menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ACADEMIAS FEIRENSES SERÃO INSTALADAS NO CASARÃO DOS OLHOS D`ÁGUA


Publicado em: 08/08/2019 - 22:08:10
Fonte: Release da Ascom Funtitec - Adriele Mercês


    Os dirigentes das sete academias artísticas, científicas e literárias de Feira de Santana se reuniram com o presidente da Fundação Municipal Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, na manhã desta quinta-feira, 08, com o objetivo de tratar sobre o Casarão O`lhos D``Água. Também participou do encontro o diretor de Atividades Culturais, Luiz Augusto Oliveira.
    O imóvel, que está sendo totalmente reformado pela Prefeitura, será sede das academias. Esta semana o prefeito Colbert Martins Filho anunciou a restauração do Casarão Olhos D’Água, com investimento da ordem de R$ 331 mil reais, e prazo para conclusão de 90 dias.
    No local ficarão sediadas as sete instituições: Academia de Letras e Artes; Academia de Educação; Academia Feirense de Letras; Academia de Medicina; Academia de Ciências e Artes; Academia Regional de Letras Jurídicas; Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
    A Prefeitura administra o Casarão através da Fundação Municipal Egberto Costa. O presidente Antônio Carlos Daltro Coelho observa que "o intuito é de que seja um espaço comum, onde reúnam-se as entidades, receba visitantes e seja totalmente dinamizado, com um local para eventos acadêmicos e palestras".
    As academias, num contexto social, são compostas por pessoas responsáveis por promover e disseminar a cultura, educação e a arte na cidade. Desempenham atividades que são legitimadas e reconhecidas pelo poder público.
    O presidente da Academia de Educação, professor José Raimundo Pereira de Azevedo, exaltou a iniciativa do prefeito Colbert Martins Filho. “A Academia de Educação sente-se muito feliz e agradecida por essa oferta. Ganhamos um espaço que estávamos necessitando”.
    Presidente de duas academias (Ciências e Artes; e a Academia Regional de Letras Jurídicas), Djalma Gomes ressaltou que a iniciativa representa uma grande valorização das entidades. "E que vai projetar Feira de Santana para todo o país”, acredita.
    Além de sediar as academias, o Casarão também vai abrigar o Memorial de Maria Quitéria. O que representa a concretização de um sonho, para a fundadora e presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Lélia Vitor Fernandes. “Maria Quitéria é patrona da ALAFS. Nós sonhamos muito com um espaço que pudéssemos homenageá-la”.
    Um pequeno acervo fotográfico, cinematográfico, biográfico, de artes plásticas, réplicas e homenagens já foi reunido por Lélia e Liacélia Pires Leal, diretora do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. 
    O diretor de Atividades Culturais, Luiz Augusto Oliveira, ressalta a importância da iniciativa do Governo Municipal. “O Casarão, que já é de grande importância cultural e histórica para Feira de Santana, agora vai ser também um espaço útil para órgãos importantes como as academias”, pontua.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br