menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CASA DO SERTÃO CELEBRA MÊS DA CRIANÇA COM MOSTRA DE BRINQUEDOS ANIMADOS


Publicado em: 09/10/2019 - 00:10:53
Fonte: Release da Ascom UEFS


    O Museu Casa do Sertão, localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), celebra o Mês da Criança com mostra de brinquedos confeccionados pelo artesão e cordelista Seo Ademar. A exposição ‘Brincadeira de Artesão por Ademar Araújo’ reúne, a partir desta quinta-feira (10), miniaturas de zoológico com elefantes, macacos, cavalos e leões, além de brinquedos representativos de um parque de diversão com engrenagem movida à energia elétrica que dá vida aos componentes, encantando crianças e adultos. 
    Com o espírito inquieto e criativo, Seo Ademar, depois da aposentadoria, em Feira de Santana, buscou ocupação no que denomina “mecanismos delicados”, inspirados na experiência de mais de 20 anos na indústria têxtil em São Paulo. Bonecos de animais ganham movimento a partir de um mecanismo criado pelo artesão, construído com reaproveitamento de materiais como vasilhas de alimentos, refugo de madeira e motores de ventiladores.
    Seu processo criativo, como relata o próprio Ademar, “baseia-se na intuição, curiosidade e no movimento da vida real, sem a necessidade de um projeto, pois o que importa é o deleite pessoal”. Natural de Martins, município do Rio Grande do Norte, Ademar Araújo participou de diversas atividades culturais na Bahia relacionadas à Literatura de Cordel, mas esta será a primeira vez que expõe as miniaturas ao grande público. Até então fazia exibição na própria residência para amigos e visitantes.
    A partir desta mostra, os brinquedos vão integrar o acervo do Museu Casa do Sertão, já que Seo Ademar oficializou a doação. A idéia, conforme relata, foi da própria família, com o intuito de preservar a sua obra, numa clara manifestação de legar a criação à cidade que o acolheu.

Serviço:
Abertura: 10 de outubro de 2019
Local: Museu casa do Sertão – Campus Universitário. Av. Transnordestina, s/n - Novo Horizonte, Feira de Santana - BA, 44036-900
Agendamento: Telefone: 75.3161.8750 e 3161-8751
E-mail: museucasadosertao@uefs.br
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira de 8:15 às 11:30 e das 14:15 as 17:30 h



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br