Fechar Página

Silvana Carneiro

    Feirense, nascida e criada em sua cidade natal e aqui residente. Pedagoga pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana e Pós- graduanda em Gestão, coordenação e orientação educacional pelo Núcleo de Pós Graduação Gastão Guimarães. Silvana é professora de Educação Infantil em uma escola de ensino privado aqui de Feira, e também é proprietária e professora do Centro de Apoio Pedagógico Jean Piaget, espaço cuja função é desenvolver atividades escolares com as crianças e trabalhar as dificuldades de aprendizagem que elas possuem. Apresentou monografia sobre a contação de histórias, e por perceber que esse tipo de "atividade" tem perdido o espaço para as novas tecnologias, entende, como afirma em suas próprias palavras que “...existe a necessidade de um resgate, pois de acordo com estudos essas histórias auxiliam na formação dos sujeitos.”
    É com este objetivo que essa feirense de currículo profissional invejável vem colaborar e participar do Viva Feira, contando histórias, ou mesmo estórias como gostamos de afirmar aqui no site. 
    Quando retornarmos com o programa em áudio Prosa e Música esse será um tema que estaremos abordando sempre com o apoio de Silvana. Por enquanto vamos acompanhar o trabalho de Silvana em sua coluna, que passamos a publicar.




SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

Os três porquinhos


Publicado em: 29/06/2017 - 20:06:46


Que tal utilizar a história dos três porquinhos para trabalhar o conteúdo tipos de moradia?

Isso mesmo,  esse clássico do autor  Joseph Jacobs é uma excelente ferramenta para o trabalho sobre os tipos de moradia, na sala de aula.

Ao ler ou contar a história, o professor questionará aos alunos quais são os tipos de moradia presentes nela e realizará uma analogia com o contexto em que o sujeito vive, questionando: quais dessas moradias podemos encontrar hoje em dia e em quais locais podemos encontrá-las com mais frequência.

Além de observar quais materiais são utilizados na confecção de cada uma delas, quais são resistentes à alguns fenômenos naturais e o tempo de construção de cada uma.

Para concluir, é interessante que o professor deixe o aluno expor sua opinião sobre qual moradia escolheria para viver e qual o motivo da sua escolha.

Desta forma, os alunos estariam relacionando a sua  experiência de vida com a história lida ou contada.  



Fonte: Silvana Carneiro







Página de 25

| | | | |
Próxima ->




colunadehistoria@yahoo.com.br

New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados