menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
JORNADA PEDAGÓGICA 2018


Publicado em: 02/02/2018 - 10:02:45
Fonte: Madalena de Jesus


    O ano de 2018 será de muitos desafios. Por conta disso, professores e coordenadores da FTC Feira de Santana intensificaram as discussões visando o planejamento das atividades letivas, com base na proposta de Currículo por Competências e Metodologias Ativas. Durante seis dias, eles estiveram reunidos com especialistas nessas áreas, em palestras, oficinas e relatos de experiências.
    A Jornada Pedagógica, que começou no dia 24 e terminou ontem (31), com uma extensa programação nos três turnos, trouxe à tona temas e projetos de metodologias, com foco na Construção de Avaliação por Competências. Uma espécie de preparação do caminho a ser percorrido pelos estudantes e professores ao longo do semestre.
    Dentre os momentos mais marcantes do evento, na avaliação dos participantes, a apresentação das Boas Práticas do Projeto Integrador pelos professores foi apontada como o resultado do trabalho que já vem sendo desenvolvido há três anos pela Instituição. Alguns estudantes também deram depoimentos sobre o alcance dos projetos, dos pontos de vista educacional e social.
    “Os projetos apresentados foram para a capacitação dos docentes e elaboração de metodologias de trabalho atrativas. Isto tem sido de um grande aproveitamento para nós que colocamos em prática durante os semestres letivos”, atestou Alano Durães, professor dos cursos de Biomedicina e Enfermagem. Já a professora Hayana Leal, coordenadora do curso de Enfermagem, destacou a oficina sobre Eixo Transversal.
    Para Hayana, a Jornada Pedagógica tem sempre uma contribuição e faz com que os docentes adquiram mais ferramentas e estratégias para levar à sala de aula. “As técnicas que conhecemos amplia nossa criatividade e nos convoca a planejar aulas mais atrativas, produtivas e, consequentemente, mais efetivas no desenvolvimento das competências para formar um profissional mais preparado”, completou a professora Jucicleide Nascimento, coordenadora do curso de Administração.
    Sair do tradicional, integrar a partir de novos olhares, buscar novos caminhos, planejar. Estes foram os principais ensinamentos da jornada, “um período muito instrutivo e interessante para aprender novas práticas que certamente vão contribuir para a didática de toda a instituição”, conforme avaliou o professor Vinícius Mendes, do curso de Biomedicina.
    Os participantes mereceram os aplausos da diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, “pelo comprometimento e empenho em colocar em prática os propósitos institucionais”, aspecto que também foi destacado pela assessora pedagógica e coordenadora, Celi Mendes Rios.  “Os coordenadores e professores entenderam a proposta, se envolveram e, pelo terceiro ano consecutivo, tiveram participação efetiva em toda programação”, atestou.
    Para os palestrantes, a experiência foi igualmente positiva. A pedagoga Daniela Reis, que é mestra e doutora em Educação, ressaltou a disposição do grupo para investir em mudanças, especialmente no que diz respeito à avaliação. “É um ponto complexo e é preciso garantir a relação entre competências, estratégias de ensino e modos corretos para avaliar, de acordo com as necessidades”, enfatizou.
    O alto nível dos palestrantes também foi ressaltado pelos participantes da Jornada Pedagógica, cuja programação foi aberta pelos professores Roberto de Armas Urquiza, cubano e doutor em Educação, e Letícia Suñé, também doutora e integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC. Entre os palestrantes, destaque ainda para o professor mestre Paulo Jardel Leite Araújo, que ministrou uma oficina sobre o uso de ferramentas para a aprendizagem baseada em projetos, a exemplo dos aplicativos Scrumme e Trello.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br