Fechar Página

Celiah Zaiin

Diz o verbete sobre cantor: "que ou aquele que canta" e sobre cantar: "expressar-se vocalmente por meio de frases melódicas; entoar". Tratando-se de Céliah Zaiin, o verbete é pouco para defini-la. Céliah Zaiin é uma feirense com graduação em Música pela UFBA, que investe a maior parte de sua carreira em Feira. É professora de canto, inclusive do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte, e por isso mesmo, responsável pela formação musical de um grande número de artistas e de muitos apreciadores de música na cidade. Esse seu trabalho ainda não define essa artista, que notabilizou-se pela interpretação de hinos a exemplo do “Hino à Feira” e do “Hino Nacional”, sendo ainda pouco para definir Céliah.

Seu perfeccionismo é um dos elementos que a definem bem, pois não faz concessões a nenhum tipo de mediocridade na música. Quer e exige sempre o melhor, por isso não pode ser denominada apenas de cantora, mas sim de intérprete da música. Mais do que apenas cantor, o intérprete, como ensina o significado da palavra no seu sentido absoluto, é "aquele que interpreta”, “que esclarece" ou "aquele que serve para revelar o que está oculto”; “indicador, revelador". E assim é Céliah Zaiin. Uma reveladora, uma esclarecedora daquilo que se propõe a apresentar ao público, colocando sua alma naquilo que faz. Cada show que escolhe fazer, como o recente: "Tributo a Noel Rosa", Céliah não se conforma em apenas mencionar as músicas do Poeta de Vila, ela tenta passar-nos através de seu sentimento, aquilo que motivou o próprio Noel, ou seja, a alma do poeta e não apenas a canção.

Céliah Zaiin é uma compositora e intérprete musical que cede sua alma no que faz, para oferecer-nos o maior sentimento do artista interpretado por ela, o que nos faz rejeitar qualquer definição que afirme que ela é apenas uma cantora. Ela é muito mais do que isso, é a expressão da própria música, do sentimento colocado pelo compositor e não apenas uma junção de palavras bonitas acompanhadas por uma melodia agradável.

Constatar as afirmações contidas nesta definição que procuramos dar a Céliah, é fácil. Apenas procure um show de Célia e assista, mas assista também com a alma, pois é com a alma que Céliah Zaiin vai oferecer o melhor de si.

(VIVA FEIRA 2010)










Veja +



Página de 1





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br