menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
MAC CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 22 ANOS COM EXPOSIÇÃO DO ARTISTA ZÉ ANDRADE


Publicado em: 19/07/2018 - 15:07:18

    O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - MAC completa 22 anos neste mês de julho, e para celebrar, o MAC recebe, na próxima terça-feira, 24, a exposição: 40 anos de Um Artista da Terra, do renomado artista plástico Zé Andrade.
    A exposição é uma homenagem aos 40 anos de carreira dos artista, que é baiano, da cidade de Ubaíra, mas vive há mais de 40 anos no Rio de Janeiro, e escolheu retornar a sua terra para essa comemoração especial. Tendo suas obras expostas em países como Alemanha e Portugal, seus personagens são colecionados em várias partes do mundo. Já no Brasil, expôs nas principais capitais e cidades do país, em exposições coletivas e individuais.
    Zé Andrade vai preencher os espaços do MAC com as mais variadas obras que esculpiu durante esses anos de uma próspera carreira. Ele já homenageou figuras baianas como Maria Bethânia e Jorge Amado, autores como Machado de Assis e várias outras figuras que estarão presentes. Além de trazer os resultados da oficina Técnicas e Maneiras de Lidar com o Barro, ministrada por ele.



AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



CURSO AUXILIAR DE BIBLIOTECAS (2018)


Publicado em: 13/07/2018 - 16:07:02

    Biblioteca Central oferece curso de Auxiliar de Biblioteca
    A Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC promove o Curso de Auxiliar de Biblioteca no período de 23 a 25 de julho de 2018, que terá como facilitadoras, as bibliotecárias Clemilda S. dos Reis de Jesus e Lívia S. Mota Rabelo.
    Segundo a Bibliotecária Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira, existe uma procura constante de pessoas querendo orientações de como organizar acervos. Assim, esse é o principal fator para a criação do curso, que acontece na sua 14ª edição.
    Para inscrever-se, o interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição e enviá-la para o e-mail bcjceventos@uefs.br. Entretanto, a validação da inscrição está condicionada à entrega de 1kg de alimento não perecível no Setor de Aquisição da BCJC.O período de inscrição é de 10 de julho a 18 de julho de 2018. Salientamos que os 40 primeiros inscritos serão contemplados com a vaga e os demais ficarão em lista de espera, pois, caso haja desistência, entraremos em contato por email.
    Este ano, o curso ocorrerá em dois dias e meio, com carga horária total de 20h, e os participantes receberão certificado.
    Com essa ação, a Biblioteca Central contribui para que as comunidades de Feira de Santana e região possam criar ou melhorar os espaços de leitura e pesquisa, tornando a informação mais acessível à população.
    http://sites.uefs.br/portal/ sites/bibuefs/paginas-do-menu- raiz/treinamentos/curso- auxiliar-de-bibliotecas-2018



AUTORIA: SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (UEFS)



ENQUANTO HOUVER POESIA POR DANN SILVEIRA

Regressando de um turnê vitoriosa em Portugal e São Paulo, o artista feirense Daniel Silveira brinda a semana de aniversário da Fundação Egberto Costa com seu show no MAC, às 20:00 nesta quinta-feira, 12 de julho.

Publicado em: 12/07/2018 - 11:07:09

    O projeto “Enquanto houver poesia: um dialogo lítero-musical entre Brasil e Portugal” prevê o intercâmbio do poeta, músico e compositor Daniel Silveira (Dann Silveira) e a declamadora e gestora cultural Lorena Carvalho em três cidades distintas: Lisboa/PT; Coimbra/PT ; São Paulo /BR para circulação do show lítero-musical como forma de divulgação do livro “Enquanto houver poesia...” de autoria de Dann, e do projeto de nome homônimo realizado na cidade de Feira de Santana/Ba, Brasil, bem como a participação dos mesmos em ciclos de debates.
    Essa apresentação acontecerá no formato de “palco livre”, onde intercalam-se músicas e trechos poéticos do livro, permitindo de forma dinâmica a interação dos espectadores e apreciadores, bem como convidados a se utilizarem do palco enriquecendo a apresentação. Ainda consta como atividade, sessão de autógrafo pelo autor e registros do evento e movimentação cultural pela gestora cultural.
    Vamos fazer a festa com muita música poesia e arte nas comemorações da Fundação Egberto Costa de seu aniversário.

AUTORIA: Release da Produção do Espetáculo



ALEXANDRA PATROCÍNIO LANÇA "GIRASSÓIS EM NOITES ESCURAS" DIA 11 NO MAC

Na quarta-feira, 11, a poetisa Alexandra Patrocínio lançará o livro "Girassóis em noites escuras", no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.

Publicado em: 09/07/2018 - 12:07:38

    A poesia de Alexandra Patrocínio carrega pedaços do cotidiano com uma leveza que só o olhar lírico é capaz de criar. E isso não significa que a dor não faça parte de seu jardim poético, mas que a poeta consegue fazer “brotar girassóis em campos de sangue”. Trata-se de uma poesia na qual o ritmo e as imagens nos fazem acompanhar e sentir as emoções do sujeito lírico: “Não se sabe ao certo,/ quem levou quem,/ cavalo e vaqueiro/ nem se despediram,/ morreram entrelaçados/ como dois namorados”. "Girassóis em noites escuras" é um passeio por vários estágios da vida. Alexandra Patrocínio colheu liricamente momentos que o tempo transforma em saudade e converteu em poesia. Aqui estão as emoções, a partir do olhar da autora, traduzidas em palavras: Amor, morte, solidão, tristeza, alegria envolvem o sujeito poético e também o leitor.
Por: Érika Azevedo

O quê: Lançamento do livro de Alexandra Patrocínio
Quando: 11/07/18
Onde: Museu de Arte Contemporânea
Entrada Gratuita

AUTORIA: Release do MAC



01 ANO DO LEIA MULHERES EM FEIRA DE SANTANA

Mais uma atividade do MAC que se firma na comunidade feirense!

Publicado em: 03/07/2018 - 11:07:23

    O Leia Mulheres em Feira de Santana comemora um ano de atividades este mês. E neste encontro especial, convida todos a compartilharem uma leitura inspiradora, que ainda não tenha sido contemplada nas outras edições. Pode ser um poema, uma carta, um romance, de autoras conhecidas ou não. A ideia é potencializar as trocas de referências, impressões e afetos de forma mais livre.  E a 12º edição, acontece no Museu de Arte Contemporânea  – MAC , no próximo sábado, 07, às 15h.
    O Leia Mulheres é um projeto que tem como objetivo disseminar e incentivar a leitura de escritoras. Abertos a participação de todos, os clubes contam com reuniões regulares para a leitura e discussão de obras literárias escritas por mulheres.

Mediadoras: Larissa Rodrigues e Mariana Paim.
O quê: 01 ano do Leia Mulheres em FSA
Quando: 07/05/2018 das 15 às 17h
Onde: Museu de Arte Contemporânea- MAC
Entrada Gratuita

AUTORIA: Release do MAC



MARCELE MARAU REPRESENTA FEIRA NO MISS BAHIA CNB

Feira participará do Miss Bahia Concurso Nacional de Beleza (CNB), com forte candidata !

Publicado em: 29/06/2018 - 20:06:16

    Selecionada como Miss Feira de Santana CNB para representar a sua cidade Natal no certame Miss Bahia CNB, Marcele Marau demonstra um forte sentimento de orgulho com o encargo que recebeu e promete dar o melhor de si para representar com dignidade Feira de Santana.
    Estudante de licenciatura em ciências biológicas, modelo, promoter de eventos, atriz, escritora e poetisa, Marcele Martins Vitória Araújo que adotou o nome artístico de Marcele Marau (a junção de Martins e Araújo), quando fala de seus sonhos, nos deixa transparecer dois destaques muito interessantes: um, o orgulho que tem de Feira de Santana, reconhecendo em sua cidade a efervescência cultural que muitos não conseguem ver com tanta clareza, a outro, uma forte paixão pelas artes de um modo geral. Estuda teatro, escreve, mantém um Blog denominado: "O Universo Conspira a Favor" (https://marcelemarau.wixsite.com/ouniversomeinspira), e uma página no Face Book onde também publica crônicas e poesias que saem direto do seu sentimento e do seu amor pela vida e pelo mundo, https://www.facebook.com/marcele.marau. Em verdade a Misse Feira CNB, Marcele Marau, além de todos os atributos físicos que fazem dela uma representante digna de sua terra natal, transpira vida naquilo que se dedica, e com certeza, se escolher adiante o magistério em biologia será uma professora exemplar.
    O certame que Marcele irá representar Feira de Santana, o Miss Bahia Concurso Nacional de Beleza (CNB), não se confunde com outros similares promovidos por outras organizações, tanto que o destaque CNB é imperativo para identificar o evento.
    No dia 30 de junho, este sábado próximo, às 19h, no Teatro Diplomata (Em Patamares, Salvador), acontece a edição 2018 do Miss Bahia CNB. O concurso vai eleger a representante do estado para o Miss Brasil, que acontecerá no mês de agosto, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
    Segundo os organizadores do evento a cerimônia terá a presença especial da atual Miss Brasil, Gabrielle Vilela o responsável direto pelo Concurso Nacional de Beleza, Henrique Fontes informa que a Miss Bahia Universo 2011, Gabriella Rocha também estará presente, destacando que a Miss Bahia CNB 2017, Emili Seixas irá passar a sua faixa para a vencedora do certame que sairá dentre as quinze finalistas selecionadas para representar diversos municípios baianos.
    Foram escolhidas candidatas das mais diversas cidades, a saber: Salvador, Caetité, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Ubatã, Paulo Afonso, Valença, Teixeira de Freitas, Prado, Jaguaquara, Guaibim, Serra do Ramalho, Serrinha e Curaçá.
    A vencedora do Miss Bahia CNB pode se tornar a nova Miss Brasil Mundo 2018, e ainda representar o Brasil no Miss World, que acontece no dia 8 de dezembro, em Sanya, na China.
    Toda força para nossa candidata, Marcele Marau. Compareçam e prestigiem o evento torcendo por Feira de Santana!

Serviço
Miss Bahia CNB 2018
Onde: Teatro Diplomata
Quando: 30 de junho de 2018, às 19h
Quanto: R$25,00 (meia) e R$50,00 (inteira)

AUTORIA: Viva Feira



COM 42 ANOS UEFS É PARTE DE MUITAS HISTÓRIAS

Palestra e apresentação cultural marcaram ontwm os festejos do aniversário da Instituição!

Publicado em: 21/06/2018 - 02:06:03

    Dos 42 anos de existência da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Antônio Carlos Sousa Passos, mais conhecido como “Charles”, participou de 36. Deste tanto tempo passado, vivido entre sonhos que se concretizaram e sonhos que continuam valendo a pena sonhar, restou a certeza de ter sua própria história amalgamada com a do local que foi o primeiro e, até hoje, único emprego.
    “A Uefs é o meu porto seguro! Tudo que conquistei foi fruto do meu trabalho aqui. A Uefs para mim é história, é vida. O afeto e o amor pela Instituição é muito grande. Até escolhi morar a 200m da Universidade. Muitos amigos brincam comigo dizendo que a Uefs é a extensão da minha casa e vice-versa. Para mim é gratificante estar aqui”, declarou. Quando questionado sobre o que diria a quem está chegando agora na Uefs: “Venham com a esperança”, respondeu com rapidez e uma dose de emoção no tom da voz.
    Emblematicamente, como aquele mochileiro das galáxias que busca, na simbologia do número 42, respostas para o sentido da vida, a Universidade é o locus da inquietação, de quem mergulha na aventura de buscar conhecimento e desenvolver ações que possam socializar tudo que foi aprendido. Amparada nesta tradição, Brenda Nascimento, aluna do segundo semestre de Letras, o curso mais antigo da Instituição, afirma que optou estudar na Uefs devido à credibilidade desfrutada pela Universidade, celeiro de formação de profissionais competentes e comprometidos socialmente.
    Para a professora doutora Elizete da Silva, lotada no departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), toda a formação profissional ocorreu enquanto docente da Uefs. “Esta Instituição já ocupa quatro décadas da minha vida, eu comecei aqui bem jovem, fiz o primeiro concurso para docente. Minha relação com a Uefs é afetiva. Eu me reconheço como profissional a partir da minha entrada na Uefs”, disse.
    Programação especial
    Para marcar as mais de quatro décadas de existência da Uefs, houve uma palestra com a professora Maria Helena Besnosik e apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), às 16h30, no Auditório Central do campus universitário.

Orquestra Sinfônica da Uefs
    Em comemoração aos 42 anos da Uefs, a Orquestra Sinfônica - formada por alunos, ex-alunos, professores, músicos de diversos locais e trajetórias - preparou um repertório especial que contempla a música popular brasileira e internacional, e também música erudita. Confira os detalhes das canções que foram executadas:
- Metamorfose Ambulante - Raul Seixas
- Monte Castelo, O Teatro dos Vampiros, Por Enquanto - Medley Legião Urbana
- Bolero de Ravel - Maurice Ravel
- Heal The World - Michael Jackson
- Viva La Vida - Guy Berryman, Jon Buckland, Chris Martin
- You`ve Got a Friend in Me (Toy Story) - Randy Newman
- Feira de Mangaio - Sivuca e Glorinha Gadelh


AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



FEIRENSE APROVADA NO MESTRADO EM GLASGOW PRECISA DE APOIO

Caroline Souza economista formada pela UEFS foi aprovada no mestrado em "Mercados Globais, Criatividade Local (GLOCAL)" pela Universidade de Glasgow na Escócia mas não tem condições de arcar com os custos, de modo que necessita de apoio de nossa comunidade. Conheça a história dessa mente brilhante.

Publicado em: 16/06/2018 - 14:06:50

    Caros amigos,
    Meu nome é Caroline, e estou aqui hoje não só para contar um pouco mais sobre mim e sobre o que me trouxe até aqui, mas também e mais importante para convidá-los a entrar nesse sonho comigo.
    Sempre estudei em escolas públicas e desde muito nova já sonhava em fazer algo para melhorar a vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento do Brasil, embora não soubesse exatamente o que isso significava para uma menina de uma família humilde como eu. Considerando, ainda, que maior parte dos meus colegas do primário entrou no mundo do crime ou tiveram seus próprios bebês em torno dos seus 14 anos. Eu não entendia o que e o porquê isso acontecia na época e esse estado de ignorância me seguiu até a universidade, quando comecei a estudar Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.
    Nesse sentido, a universidade foi muito importante para mim porque ao abrir as portas do conhecimento ela também me permitiu entender esses meus anseios e o que eu queria fazer, de fato, da minha vida ao passo que foi me mostrando a importância do nosso papel no desenvolvimento da nossa sociedade.
    Foi assim que, em 2013, durante um programa de extensão acabei escrevendo meu primeiro artigo e fui apresentá-lo em um Congresso no Uruguai. Isso me estimulou tanto que, em 2014, me candidatei ao programa de intercâmbio acadêmico da minha universidade em parceria com a Universidade de Coimbra, Portugal. Essa experiência de estudar em um ambiente internacional com pessoas de diversos países, culturas e línguas diferentes dispostas a aprender e trabalhar umas com as outras para encontrar maneiras de tornar o  mundo cada vez mais prospero, estável e justo me deu ainda mais certeza de que é isso o que eu quero fazer da minha vida.
    Então, no final do ano passado, após concluir a graduação não tinha outra saída, a não ser aplicar para o programa de mestrado internacional em "Mercados Globais, Criatividade Local (GLOCAL)", no qual poderei concentrar meus estudos em "Mercados Globais e Desenvolvimento", oferecido pelo consórcio entre pelo menos quatro das melhores universidades europeias (Glasgow, Barcelona, Göttingen e Rottedam).
    Recentemente recebi a notícia de que fui admitida pela Universidade de Glasgow, a coordenadora do consórcio, que é uma das melhores universidades do mundo e que, ao longo dos seus cinco séculos de existência, nutriu o talento de pelo menos sete Prêmios Nobel. Como se não bastasse ter tido entre seus ex-alunos e professores mais notórios, nada menos que, Adam Smith, o pai da economia.
    A escolha deve-se, em grande parte, ao fato de que eu acredito que somos responsáveis ​​pelo nível de desenvolvimento que temos e, portanto, quero poder contribuir da melhor maneira possível para o desenvolvimento social, político e econômico do Brasil. Nesse sentido, o GLOCAL me proporcionará uma base sólida para alcançar meus objetivos de várias maneiras. Primeiramente, ao me permitir aprofundar meus conhecimentos sobre a economia política global e a dinâmica das políticas internacionais, bem como sobre questões de comércio e desenvolvimento a partir de uma perspectiva local, assuntos que sempre me chamaram a atenção desde a universidade. Em segundo lugar, seu foco na história, teoria, cultura e instituições do capitalismo global são muito significativas porque a ponte existente entre eles nos permite entender de que maneira o desenvolvimento sustentado ocorre e até que ponto países desenvolvidos podem servir como modelos para o nosso próprio desenvolvimento. Além de lidar com instituições, um fator-chave     para o desenvolvimento que geralmente é negligenciado em análises de desempenho econômico.
    Por outro lado, este mestrado também me permitirá compreender como políticas de desenvolvimento são desenhadas e implantadas a nível nacional e internacional através dos estudos do processo de desenvolvimento da América Latina e da Europa, por exemplo, dois dos quais tenho interesse em particular. Além disso, também me permitirá compreender de forma mais precisa e profunda tanto sobre questões de desenvolvimento e política quanto sobre o papel que o setor público, privado e da sociedade civil desempenham no progresso de um país ao passo que também me dar à chance de desenvolver habilidades práticas de comunicação, cooperação, sensibilidade cultural e uma cidadania global ativa por meio de estágios dentro do marco europeu.
    O que ainda me impede de ir estudar fora?
    Estudar na Europa não é barato. Na Universidade de Glasgow, o custo da anuidade é de £12850 o que, na cotação atual da libra esterlina de £4,84, de acordo com o site do BACEN http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?id=txcotacao em 24 de Abril de 2018 chega a R$62.194,00 por ano.
    Isso quer dizer, basicamente, que somando o custo da anuidade com o do visto de £335 e do plano de saúde de £375, total de £13560, preciso de um montante em torno de R$65.630,40 para o primeiro ano.
    Entretanto, para que eu realmente possa me matricular na universidade preciso demonstrar que tenho esse valor, mas iInfelizmente, eu e minha família não temos condições financeiras para arcar com esses custose, é, por isso, que eu vim aqui hoje não só para pedir sua colaboração, como também para convidar você, que assim como eu quer contribuir para o desenvolvimento do Brasil a entrar nesse sonho comigo!
    E não se esqueça de curtir e compartilhar porque isso também é muito importante para o sucesso do meu projeto e realização deste grande sonho!
    Régua de objetivos
    Vale lembrar que como a plataforma tem uma política de tudo ou nada, decidimos colocar aqui apenas o valor de £13.560,00, referente a matricula do primeiro ano (incluindo os custos com o visto e o plano de saúde), e tentar conseguir a do segundo ano e o valor necessário para minha manutenção no país através de outras campanhas. Esta, por sua vez, estar dividida aqui em dois valores: atingindo R$ 45.000,00, o projeto já ganha um gás, mas se conseguirmos alcançar R$ R$65.359,20 (valor que cobre a matricula, visto e plano de saúde) poderei arrumar as malas e iniciar essa nova jornada! Vamos juntos alcançar estes objetivos!
    Vem Sonhar Comigo!
    Universidades em que foi aprovada
    - No Consórcio entre as Universidades de Glasgow (Reino Unido), Barcelona (Espanha), Roterdão (Holanda) e Gotinga (Alemanha) no Mestrado Internacional em Mercados Globais, Criatividade Local (GLOCAL).
    - No Consórcio entre as Universidades de Glasgow (Reino Unido), Charles University (República Checa), Dublin City University (Irlanda) no Mestrado Internacional em Segurança, Inteligência e Estudos Estratégicos (IMSISS).

Contribuições: https://benfeitoria.com/CarolineemGlasgow
Nome: Caroline Timóteo de Souza
Banco: Santander
Agência: 3682 Conta: 60-008036-4
 

AUTORIA: Caroline Souza



EXPOSIÇÃO ´SENSUS`

O apoio a diversidade na produção artística adotada pelo Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, nos premia desta feita com a exposição fotográfica Sensus, um testemunho de sensibilidade e talento!

Publicado em: 12/06/2018 - 15:06:45

    A exposição Sensus é um projeto do Estúdio Fenda que reúne 18 fotografias pelas lentes de Joy Freitas e Ananda Nunes e tem como objetivo despertar a consciência corporal no expectador a partir de imagens que trazem como foco a percepção sensorial.  A intenção é incitar a reflexão sobre a comunicação que se estabelece com o mundo e com o corpo através dos sentidos.
    O trabalho possui caráter coletivo no que se refere ao processo criativo e de produção das imagens, carregando em sua identidade a perspectiva plural, fruto da interação entre as duas fotógrafas.
    O lançamento da exposição ocorrerá na terça-feira, 19, às 19:30 no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira e dará continuidade ao projeto de exposições temporárias estando disponível para visitação durante 30 dias.
    O quê: Lançamento da Exposição ´Sensus`
    Quando:  19 de junho (terça -feira), às 19:30
    Onde:  Museu de Arte Contemporânea
    Entrada Gratuita



AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



Mais Notícias

    Selecionada como Miss Feira de Santana CNB para representar a sua cidade Natal...

    Dos 42 anos de existência da Universidade Estadual de Feira de Santana ...

    Caros amigos,     Meu nome é Caroline, e estou aqui hoj...

    A exposição Sensus é um projeto do Estúdio Fenda q...

    Acontece neste sábado, dia 02 de Junho de 2018, às 20:00 horas n...

    A oitava edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert começa...

    A oitava edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert será l...

    Mulheres que fazem arte!     Para ser mulher e entrar num muse...

    Babel, primeira exposição coletiva internacional de artes de Fei...


Página de 28
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Aniversário Funtitec
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados