menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ANTOLOGIA TRIBUTO À ÂNGELA OLIVEIRA

A escritora Irlana Jane e a Editora Mandacaru lançam o Edital da Antologia Tributo à bailarina feirense Ângela Oliveira.
Publicado em: 12/08/2021 - 19:08:13
Fonte: Release da Editora Mandacaru - Maroel Bispo


    Estão abertas as inscrições para a Antologia Tributo à Ângela Oliveira, bailarina feirense, fundadora da EARTE e patrona da cadeira nº 19, da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana-BA (ALAFS).
    A escritora Irlana Jane, organizadora da Antologia, salienta que, com esse livro, o objetivo é prestar uma homenagem e valorizar a excepcional contribuição para a cultura de Feira de Santana e região, deixada pela ilustre bailarina e professora feirense Ângela Oliveira, a qual é sua patrona na cadeira que ocupa na ALAFS.
    Podem participar da presente Antologia, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil ou no exterior. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia da autorização em PDF, assinada pelos pais ou responsáveis.
    O tema é livre, o gênero textual é poema, podendo ser encaminhados até 02 poemas com até 24 versos, não precisam ser inéditos, devendo ser enviados em anexo, junto com uma foto e uma breve biografia, para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com com as seguintes configurações: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1,0. Serão selecionados apenas 30 autores.
    Demais informações podem ser acessadas através do link: https://editoramandacaru1.blogspot.com/2021/08/escritora-irlana-jane-editora-mandacaru.html, pelo Whatsapp: (75) 99168-1879 – editor Maroel Bispo  ou com a organizadora da antologia, escritora Irlana Jane - irlanajanem@gmail.com
    A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poetize 2017. Antologia Poética. Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural,alcançando o grande público, escolas e faculdades.
    Inscrições gratuitas até 05 de dezembro de 2016 pelo site: www.premiopoetize.com.br
    Editora Mandacaru, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (Alafs), abriu inscrições para o 1º Concurso Internacional de Poesia Escritora Rejane Aquino.
    O concurso presta uma homenagem póstuma a uma das grandes expressões da poesia contemporânea feirense, falecida no último dia 17 de junho deste ano. Rejane Aquino dos Santos era membro da Academia de Cultura da Bahia, pós graduada em Produção de mídias para educação online (Ufba) e especializada em estudos linguísticos e literários (Ucam). Graduada em letras vernáculas (Uefs). Graduada em artes visuais (Iesfac). Autora de ‘’Carolina através do espelho’’ (Mondrongo, 2018). Integrante da Confraria Poética Feminina, do Grupo O Sarau, do Mulherio das Letras e do Projeto Versos de Mulher e participante de mais de 20 antologias.
    As inscrições estão abertas até o dia 03 de agosto e são gratuitas.
    Pode participar qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 anos, residente no Brasil ou no exterior.
Confira as normas:
    1 - O texto da obra deve estar digitado na língua portuguesa, formato Word, em fonte Arial, tamanho 12, tendo no máximo 24 versos, no gênero poesia, com tema livre.
    2 – Deverão ser encaminhados três anexos: o primeiro, apenas com o poema, sem o nome do autor, constando pseudônimo; o segundo, no qual o autor deve enviar uma pequena biografia com até quinze linhas, além de dados como: nome artístico, nome completo, endereço com CEP, e-mail e contato telefônico e o terceiro, com uma foto de perfil, de boa qualidade, formato JPEG.
    3 - O poema não precisa ser inédito.
   4 - A obra deve ser remetida para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com, sendo que no assunto do e-mail deve constar: 1º Concurso Internacional de Poesia Escritora Rejane Aquino.
    5 – Podem participar do presente concurso, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil ou no exterior. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia da autorização em PDF, assinada pelos pais ou responsáveis.
    6 – Serão selecionados por uma comissão julgadora designada pela Editora Mandacaru, 30 (trinta) poemas, classificados de 1º a 30º lugar, sendo o resultado publicado na página oficial da Editora Mandacaru, no Facebook.
    7 – Premiação: 1º lugar: Certificado e três livros; 2º lugar: Certificado e dois livros; 3º lugar: Certificado e um livro; os livros entregues aos premiados serão de autores baianos, amigos de Rejane Aquino; os demais selecionados (4º ao 30º lugar) receberão Certificado digital. A critério da comissão julgadora, formada por profissionais da área de Letras e com elevado conhecimento na área literária, poderão ser concedidos certificados de Menção Honrosa para outros inscritos.
      8 – Nenhum autor efetuará pagamento ou receberá quaisquer valores pelo envio e publicação dos seus textos.
    9 – A Editora Mandacaru organizará um e-book, o qual será disponibilizado gratuitamente, no Facebook da editora, com os 30 poemas selecionados e outros textos de poetas convidados (máximo de 20), em homenagem póstuma à escritora e poeta Rejane Aquino. Apenas para isso, os autores cedem à editora os direitos autorais dessas obras, ou seja, os direitos sobre os textos continuam pertencendo aos respectivos autores.
    10 - Os autores que forem selecionados serão informados por e-mail.
    11 – Datas: a) inscrições: 28/06/2021 a 03/08/2021, podendo ser prorrogado por até 07 (sete) dias; c)Resultado: 15/08/2021; Publicação e disponibilização do E-book: 20/08/2021.

    Comissão Organizadora: Maroel Bispo, Alexandra Patrocínio e Cláudia Gomes
     Acesse o link e participe! Esta coletânea objetiva homenagear a bailarina feirense Ângela Maria Queiroz de Oliveira por ser a protagonista da primeira Escola de Dança de Feira de Santana – EARTE e por sua dedicação, empenho e amor a arte da dança. Ângela Oliveira também é patrona da cadeira nº 19, da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana-BA.
Biografia:
    Ângela Maria Queiroz de Oliveira nasceu em Feira de Santana, em 17 de julho de 1953, filha do médico, Dr. Herval Monteiro de Oliveira e da Professora Junília Queiroz de Oliveira, conhecida carinhosamente por “Eli”. Menina doce e meiga demonstrava um especial desvelo em leitura, música e artes cênicas. O seu irmão Luiz Augusto, tornou-se seu amigo inseparável e assim, criavam peças de teatro e números de circo, que divertiam os amigos e familiares. Ângela realizou a primeira apresentação de Dança assistida em Feira de Santana, no Ginásio Péricles Valadares, do Feira Tênis Clube.
     A partir de 1972 seu desejo de praticar e divulgar a dança foi concretizado e era o início de suas atividades como professora de dança, através de um grupo de amigas e primas. Nesse movimento, foi plantada a semente da EARTE, surgindo a Escolinha de Arte Criativa e Ballet, no fundo do quintal, da residência dos pais, na Rua Castro Alves, 792.  Este sonho e concretização foi efetivado e Ângela criou a segunda academia de dança da Bahia e a primeira de Feira de Santana.
     Realizou trabalhos de educação alimentar para a população; implantou em sua Escolinha de Dança cursos de Dança Criativa, Ballet Clássico, Iniciação Musical, Eurritmia, Oki Yoga, Curso Preparatório para Vestibular de Dança, História da Dança, noções básicas de Massagem Shiatsu,      Forma, Espaço, etc.
Para dar continuidade a este projeto de valorização e preservar sua memória no âmbito da minha patrona na Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS) é que venho prestar esta homenagem a essa grande bailarina feirense, pelo excepcional legado para Feira de Santana é que junto à Editora Mandacaru, designo a Antologia Tributo à Ângela Maria Queiroz de Oliveira, aos convidados.
Normas:
    1. Podem participar da presente Antologia, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia da autorização em PDF, assinada pelos pais ou responsáveis.
    2. Cada autor poderá participar com dois poemas, escritos em língua portuguesa, tendo, no máximo, 24 versos/24 linhas.
  3. O tema é livre, o gênero é poema, os textos não precisam ser inéditos e devem ser enviados em anexo, para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com com as seguintes configurações: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1,0.
    4. Informe seu nome completo e nome artístico (se tiver) cidade, estado, endereço com CEP para o envio do livro, contato telefônico e uma pequena biografia, que não pode ultrapassar 15 linhas.
    5. Envie em anexo uma foto de boa resolução, formato JPEG.
    6. O (a) participante deverá enviar os poemas já revisados (por gentileza, leia bem o seu texto antes de enviar).
    7. Serão disponibilizadas apenas 30 vagas.
    8. Cada autor que for aprovado receberá um Card para compartilhamento nas suas redes sociais, o qual também será postado no site e Facebook da Editora Mandacaru.
    9. Valor da antologia: R$ 50,00 (cinquenta reais), no intuito de custear cards, editoração, capas, diagramação, ficha catalográfica, registro ISBN, impressão gráfica e taxa de correios; esse valor dá direito a 01 (um) exemplar do livro físico; para quem desejar adquirir mais livros, a partir do 2º exemplar, o valor fica por R$ 45,00.
    10. Dados bancários para pagamento da antologia: Caixa Econômica Federal; agência 1611; conta corrente: 22688-5; Maroel da Silva Bispo, ou através PIX: CPF nº 294915415-87.
    11. Prazo das inscrições: 08/08/2021 à 30/09/2021, podendo encerrar antes, caso alcance o número de 30 participantes, ou prorrogado, se até a data não alcançar esse número;
    12. O autor só deve efetuar o pagamento após receber o e-mail confirmando a aprovação de seus textos. Em seguida, envie o comprovante para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com
    13. Prova virtual da antologia:  A Editora enviará a cada autor a Antologia em formato PDF, para fins de Prova Virtual. É concedido o prazo de 03 (três) dias para verificação de seus poemas. Caso tenha algum erro, o autor deverá sinalizar qual é o erro ou informar APROVADO. Nessa oportunidade não é permitido acréscimo ou mudança nas obras, apenas correções, se houver. Após o prazo concedido, os textos dos autores que nada informarem, serão considerados aprovados.
    13. Prazo de entrega da Antologia: Após receber o arquivo da Antologia, a gráfica tem o prazo de 15 a 20 dias para entregar os livros impressos (Podendo ocorrer atrasos devido aos correios). 15. A Editora se compromete a enviar os livros para os endereços dos autores selecionados, em até 04 (quatro) dias, após recebê-los da gráfica, enviando o código de rastreamento para fins de acompanhamento junto ao site dos correios.
    14. O livro terá as seguintes especificações: Formato: 14,0x21,0 cm; miolo: até 100 páginas, em papel Offset 75g/m² 1 x 1; capa colorida: cartão supremo 250g/m² 4 x 0; orelhas:7cm; laminação: fosca; lombada: quadrada (Hot-Melt); acabamento: colagem PUR+ Refile + Shirink Individual.
   16. Os direitos autorais serão cedidos à Editora apenas para a publicação da presente antologia, não havendo assim, pagamento de direitos autorais aos participantes, por parte da organizadora da antologia ou da Editora Mandacaru. A autoria dos textos continua pertencendo aos respectivos autores.
   17. Ao enviar sua inscrição, o autor concorda com as presentes normas.
  18. Quaisquer dúvidas, contate a organizadora da antologia, escritora Irlana Jane, irlanajanem@gmail.com – com a Editora, através do e-mail: editoramandacaru@gmail.com ou pelo telefone (75) 99168-1879/WhatsApp – poeta Maroel Bispo.

Irlana Jane Menas da Silva
Organizadora



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br