No período de 15 a 18 de junho, atletas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participaram dos Jogos Universitários da Bahia 2023 (Juba), fase regional I, que aconteceu em Cruz das Almas. Ao todo, a competição envolveu 11 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da região do recôncavo baiano e da região metropolitana de Salvador.
A Uefs enviou uma delegação composta por 100 atletas e comissão técnica, uma das maiores delegações do estado, dividida em 7 times de modalidades diferentes: vôlei masculino e feminino, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino e basquete masculino.
Após três dias de competições, os atletas conseguiram os seguintes resultados: vôlei feminino - 3° lugar, medalha de bronze e classificadas para o zonal final; vôlei masculino - medalha de prata inédita e classificados para o Juba-Salvador. Melhor desempenho de uma universidade pública na competição; handebol feminino - 3° lugar, medalha de bronze e classificadas para o Juba-Salvador; basquete masculino - medalha de bronze; futsal masculino - campeões, invictos e com uma campanha de 6 jogos (4 vitórias e 2 empates), tendo o 2º melhor ataque da competição e a melhor defesa da competição. As demais equipes não conseguiram avançar para outras fases específicas dos jogos.
De acordo com Valéria Souza, discente de Ciências Contábeis, atleta de Handebol e diretora de finanças da Liga das Atléticas da Uefs, organização que reúne grupos de atletas de diferentes modalidades, a experiência vai muito além de competir, é algo que proporciona um momento de lazer e ainda uma oportunidade de representar com orgulho a Universidade.
'Foi o meu primeiro Juba e a experiência foi incrível, só tenho palavras pra agradecer por ter tido a chance de interagir e fazer do esporte uma ferramenta de inclusão e saúde. Posso dizer que fizemos história, confrontamos em quadra nossos adversários com muita força e nos impomos a cada jogo de forma única. Passamos para a próxima etapa e vamos mais uma vez em busca de vitórias, medalhas e deixar a nossa marca de ser Uefs de coração', disse a atleta.
Estimular a prática esportiva e promover políticas que beneficiem a comunidade universitária nesse contexto tem sido uma prioridade para a gestão da Uefs. 'A participação das Atléticas nos torneios universitários é de suma importância para a vivência estudantil. Permite conhecer outras realidades universitárias, possibilita a construção de redes de sociabilidades internas e externas, produz bem-estar, contribui para a saúde física e mental. A Propaae, em diálogo com as Atléticas, tem buscado atender as necessidades das equipes e espera nos próximos quatro anos avançar no atendimento às atividades esportivas da Uefs, em especial após a construção e aprovação da Política de Esporte e Lazer no Campus', afirmou a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Sandra Nívia Soares.
A próxima etapa dos Jogos Universitários da Bahia acontece em Salvador, no período de 20 a 27 de agosto. As equipes vencedoras seguirão para disputas nos Jogos Universitários Brasileiro (Jubs), competição prevista para acontecer no mês de outubro, em Joinville (SC).