menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
MISS AFRO 2019, MAIS QUE UM CONCURSO

O 3º Concurso Miss Afro será realizada antes da Micareta, como já vem acontecendo desde 2017. Acompanhem, participem e prestigiem!
Publicado em: 02/04/2019 - 11:04:44
Fonte: Release da Ascom do Movimento MoviAfro de Feira de Santana


    O Concurso Miss Afro Feira de Santana é hoje o principal e maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no interior da Bahia. Nele, o Moviafro elege a Miss Afro de Feira de Santana (Musa Moviafro), que tem a missão de levar a consciência que a mulher negra necessita para elevar sua autoestima e censo critico.
    Um dos maiores objetivos da Associação Cultural Moviafro é sedimentar a autoestima na comunidade negra de Feira de Santana e sua região metropolitana, e propagar a cultura afro-baiana para os mais diversos pontos do mundo. Especificamente neste dia, o Moviafro somado ao Bloco Afro Império Africano direciona este trabalho para a mulher negra.
    O concurso acontece desde 2017 e nasceu a partir da constatação de que não havia nenhum registro de que uma mulher negra tivesse ousado concorrer em uma competição que envolvesse beleza, mas com o foco principal na conscientização, autoaceitação e elevação da autoestima. Apesar de a população brasileira ser majoritariamente mestiça, o biótipo de mulheres que o Brasil exportava a partir dos seus concursos de beleza não correspondiam à realidade étnica nacional.
    Com o surgimento do Moviafro, sobretudo após a criação do Concurso Miss Afro Feira de Santana, veio a tona a discussão acerca “de ser negro”, da negritude e do padrão de beleza diferente.
    A dinâmica do concurso é regida pelos cursos, oficinas, rodas de conversas, enquetes, fóruns de discussão e dois questionários que as candidatas precisam responder antes do desfile propriamente dito, e esses questionários são eliminatórios, sobretudo, pela consciência da candidata no que diz respeito a sua negritude, devendo tornar-se atuante na sua comunidade nesse sentido. Por isso, quando o Moviafro elege a sua musa, a Entidade está fortalecendo a cultura baiana através da afirmação da consciência negra e da manutenção das suas raízes.
    As finalistas precisam atender aos requisitos de conhecimento sobre a história do povo negro na Bahia, no Brasil e no mundo.
    A final do Concurso Miss Afro Feira de Santana que vem sendo prestigiada pelo povo e pela intelectualidade local, ocorre sempre 08 dias antes da micareta de Feira de Santana. O concurso escolhe a Miss Afro que participará das atividades realizadas pelo Bloco Afro Império Africano, pela Associação Cultural Moviafro e seus filiados, além de determinadas atividades onde o Moviafro é convidado a participar não só em Feira de Santana como também na capital Salvador e em outros municípios
da Bahia.
    São realizadas também ao longo de todo o concurso, diversas rodas de conversas, palestras, seminários e dois mini cursos. Tudo isso com o objetivo de empoderar a mulher negra feirense através da conscientização.

Figurino: Flavia Sacramento
FOTOS: Rafaell de Paulo
               Kleysson Assis
               Robson Amorim

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br