menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ENCONTROS | JOVENS FEIRENSES LANÇAM WEB SÉRIE


Publicado em: 13/11/2017 - 12:11:31

    A web série Encontros  é um lançamento do canal da produtora Ticuna Filmes no Youtube. A série é uma  produção cinematográfica feirense realizada como resultado da matéria de Produção de Conteúdos Multiplataforma, ministrado pela prof. Daniela Ribeiro, na Faculdade Anísio Teixeira.
    A web série conta a história de um jovem casal que decidem morar juntos, trazendo assim momentos de reflexão sobre as mudanças na vida jovem adulta.
    Com toda a produção realizada pelos estudantes Marco V.  Rocha, Vinicius Rios e Willian Macedo. A web série está dividida em 5 episódios e conta coma participação de atores e atrizes feirenses. Dando assim maior visibilidade aos artistas da cidade.
    Esse tipo de produção abre novas possibilidades para os alunos inovarem e fazerem projetos cada vez mais desafiadores, já que dentro do ambiente acadêmico as formas mais diferentes de se fazer um trabalho muitas vezes não são exploradas.
    Os produtores Marco V. Rocha (21)  e Vinícius Rios (21) em entrevista falam do processo de produção e dos novos projetos. Com a intenção de lançar um curta metragem ainda este ano, o curta pode ser considerado uma análise das relações humanas a partir da dependência da tecnologia.
    Os dois são estudantes de comunicação, mas viram no curso de publicidade e Propaganda uma forma de trabalhar e atuar no campo cinematográfico, tendo o auxílio da  grade curricular dos cursos para enriquecer ainda mais na formação deles como profissionais. Marco  Rocha fala que ” Publicidade é um caminho para o cinema”, e que pretende atuar como diretor de cena.  Já Vinícius Rios ” Eu entrei na faculdade de jornalismo também buscando o cinema, mas na área de atuação”, ele conta que após conhecer os amigos que hoje formam a Ticuna Filmes, se interessou mais pela produção cinematográfica.
    Para ficar por dentro de mais informações sobre a web série, entre na página oficial da Ticuna Filmes no Facebook.
    Link do Facebook: https://www.facebook.com/ticunafilmes/
    Assista a  web série:
    Episódio 1: https://youtu.be/9PvkYVL0oA0
    Episódio 2: https://youtu.be/7shjgSw194k
    Episódio 3: https://youtu.be/FeN9FH7LZik
    O episódio 4: https://www.youtu.be/watch?v=Og88X3eswf4
    O último episódio sai na terça – feira(14) ás 15 H.

 


AUTORIA: Natalha Pedra



FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DO SERTÃO COMEÇA ESTA SEMANA EM FEIRA DE SANTANA

Evento ocorre pela terceira vez e contará com a presença de fotógrafos e pesquisadores renomados no Brasil e no exterior

Publicado em: 06/11/2017 - 12:11:58

  O Clube de Fotografia de Feira de Santana realiza entre 8 e 12 de novembro, a terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão. O evento contará com atividades diversas como workshops, palestras, exposições, apresentações musicais, lançamento de livros, entre outras ações.
    A abertura oficial está programada para a quarta-feira (8 de novembro), a partir das 20 horas, no Teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte), com a abertura das exposições fotográficas, coquetel e apresentações culturais.
    Com as atenções voltadas para o processo de inclusão dos surdos, que se interessam pela fotografia, a coordenação do Festival convidou o professor e interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Márcio Araújo, para participar do evento e assim, facilitar a compreensão dos deficientes auditivos.
    São parceiros na realização do Festival, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o Museu de Arte Contemporânea (Mac), o Centro de Cultura Amélio Amorim e o Museu Parque do Saber, que receberão exposições. 

Exposição Sebastião Salgado

    Durante a terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão estará disponível para visitação do público de Feira e região, a exposição de parte dos trabalhos que compõe o projeto “Terra”, do conceituado fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido internacionalmente.

    Este projeto realizado entre 1980 e 1996, retrata as condições de vida de pessoas socialmente excluídas, como refugiados, trabalhadores sem-terra e marginalizados.

Selecionados

    Para participar da exposição coletiva que estará aberta ao público entre 8 e 11 de novembro no Cuca, foram selecionados os seguintes profissionais e trabalhos:

Alexinaldo Granela Borja (AM) - Estiagem Amazônica
Alves Filho (BA) –Despescoçados
Cafi (RJ) - Os sertões
Fernanda Chemale (RS) - Oratório, um retrato da fé
Fernando Jorge e Rubens Venancio (CE) –Cococi
Fernando Moussali (SP) – Invasivo
Flavia Cirne (BA) - Sertão do céu
Isabel Gouveia (BA) – Sertão
José Diniz (RJ) - Terra Roxa
Marcio Vasconcelos (MA) - Na trilha do cangaço
Mari Gemma de La Cruz (MT) - Ser tão gente
Mateus Sá (PE) - Pedra Azul
Mauricio Simonetti (SP) - Mata branca
Nilmar Lage (MG) - Viver é um descuido prosseguido
Pedro Galdino (RJ) - Céu abandonado
Rodrigo Zeferino (MG) – Ao nascer da terra
Sebá Neto (SP) – Cangaceiros
Sergio Carvalho (CE) - O tempo amarrado no poste
Vanessa Andion (CE) - Quando eu rio, rio seco
Zé Barreta (SP) - Fe2O3
Palestras

    - A programação de palestras é ampla, contando com a participação de renomadas figuras do universo da fotografia, mas também de outros segmentos, cuja relação com esta linguagem artística é inegável.

Para o dia 9 (quinta-feira), estão previstas as seguintes palestras:
“O índio e a fotografia”, com o fotógrafo e documentarista Renato Soares, às 14 horas;
“Não minta para mim”, com o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger Paulo Coqueiro, às 16 horas;
“Jardim das Araras de Lear”, com a dupla João Marcos Rosa e Gustavo Nolasco, às 18 horas;
“Entre a fé e a febre”, com o fotógrafo Guy Veloso, às 20 horas.
No dia 10 (sexta-feira), serão realizadas as seguintes palestras:
 “Sertão: economias do olhar”, com o professor da Uefs e Uneb doutor em História, Clovis Ramaiana, às 14 horas;
 “A poética e a política das mulheres na fotografia”, com a fotógrafa Iana Soares, às 16 horas;
 “Fotografia Documental Contemporânea”, com a fotógrafa SimonettaPersichetti, às 18 horas;
“Amazônias”, com a fotógrafa Elza Lima, às 20 horas.

Para o sábado (11), a programação do festival oferece as palestras:
“Preta do Cordel”, com a cordelista, xilogravurista e produtora cultural Mestra Lainha, a partir das 10h30;
“A morte ronda o Sertão”, com o fotógrafo TitusRiedi, às 14 horas;
“Caixas Pretas”, com o fotógrafo Celso Brandão, às 16 horas;
“Missão Lance Ventoux”, com o fotógrafo Marcelo Greco, às 18 horas;
“A fotografia no contexto da história”, com o fotógrafo Evandro Teixeira, a partir das 20 horas.
Para conferir a programação completa do Festival de Fotografia do Sertão, inclusive os lançamentos de livros e outros detalhes a respeito das palestras, é só acessar: www.festivaldefotografia.com.
Inteiramente aberto ao público, o Festival de Fotografia do Sertão tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Fundo de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia.
A Prefeitura de Feira de Santana e a Fundação Egberto Costa, por meio de projeto aprovado no Pró-Cultura e Esporte, também apóiam o evento.

SERVIÇO:
O que: 3º Festival de Fotografia do Sertão
Quem promove: Clube de Fotografia de Feira de Santana
Onde: Cuca, Parque do Saber, Mac e Amélio Amorim
Quando: De 8 a 12 de novembro de 2017
Quanto: Inteiramente aberto ao público
Para saber mais: www.festivaldefotografia.com

 


AUTORIA: Elsimar Pondé



CEU AVIÁRIO RECEBE PALESTRAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Ponto alto do evento foi o relato de Rachel Souza, 35, que venceu o câncer de mama e hoje está à espera da sua primeira filha.

Publicado em: 30/10/2017 - 17:10:39

    A manhã da última sexta-feira, 27, foi marcada por muita emoção na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do bairro Aviário. Como forma de alertar as mulheres sobre o câncer de mama o coordenador do centro, Ruy Contreiras, juntamente com a Fundação Cultural Egberto Costa (FUNTITEC), promoveram uma palestra de conscientização, além de trazer o testemunho de Rachel Souza que venceu o câncer.
    Abrindo a manhã à turma feminina de práticas corporais do CEU Aviário sob o comando da professora de educação física Daiane Araújo, fizeram uma caminhada pelo bairro seguido de um café da manha preparado pela equipe.
    Encerrado o momento de confraternização, a comunidade do bairro se reuniu no Cineteatro da praça e pôde acompanhar uma palestra com a enfermeira Monica Evans, responsável pela Unidade de Saúde da Família Aviário IV, que falou sobre a importância do autoexame. “Hoje pudemos ter a oportunidade de reunir uma grande quantidade de mulheres e mostrar para elas a necessidade de estarem se cuidando, o quanto é importante elas se tocarem. O nosso objetivo aqui hoje foi justamente esse mostrar que o toque é o primeiro método de se detectar o câncer e é através desse autoexame que a gente consegue identificar de forma mais rápida a presença de um nódulo ou de um câncer e ai sim trata-lo o quanto antes”, disse a enfermeira.
    Segundo a professora Daiane Araújo, a programação voltada para o Outubro Rosa teve inicio desde o dia primeiro deste mês. “Iniciamos a programação no dia primeiro. A Fundação (FUNTITEC) disponibilizou o carro e levamos as mulheres que fazem as atividades aqui comigo na praça, para a corrida na Noide Cerqueira, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a corrida Pink and Blue. Depois disso passamos a fazer as sextas rosa, então toda sexta feira desenvolvíamos atividades com as mulheres e elas vinham todas de rosa, tivemos aulão de ginastica aeróbica, sorteamos uma cesta básica e hoje finalizamos com essa palestra e com a historia de Rachel que é uma pessoa amiga da minha família, conheço a historia dela e sabia que seria muito importante traze-la aqui hoje”, contou.
    Apesar de toda agitação e conscientização, o ponto alto do evento foi o relato de Rachel Souza, 35, que venceu o câncer de mama e hoje está à espera da sua primeira filha. “Eu descobri o câncer de mama tinha 32 anos e foi durante um toque mesmo em casa, do nada apalpei meus seios e senti o nódulo e fui procurar um mastologista. Graças a Deus em primeiro lugar e ao apoio da minha família, meu esposo que esteve do meu lado o tempo todo, eu fui curada do câncer e hoje estou esperando minha Valentina”, comemorou.
    Rachel disse está feliz em ter participado do evento e voltou a destacar a importância do autoexame. “Pra mim foi muito importante está aqui hoje falando pra essas mulheres que câncer não tem mais idade, e independe do histórico familiar, meu conselho pra todas as mulheres hoje é que se toquem, viu algo de errado na mama, seja o que for, procure um mastologista, quanto antes você identificar o problema mais fácil é trata-lo. Tem um ditado que diz ‘ quem procura acha’, mas eu digo ‘quem acha cuida’. Eu, graças a Deus venci. Passei por 16 quimioterapias, 30 sessões de radioterapia e não fiquei estéril, graças a Deus, hoje estou aqui com minha Valentina no útero”.
    Ao final Rachel foi aplaudida de pé pelo público presente. As mulheres do Aviário que desejam mais informações podem está procurando uma das quatro unidades de saúde da família espalhadas pelo bairro.

AUTORIA: Release da Ascom da Fundação Egberto Costa



CRAS DE HUMILDES ASSISTE ESPETÁCULO DOS ALUNOS DO PROGRAMA ARTE DE VIVER

A peça teatral foi montada pelos alunos da turma de Teatro Adolescente sob a direção do professor Heber Fontes

Publicado em: 26/10/2017 - 11:10:17

    Pauline Araújo, 17, visitou o Teatro Ângela Oliveira, na tarde de quarta-feira, 25, para assistir a peça Família de Má-rgarina, apresentada pelos alunos do Programa Arte de Viver para os frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social - Cras
    de Humildes. Esta foi a primeira vez que a jovem  esteve num teatro. O palco, as cortinas e a platéia formavam um ambiente novo para ela.
    “Eu estou muito feliz! Me deu vontade de participar das atividades daqui. O espaço é legal, a peça foi bem feita. Hoje eu saio daqui feliz”, disse a jovem que assistiu ao espetáculo acompanhada pela família.
    Pauline e seus familiares participam das atividades do CRAS de Humildes há cinco anos e, acompanhados de cerca de 50 frequentadores do Centro, assistiram ao espetáculo escrito pelos alunos da oficina de teatro adolescente sob orientação e direção do professor Heber Fontes. “Esse momento é para promover acesso à  cultura e ao teatro. Essa peça se chama Família de Má-rgarina porque faz alusão às famílias perfeitas, retratadas nas propagandas de margarina e que a gente sabe que não existem. E aqui a gente fala sobre os conflitos de uma família de verdade” disse o professor.
    “Quando a gente sobe no palco e apresenta para um público diferente, isso não tem preço. A minha primeira experiência com teatro foi aqui no  Maestro Miro e oq ue eu vivi aqui é inesquecível”, disse uma das alunas de teatro, que fez parte do do elenco do espetáculo, Gisele Portela.



AUTORIA: ASCOM FUNTITEC



FEIRA DE DIGITAL É ABORDADO EM FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS


Publicado em: 23/10/2017 - 01:10:12

    O projeto Feira Digital ganhou espaço no I Fórum de Cidades Digitais da Mesorregião Metropolitana, realizado na sede da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), em Salvador, nesta quinta-feira, 19. Representando o chefe da divisão de tecnologia da Fundação Egberto costa e Diretor de Projetos e Sistemas, Ícaro Grimaldi, esteve o diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez, que apresentou o case do Feira Digital no evento, juntamente com Pedro Américo, chefe da defesa civil.
    Muito além de um projeto que oferece internet gratuita, o Feira Digital atualmente tem sido uma importante ferramenta de integração, inclusão social e tem dado eficiência de gestão e contribuído para um melhor atendimento ao cidadão pela informatização dos processos e aumento de conectividade tecnológica.
    Atualmente o Feira Digital possui 150 pontos de internet pública, 250 escolas interligadas ao Feira Digital com WIFI e sistema de gestão escolar, 50 unidades de saúde também interligadas pelo Feira Digital, Firewall e sistema de saúde, além disso a cidade está mais segura com as 200 câmeras que integram o Feira Digital e estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade.  Além disso, milhares de cidadão receberam qualificação através dos cursos disponibilizados pelos Pólos de Cultura Digital.

    Os benefícios
    Segundo a secretaria de educação Jayana Ribeiro “Viver em uma Cidade Digital significa pensar num mundo de forma global e conectado. As crianças e adolescentes precisam estar inseridos nesse contexto, não apenas conhecer as ferramentas como também ter acesso aos meios digitais. Por essa razão, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino possuem internet WIFI de qualidade para que os estudantes possam se familiarizar com os ambientes virtuais e ferramentas digitais”.
    Outra secretaria que tem colhido os frutos do programa é a Secretaria de Comunicação Social. “ O Programa Feira Digital, executado pela FUNTITEC, tem uma importância fundamental, para as diversas atividades da Secretaria Municipal de Comunicação Social. É através deste programa que a Secom mantém toda a sua rede de internet, nos dois prédios que ocupa, o Núcleo de Jornalismo Dorival Oliveira e o Gabinete do Secretário, espaço que abriga a área administrativa da pasta. Além disso, é através do Feira Digital que a Secretaria realiza as transmissões em tempo real pela nossa WebTV "Vem ver Feira”, afirmou o secretário Valdomiro Silva.
    O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, a importância do programa para o cidadão. “ O Programa ajuda no social com a inserção do cidadão nas ações do município e no aspecto técnico fazem com que as secretárias cumpram seus programas. Além disso, a ausência do Feira Digital acarretará prejuízos enormes tanto do ponto de vista econômico como social”.
    O palestrante Basílio Fernandez, disse está orgulhoso em fazer parte de uma Fundação sensível as questões tecnológicas e do importante papel desenvolvido pelo chefe da divisão de projetos e sistemas Ícaro Grimaldi. “ Todos os méritos ao Ícaro Grimaldi, que está a frente do Feira Digital e tem se dedicado, se esforçado continuamente a fazer com que o Feira Digital seja esse programa de sucesso. Parabéns ao prefeito José Ronaldo de Carvalho que foi inclusive homenageado por ter colocado questões de tecnologia em sua proposta de governo durante sua campanha e fez com que isso se tornasse realidade durante a sua gestão. Sou feliz por fazer parte de uma fundação que se preocupa com as questões tecnológicas, social culturais, que tem trabalhado não apenas para distribuir internet gratuita, mas proporcionar por exemplo que o cidadão seja capacitado e sai do analfabetismo digital, passando a ler, interpretar e utilizar as ferramentas digitais, por isso meus parabéns ao presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Coelho”.
    O evento contou com a presença de representantes de aproximadamente 40 municípios além de diplomatas e representante da União Europeia. Feira de Santana possivelmente será a sede do evento em 2018.

AUTORIA: Release da Ascom da Fundação Egberto Costa



CAFÉ DRAMÁTICO

Mais uma iniciativa que devemos festejar e prestigiar para que passe a acontecer periodicamente: Leitura Dramática de textos consagrados do teatro brasileiro.

Publicado em: 16/10/2017 - 12:10:49

    Próximo dia 18 de outubro, às 20h00, o projeto Café Dramático faz sua estreia no Espaço Marcus Moraes, do MAC/Feira, com a primeira leitura dramática do ano.  A ideia é realizar mais duas leituras, com atores e atrizes feirenses, sempre focando em textos da dramaturgia nacional.
    Nessa primeira fase do Café, o alvo são textos dos anos 60, ligados aos movimentos da contracultura. O primeiro a ser lido é Roda-Viva, clássico de Chico Buarque de Hollanda, escrito em 1968 e levado à cena, e logo depois censurado, em 1969. Na introdução do livro que traz o texto da peça, Vinicius de Moraes comenta sobre Chico que “Esta [Roda-Viva] é sua primeira peça, desentranhada da dura e feia realidade dos ambientes de televisão, e com uma gana como só se tem aos vinte anos”.
    No elenco da leitura de Roda-Viva, estão os atores Welber Oliveira (Anjo da Guarda), Cláudio Galizas (Mané) e Márcio Nunes (Capeta) e a atriz Lene Costa (Juliana); e para o papel do protagonista, Ben Silver, foi convidado o cantor Tanny Brasil, da banda Outros Baianos, que faz sua estreia numa leitura dramática.
    O evento terá como abertura as falas do diretor do MAC/Feira, Edson Machado, e do diretor e produtor do Café Dramático, Araylton Públio. Logo em seguida, inicia-se a leitura e, ao final, será aberto espaço para um bate-papo entre elenco e plateia. A partir desse momento, estará à disposição dos presentes um serviço completo de café com biscoitos. A noite se encerra ao som dos anos 60, principalmente de movimentos como Jovem Guarda, Tropicália e as canções de protesto.
    A abertura do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira será às 19h00, com início da leitura previsto para as 20h00. O tempo da leitura tem média de uma hora e vinte minutos. Mais meia-hora será dedicada ao bate-papo/debate entre a plateia e o grupo do Café.
    “A gente toma a inciativa
    Viola na rua, a cantar...” (C.B.H.)

AUTORIA: Release de Araylton Públio



SEIS ESPAÇOS DE FEIRA RECEBEM ESPETÁCULOS DO FENATIFS NESTA QUARTA

Cuca, Amélio Amorim, Margarida Ribeiro, Sesc, estacionamento da Prefeitura e distrito de Maria Quitéria na programação

Publicado em: 11/10/2017 - 10:10:42

    A 10ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) chega ao penúltimo dia com apresentações previstas para seis espaços diferentes da cidade. A partir das 9 horas desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, a Cia. Cuca de Teatro apresenta “Maria Minhoca”. Logo depois, às 9h30, no Amélio Amorim, o grupo Cia. Crias da Casa (RJ) encena “Sakurá”.
    Outras duas apresentações serão realizadas no turno matutino. Às 10 horas (e também às 15 horas), o Núcleo Circense Cia. Cuca de Teatro leva ao Sesc, no bairro do Tomba, a montagem “GrãoCirco”. No estacionamento da Prefeitura de Feira, às 10h30, a Cia. Pé de Cana (SP) apresenta o espetáculo “Circo de Doisdo”.
    Entre acrobacias, malabarismos e muita palhaçada, o Circo de Doisdo traz consigo um resgate do lúdico e convida todos a embarcar num universo onde a lógica de nosso cotidiano é subvertida através da imaginação, da brincadeira e de uma forma inusitada de encarar a vida.   
    Os Hipnotizados
    No Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a partir das 14h30, o público terá a oportunidade de acompanhar a apresentação do espetáculo “Os Hipnotizados”, com os alunos do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (CEPAOF). Para ter acesso é só levar 1 kg de alimento não perecível.
    O grupo é formado por seis adolescentes entre 15 e 18 anos e apresenta o estilo dançante conhecido como "Dança do Passinho”, expressão corporal muito presente no cotidiano dos jovens, especialmente daqueles que residem na periferia. O estilo que tem referências do funk, frevo, break, samba e kuduro.
    Distrito de Maria Quitéria
    Duas apresentações estão programadas para fechar as atividades do dia. Logo após “Os Hipnotizados”, no Cuca, a atriz e arte-educadora Neide Kocca assume o palco e apresenta “Férias na Casa da Vovó Histórias – Musicadas”.
    Na Praça do Coreto, a partir das 15 horas, no distrito de Maria Quitéria (São José), a Cia. Pé de Cana apresenta o “Circo de Doisdo”, com os atores Denis Menezes e Hugo Delariva.
    Apoio Institucional
    O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana faz parte dos eventos culturais calendarizados do Estado da Bahia e na 10ª edição conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/ 2016 Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.
    O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, sociedade civil, cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública (Lei nº 3.574/2015). A Cia Cuca de Teatro é formada por artistas independentes que trabalham, desde 1998, com projetos socioeducativos e culturais e com a criação e produção de espetáculos voltados para a infância e juventude.
    O Fenatifs conta também com o apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - Cuca, parceria que fortifica e mantém vivo e pulsante o movimento do teatro para a Infância e Juventude na cidade de Feira de Santana - BA.
    Outras Informações
    Para saber mais sobre o 10º Fenatifs: www.ciacucadeteatro.com.br.

AUTORIA: Elsimar Pondé



COMPANHIA CARIOCA SE APRESENTA NESTA TERÇA NO FENATIFS

Escola do distrito de Humildes participa da Mostra Jovens Talentos no Teatro do Cuca

Publicado em: 10/10/2017 - 14:10:57

    O 10º dia do Festival Nacional de Teatro Infantil (Fenatifs) 2017 contará com a participação do grupo carioca Cia. Crias da Casa, que apresenta o espetáculo “Sakurá”, em duas sessões, às 9h30 e também às 14h30, no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim.
    A montagem conta a história de um jovem que sonha em se tornar um grande Samurai e para isso terá que enfrentar seu maior inimigo. E de uma jovem que desde muito pequena foi prometida às tradições devendo se tornar uma gueixa, o que vai de encontro à sua vontade.
    Com mais de uma década de atuação no mercado teatral, a Cia. Crias da Casa tem como característica principal a valorização dos múltiplos talentos de seus integrantes, que se desdobram nas diversas funções que compõe a montagem e execução de um espetáculo teatral.
    Mais opções para esta terça
    Também em dois momentos, o espetáculo “Alice no País das Maravilhas” volta a ser apresentado (às 9 horas e às 14h30), pela Turma do Papum (SC), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.
    No Teatro do Cuca, às 14h30, os alunos da escola municipal Antônio Brandão de Souza, localizada no distrito de Humildes apresentam “A menina bonita do laço de fita”. Logo depois, no mesmo local, será encenada a montagem “Acampamento de uma noite de verão”, pelos alunos da oficina Circo-Teatro do Amélio Amorim.
    Pela Mostra Jovens Talentos, ainda no Cuca, teremos às 15h45, o espetáculo “Quede Água?”, com os integrantes da oficina de Teatro Adolescente do Centro Universitário de Cultura e Arte.
    Apoio Institucional
    O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana faz parte dos eventos culturais calendarizados do Estado da Bahia e na 10ª edição conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/ 2016 Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.
    O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, sociedade civil, cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública (Lei nº 3.574/2015). A Cia Cuca é formada por artistas independentes que trabalham, desde 1998, com projetos socioeducativos e culturais e com a criação e produção de espetáculos voltados para a infância e juventude.
    O Fenatifs conta também com o apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - Cuca, parceria que fortifica e mantém vivo e pulsante o movimento do teatro para a Infância e Juventude na cidade de Feira de Santana - BA.
    Outras Informações
    Confira a programação do 10º Fenatifs e verifique a idade indicativa dos espetáculos no site: www.ciacucadeteatro.com.br.
    Cia. Cuca de Teatro: (75)3491-8992
    ciacucadeteatro@gmail.com e fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com


AUTORIA: Elsimar Pondé



CLÁSSICO DA LITERATURA UNIVERSAL EM VERSÃO BRASILEIRA NESTA SEGUNDA NO FENATIFS

10ª edição do festival entra na segunda e última semana

Publicado em: 09/10/2017 - 17:10:27

    O espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, com o grupo catarinense Turma do Papum, abre a programação do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), nesta segunda-feira (9), às 9 horas, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.
    Clássico da literatura universal, a montagem foi adaptada para uma realidade brasileira onde Alice encontra animais típicos da nossa fauna, como o sapo cururu, o bicho-preguiça, a onça pintada e o papagaio. Aqui, o jogo preferido dela é o futebol e, assim, Alice passa a ser Rainha das Copas, numa alusão às copas do mundo. Diversão garantida para toda a família.
    A partir das 9h30, o espetáculo “Circo Poeira” será apresentado no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), pelo grupo paulista Circo Poeira, liderado pelo premiado ator Caio Stolai.
    Em 12 anos de história, o grupo tem uma respeitável trajetória internacional, com apresentações na Tunísia, Venezuela, Colômbia, Alemanha, Canadá, Tailândia e Croácia, entre outros países.
    Alterações na programação
    Por conta de um problema de ordem pessoal, a artista de rua, dançarina e acrobata Pauline Zoe infelizmente não poderá apresentar a intervenção de circo “Cyrculando”, que ocorreria nesta segunda, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e também na Praça de Alimentação, na avenida Getúlio Vargas.
    Já a reapresentação do filme “Minha Avó era Palhaço”, que estava programa para o Teatro do Cuca, às 19h30, também foi cancelada. Neste caso, por problemas técnicos.
    Apoio Institucional
    O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana faz parte dos eventos culturais calendarizados do Estado da Bahia e na 10ª edição conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/ 2016 Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.
    O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, sociedade civil, cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública (Lei nº 3.574/2015). A Cia Cuca é formada por artistas independentes que trabalham, desde 1998, com projetos socioeducativos e culturais e com a criação e produção de espetáculos voltados para a infância e juventude.
    O Fenatifs conta também com o apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - Cuca, parceria que fortifica e mantém vivo e pulsante o movimento do teatro para a Infância e Juventude na cidade de Feira de Santana - BA.
    Outras Informações
    Confira a Programação completa do 10º Fenatifs e verifique a idade indicativa dos espetáculos no site: www.ciacucadeteatro.com.br.
    Cia. Cuca de Teatro: (75)3491-8992
    ciacucadeteatro@gmail.com e fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com
    Agendamento para grupos e escolas
    fenatifs.agendamento@gmail.com
    Assessoria de Imprensa
    Elsimar Pondé: (75) 99121-8571 e 98112 5096
    Ricardo Schöpke: (21) 98964-7415


AUTORIA: Elsimar Pondé



Mais Notícias

    Próximo dia 18 de outubro, às 20h00, o projeto Café Dram&...

    A 10ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Fei...

    O 10º dia do Festival Nacional de Teatro Infantil (Fenatifs) 2017 contar&...

    O espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, com o g...

    Considera-se a infância também, um estado de espírito que ...

Em referência aos 120 anos da guerra de Canudos, acontece no MAC, dia 05 de outubro, &a...

    O segundo dia oficial do Festival Nacional de Teatro Infantil (Fenatifs) conta...

    Seja por prazer, para se informar, para estudar, o processo da leitura dinamiz...

    A estação mais colorida, charmosa e cheirosa do ano tomará...

    Como o próprio título indica, a música é o fio con...


Página de 24
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Escola Interativa
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados