menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ESPETÁCULO LEMDANÇAS SERÁ APRESENTADO NO SESC FEIRA CENTRO


Publicado em: 10/11/2019 - 03:11:48
Fonte: Release do Coletivo LENdanças


    O Centro Cultural e Gastronômico do Sesc Feira de Santana será palco para a apresentação do espetáculo LEMdanças, que será realizada no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 19 horas. Com criação coletiva e direção de Kadu Fragoso, o espetáculo traz uma mistura singular de dança, teatro, música e artes plásticas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Sesc por R$ 10 meia-entrada e R$ 20 inteira.
    LEMdanças faz um resgate às memórias da infância, reunindo brincadeiras, afetos, cores, objetos e desejos. Há uma quebra total da quarta parede, aproximando ainda mais os intérpretes do público, que sempre é convidado para participar das cenas. A apresentação ocorre em um espaço-tempo onde tudo é sonho e realidade. A imaginação ganha força a cada instante, evocando memórias que estão próximas e distantes.
O processo de montagem de LEMdanças ocorreu durante as oficinas de Dança-Teatro, realizadas no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Para Kadu Fragoso, “LEMdanças começou como uma brincadeira, como de fundo de quintal, uma brincadeira sadia, uma brincadeira sem nenhuma pretensão grandiosa, porém muito genuína, muito gostosa de fazer, e foi ganhando uma proporção muito grande”.
    Depois da primeira apresentação, que aconteceu no Museu Regional de Arte (MRA) em junho desse ano, o espetáculo passou a ter cada vez mais alcance no cenário artístico feirense. LEMdanças foi encenado duas vezes dentro da programação do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), na categoria Jovens Talentos. A montagem será apresentada pela sexta vez.
O espetáculo busca revelar o poder dos afetos, pois conecta histórias e cria vínculos para a construção de novos saberes. LEMdanças é como uma colcha de retalhos onde cada pessoa presente tem o poder de atravessar linguagens e criar novas memórias.“LEMdanças é isso, é pensar em locais para se divertir, recriar, pensar, ser, emocionar. Às vezes, as memórias surpreendem a gente”, destaca Kadu.
    LEMdanças é uma montagem do Coletivo LEMdanças, Além da direção artística de Kadu Fragoso, o espetáculo conta com figurino e maquiagem de Sara Andrade, a trilha sonora fica por conta dos músicos Caroline Abreu, Julia Pinho, Guilherme Gama e Lúcio Escobar, e o apoio da K.F. Produções Culturais.  
Na noite da apresentação haverá a exposição do Varau das LEMdanças, com fotografias e objetos da infância de cada integrante, além de imagens do processo de montagem do espetáculo. Mais informações estão disponíveis no Instagram do coletivo (@coletivolemdancas) ou através do e-mail: coletivolemdancas@gmail.com.

Ficha técnica
Direção: Kadu Fragoso
Figurino e maquiagem: Sara Andrade
Músicos: Caroline Abreu, Julia Pinho, Guilherme Gama e Lúcio Escobar
Elenco: Antonio Andrade, Carla Simone, Cida Carneiro, Débora Almeida, Gzuis, Isaac Reis, Itana Almeida, Jean Cândido, Manezinho Freitas, Mayra Nóbrega, Mone Rasslan, Téo Moraes, Tetê Catera, Thais Araujo e Thenize Rasslan
Realização: Coletivo LEMdanças e K. F Produções Culturais

O Coletivo LEMdanças
    O coletivo LEMdanças tem sua gênese a partir das relações estabelecidas durante a oficina de aprofundamento em Dança-Teatro, ministrada pelo arte-educador Kadu Fragoso no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), durante o primeiro semestre de 2019. 
Atravessando as fronteiras do tempo e do espaço, o coletivo se propõe a ocupar ambientes não convencionais para a construção de uma dramaturgia autoral. Seus integrantes buscam uma formação em harmonia com as múltiplas linguagens artísticas, como dança, teatro, música e artes plásticas. O espetáculo LEMdanças, que dá nome ao coletivo, parte do pressuposto da construção cênica a partir das memórias mais afetivas e complexas de cada membro, com a proposta de dialogar com a sociedade a partir das relações do eu e do outro, rompendo os limites da quarta parede. 
    LEMdanças foi o primeiro espetáculo do coletivo, que vem ganhando destaque na cena cultural de Feira de Santana, com apresentações na programação do 12º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS) no mês de outubro de 2019. A segunda montagem do grupo será realizada em caráter performativo com o uso da arquitetura dos espaços do Cuca, com estreia prevista para o fim de novembro do mesmo ano. Essa montagem será constituída de solos performáticos inspirados nos processos criativos de Pina Bausch e Denise Stoklos, dentre outros pesquisadores. Cada solo será marcado pela investigação cênica feita a partir de processos cognitivos e afetivos. 
Sempre trazendo relações a momentos já vivenciados por cada integrante do grupo, o coletivo fala sobre suas memórias e ecoa várias emoções. Cada apresentação é um convite para o público mergulhar nas suas próprias particularidades, além de contribuir com a produção de novos sentidos. 
L ivre deixa fluir irradiar
E sta lembrança que no pensamento está 
M ove você a se despertar
D eixe seu eu o improvável ultrapassar
A bra sua mente permita o movimento te guiar
N ada é pronto precisa criar e a imaginação asas alcançar
C ante dance seu corpo irá falar
A cada instante do seu respirar
S inta apenas o ritmo da vida nesse belo contemplar o teatro, a dança em memórias coletivas a desabrochar.                                                 
Afinal, muitas vezes, as memórias LEMdançam com a gente...

Serviço:
O quê: Apresentação do espetáculo LEMdanças
Quando: 21 de novembro (quinta-feira)
Onde: Centro Cultural e Gastronômico do Sesc Feira Centro
Endereço: Rua Cabuçu, 160 – Centro, Feira de Santana (BA)

Informações para contato:
E-mail: coletivolemdancas@gmail.com
Telefone: (75)98359-4907 - Débora Almeida

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br