O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Assim, apoiando a campanha do Agosto Lilás, a UEFS Editora promove nesta quinta-feira (10), às 16h, no Hall do Auditório Central, o lançamento de seis novos livros.
Em Linguística, será lançada a obra Cartas Brasileiras (1809-2000): coletânea de fontes para o estudo do português: Volume 5 : Acervo da Família Estrela Tuy (1920-2000), das organizadoras: Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Priscila Tuy Batista e Norma Lucia Fernandes de Almeida, sob a Coordenação Geral das docentes Zenaide de Oliveira Novais Carneiro e Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda.
Na área de Música, “A autorregulação da aprendizagem no meio musical: diálogos e pesquisas”, organizada pelas docentes Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos e Cristiane Hatsue Vital Otutumi.
Em Educação, serão lançados os livros Darwinismo e racismo científico no Brasil, organizado por Claudia Sepulveda, Yaci Farias, Ricardo Machado e Juanma Sánchez, com ilustrações de Paula Hollanda e o livro A história da Educação na formação do Estado Republicano: entre ditaduras e resistências democráticas, organizado pelos professores Antonieta Miguel e José Augusto Ramos da Luz.
Na área de Biologia, a obra “Peixes e águas da Chapada Diamantina - Bahia: Vida e história no alto Rio Paraguaçu", organizada por Alexandre Clistenes de Alcântara Santos, Luisa Maria Sarmento Soares Filho e Ronaldo Fernando Martins Pinheiro.
E, na área de História, o livro Uma Esquerda para o Capital: o transformismo dos grupos dirigentes do PT (1979-1998), de autoria do docente Eurelino Coelho, terá a sua 2ª edição lançada no evento.
Durante o evento de lançamento de livros, haverá a apresentação do projeto extensionista Piano a 4 Artes, vinculado ao PERFORMA: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais da UEFS, coordenado pela professora Simone Braga.