menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CARAVANA RESPEITE AS MINA DISCUTE REDE DE PROTEÇÃO À MULHER NA FTC


Publicado em: 22/06/2017 - 11:06:27
Fonte: Release de Madalena de Jesus


    Fortalecer a rede de proteção à mulher, criar estratégias de enfrentamento à violência e unificar a linguagem da sociedade civil sobre a questão. Estes são os principais direcionamentos do projeto que deu origem à Caravana “Respeite as Mina”, que na manhã desta terça-feira (20) reuniu centenas de pessoas – a maioria mulheres – no campus da FTC Feira de Santana. O evento foi encerrado com um grande encontro reunindo representantes de todos os segmentos que compõem a rede.
    Feira de Santana foi o nono município a receber a caravana, que deverá aportar em mais 30 cidades nos próximos meses, segundo previsão da coordenadora Rita Amorim. Os participantes tiveram acesso a oficinas de capacitação e conscientização nas áreas de Segurança Pública e Rede, Juventude e Sociedade Civil. Estudantes e professores do curso de Enfermagem da FTC garantiram serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, mais o teste rápido de HIV e vacina contra a gripe.
    Com frases de efeito como “Lugar de mulher é onde ela quiser”, “Mexeu com uma mexeu com todas”, “Uma cuida da outra e todas cuidam de uma” e performance teatral do grupo As Rosas da Democracia, a caravana discutiu a necessidade cada vez maior da mulher tornar pública a violência doméstica, o machismo e a ampliação da rede de proteção. Em um momento marcado pela emoção, o hino a Maria da Penha foi entoado pela cantora Maria Guerreira.
    Mas foi no encerramento do evento, que lotou o Auditório Professora Terezinha Mamona, que os discursos se intensificaram. Os convidados foram recepcionados pela diretora adjunta da faculdade, professora Marcly Amorim Pizzani, que destacou a importância de projetos do gênero serem debatidos no ambiente acadêmico. Ela elogiou a iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia em parceria com o Governo Municipal de Feira de Santana, bem como a atuação da delegada titular da DEAM, Clécia Vasconcelos, que também é docente da Instituição.
    “É revoltante quando se ouve que um homem agrediu uma mulher”, afirmou o prefeito José Ronaldo, que foi provocado pela vereadora Gerusa Sampaio e a própria secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, para criar uma secretaria municipal específica para as mulheres. A secretária também falou sobre a importância da Caravana Respeite as Mina e lembrou que a campanha não é pontual, mas permanente. “A violência contra a mulher é um problema de saúde pública”, afirmou.
    Participaram do encontro ainda o juiz da Vara da Violência Doméstica, Valter Ribeiro Rodrigues; vereador João Bililiu, autor da lei que estabelece a Semana de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher; delegada da Mulher Clécia Vasconcelos, que apresentou os índices de violência contra a mulher em Feira de Santana; promotor Alex Santana e defensor público Maurício Martins e representantes dos movimentos de mulheres do município e de outras cidades. 
    Presentes também a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, Maria Luiza Coelho; representante da Comissão de Mulheres da OAB Verônica Moreira; presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Josalina Santos; a comandante da Ronda Maria da Penha, PM Edilene; e os secretários de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Ildes Ferreira, e de Coração de Maria, Edilene Paim.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br