menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
LANÇAMENTO DO LIVRO DE POESIAS “VERBORRÁGICO”


Publicado em: 21/09/2018 - 11:09:45

    Jefferson Moura lançará seu 1° livreto de poesias na próxima quinta-feira, 27, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira-MAC. Nas palavras de Andréia Araújo o autor " (...) Tem um lirismo revoltoso e apaixonado, tem Manoel Bandeira e Augusto dos Anjos correndo nas suas veias poéticas porque é um cara fasto do lirismo que não é libertação. Foi ele quem me apresentou Miró de Muribeca. Tem João Antônio e Rubem Fonseca nessa prosa sem rodeios que ele faz com a cidade de Feira de Santana: um olhar nítido como um girassol, contundente como um tiro no olho- o outro capta tudo que esgueira pelos muros, sombras e sobras da cidade, tudo que curva depressa, cada esquina com cheiro de mijo e ânsia de voar (...)”.
    A obra é uma produção das Edições MAC que estará lançando também na oportunidade, o livro "Prosa e Verso". A coletânea é o resultado da Oficina de Criação Literária, promovida no Museu pela X Feira do Livro- Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, ministrada pelo escritor Luís Pimentel.
    O quê: Lançamento do livro do livro "Verborrágico" de Jefferson Moura
    Quando: 27/09/2018 às 19h30´
    Onde: Museu de Arte Contemporânea
    ENTRADA GRATUITA

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



EXPOSIÇÃO “EU ME LEVANTO”


Publicado em: 19/09/2018 - 10:09:50

    “Eu me levanto” é o nome da nossa nova proposta de exposição de artes visuais, inspirado no poema “Still I rise” (Ainda assim eu me levanto) de Maya Angelou, apontando assim a proposta de estabelecer um diálogo a partir das linguagens artísticas que reflitam e tencionem a importância e necessidade de posicionar-se politicamente e utilizar-se da arte como ferramenta de lutas e (nunca é demais repetir) RESISTÊNCIA.
    A fim de visibilizar e valorizar a produção das mulheres da cidade de Feira de Santana e região, a exposição reúne 20 artistas com uma diversidade de linguagens visuais.
    Diante de um cenário político de tantos conservadorismos, retrocessos e, ao mesmo tempo, lutas pela manutenção de direitos essenciais, a palavra resistência parece corriqueira e, talvez, repetitiva. Não para as mulheres. Resistir é nossa lei diária, é a ferramenta básica de nossa sobrevivência, é o ponto de partida da nossa luta contra as forças que nos querem mudas, recatadas e servis. Patriarcado parece incansável na tentativa de nos calar e por isso, a invisibilidade ainda é uma constante quando falamos de mulheres, de seus direitos, de suas escolhas, de suas vidas e também de sua arte.
    Falar de resistência e arte é reverberar a obra de inúmeras mulheres dentre as quais se destaca a poeta, atriz, dançarina, professora norte-americana Maya Angelou (1928-2014). Considerada uma das mais influentes escritoras negras do século XX. O posicionamento contra as opressões que sofreu ao longo de toda a vida é a marca da poesia-resistência dessa mulher que rasga a carne do machismo e do racismo com versos como: “Você pode me riscar da História/ Com mentiras lançadas ao ar/ Pode me jogar contra o chão de terra, /Mas ainda assim, como a poeira, eu vou me levantar.”

AUTORIA: Mariana Paim



ESTÃO ABERTAS ATÉ ESTE SÁBADO AS INSCRIÇÕES PARA MOSTRA TALENTOS MIRINS DO 11º FENATIFS


Publicado em: 14/09/2018 - 09:09:37

    A Cia Cuca de Teatro, organizadora do Fenatifs, inscreve até este sábado (15) para Mostra Talentos Mirins do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – BA. O regulamento e o formulário para inscrições estão disponíveis no site: www.ciacucadeteatro.com.br.
    Com caráter não competitivo, a Mostra Talentos Mirins vai realizar, no mínimo, quatro apresentações de espetáculos, como parte das Atividades Paralelas do Fenatifs. Essa ação vem sendo realizada desde a 1ª edição do Fenatifs (2008) com o intuito de incentivar e fomentar o teatro feito por crianças na faixa etária de sete a 12 anos.
    Poderão se inscrever grupos ligados a escolas e instituições públicas, privadas ou religiosas e pontos de cultura de Feira de Santana, bem como dos municípios que compõem o Território Portal do Sertão.
    O 11º Fenatifs será realizado de 1º a 12 de outubro e contará com grupos e artistas de 10 estados brasileiros, sendo 14 espetáculos selecionados via editais e cinco espetáculos convidados, totalizando 19 espetáculos que se apresentam como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos.
    Nas Atividades Paralelas o Fenatifs realiza 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região.
    OUTRAS INFORMAÇÕES:
    Cia. Cuca de Teatro: (75) 3491-8992
    fenatifs.agendamento@gmail.com   
    ciacucadeteatro@gmail.com 
    ASSESSORIA DE IMPRENSA:
    Ricardo Schöpke: (21) 98964-7415
    Elsimar Pondé: (75) 99121-8571

AUTORIA: Elsimar Pondé



PROJETO INKLAVE MISTURA MÚSICA E TATUAGEM EM EVENTO FEIRENSE


Publicado em: 11/09/2018 - 11:09:13

    Dia 16 de setembro a festa Inklave promete sacudir a Cúpula do Som, sob o ritmo das bandas Navelha, Estado Positivo e Quipá. Rock, reggae e muita música alternativa vão agitar a noite.
    O ingrediente inovador do evento fica por conta da Flash Tatoo. Sim, Pan Borges e Cientista estarão apresentando sua arte durante a noite. Eles, que levam alguns desenhos já prontos, personalizam de acordo a vontade da pessoa, e imprimem a arte na pele.  A preço simbólico.
    E para os corajosos de plantão, haverá sorteio de uma tatuagem durante o evento. Segundo Robson Ferreira, baterista da Quipá, “o Inklave sempre apresenta tatuadores em seus eventos. E há uma junção com a música autoral e alternativa. Em Feira de Santana é a primeira vez que acontece uma edição. Mas início do ano que vem já estamos pensando em uma próxima”, explicou ele.
    Anime-se e prepare a pele, que a partir das 16h a Cúpula do Som aguarda todos calorosamente.

AUTORIA: Laísa Melo



PROSA JURÍDICA DISCUTE REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA


Publicado em: 05/09/2018 - 09:09:34

    Juízes, professores, advogados, estudantes e até lideranças políticas. Uma reunião com essa diversidade profissional entre os participantes só poderia resultar em uma longa e produtiva conversa. Ou melhor, prosa. A III Prosa Jurídica do curso de Direito da FTC Feira de Santana aconteceu na noite de segunda-feira (3), no Auditório Professora Terezinha Mamona, que ficou pequeno para o grande público participante.
    Os palestrantes convidados, três ao todo, foram recebidos em alto estilo pelos estudantes do 10º semestre do curso, responsáveis pela organização e realização do evento, mais a coordenadora do colegiado, professora Geruza Gomes. Na pauta das discussões durante a noite, os impactos gerados pelas reformas trabalhista e previdenciária no dia a dia dos trabalhadores e das empresas.
    “Um tema de relevância, não somente para o meio jurídico, mas para todas as áreas do conhecimento”, disse a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta da unidade, na abertura oficial da Prosa, cuja programação começou já à tarde, com a realização de minicursos. Ela ressaltou que o entendimento da FTC é que o conhecimento não é construído apenas em sala de aula. “Essa é a nossa essência”, frisou.
    As discussões foram iniciadas pelo juiz federal Robson Silva Mascarenhas, que destacou a importância dos convênios firmados pela Instituição com os juizados especiais para atuação dos estudantes. E ele começou com uma advertência: “O direito não pode ser reduzido a normas e leis”. O juiz afirmou que a reforma tem que ser qualitativa e lembrou que ainda que a Previdência Social, do jeito que está, “nasceu no século passado”.
    As implicações das reformas trabalhista e previdenciária foram abordadas também pelos advogados Eusébio de Oliveira Carvalho Filho e José Henrique Brito Martins, que dividiram a mesa com os professores Felipe Ortiz de Moraes e Cristine Emily Santos Nascimento, especialistas em Direito Tributário e Direito Previdenciário, respectivamente, e orientadores do projeto. Na condução dos trabalhos, os graduandos Gleydson Barbosa Soares e Jéssica Rodrigues.
    A Prosa Jurídica, em sua terceira edição, contou com a presença do deputado estadual Ângelo Almeida e da senadora e ex-prefeita de Salvador Lídice da Mata. Ela parabenizou a iniciativa dos alunos e, sobre a reforma trabalhista disse que não cumpriu a função que teria, a retomada do emprego. “As mulheres e os jovens foram os mais prejudicados nesta legislação que retirou inúmeros direitos, precarizando as relações de trabalho”.   
    Na avaliação da professora Geruza Gomes, o evento superou todas as expectativas, tanto em número de participantes quanto em conteúdo. O nível das palestras, que tem se tornado característica dos eventos não somente do curso de Direito, como de outras áreas, também foi destacado pela coordenadora do colegiado, que ressaltou o compromisso dos estudantes para viabilizar a realização da Prosa Jurídica.


AUTORIA: Madalena de Jesus



SEMINÁRIO E MINICURSO DISCUTEM O LEGADO DO FILÓSOFO KARL MARX


Publicado em: 30/08/2018 - 16:08:10

    Estão abertas as inscrições para o “Seminário e Minicurso em comemoração aos 200 anos de Karl Marx”. O evento será realizado no período de 24 a 27 de setembro, no Auditório 5, localizado no módulo 7 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A conferência de abertura será dia 24, às 19h e os minicursos serão de 25 a 27 de Setembro, das 15h às 18h. O seminário é coordenado pelos professores do curso de Filosofia da Uefs, Adriana Santos Tabosa e Laurenio Leite Sombra.
    O objetivo do evento é discutir o legado d’O Capital, sobretudo como essa obra influenciou e contribuiu para as investigações nos campos das ciências sociais, economia, ciência política e filosofia, sendo fundamental para a leitura de Marx no contexto atual. Além de contribuir para despertar o interesse na temática e consolidar a pesquisa no curso de Filosofia da Uefs, a partir da organização de um evento associado a dois projetos que estão vinculados ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Nef/Uefs): “Nomisma, riqueza e valor: um estudo sobre o pensamento econômico de Aristóteles”, coordenado por Adriana Santos Tabosa e “A constituição do sentido e dos sujeitos: uma investigação hermenêutica e política”, coordenado por Laurenio Leite Sombra.
    A conferência e o minicurso serão ministradas pelo professor Mauro Castelo Branco de Moura, professor titular de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com larga experiência de pesquisa sobre o filósofo Karl Marx. As inscrições para o evento podem ser feitas
AQUI.



AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



CIRCUITO CULTURAL BELGO BEKAERT APRESENTA OS ESPETÁCULOS MARIA MINHOCA E DIA DE CIRCO NA PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 30/08/2018 - 16:08:01

    O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta os espetáculos “Maria Minhoca” e “Dia de Circo”, respectivamente, nos dias 8 e 22 de setembro, às 16h, no Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova, em Feira de Santana. As apresentações são abertas ao público com entrada gratuita.
    Encenado pela Cia Cuca de Teatro, a peça “Maria Minhoca” é um clássico infantil da literatura teatral brasileira. O texto de Maria Clara Machado, que lembra o clássico “Romeu e Julieta” na ótica dos palhaços, conta a história do apaixonado Chiquinho Colibri, que não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, já planejou outro destino para ela - casá-la com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel.  Com a ajuda de Pedro Fon Fon, seu melhor amigo,  Colibri vai viver uma aventura atrás da outra, aprontando mil e uma peripécias para conquistar pai, filha e público de todas as idades. Maria Minhoca é resultado do primeiro trabalho de pesquisa e experimentação do grupo fundamentado na linguagem do clown.
    O espetáculo “Dia de Circo” é uma singela homenagem a milenar arte do circo, que povoa o imaginário de todos. A montagem resgata, poeticamente, o clima de alegria que envolvia uma pequena cidade com a chegada de um circo e seus artistas fabulosos. Além de cenas como a nostálgica trupe que sai pela cidade anunciando a chegada do circo, a magia de uma lona armada, a peça conta ainda com autênticos números circenses como acrobacia, mágicas, números de palhaços e muito mais. O espetáculo relembra os velhos tempos, quando o circo era um grande acontecimento ao chegar numa cidade.
    A temporada 2018 do Circuito Cultural Belgo Bekaert segue até o fim de Novembro. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e no quarto sábado de cada mês, às 16h, no CEU Cidade Nova. A programação é composta por peças de grupos teatrais locais e nacionais de referência, espetáculos premiados em festivais, adaptações de clássicos do universo infantil, montagens com conteúdo educativo e musicais que agradam ao público de todas as idades mesmo sendo voltados para crianças.
    Sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert
    Promovido pela Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural é um programa de formação de público infantil para teatro, realizado em seis municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
    O objetivo do Circuito Cultural é democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação teatral regular às comunidades, com espetáculos infantis gratuitos. Desde sua criação em 2011, foram apresentados 456 espetáculos, beneficiando mais de 106 mil espectadores. O Circuito Cultural torna a experiência de assistir os espetáculos teatrais um momento único para as crianças e toda a família.
    A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, apoio da Fundação Egberto Costa, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e produção da Lima Produções Culturais.
    A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas na página www.facebook.com/circuitoculturalbelgobekaert   
    Sobre a Belgo Bekaert Arames
    Com a visão de ser a principal empresa global em soluções de arame, nasceu em 1º de março de 1997 a Belgo Bekaert Arames, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.
    Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade.
    Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.
    Unindo a força desses acionistas, a Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a Belgo Bekaert Arames possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Hortolândia, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.
    Serviço:
    Programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert no mês de Setembro em Feira de Santana:
    Espetáculo: Maria Minhoca
    Data: 8 de Setembro
    Horário    : 16 horas
    Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
    Entrada gratuita
    Espetáculo: Dia de Circo
    Data: 22 de Setembro
    Horário: 16 horas
    Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
    Entrada gratuita

AUTORIA: Carol Campos



LANÇAMENTO DA FLIFS SERÁ NO DIA 30 (QUINTA-FEIRA)


Publicado em: 24/08/2018 - 14:08:32

    A 11ª edição da Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) será apresentada oficialmente na próxima quinta-feira (30), a partir das 8h30 no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na rua Guaratatuba 345, bairro Tomba. O evento está programado para o período de 25 a 30 de setembro na praça Padre Ovídio.
    Durante o evento de lançamento será exibida a nova logomarca da Flifs, através de vídeo produzido pela TV Olhos D’água com o título de “11 anos – Reafirmando e consolidando nossa história”. Apresentação do grupo Camerata de Sopros e o Café Literário com a participação dos Sussurradores de Poesias, do Núcleo de Leitura da Uefs. No foyer do teatro haverá a exposição dos homenageados da Flifs/2018 e a exposição “Poesia na Folha do Norte: a Feira de Sant’Ana em versos, 1930-1950”.
    Instalada em novo espaço, a Flifs inaugura em 2018 um ciclo de transformação e crescimento. Promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a parceria da Prefeitura Municipal, do Estado da Bahia, da Arquidiocese de Feira de Santana e do Serviço Social do Comércio (Sesc), a Flifs se consolidou na região como evento importante para reunião de pessoas em torno da leitura, da arte, da cultura e do entretenimento.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



II CICLO DE OFICINAS EM ESCRITA CRIATIVA


Publicado em: 22/08/2018 - 14:08:45

    A "Oficina de Escrita Criativa", mediada pela poeta Lívia Natália, abre a segunda etapa do Ciclo de Oficinas em Escrita Criativa em Feira de Santana. O projeto tem como objetivo contribuir e fomentar a produção literária das mulheres da cidade e região, a partir de oficinas e rodas de conversa com outras autoras do estado. A ideia é a cada encontro pensar o processo e os procedimentos literários que cada uma das autoras participantes utilizam, estimulando assim, a leitura e consumo dessa literatura, mas também a produção e autopublicação de outras mulheres.
    Nesse sentido, o ciclo será composto de três etapas, pensando o processo da produção à publicação. Sendo que a primeira delas, com três diferentes oficinas, ocorreu no segundo semestre de 2017 e as demais acontecerão ao longo de 2018. Além disso, prevemos também a seleção e organização de uma publicação coletiva com os poemas ao final da formação e também um evento de lançamento, juntamente a exposição de outras artistas mulheres da região.
    Serviço
    O Quê: II Ciclo de Oficinas em Escrita Criativa
    Quando: 25/08/2018
    Onde: Museu de Arte Contemporânea
    Entrada Gratuita

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



Mais Notícias

    Estão abertas as inscrições para o “Seminári...

    A 11ª edição da Feira do Livro - Festival Literário ...

    A "Oficina de Escrita Criativa", mediada pela poeta Lívia Nat...

    Os haicais de “Sofá de veludo” de Johny Guimarães, o...

    É certo que estamos vivendo um momento revolucionário no que con...

    O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta os espetáculos “Est&o...

    Dona de uma loja de decoração para festas, a empresária V...

    A cantora feirense, Sarah Reis, é a mais nova contratação...

    Será realizado no dia 28 de julho, a partir das 19h:30, na Cúpul...


Página de 19
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Feira 185 anos

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados