Fechar Página

Dionorina
DIONORINA, aos 10 anos de idade, já se apresentava nas rádios da Bahia. Mais tarde vieram os shows e apresentações em casas noturnas de Salvador e Rio de Janeiro. Em 74 decidiu voltar à terra natal para aprimorar seus estudos de música erudita. Ao receber o título de Solista pela Universidade Federal da Paraíba e Teoria Musical e Percepção Artística pela Universidade Estadual da Bahia em Feira de Santana, passou a fazer músicas para programas de TV, entre eles, trilhas e jingles para a TV Subaé - Feira de Santana (Rede Globo - Bahia), trilhas sonoras para cinema no filme "Cenas do Rio", de Leon Kassid, no filme "Rádio GoGo" e trilhas para teatro, nas peças "Império do Condor" de Edson Nequeti, "Revolta dos Urubus" de Manoelito Guimarães e "A Revolta de Canudos" também de Manoelito Guimarães além da trilha para o grupo de balé da Earte-BA, Tema de Lucas, com coreografia de Antônio Pitanga e direção artística de Antônio Godi.
 
Em 93, ganhou o Troféu Caymmi, o prêmio mais importante para quem produz música na Bahia, na categoria de Melhor Show - "Música das Ruas" e Melhor Música - "Porrada de Polícia", o que lhe garantiu a gravação do primeiro CD - "Música das Ruas".
Embora seja um admirador e divulgador do reggae tradicional, ele se mantém atento às novas influências e não deixa de fazer experimentações, por isso sua música é uma fusão de estilos sem deixar de prevalecer a qualidade em suas composições. Já recebeu inúmeras premiações por seus trabalhos, além de participar de vários festivais e shows por todo o Brasil, incluindo carnavais e micaretas, arrastando grande público com o Bloco Planeta Reggae, em Itabuna - BA. Em 2004, o tema do bloco no carnaval antecipado, foi "TRIBUTO À DIONORINA", uma homenagem a quem arrasta mais de 100.000 pessoas pela avenida.
 
Apresentou-se nos melhores teatros de varias capitais do país e participou de projetos musicais como o Pixinguinha, Projeto Seis e Meia da Funarte, Novos Talentos e Sons Urbanos, ambos do Sesi - SP, entre outros. Ministrou aulas de violão para crianças no SESI de Feira de Santana por treze anos, projeto este que pretende retomar. Tem sido freqüentemente convidado a participar de programações de rádios, emissoras de TV e Shows no especial Sons Urbanos do Sesi-Paulista e unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de Secretarias de Cultura Municipais e Estaduais no país. Seu talento foi mais uma vez reconhecido sendo convidado para participar, em 2003, com outros vinte e quatro músicos da América Latina, no Workshop "Cultural Industries", com o apoio da Unesco, FIM (Federação Internacional da Música) e IMZ (Centro de Música da Áustria), abrindo para ele o mercado internacional. Em 2004 foi convidado a participar do IV Festival de Artes e Criatividade em Funchal, Ilha da Madeira e logo após fez temporada de Shows no norte da Itália em diversas províncias como Milano, Firenze, Tortona, Torino, Imola, Ravena, Pavia entre outras, conquistando a mídia impressa e eletrônica da Itália com seu talento e carisma.
 
Com dois CDs, "Música das Ruas" e "Sacasó", além de várias coletâneas de reggae no país, DIONORINA entra em estúdio para gravar seu próximo CD que promete sucesso. Negociações com gravadoras interessadas no gênero serão bem-vindas.
 
Origem do nome DIONORINA:
Tonho de Honorina (sua mãe) : - apelido recebido em Feira de Santana - Bahia, para identificar a que "Tonho" se referiam. O apelido pegou e ele o assumiu como nome artístico. "Sou de Honorina. Sou de minha mãe, portanto, DIONORINA", explica o músico.
É um artista querido e respeitado em Feira de Santana, pela qualidade do seu trabalho, pela dedicação e abnegação ao estilo musical que escolheu e que desempenha com a maior competência, mas não apenas por isso, e não apenas pelo seguidores e admiradores do reggae, mas por toda classe artística, por se tratar de um ser humano de excelente trato, amigo de todos a sua volta, atencioso e solidário a todos que dele se aproxima. (Os dados aqui apresentado foram colhidos na Internet nos sites que mantém o perfil de Dionorina)










Página de 1






(55) (11) 7453-2725


showsd@terra.com.br

New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados