menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CASA DO SERTÃO EXPÕES IMAGENS DO PROJETO CORES DO SERTÃO


Publicado em: 15/08/2019 - 10:08:55
Fonte: Release da Ascom UEFS


    O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), convida a comunidade para a exposição sobre o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto. A mostra tem início nesta quinta-feira (08) com 20 imagens da região do Piemonte da Chapada Diamantina, captadas entre 2017 e 2019 por pesquisadores, estudantes e pessoas da comunidade, com objetivo de evidenciar a riqueza cultural da região, distanciando-se da visão estereotipada de miséria e seca.
O projeto, intitulado Exposição Fotográfica Sertão Noturno - Projeto Cores do Sertão é desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-vi) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus de Jacobina. A captação das imagens se dá por meio de saídas fotográficas organizadas pelo grupo, inclusive com concursos e premiações, nos quais os autores cedem às imagens e autorizam a divulgação.
    Participam da mostra os fotógrafos Ronaldo Santos, Carlos Guedes, Alex Felix e Sérgio Silva. Eles produziram fotografias durante a noite, fazendo uso da técnica light paint, que consiste em articular/administrar a luz (disponível ou projetada) e as sombras, para a produção de determinados efeitos. Com essa técnica os fotógrafos conseguem transmitir diferentes sensações sobre a paisagem e emprestam uma áurea fluída para as cenas que representam.

Fifós e candeeiros
    Em um gesto corajoso e abnegado, fotógrafos e equipe de suporte viajam por estradas de chão, terrenos esburacados, áreas desoladas e ameaçadoras para captar a beleza noturna do céu sertanejo no contraste entre a luz e as sombras. A produção é destinada à criação e manutenção de um banco de imagens sobre a vida sertaneja, a produção de matérias visuais de alcance da comunidade e as práticas educativas contextualizadas envolvendo as imagens do sertão.
    A mostra, que fica em cartaz até 13 de setembro, também reúne parte da coleção dos fifós e candeeiros pertencentes ao Museu Casa do Sertão, numa tentativa de diálogo com as imagens do ‘Sertão Noturno’, com variedade no tamanho, nas formas e materiais empregados em sua artesanal confecção. Os objetos acompanham a trajetória histórica do povo sertanejo, ainda comuns em muitos lares e vendas da roça, aonde não chegou à eletrificação rural.

Museu Casa do Sertão, com informações do Grupo Culti-vi
Imagens: Everaldo Goes
Serviço:
Abertura: 08 de agosto de 2019
Local: Museu Casa do Sertão – Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Av. Transnordestina, s/n - Novo Horizonte, Feira de Santana - BA, 44036-900
Telefone: (75) 3161-8750 e 3161-8751
E-mail: museucasadosertao@uefs.br
Horário de visitação pública:
Segunda a sexta-feira das 8h15 às 11h30 e das 14h15 as 17h30.

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br