menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
7ª PALESTRA COM PESQUISADORES CHAMA ATENÇÃO DE ESTUDANTES E ENTUSIASTAS DOS “SISTEMAS COMPLEXOS”


Publicado em: 13/08/2019 - 18:08:54
Fonte: Release da Ascom Funtitec - Adriele Mercês


    Na sétima edição da Palestra com Pesquisadores, o Museu Parque do Saber recebeu o professor Dr. Silvio da Costa Ferreira para falar de “sistemas complexos”. A palestra que aconteceu na segunda-feira, 12,  reuniu alunos e entusiastas da área no planetário do Museu.
    Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, o professor garante, os sistemas complexos não são de difícil compreensão. “Chama-se complexo, mas não significa que seja complicado. E está ligado diretamente ao nosso dia-a-dia”. Explica.
    Os sistemas complexos surgem em diversos campos de atuação - biologia, química, ciência da computação, geologia, física, astronomia, mecânica, e sociologia. “Hoje você aplica os conhecimentos sobre sistemas complexos em várias áreas, que vão de interações em redes sociais à propagação de doenças. A partir dela, estudamos temas modernos e atuais” declara o professor.
    A palestra aconteceu no Planetário do Museu. E na platéia, estava o intercambista Moisés Domingos Namila da Costa, aluno de mestrado em Ciências da Terra e do Ambiente, na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Moisés veio da cidade de Nampula em Moçambique pelo ProAfri - Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos.
    Moises é Arquiteto e planejador físico,  já está no Brasil há dois meses. O convite para participar da palestra surgiu na UEFS, e ele não perdeu a oportunidade. “Para mim, sistemas complexos é uma novidade. Percebi a ligação com a minha área, já que quero estudar o meio urbano, as correlações entre as variáveis urbanas. Vou pesquisar mais”. Afirma o mestrando.
    Os alunos do Colégio da Polícia Militar também foram prestigiar o professor Dr. Silvio da Costa. Um deles foi Fernando dos Santos, que estuda o segundo ano do ensino médio. “Eu fiquei atento, e vou levar daqui um conhecimento mais avançado e qualificado sobre a física”. Declarou.
    Para o diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez a palestra com Pesquisadores é importante para interação do público com especialistas da área científica. “Além de tratarmos de assuntos sempre importantes, também é possível estreitar a vivência de pesquisadores e cientistas com o público. Assim incentivando a pesquisa”.
    O Museu Parque do Saber é um dos equipamentos mantidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Fundação Municipal Egberto Costa.

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br