“Afeto: ciência, cuidado e ancestralidade” será o tema da programação que acontece pelo sétimo ano consecutivo, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em alusão ao “25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha”. O evento terá início na noite desta quarta-feira (19) e também acontece nos dias 20, 22, e 31 de julho.
O objetivo do evento é discutir o Afeto como um conceito para pensar a ciência e as experiências fundamentais para a existência das mulheres negras, partindo da discussão de cuidados ancestrais. A iniciativa tem sido ampliada para o mês, “Julho das Pretas”, e já faz parte do calendário acadêmico de eventos anuais da Uefs. De acordo com o grupo de organizadores, o evento é um marco internacional de luta e resistência das mulheres negras contra a opressão de classe, raça e gênero.
Este ano o evento foi construído em conjunto com o LECADIA, o Grupo de Estudos Pós-Colonial FIRMINA, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES), o Núcleo de Estudos sobre as mulheres e relações de gênero - MULIERIBUS e o Coletivo de docentes negras, negros e negres da Uefs.
No primeiro e segundo dia a programação acontece através do canal de LECADIA no Youtube; o terceiro dia será presencial, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), pela manhã, e à tarde na comunidade quilombola de Lagoa Grande. O quarto dia será virtual pelo Google Meet. Confira todos os detalhes da programação:
Dia 19/07 (quarta-feira) 19h - online Youtube LECADIA
https://www.youtube.com/watch?v=mt2R8OxRKBA
Conferência: Diálogos de afetos e saberes
Naira Gomes (Antropóloga/Co-fundadora da Marcha do Empoderamento Crespo/Ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia)
Ivy Guedes (Grupo FIRMINA/Coletivo dos docentes negros/negras e negres da UEFS) - Mediação
Dia 20/07 – Youtube LECADIA 15h
Mesa-redonda: Intelectuais Negras Brasileiras: formulações teóricas e políticas
Sandra Maria C. da Silva (Doutora e Pós-doutoranda PPGCC/FEA/USP/Coletivo de docentes Negras/Negros e Negres da UEFS) - Mediação
Renata Gonçalves (Doutora em Ciências Social pela UNICAMP/ Professora da UNIFESP)
Rasbeca Sobral Freire (Doutora PPGNEIM/UFBA/Professora Formadora NDE/UNEB/UNEAB/CAPES)
Tauana Olívia G. Silva (Doutora em História pela Université Rennes 2)
Dia 22/07(sábado) 8h30 às 10h - no CUCA
Mesa-redonda: Diálogos de afetos e ancestralidade I
Sidnéia Pedreira (Mestra em Estudos Literários UEFS/Gender Studies pela Universidade de Coimbra/ Colaboradora do MULIERIBUS)
Edna Araújo (Docente da UEFS/ Membra do GT Racismo e Saúde da Abrasco e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negras e Negros/NUDES/UEFS/Coletivo de docentes negras/negros e negres da UEFS)
Andréia Beatriz (Médica (UFCSPA)/Docente da UEFS/ Membra do NUDES/ Mestra em Saúde Coletiva (UEFS)/ Doutoranda em Saúde Coletiva (UFBA)
Participação Especial - Dona Chica (Benzedeira da Comunidade Lagoa Grande)
Mesa-redonda: Diálogos de afetos e ancestralidade II
10h30 às 12h30
Taynar Pereira (Docente UEFS/LECADIA/ Doutoranda em Saúde Coletiva UFBA/ Coletivo de docentes negras/negros e negres da UEFS) - Mediação
Sirlene Bispo (Psicóloga formada pela UEFS/Mestranda em Educação (UEFS)/Membra do LECADIA/Técnica Universitária(UEFS)
Larissa Marques (Mestranda UEFS)
Tamille Ferreira (Quilombola, Tecedora da Teia dos Povos-Ba/ Graduanda em Psicologia (UEFS)
Urânia Santa Bárbara (Mestre em Estudos Linguísticos(UEFS)/Pesquisadora do NUDES/Tutora da Universidade Pitágoras/UNOPAR)
O evento vai contar com uma Feira das mulheres, com exposição e venda de produtos e artesanatos.
14h
“Participação no Chá das Pretas” da comunidade Quilombola Lagoa Grande; Escuta sobre os desafios referentes à saúde das mulheres negras da comunidade.
31/07 – 8h30 às 11h30: Oficina de Escrita Criativa: Pelo Bem viver, eu escrevo! - Google Meet
Sandra Maria C. da Silva (Doutora e Pós-doutoranda PPGCC/FEA/USP/Coletivo de docentes Negras/Negros e Negres da UEFS)