menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CARAVANA BIM DISCUTE NA FTC NOVAS TECNOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL


Publicado em: 17/07/2017 - 14:07:16
Fonte: Release de Madalena de Jesus


    Aproximar os profissionais dos mais variados pontos do Estado, por meio de discussões sobre ferramentas e avanços tecnológicos na construção civil. Este é o principal objetivo da Caravana BIM, criada pelo do Conselho Regional de Engenharia (Crea-Ba) e que reúne especialistas em Modelagem da Informação na Construção. Feira de Santana recebeu o grupo na noite de terça-feira (11), no campus da FTC.
    Durante o encontro, no Auditório Professora Terezinha Mamona, os cerca de 250 participantes – entre engenheiros, arquitetos e estudantes – vivenciaram três momentos diferentes. Primeiro, a apresentação da tecnologia BIM (Bulding Information Modeling), feita pela pesquisadora Laura Matos. Depois a palestra de Erika Costa, MBA em Gestão de Projetos, sobre ferramentas de modelagem. E, por fim, uma verdadeira aula sobre treinamento e capacitação, com o engenheiro civil Ricardo Torreão.
    “O ser humano não aprende sozinho, é preciso essa troca de informações”, afirmou o presidente do Crea-Bahia, Marco Antônio Amigo, que destacou a importância da parceria com a FTC, ressaltando que o ambiente acadêmico é o espaço mais apropriado para esse tipo de evento. Ele explicou que a Caravana visitará oito cidades, situadas em pontos estratégicos das regiões onde funcionam os 26 escritórios do Conselho.
    Responsável pela organização do evento em Feira de Santana, o inspetor do Crea no município Mateus Mônaco, egresso da Faculdade, destacou a quantidade e o nível dos participantes, entre profissionais e estudantes da área. Também participaram do encontro representantes da Prefeitura Municipal e estudantes de outras instituições de ensino da cidade. “A Caravana cumpriu seu objetivo”, avaliou.
    Para o estudante Rafael Saturnino Dourado, é fundamental conhecer ou aprimorar o conhecimento de ferramentas usadas na área de Engenharia Civil. “Isso pode ser o diferencial do profissional na execução de um projeto”, pontuou. Ele elogiou a iniciativa e ressaltou, dentre os aspectos positivos, a possibilidade de interação com profissionais de áreas afins e, principalmente, com especialistas de alto nível, como os palestrantes da noite.
    Ferramenta revolucionária
    Uma das mais importantes inovações gerenciais dos últimos anos, Building Information Modeling ou Modelagem da Informação na Construção (BIM) representa uma ferramenta revolucionária para a construção civil, trazendo importantes mudanças tecnológicas para o setor. Desde a utilização de novos métodos de trabalho até novas posturas de relacionamento entre os profissionais envolvidos, arquitetos, projetistas, consultores, incorporadores e construtores.
    BIM é uma nova plataforma da tecnologia da informação aplicada à construção civil e materializada em novas ferramentas (softwares), que oferecem novas funcionalidades e que, a partir da modelagem dos dados do projeto e da especificação de uma edificação ou instalação, possibilitam que os processos atuais, baseados apenas em documentos, sejam realizados de outras maneiras (baseados em modelos digitais) muito mais eficazes.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br