menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
SHOW DE JAZZ É REALIZADO DIA 28 DE ABRIL


Publicado em: 19/04/2018 - 17:04:35

    No primeiro final de semana depois da micareta, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira - MAC realiza a segunda edição do Jazz no MAC. O evento que valoriza  este gênero musical que está em plena ascensão na cidade, começa às 16h30, deste sábado, 28.
    Com um repertório formado por composições autorais, standarts do Jazz mundial e clássicos da música instrumental brasileira, o compositor e pianista Tito Pereira vai comandar mais uma edição do projeto com seu Quarteto, ao lado do músico Rony Santini, que fará participação na apresentação.
    O Jazz no MAC tem o apoio da Fundação Egberto Costa e Prefeitura de Feira de Santana.  A proposta também prevê abordagens diversas sobre o Jazz, sua história e nomes importantes do ritmo.
    O quê: Jazz no Mac
    Onde: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
    Quando: 28/ABRIL/2018 às 16:30
    Entrada Gratuita

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



VIA FEIRA CONVOCA ESTUDANTES DAS REDES ESTADUAL E PRIVADA PARA RECADASTRAMENTO


Publicado em: 17/04/2018 - 09:04:04

    A Via Feira convoca estudantes das redes de ensino privada e estadual que ainda não fizeram o recadastramento do cartão estudantil para o ano letivo 2018.
    Basta acessar viafeira.com.br, por um smartphone ou através do computador, clicar em recadastramento estudantil 2018, preencher os dados pessoais e enviar o atestado de frequência ou o comprovante de matrícula.
    O estudante receberá a confirmação por e-mail e sms em até cinco dias úteis.
    Somente os estudantes recadastrados conseguirão efetuar recarga de créditos com o valor de meia passagem.

AUTORIA: Ascom | Via Feira



EXPOSIÇÃO ZONA DA IMATERIALIDADE- GASPAR MEDRADO


Publicado em: 05/04/2018 - 10:04:51

    A partir do dia 12 de abril de 2018 o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira-MAC abre a exposição “Zona da Imaterialidade” do artista visual Gaspar Medrado, com a curadoria da poetisa Alice Margaso.
    Segundo a curadoria “a exposição trata-se de um conjunto de
    obras distribuídas em ‘zonas’. Ocupando o interior do museu, na qual discute
    sobre a imaterialidade do corpo e seus aspectos de interação com a
    ‘materialidade’ das coisas”. Assim, podemos pensar a exposição, a partir do
    seu título e através do entendimento humano, com suas questões sobre
    crenças e seus limites entre o corpo e o espírito.
    A exposição dará continuidade ao projeto de exposições temporárias que estarão disponíveis para visitação mensalmente. Atualmente às obras expostas são dos artistas contemporâneos do Recôncavo Baiano, que foi aberta no mês de março.


AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



KAREEN MENDES E TITO PEREIRA APRESENTAM “GAL EM MIM”

Shows em homenagem a artista baiana serão realizados em vários espaços da cidade

Publicado em: 03/04/2018 - 10:04:58

    A cantora e compositora Kareen Mendes e o maestro e pianista Tito Pereira apresentam, a partir desta semana, um projeto que promete envolver e emocionar o público, homenagem mais que justa para um dos nomes de maior relevância da música popular brasileira: Gal Costa.
    O show “Gal em Mim”, idealizado por Kareen, será apresentado em alguns dos melhores bares temáticos e espaços culturais da cidade. Na próxima sexta-feira (6), será realizado no Bar Criolo, na rua Honorato Bonfim, a partir das 21 horas.
    No sábado (7), será a vez da cervejaria Nobres, localizada no Ville Gourmet, na avenida João Durval Carneiro, receber o projeto, também às 21 horas. Na semana seguinte (dia 13), o show ocorrerá no Zabumbar, na avenida Santo Antônio.
    Segundo Kareen Mendes, a ideia de prestar esta homenagem surgiu especialmente por Gal Costa ser uma das principais influências dela. “Coloco Gal no mesmo patamar de Baby do Brasil e Marisa Monte como minhas maiores referências. A capacidade de interpretação dela é algo tocante, especial e muito simbólico da força da mulher no mundo da música”, destacou.
    Outra questão é que muitas pessoas sempre comparam o timbre vocal de Kareen com o de Gal, no começo da carreira. “É verdade. Essa observação já foi feita por diversas pessoas. Umas trabalhavam com música, outras não”, pontuou.
    Sobre a participação de Tito, Kareen destaca a competência profissional e criatividade do pianista, um dos músicos mais requisitados e respeitados da cena atual. “Dividir esta iniciativa com uma figura tão talentosa e articulada é uma grande satisfação e tenho certeza que serão apresentações especialíssimas”.
    SERVIÇO
    O QUE: Show “Gal em Mim”
    QUEM: Kareen Mendes e Tito Pereira
    QUANDO E ONDE: Dias 6 (Bar Criolo), 7 (Nobres Cervejaria) e 13 (Zabumbar), sempre a partir das 21 horas
    OUTRAS INFORMAÇÕES: https://www.facebook.com/events/2095784003973030/?ti=cl

AUTORIA: Elsimar Pondé



FAMÍLIA AZUL REALIZA DESFILE NO BOULEVARD SHOPPING

O I Fashion Day Tea acontece no Boulevard Shopping e faz parte da programação em torno do Dia Mundial do Autismo

Publicado em: 02/04/2018 - 15:04:25

    Nesta terça-feira, 03 de abril, às 19h, acontece o I Fashion Day Tea, na Praça de Eventos do Boulevard Shopping. Na ocasião, jovens e crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) irão desfilar roupas de marcas e lojas localizadas no shopping. O evento será apresentado pela jornalista, editora da Tv Subaé e do Jornal Consulta Médica e blogueira de moda, Rose Leal.
    Realizado pelo shopping em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e o movimento Família Azul, o evento integra a programação da II Semana Olhares sobre o Autismo, que acontece até o dia 08/04, de forma a conscientizar toda a sociedade sobre essa condição. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com TEA no mundo. No Brasil, estimativas apontam que sejam 2 milhões de pessoas autistas no país.
    O Transtorno do Espectro Autista envolve diferentes graus de manifestação: leve, moderado ou grave. Entre as características do TEA, estão dificuldade de comunicação e interação com as pessoas, comportamentos repetitivos ou interesses restritos. Os primeiros sinais costumam aparecer na infância e não têm cura. No entanto, o diagnóstico precoce, o acompanhamento e o tratamento adequados podem diminuir os sintomas.
    O tratamento costuma envolver profissionais de diferentes áreas como pediatras, neurologistas, psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos. O apoio da família, da escola e de toda a sociedade para garantir respeito e estímulos necessários ao desenvolvimento também são importantes para a qualidade de vida.
    
    Sobre o Dia do Autismo
    O Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 02 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com a finalidade de chamar atenção das sociedades e governantes, derrubar preconceitos e esclarecer a população. A cor azul é utilizada para simbolizar a conscientização sobre a condição.
    
    Sobre a Família Azul
    Criada em 2015 por uma mãe de criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista, o movimento Família Azul reúne hoje várias mães que decidiram se unir pelos seus filhos para lutar por igualdade de direitos e oportunidades em Feira de Santana.
    
    Sobre o Boulevard Shopping Feira de Santana
    Primeiro shopping de Feira de Santana, o Boulevard foi inaugurado em abril de 1999 e atende toda a região circunvizinha de Feira. O empreendimento possui uma arquitetura horizontal e, em sua estrutura, garante a preservação do meio ambiente com o uso racional de energia elétrica através do aproveitamento da iluminação natural em grande parte do dia. Considerado como um verdadeiro marco para o comércio da região, o Boulevard Feira conta com o mix de lojas mais completo do interior do Estado. São mais de 170 lojas e, dentre elas, grandes redes e franquias como: C&A, Riachuelo, Renner, Lojas Americanas, Leader, Hiper Bompreço, Centauro, Colcci, Lacoste, entre outras.
    
    Serviço
    O quê: I Fashion Day Tea
    Onde: Praça de Eventos do Boulevard Shopping Feira de Santana
    Quando: 03 de abril, às 19h
    Valor: Entrada Gratuita

AUTORIA: Júlia Raquel / Fernanda Mendes



INSCRIÇÕES ABERTAS - IV CONCURSO MUICIPAL DE POESIA DE FEIRA DE SANTANA - PRÉMIO GEORGINA ERISMANN

- A Fundação Egberto Costa e o Museu de Arte Contemporânea abrem inscrições para a quarta edição desta excelente iniciativa que com certeza ira revelar muitos jovens talentos de nossa Cidade.

Publicado em: 29/03/2018 - 11:03:25

    Já foram abertas as inscrições para o IV Concurso Municipal de Poesia  de Feira de Santana- Prêmio Georgina Erismann. Nas edições anteriores, foram homenageados os poetas Eurico Alves, Gastão Guimarães e Godofredo Filho, respectivamente. A novidade deste ano é a homenagem à uma mulher, à feirense Georgina Erismann. Poeta, compositora, declamadora, musicista, pianista e professora, ela é também a autora do Hino à Feira.
    Muito mais do que uma singela homenagem à artista, o prêmio é uma forma de representar todas as mulheres à frente do seu tempo, assim como Georgina era.
    As inscrições do IV Concurso se encerram no dia 3 de maio e estão sendo feitas no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). Além da premiação para os três primeiros colocados (R$ 2.000,00 para o 1o lugar, R$1.500,00 para o 2o e R$1.000,00 para o 3o), será lançado um livro com as 20 melhores obras. A antologia será lançada pela Fundação Municipal da Tecnologia da Informação Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa.
    O Concurso tem como objetivo, incentivar e valorizar a arte literária em Feira de Santana, bem como os poetas locais.

AUTORIA: Release da Ascom do Museu de Arte Contemporânea



ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DO TEATRO E DO CIRCO


Publicado em: 28/03/2018 - 15:03:18

    Hoje o picadeiro tinha cara de sala de aula e a coxia foi divida com os livros da biblioteca. Foi assim a manhã desta terça-feira, 27, na comemoração ao Dia do Teatro e do Circo, em que a Fundação Egberto Costa e a prefeitura de Feira de Santana realizaram, mais uma vez, uma programação que levou alegria e arte para os alunos de escolas municipais através de espetáculos circenses.
    O dia foi dedicado às artes, mas quem roubou a cena foram as crianças. Com a curiosidade e entusiasmo de quem via tudo pela primeira vez. Pela manhã, os estudantes da Escola Municipal Professora Eli Queiroz de Oliveira,assistiram à peça GrãoCirco. “Pra nós que trabalhamos com educação, procuramos ter essas atividades alternativas  de cultura para despertar no aluno o desejo e a sensibilidade, porque a arte de modo geral sensibiliza”, conta a diretora da instituição, Vânia Virgínia.
    Segundo a estudante Fernanda Ramos, de 13 anos, ver os atores em cima da perna de pau foi seu momento favorito. “Não esperava que hoje fosse ser um dia diferente, gostei muito do espetáculo, ainda mais na parte em que eles ficaram grandes. Achei incrível”, exclama.
    “Essa integração da escola e do teatro é fundamental porque é um momento que a gente tem um contato direto com as crianças e com os jovens que saem desse mundo de conhecimento científico, teórico, e por uns instantes se vêem no mundo lúdico, no mundo da arte que faz com que sonhem, porque não há conhecimento que fique se você não tiver algo belo e mágico que o alimente”, afirma a coordenadora da Companhia Cia Cuca de teatro Elizete Destéfani.
    Para o diretor de Atividades Culturais da Fundação Egberto Costa, Luiz Augusto Oliveira, o espetáculo  apresentado teve um sentimento especial. “Achei maravilhoso a escolha do espetáculo e ser apresentado aqui nessa escola, até porque o nome dado a ela é uma homenagem a minha mãe. Então isso pra mim é motivo de muita alegria, vir aqui e ver que a instituição está funcionando, cheia de vida e energia”, explica.
    A comemoração se estendeu pela tarde no palco do Teatro Municipal Margarida Ribeiro, quando os alunos da Escola Monteiro Lobato assistiram ao espetáculo Respeitável Público, o Palhaço Quer Ir ao Céu

AUTORIA: ASCOM FUNTITEC



GÊNESE SERTANEJA: A INTERCONEXÃO CULTURAL DO MUSEU REGIONAL DE ARTE E MUSEU CASA DO SERTÃO


Publicado em: 20/03/2018 - 15:03:22

    Acontece no Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, dia 23 de março, abertura da Exposição Gênese Sertaneja: A Interconexão Cultural do Museu Regional de Arte e Museu Casa do Sertão / UEFS, unindo num só espaço, sensibilidade e subjetividade artística com a realidade sociocultural sertaneja, em especial aspectos do cotidiano e elementos do oficio do vaqueiro. Representam-se na articulação dos acervos de mobiliário; ornamentos; instrumentos; indumentária; pinturas; esculturas e fotografias; registros estéticos da sociedade e da Cultura Nordestina.
    A mostra que remonta origens institucionais do Museu Regional de Arte – MRA (fundado há 51 anos como o primeiro museu do interior do estado) apresenta parte do acervo do Museu Casa do Sertão - MCS, (que em 2018 completa 40 anos de existência) simboliza ainda, o inicio de uma nova etapa para atuação conjunto dos Museus Universitários, ao antecipar o papel pedagógico e colaborativo da Rede de Museus UEFS, segue-se uma tendência de atuação referendada no campo museal pelo Conselho internacional de Museus – ICOM e pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM de fomento, articulação e visibilidade a acervos e públicos.
    Destacam-se na exposição: o painel “Vaquejada” autoria de Juraci Dórea, elaborado e doado em dois momentos (quando da inauguração do Museu Casa do Sertão em 1978 e em 2018 reelaborado em suporte de tela); a Xilogravura “Pilão de Milho”   do poeta e cordelista Franklin Maxado, ex-diretor do MRA e do MCS; Audiovisuais; e pinturas como “O Cangaceiro” de Aldemir Martins e “Pastoral” de Floriano Teixeira, datadas da década de 1960.
    Paralelo à mostra, ainda é possível interagir com uma intervenção do artista Luiz Natividade denominada NATI-XILO. Nela a atenção do visitante é arrebatada pela instalação de mais de 100 xilogravuras, dispostas subversivamente nas paredes do museu, reacendendo discussões sobre binômios como arte-artesanato, cultura popular e erudita, através da Xilogravura e do Cordel. O artista é natural de Junqueiro, em Alagoas, e se estabeleceu na Bahia. Cursou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes/UFBA, sem relegar suas raízes. Agitador cultural desenvolve o Projeto de Xilogravura em que são ministrados cursos, palestras, exposições e oficinas.
    Na abertura serão realizados experimentos com o público presente.
    Fica o convite a interagir no/com o sertão.
   
    AGENDAMENTO ESCOLAR ESPECIAL
    Vernissage
    Local: Museu Regional de Arte - CUCA/UEFS.
    Dia: 23 de Março 2018 ás 15:00h.
    Exposição
    De 23 de março á 10 de junho de 2018
    Visitação segunda a sexta 8:00h às 12:00h; 14:00h às 18:00h.
    Endereço: R Conselheiro Franco 66, Centro Feira de Santana Ba.
    mra.cuca@uefs.br.  


AUTORIA: Museu Casa do Sertão



21º ANIVERSÁRIO DO SESC


Publicado em: 15/03/2018 - 14:03:19

    O Centro SESC Feira de Santana comemora com orgulho o seu 21º aniversário atuando fortemente na melhoria da qualidade de vida do nosso principal cliente, o trabalhador do comércio e serviços, bem como no desenvolvimento econômico, cultural e social da Princesa do Sertão.
    Nesta comemoração, realizaremos uma grande festa, no dia 18 de março do corrente ano, contando com uma programação rica e diversificada, com atividades lúdico-educativas, voltadas para todas as idades e gostos, destacando-se a apresentação musical de Waldômio, no intuito de presentear nosso público de comerciários, com o melhor da música feirense.
   
    Data: 18/03/2018
    Horário: Das 09:00h às 16:00h
    Torneio de Baleado.
    Arena de jogos eletrônicos.
    Recreação Infantil.
    Exposições Monitoradas SESC Saúde e SESC Meio Ambiente.
    Sessão de Cinema.
    Oficina de construção de brinquedos.
   
    Venha e traga a sua família!
    SESC, 71 anos acreditando que pessoas transformam pessoas!
    Atenção! O acesso é exclusivo aos associados SESC, com carteira atualizada independente da idade.


AUTORIA: ANA SILMARA RABELO FREITAS SANTOS



Mais Notícias

    Já foram abertas as inscrições para o IV Concurso Municip...

    Hoje o picadeiro tinha cara de sala de aula e a coxia foi divida com os livros...

    Acontece no Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, dia 23 de ma...

    O Centro SESC Feira de Santana comemora com orgulho o seu 21º anivers&aac...

    Em seu primeiro evento do ano, o Mac realizará o segundo Interartes, no...

    O Museu Regional de Arte (MRA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (U...

    A exposição ´Vitrine Viva` é uma defesa do Trabalho...

    O Sebrae Bahia terá o seu horário de funcionamento alterado por ...

    O Sebrae Bahia vai funcionar em esquema especial entre os dias 29 de janeiro d...

HOJE (18), a ORIENT CINEMAS inicia a venda antecipada para as sessões de estreia do filme ...


Página de 26
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Agradecimento pela Micareta
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados