menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ENCONTRO DE ADMINISTRADORES NA FTC DEBATE VIVÊNCIAS PROFISSIONAIS


Publicado em: 14/09/2017 - 10:09:01

    Um momento festivo e, ao mesmo tempo, um espaço para debater os desafios da profissão. Foi assim que a FTC Feira de Santana registrou o Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro. O II ENCAD reuniu professores, estudantes e egressos inseridos no mercado de trabalho na noite desta terça-feira (12), no Auditório Professora Terezinha Mamona.
    De forma interativa, foram compartilhados cases de sucesso e discutidas questões como estratégia e foco para viabilizar iniciativas inovadoras, riscos e resultados de projetos de empreendedorismo e ética no exercício profissional. Os palestrantes foram os administradores Victor Carvalho, Carlos Henrique Azevêdo e Nivaldo Cruz, que também é radialista.
    Os debates contaram ainda com a participação da estudante de Administração Alanna Marzola, presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado da Bahia. A presença de alunos e egressos no encontro foi destacada pela professora Jucicleide Nascimento, coordenadora do curso de Administração. “O evento foi idealizado com esse formato de compartilhar vivências”, lembrou.
    Os avanços do curso, por meio de projetos de grande alcance, mereceram destaque da professora Marcly Amorim Pizzani, que citou a Feira do Empreendedor, o Quiz de Administração e a participação efetiva em ações de Responsabilidade Social, dentre outros, como aspectos positivos. “E nada como comemorar o Dia do Administrador com um encontro de sucesso”, afirmou.
    Para o estudante Ezequiel Lima da Silva, que cursa o 7º semestre de Administração, o II ENCAD serviu de aprendizado diante do cenário atual. “Abriu nosso leque de conhecimento para chegarmos ao mercado preparados”, disse. O que mais chamou a sua atenção foi a abordagem acerca da gestão comercial, principalmente pelo fato dos palestrantes serem administradores já inseridos na área.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



EXPOFEIRA 2017: PRODUTORES RURAIS APRENDEM NOVAS TÉCNICAS NO ESTANDE DO SEBRAE

O espaço, localizado na 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), oferece oficinas e palestras gratuitas até sábado, 9

Publicado em: 06/09/2017 - 15:09:51

    O produtor rural José Délcio Araújo nasceu e foi criado no campo, vendo o trabalho de seus pais e avós. Hoje, atua em duas propriedades, a sua e a do pai, na zona rural de Tucano, criando ovinos e plantando insumos para suplementar a alimentação dos animais. José foi um dos 120 integrantes das caravanas que visitaram o estande do Sebrae com o intuito de buscar ferramentas para beneficiar na atividade de produtor, nessa terça-feira, 5. O espaço integra a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) e oferece palestras e oficinas voltadas para o homem do campo até sábado, 9. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae Bahia.
    Os produtores também acompanharam palestras e oficinas da cozinha show, com temas relacionados à criação de animais. A programação foi voltada para o corte de ovinos e caprinos e o preparo de embutidos e defumados do frango, cursos ministrados pelo engenheiro de Alimentos do Senar, Antonio Saback. Higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos acessórios e da carcaça; refrigeração; inspeção contra zoonoses; cortes especiais; condimentação e defumação foram os temas da apresentação. “Mostramos o quanto eles perdem por não definir os cortes especiais”, destacou Antônio em uma das abordagens.
    Para Délcio, mudar sua visão para implantar as técnicas assistidas foi o maior ganho de sua participação na capacitação. “Lá no interior a gente não faz assim, e eu só ouvia falar nesses cortes especiais, mas nunca tinha visto pessoalmente, então, foi muito interessante.”, explica o produtor. “Ele nos mostrou cortes que são valorizados e, também, que retirar as glândulas de hormônio no pernil do carneiro e do bode, antes do preparo da carne, faz com que aquele odor que as pessoas dizem que essas carnes têm seja retirado”, detalhou o produtor, que também pretende assistir à apresentação do engenheiro agrônomo Paulo Suassuna sobre o cultivo intensivo de palma nesta quarta, 6.
    O público das caravanas aprendeu mais sobre oportunidades de mercado para cortes especiais nos canais diversos de distribuição, como açougues, supermercados e casas de carnes especiais, bem como bares, restaurantes e o segmento de alta gastronomia que, segundo o palestrante Aldir Parisi, tem grande potencial para ser trabalhado pelo setor. Como acessar esses mercados melhorando o produto, a embalagem e distribuição, os cortes mais comprados nos mercados e as oportunidades que devem ser trabalhadas para viabilizar o negócio foram pontos abordados.
    Mais cedo, o desafio da regularização de granjas foi tema da palestra apresentada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A programação intitulada “Dia do Frango” contou com uma apresentação teatral, mostrando de forma lúdica o assunto para os produtores. “Ao oferecer um produto de maior valor agregado, o produtor consegue um diferencial que irá desenvolver o negócio e aumentar a sua renda”, avalia o técnico do Sebrae, Eberval Santos.
    O Espaço Sebrae é uma parceria da instituição com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

AUTORIA: Release de Vívian Rodrigues



ESCOLA INFANTIL RECEBE DOAÇÃO DE ALIMENTOS DE FACULDADE


Publicado em: 30/08/2017 - 16:08:48

    Em mais uma iniciativa de responsabilidade social, a Faculdade UNINASSAU de Feira de Santana realizou a doação de 72 kg de alimentos não perecíveis para a Escola Beatriz Melo da Silva, instituição ligada à Obra Assistencial Chácara São Cosme, na manhã de quinta-feira (24).
    Foram arrecadados 144 kg de alimentos durante o Projeto Capacita, que ocorreu na UNINASSAU/Feira em julho. Estes foram divididos entre o Abrigo Casa do Pai Nosso, cuja doação ocorreu no dia 10 deste mês, e a escola infantil. O diretor da unidade, Hermilo Freitas, explica que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de responsabilidade social da instituição. “Esse tipo de doação tem grande importância para o UNINASSAU, que já tem na essência do Grupo Ser Educacional a preocupação com projetos sociais”, conta o diretor.
    A equipe da Faculdade foi recebida pela professora Elizete Soares Amorim, que contou que os mantimentos chegaram na hora certa. “A nossa dispensa está vazia, praticamente, então chegou numa hora que estava precisando mesmo desses alimentos”, afirmou, agradecida. Carentes, as crianças fazem um lanche reforçado na escola, “por que às vezes, em casa, não têm nem o que comer”, conta.
    A escola infantil atende atualmente a 25 crianças com idade entre 2,5 e 5 anos, provindas de famílias de baixa renda. Afora as doações, a única fonte de renda da instituição é o projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC). A Escola Beatriz Melo da Silva se localiza à Rua Santo Amaro, Bairro Chácara São Cosme.
    Texto e fotos: Lana Mattos

    Legendas:
    1 - A Escola Beatriz Melo da Silva se localiza à Rua Santo Amaro, Bairro Chácara São Cosme
    2 - Da esq. para a dir.: Professora Elizete Soares Amorim; Ione Costa, assistente de marketing da UNINASSAU e Jacira Barbosa dos Santos, auxiliar de serviços gerais da escola
    3 - A UNINASSAU doou 72 kg de alimentos à escola infantil
    4 - Após lanche reforçado, as crianças brincam no parque
    5 - Professora Marliete dos Santos Almeida na sala com os pequenos


AUTORIA: Release de Lana Mattos



AÇÃO SOLIDÁRIA DIA DO PSICÓLOGO


Publicado em: 23/08/2017 - 10:08:13

    O Espaço Terapêutico Psicologia para Todos convida todos os psicólogos, seus familiares e amigos a dar as mãos em homenagem ao Dia do Psicólogo em Prol da Creche Mãos Unidas. Que a Psicologia seja o nosso instrumento para a superação e fortalecimento dos Vínculos.
    Venha Participar desta Ação Solidária e celebrar juntos o Dia do Psicólogo.
    "Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente." (Freud)

    PROGRAMAÇÃO

    ** Abertura: 26/08/2017 (Sábado) **
    RODA DE CONVERSA
    16h - Terapia Comunitária - Facilitadora: Joseane Araújo
    17h - O olhar da Psicologia para o Infanto: Abandono Familiar qual repercussão na Formação deste SER?
    Facilitadora: Jaciara Carneiro Rios Almeida

    18h - Dança Circular
   
    ** Domingo - 27/08 a partir 9:30 **
    RODA DE CONVERSA
    09h - Psicologia Social - Para além do consultório, outra possibilidade de atuação
    Facilitador: Willian Tito Maia Santos
   
    - A partir das 10h
    Dança Circular
    Feijoada
    Samba de Roda com o grupo Zazinha Cerqueira



AUTORIA: Mary Figuerêdo



SESC FEIRA RECEBE 2ª ETAPA DO PROJETO SONORA BRASIL COM O COCO DO IGUAPE (CE)

Promovido pelo Sesc, maior projeto nacional de circulação musical passará por 7 cidades do interior da Bahia com apresentações de grupos de cocos

Publicado em: 21/08/2017 - 10:08:11

    Em agosto, o Sesc inicia mais uma edição do Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do país, com registro de mais de 520 mil espectadores desde a sua criação. No próximo dia 22, o Sesc Feira apresenta a 2ª etapa do projeto com o grupo cearense COCO DO IGUAPE, representantes do tema “Na Pisada dos Cocos”. A apresentação começará às 19h e conta com preços populares.
    O Sonora Brasil é um projeto temático e essencialmente acústico, realizado pelo Sesc há 20 anos, que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O projeto, além de Paulo Afonso, também circulará pelas cidades de – Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. 
    O tema “NA PISADA DOS COCOS” apresenta variantes desta expressão lítero-cênico-musical típica da região do Nordeste trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. É uma prática coletiva que envolve, na maioria das vezes, grupos mistos, formados por homens e mulheres, que são encontrados em áreas urbanas e na zona rural, inclusive em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos.
    O grupo que circula nessa primeira etapa - O Coco do Iguape, de ocorrência no litoral Cearense, tem como característica o andamento mais acelerado e uma dança mais “pulada”. A música mantém a estrutura de refrão fixo, apresentado pelo mestre e cantado pelos brincantes, e estrofes emboladas pelos mestres, algumas criadas no calor da brincadeira. A dança acontece em pares, um de cada vez no meio da roda, com trocas constantes marcadas pelo convite feito com o gesto da umbigada, e, apesar da prevalência de homens não há restrições à participação das mulheres. Os instrumentos utilizados pelo grupo são o caixão (espécie de Cajon), que é feito de madeira em forma de caixa e o ganzá, feito com latas reutilizadas, ambos fabricados pelos próprios integrantes. O triângulo, pouco encontrado em grupos de coco, foi inserido a partir de influências externas.
   
    Mais Informações: www.sescbahia.com.br
   
    SERVIÇO:
    2ª ETAPA SONORA BRASIL – NA PISADA DOS COCOS | COCO DO IGUAPE (CE)
    Data: 22 de agosto
    Horário: 19h
    Ingresso: R$10 (inteira) | R$5 (meia) e R$8,00 (comerciários e dependentes)
    Local: Sesc Feira (Rua Guaratatuba, 345 – Tomba)

    Informações à imprensa:
    Fabrício Freitas | ffreitas@sescbahia.com.br | (75) 3622 1077


AUTORIA: Sesc Feira de Santana



FEIRA DO LIVRO 2017 SERÁ LANÇADA NA PRÓXIMA SEMANA

O evento completa uma década de existência este ano e está consolidado como um dos mais importantes da cidade e região

Publicado em: 17/08/2017 - 10:08:25

    A 10ª edição da Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, que reúne literatura, teatro e música na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), promete muitas novidades na ampla programação que será ofertada ao público este ano.
    O lançamento da Feira do Livro será realizado no próximo dia 24 (quinta-feira), às 8 horas, na sede do Sesc - Serviço Social do Comércio, localizado na nua Guaratatuba, nº 345, no bairro Tomba.
Foto de Edvan Barbosa - Ascom-Uefs    A atividade é realizada há uma década graças a parceria firmada entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Governo do Estado, Arquidiocese de Feira de Santana, Sesc e Fundação Egberto Costa.
    O evento, que compõe o calendário de ações culturais de Feira de Santana, está programado para o período de 26 de setembro a 1º de outubro.

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
Fotos




STARTUPS FEIRENSES BUSCAM AMPLIAR MERCADO APÓS CAMPUS PARTY BAHIA

Evento fomentou networking, conhecimento e estimulou a realização de negócios

Publicado em: 15/08/2017 - 11:08:22

    Considerado o maior evento de tecnologia do país, a Campus Party Bahia foi palco de diversas ações relacionadas ao setor de inovação e movimentou a rotina de startups de Feira de Santana que compareceram à Arena Fonte Nova, de 9 a 13 de agosto. Entre elas, as startups AbsamHost e App2Sales, que participaram do programa Startup&Makers e apresentaram os seus negócios no evento, já analisam os resultados obtidos.
    “Depois do evento, algumas empresas acabaram virando clientes minhas. E eu também comprei ferramentas de outras empresas que estavam em exposição”, conta Junior Mascarenhas, à frente da AbsamHost. “A Campus Party foi muito bacana para a região. A população pôde conhecer outras tecnologias e empresas de softwares daqui. Também proporcionou networking, pudemos conhecer outras empresas que estão empreendendo na região”, acrescenta.
    Entre palestras e desafios voltados para as startups, Junior destaca ainda a sua passagem pelo estande do Sebrae, montado na “Área Open” do evento, junto ao espaço dedicado ao programa Startup&Makers. “Com a banca de avaliadores e mentorias, pude ser auxiliado por alguns empresários de outras áreas”, relembra ele, ao comentar sobre os especialistas em gestão, tecnologia, desenvolvimento e marketing que participaram do programa.
    Samuel Bezerra, da startup feirense App2Sales, que está mais avançada e participou do Startup&Makers pelo Growth Stage, foi pela primeira vez a uma edição da Campus Party e aproveitou para conhecer novas tecnologias e públicos. Ele também aproveitou as mentorias. “Aproveitamos a expertise dos mentores, sobretudo porque um deles tem especialização em internacionalização de startups, para ajudar a gente a atingir mercados no exterior”, conta. “Nossa startup é digital e podemos atingir esse mercado, por isso aproveitamos essa ajuda sobre como se preparar para investimentos externos e também para fazer networking”.
    Para José Soares, gestor do Projeto Startup BA, do Sebrae Bahia, o ecossistema de startups em Feira de Santana está evoluindo. “Temos percebido um movimento de empresas no interior do estado, e Feira de Santana é uma dessas cidades que tem uma densidade que temos que trabalhar”, avalia. “O movimento em Feira tende a ter êxito por estar partindo dos empreendedores e potenciais empreendedores. E o Sebrae tem todo o interesse de apoiá-los”.
    O projeto Startup BA atua em Salvador há dois anos com capacitação, consultoria, mentoria, acesso a mercado e aproximação com investidores, através do apoio às startups. “Nosso posicionamento é trazer esse pessoal que entende muito de tecnologia e mostrar pra eles que é uma possibilidade empreender também nisso, fazer com que eles gerem negócios”, explica José.

AUTORIA: Release de Vívian Rodrigues



EMPRESÁRIOS DO SETOR DE PANIFICAÇÃO AMPLIAM VISÃO DE MERCADO EM MISSÃO TÉCNICA

Atendidos pelo Sebrae, 16 empresários da região de Feira de Santana visitaram o maior evento de negócios da indústria de panificação e confeitaria do país

Publicado em: 05/08/2017 - 04:08:19

    Interessados em conhecer as últimas novidades do ramo de panificação, confeitaria e food service, um grupo de 16 empreendedores de Feira de Santana, Irará e São Gonçalo dos Campos participou da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos - Fipan 2017, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo. O Sebrae em Feira de Santana subsidiou e coordenou a viagem, oportunizando o acesso a novas técnicas, networking e parcerias comerciais na visita aos estandes da feira.
    Victor Oliveira, da Panificadora e Delicatessen Victor, em Irará, participa da feira desde 2009 e aprovou esta edição. “Participamos do evento sempre em busca de inovação, tendências e esse ano não foi diferente. A feira estava lotada. Encontramos opções para nossas demandas de aumento de produtividade e estamos em processo de negociação”, detalha o empresário. Ele relata também que conheceram algumas tendências na produção de pães como o uso das enzimas e fizeram visitas proveitosas.
    Já o empresário José Alves, que administra a Arte Pães, em Feira de Santana, esteve pela primeira vez no evento. “Pela dedicação de todos do Sebrae e pelos novos conhecimentos adquiridos, posso dizer que foi tudo muito bom e proveitoso”.
    A missão proporcionou a troca de experiências através de visitas técnicas a estabelecimentos bem sucedidos naquele estado, como a Levain Escola de Panificação e a loja Shimura Pães e Doces, ambos os empreendimentos de um dos mestres da panificação em São Paulo, o chef Rogério Shimura. Foi visitada também a Padaria Barão de Cepac, em Guarulhos. Os empresários observaram processos de fermentação natural e congelamento, pré-pesagem, expedição, logística e distribuição de produtos, além da produção de pães artesanais e a aplicação da inovação em loja conceito.
    De acordo com a técnica do Sebrae em Feira de Santana, Lúcia Leite, que acompanhou a missão, participar de eventos como este é ter a oportunidade de acessar conhecimento em inovação, novas tecnologias, novos modelos de gestão. “Por exemplo, na visita feita à Padaria Barão do Cepac, pudemos visualizar e comprovar que alguns processos de uma empresa podem ser corrigidos ou melhorados com pequenas intervenções, sem grandes investimentos”, completou.
    Todos os 16 empreendedores são acompanhados pelo Sebrae Bahia através do Projeto de Panificação e Massas Alimentícias desde 2015. A iniciativa envolve ações no âmbito de mercado, gestão, financeiro, legislação, tecnologia e inovação, voltadas para este público-alvo, visando fortalecer o segmento e tornar as empresas mais competitivas.
    Participaram da Fipan 2017 distribuidores e fornecedores de instalações comerciais, máquinas, equipamentos, embalagens, produtos finais e matérias-primas voltadas ao segmento. O evento também oportunizou palestras com especialistas, cursos e demonstrações de produtos. Mais de 300 expositores apresentaram tendências do segmento para mais de 60 mil visitantes. Com 63.200 mil padarias em todo o Brasil, São Paulo é o estado brasileiro que detém o maior número de panificadoras: 12.700 estabelecimentos. O setor apresenta atualmente 818 mil empregos diretos e 1,8 milhão de indiretos.

AUTORIA: Release Sebrae - Vívian Rodrigues



PROFESSORES DA UNINASSAU MINISTRAM PALESTRAS NA PEPSICO

Faculdade realiza cursos e palestras de forma gratuita em empresas parceiras

Publicado em: 31/07/2017 - 14:07:34

    De 31 de julho a 04 de agosto, a Faculdade UNINASSAU Feira de Santana participará da Semana de Carreira da PepsiCo. A Instituição oferecerá palestras de capacitações gratuitas aos colaboradores da multinacional de alimentos e bebidas. Na programação do evento também está prevista a realização da Feira Educacional, na quinta-feira (03/08).
    As palestras ofertadas pela UNINASSAU na PepsiCo serão realizadas na terça-feira (1º). A programação será a seguinte: as 8h30, a professora Ana Valéria Freitas explanará sobre “Gestão do Tempo”; as 10h30 o tema “Educação para liderança: Gerenciando competências” será abordado pelo professor João Augusto Neto; as 14h30 será a vez do professor Juliano Mota Campos ministrar a palestra “Neutralizando a timidez e desenvolvendo a arte de falar em público”. Como convidada da Faculdade, a palestrante Janilda Pinho (UEFS) falará sobre “A força do marketing pessoal para projeção da sua carreira”, as 12h30.
    Na Feira Educacional, a UNINASSAU marcará presença com consultores educacionais, apresentando os serviços de formação para a carreira escolhida pelos colaboradores da PepsiCo. Além disso, será oferecido material de orientação vocacional e sorteio de brindes. O diretor da UNINASSAU Feira, Hermilo Freitas, ressalta a importância da parceria com a PepsiCo, empresa com maior número de funcionários estudando na Instituição. “A Faculdade visa capacitar os parceiros através de cursos e palestras na Instituição de Ensino ou na própria empresa parceira, realizando também o vestibular ‘in company’”, explica.
    Leila Santos, consultora de RH da PepsiCo, destaca que será uma semana especial para que os funcionários definam o rumo de suas carreiras. Para tanto, o evento vai contar com várias apresentações, workshops, atividades e dicas de líderes inspiradores de dentro e de fora da PepsiCo, que compartilharão suas histórias e caminhos traçados. “As palestras ofertadas pela UNINASSAU contribuirão para desenvolver e alavancar as carreiras dos funcionários”, comenta.
    A Instituição oferta educação para a sociedade Feirense e disponibiliza o programa UNINASSAU nas Empresas, que é um projeto local supervisionado pelo marketing. Para agendamento de cursos nas empresas, os telefones são: (75) 4020-9734, 3221-6664, 3614-6157, 3614-6353 e 3221-8133.


AUTORIA: Release de Lana Mattos



Mais Notícias

    A 10ª edição da Feira do Livro - Festival Literário ...

    Considerado o maior evento de tecnologia do país, a Campus Party Bahia ...

    Interessados em conhecer as últimas novidades do ramo de panifica&ccedi...

    De 31 de julho a 04 de agosto, a Faculdade UNINASSAU Feira de Santana particip...

    Especialistas garantem. Oferecer boa música, alegria, esperança ...

    Lançamento do livro; PARENTALIDADE NAS FAMÍLIAS NEOCONFIGURADAS:...

    “A Timbalada do século XXI é transbordante”. Essa &e...

    O poeta e escritor Maroel Bispo, Coordenador do Conselho Editorial da Revista ...

    Mais uma vez o público se fez presente no Museu Parque do Saber para Se...

    O Dr. Leonardo Andrade de Almeida, foi o palestrante dessa ediçã...


Página de 13
| | | | |

 

Apoio Cultural:



184 Anos de Feira de Santana
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados