menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
4º CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA – PRÊMIO CECÍLIA MEIRELES


Publicado em: 18/11/2019 - 11:11:38
Fonte: Release do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos


    A Revista Literária Inversos – ISSN 2528-1857, é um periódico digital literário feirense, disponível online e em formato PDF, gratuito, de publicação trimestral. A revista possui registro sob o número SNIIC AG-49901, junto ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, cujo editor-chefe é o poeta Maroel Bispo, membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana-BA.
    O 4º Concurso Internacional de Poesia – Prêmio Cecília Meireles, visa incentivar a criatividade literária, incentivar o hábito da leitura e da escrita e promover a Literatura e a Cultura através da arte poética. Além disso, busca prestar uma homenagem à ilustre poetisa brasileira Cecília Meireles.
    Escritora, jornalista, professora e pintora, Cecília é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social. Embora sua obra apresente características simbolistas, Cecília destacou-se na segunda fase do modernismo no Brasil, no grupo de poetas que consolidaram a "Poesia de 30".
    Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901. Foi criada pela sua avó católica e portuguesa da ilha dos Açores. Isso porque seu pai havia morrido três meses antes de seu nascimento e sua mãe quando tinha apenas 3 anos. Desde pequena recebeu uma educação religiosa e demonstrou grande interesse pela literatura, escrevendo poesias a partir dos 9 anos de idade.
    Em 1919, com apenas 18 anos, publicou sua primeira obra de caráter simbolista, “Espectros”. Com 21 anos, casa-se com o pintor português Fernando Correa Dias que sofria de depressão e suicidou-se em 1935. Cecília ficou reconhecida mundialmente, uma vez que suas obras foram traduzidas para muitas línguas. Pelo trabalho realizado na literatura ela recebeu diversos prêmios, dos quais se destacam: Prêmio de Poesia Olavo Bilac; Prêmio Jabuti e Prêmio Machado de Assis. Além disso, realizou palestras e conferências sobre educação, literatura brasileira, teoria literária e folclore, em diversos países do mundo. Cecília falece ao entardecer na sua cidade natal, dia 9 de novembro de 1964, com 63 anos, vítima de câncer.

Regulamento
1 - Podem participar do presente edital, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil ou no exterior. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia em PDF da autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
2 - A inscrição e a participação no concurso são gratuitas; nenhum autor efetuará pagamento ou receberá quaisquer valores pelo envio e publicação dos seus textos.
3 - Cada autor poderá inscrever até 02 (dois) poemas de sua autoria, sendo que apenas 01 (um) poderá ser selecionado.
4 - Os textos, escritos exclusivamente em língua portuguesa, deverão ter, no máximo, 30 (trinta) versos, com tema livre, não precisam ser inéditos; arquivo deve ser no formato Word ou PDF, espaçamento simples de 1,0, fonte Time New Roman, tamanho 12.
5 - Quanto ao gênero dos textos a serem enviados, serão aceitos exclusivamente poemas.
6 - Os textos deverão ser enviados em anexo para o e-mail: revistainversos@gmail.com e além disso, cada autor deverá enviar uma foto de perfil, formato JPEG e uma pequena biografia, com no máximo 10 (dez) linhas.
7 - Prazos: Inscrições: 10/11/2019 a 31/12/2019; análise e seleção dos poemas: 01 a 05/01/2020; divulgação do resultado: 06/01/2020; publicação da Antologia Digital no site: 10/01/2020.
9 – O Conselho Editorial da Revista Inversos selecionará, dentre os inscritos, 20 (vinte) textos, cuja decisão é soberana e irrecorrível.
10 - A título de premiação, os agraciados do 1º ao 3º lugar, receberão certificados digitais e livros impressos e os demais (do 4º ao 20º lugar), receberão certificados digitais.
11 - A Antologia 4º Concurso Internacional da Revista Inversos – Prêmio Cecília Meireles, com os vinte poemas selecionados, será organizada pelo poeta Maroel Bispo, e disponibilizada gratuitamente, online e no formato PDF, em anexo à Revista Literária Inversos – ISSN 2528-1857, periódico digital mantido pela Divisão Cultural da Associação Batista de Ação Social, tanto no site da revista, https://revistainversos.blogspot.com/, bem como na página oficial no Facebook (https://www.facebook.com/revistainversos/), nos quais também se encontram o regulamento do concurso.
12 - Caso haja interesse dos selecionados, o Conselho Editorial da Revista poderá providenciar a antologia impressa, mediante contribuição individual, com valor a ser definido oportunamente.
13 – Na Antologia serão publicados uma breve biografia e o poema e cada autor selecionado, além de três poemas de autoria da poetisa Cecília Meireles, em posição de destaque, como forma de reconhecimento e valorização da vida e obra dessa notável escritora brasileira.
14 - Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Revista Literária Inversos, sem ônus, apenas para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa (publicação nas plataformas digitais da revista e na antologia). Os direitos autorais dos poemas continuam sendo dos respectivos autores.
15 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos.
Feira de Santana-BA, 08 de novembro de 2019.

Maroel Bispo
Coordenador do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br