima qualidade, e atuações memoráveis.

Publicado em: 27/03/2017 - 16:03:40

    É visível o crescimento da arte teatral na cidade de Feira de Santana. As oficinas do Cuca, a criação de projetos de fomento a plateias como o Domingo tem Teatro e o Quarta em Feira e, as qualificadas produções realizadas pelos novos grupos são potencializadores desse novo panorama do teatro feirense.
    Na segunda edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia - que teve a intenção de selecionar 5 espetáculos para indicação à nova categoria do Prêmio: Melhor do interior baiano – foram recebidas 106 inscrições de grupos de todos os territórios de identidade do Estado e destes foram selecionados, por uma curadoria, 12 (doze) espetáculos que participaram do Festival. Nesta seleção, Feira de Santana teve um grande êxito e foram escolhidos 4 espetáculos de três grupos diferentes, foram eles: Cia. Cuca de Teatro com Os Fogatas; Grupo Conto em Cena com Amor e Matraga e Grupo Cordel com A cidade da rua direita. Ou seja, “¼ do Festival foi com espetáculos da cidade e Feira de Santana pode se orgulhar muito disso”, disse o diretor de todos os trabalhos: Geovane Mascarenhas.
    Os “frutos” de todo esse movimento cultural começam a ser “colhidos”, pois a comissão julgadora escolheu dois desses espetáculos para serem indicados a nova categoria: Matraga, do Grupo Conto em Cena e Os Fogatas, da Cia. Cuca de Teatro os quais estão entre os cinco indicados e podem levar o troféu e um prêmio de R$ 30.000,00, além de alavancar o nome da cidade no cenário das artes cênicas na Bahia.
    A cerimônia de premiação acontecerá na sala principal do Teatro Castro Alves, no dia 19 de abril e como todos os anos, a noite será uma festa de gala, contando sempre com a participação de artistas de todo Brasil e conhecidos do grande público. Feira de Santana estará lá muito bem representada pelos atores e equipe dos dois espetáculos.

ESPETÁCULOS INDICADOS À CATEGORIA: MELHOR DO INTERIOR
MATRAGA – FEIRA DE SANTANA
O CANDELABRO – LAURO DE FREITAS
O SANTO E A PORCA – ILHÉUS
PARIRÉ – VITÓRIA DA CONQUISTA
OS FOGATAS – FEIRA DE SANTANA

AUTORIA: Release de Elidiane Souza



RADAR SEBRAE É APRESENTADO EM FEIRA DE SANTANA

Gratuita, a ferramenta já está disponível via internet e também para baixar por aplicativos de celular

Publicado em: 25/03/2017 - 05:03:07

RADAR SEBRAE É APRESENTADO EM FEIRA DE SANTANA
Gratuita, a ferramenta já está disponível via internet e também para baixar por aplicativos de celular

    Descobrir o local mais adequado para abrir um negócio e o serviço ideal para ser oferecido nele não são tarefas fáceis. Foi pensando nas demandas por esse tipo de informação que o Sebrae Bahia desenvolveu o Radar. A solução foi apresentada nesta sexta-feira, 24, no Sebrae em Feira de Santana, e reuniu representantes da imprensa local, poder público, empresários, potenciais empreendedores e entidades parceiras, como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Programa Feira Empreende.
    A ferramenta gratuita oferece indicadores sobre o endereço ideal para abrir uma empresa, perfil do consumidor, indicação de concorrência, tendência da atividade e informações sobre o segmento desejado. Trata-se de uma solução digital através da qual, com uma busca simples, o empreendedor tem acesso a diversas informações para subsidiar a abertura de um negócio.
    Ele pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio que planeja atuar, por exemplo. A partir daí, terá acesso a informações estratégicas que auxiliam na fase inicial do empreendimento, como o mercado (clientes e concorrentes) e a performance de um negócio (mortalidade, índice de tendência, etc), que irão contribuir com a sua estratégia de atuação. O Radar Sebrae está disponível no site www.radarsebrae.com.br e por meio de aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store).
    A analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Marta Souza, destacou a importância da ferramenta. “O Radar surgiu dos atendimentos que nós fazemos ao potencial empresário, que chegava sempre com várias dúvidas sobre o que abrir e onde abrir o negócio, e com iniciativas que muitas vezes não refletiam a realidade”, explica.
    Marta conta que observou muito os motivos para mortalidade dos negócios. “As empresas, nos dois primeiros anos, são mais sensíveis ao fechamento e, dentro das primeiras causas, algumas são justamente por não conhecer os hábitos de consumo dos clientes, não saber exatamente quem são, onde estão, e uma localização inadequada”.
    Segundo a analista, das empresas que fechavam nos dois primeiros anos, mais de 60% não fizeram um processo de planejamento real e não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para dar início a essa jornada. “Por isso, uma solução online e gratuita, que se aproxime do potencial empresário”, conclui.
    Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 46% dos empresários não sabiam o número de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Outros 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam e 37% não tinham conhecimento da melhor localização.
    “O Radar Sebrae vem ajudar o empreendedor que quer abrir um negócio, identificando oportunidades e indicando locais adequados para a abertura de determinado empreendimento. Mais negócios organizados, com planejamento e inovação, movimentam a economia do município”, conclui o gerente regional adjunto do Sebrae em Feira de Santana, Renato Lisboa.
    Diana Santos é microempreendedora individual há um ano e atua com a prestação de serviços educacionais, oferecendo cursos livres na área de saúde. Ela participou do encontro com o objetivo de adquirir ferramentas para dar continuidade ao negócio. “Acredito que o Radar possa me ajudar muito. O momento atual não está fácil, então a gente precisa buscar bases de informação que nos deem essa segurança para permanecer no mercado”.
    Além de Feira de Santana, a ferramenta também beneficia empresários de Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
    Wesley Matos, presidente da Adm.Jr. da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), também participou do encontro e já está usando a ferramenta. “Somos uma empresa de consultoria e estamos utilizando o Radar para as pesquisas de mercado que fazemos. A ferramenta tem nos ajudado bastante, até para termos uma noção dos locais para aplicarmos questionários”, avalia.

Sexta de Oportunidades

    Para detalhar as informações do Radar e auxiliar o potencial empreendedor a montar um planejamento e estruturar o seu modelo de negócio, o Sebrae em Feira de Santana irá realizar, de abril a novembro deste ano, o programa Sextas de Oportunidades. Serão encontros gratuitos toda sexta-feira, nos quais serão realizadas oficinas para elaboração de planos de negócios e orientações diversas, através da utilização do recurso Radar e também do método Canvas, que analisa e desenvolve áreas estratégicas de um empreendimento. A partir do Business Model Canvas ou “Quadro de Modelos de Negócios” o empreendedor será estimulado a transformar ideias em negócios concretos.
    Segundo Renato Lisboa, A proposta é atender e orientar os potenciais empreendedores que estão maturando a ideia de montar um negócio, tem algumas dificuldades e precisam de mais informações sobre mercado e cenário, para que montem uma empresa de forma mais viável. “A economia é dinâmica e o plano de negócios não pode ser estático. Por isso, a metodologia Canvas é bem flexível”, explica.

Inscrições:
    As oficinas terão início a partir da segunda quinzena de abril, a partir das 9h, com vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas na sede da instituição, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro,Feira de Santana, Bahia.

AUTORIA: Release do Ascom Sebrae -Vivian Rodrigues



MEIO SÉCULO DE ARTE - GRAÇA RAMOS EM PAUTA NO MRA


Publicado em: 21/03/2017 - 20:03:14

    Em comemoração a passagem dos cinqüenta anos de criação do Museu Regional de Arte MRA/CUCA/UEFS convidamos a população feirense a prestigiar a exposição “Meio século de Arte de Graça Ramos” reunindo panoramas representativos das diferentes fases da obra desta importante personalidade do universo cultural baiano e seu discurso de empoderamento feminino.
    Notabilizam-se entre os seus resultados estéticos a ligação entre filosofia de vida e criação, materializando com maestria obras figurativistas e abstratas. Para ela arte já não é uma mera representação da coisa ou do objeto. O objeto é a própria arte. As intensidades que tomam os temas destacados por Graça Ramos conduzem-nos a expressividade de formas e visões triunfantes, do que vem a exemplificar na contemporaneidade, o conceito de arte, que segundo a mesma, possui sentido crítico/analítico e função social, diretamente associado à inovação, tanto na forma como no conteúdo.
    Nascida em Feira de Santana/BA, Maria das Graças Moreira Ramos, cursou até o ginasial nessa cidade. Aos treze an
os sua mãe a matriculou num curso de pintura no bairro Kalilândia, onde realizou sua primeira obra. Aos dezesseis, foi para Salvador cursar o científico no Colégio Estadual da Bahia, e realizou sua primeira exposição na Feira de Ciências e Arte, em 1968. Ainda nesse ano ingressou no curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-UFBA), concluído em 1971. Fundou o Atelier Comunitário e expôs pela primeira vez individualmente com a mostra “Gente que a Gente Gosta”, na Biblioteca Pública da Bahia. Seguiu carreira docente, na Escola de Belas Artes da UFBA. Posteriormente deu continuidade aos estudos de mestrado em Arte/Educação na Penn State University (USA) e doutorado em Artes Plásticas na Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
    A exposição ficará em cartaz de 23 de março a 23 de maio de 2017, no Museu Regional de Arte (MRA), rua Conselheiro Franco, 66 , centro, Feira de Santana Bahia. Agendamento especial para as escolas contato: mra.cuca@uefs.br / 3221-9611

AUTORIA: Release de Allana Letticia
Fotos




Mais Notícias

    No próximo dia 1º de abril de 2017, o grupo Sertanília faz ...

    É visível o crescimento da arte teatral na cidade de Feira de Sa...

RADAR SEBRAE É APRESENTADO EM FEIRA DE SANTANA Gratuita, a ferramenta já est&aacut...

    Em comemoração a passagem dos cinqüenta anos de criaç...

    “Minha filha despertou para o tema, para aprender a se livrar de ciladas...

    Começam esta semana, em Santa Bárbara, as ações do...

    Encontrar o local mais adequado para abrir um negócio. Eis uma decis&at...

    O cantor e compositor feirense Dionorina mais uma vez marca a presença ...

    O Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA e a Empresarial G...

    Com o objetivo de firmar compromisso para a implementação da Lei...


Página de 10
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Festival Metropolitano Gospel
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados