menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
RADAR SEBRAE É APRESENTADO EM FEIRA DE SANTANA

Gratuita, a ferramenta já está disponível via internet e também para baixar por aplicativos de celular
Publicado em: 25/03/2017 - 05:03:07
Fonte: Release do Ascom Sebrae -Vivian Rodrigues


RADAR SEBRAE É APRESENTADO EM FEIRA DE SANTANA
Gratuita, a ferramenta já está disponível via internet e também para baixar por aplicativos de celular

    Descobrir o local mais adequado para abrir um negócio e o serviço ideal para ser oferecido nele não são tarefas fáceis. Foi pensando nas demandas por esse tipo de informação que o Sebrae Bahia desenvolveu o Radar. A solução foi apresentada nesta sexta-feira, 24, no Sebrae em Feira de Santana, e reuniu representantes da imprensa local, poder público, empresários, potenciais empreendedores e entidades parceiras, como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Programa Feira Empreende.
    A ferramenta gratuita oferece indicadores sobre o endereço ideal para abrir uma empresa, perfil do consumidor, indicação de concorrência, tendência da atividade e informações sobre o segmento desejado. Trata-se de uma solução digital através da qual, com uma busca simples, o empreendedor tem acesso a diversas informações para subsidiar a abertura de um negócio.
    Ele pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio que planeja atuar, por exemplo. A partir daí, terá acesso a informações estratégicas que auxiliam na fase inicial do empreendimento, como o mercado (clientes e concorrentes) e a performance de um negócio (mortalidade, índice de tendência, etc), que irão contribuir com a sua estratégia de atuação. O Radar Sebrae está disponível no site www.radarsebrae.com.br e por meio de aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store).
    A analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Marta Souza, destacou a importância da ferramenta. “O Radar surgiu dos atendimentos que nós fazemos ao potencial empresário, que chegava sempre com várias dúvidas sobre o que abrir e onde abrir o negócio, e com iniciativas que muitas vezes não refletiam a realidade”, explica.
    Marta conta que observou muito os motivos para mortalidade dos negócios. “As empresas, nos dois primeiros anos, são mais sensíveis ao fechamento e, dentro das primeiras causas, algumas são justamente por não conhecer os hábitos de consumo dos clientes, não saber exatamente quem são, onde estão, e uma localização inadequada”.
    Segundo a analista, das empresas que fechavam nos dois primeiros anos, mais de 60% não fizeram um processo de planejamento real e não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para dar início a essa jornada. “Por isso, uma solução online e gratuita, que se aproxime do potencial empresário”, conclui.
    Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 46% dos empresários não sabiam o número de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Outros 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam e 37% não tinham conhecimento da melhor localização.
    “O Radar Sebrae vem ajudar o empreendedor que quer abrir um negócio, identificando oportunidades e indicando locais adequados para a abertura de determinado empreendimento. Mais negócios organizados, com planejamento e inovação, movimentam a economia do município”, conclui o gerente regional adjunto do Sebrae em Feira de Santana, Renato Lisboa.
    Diana Santos é microempreendedora individual há um ano e atua com a prestação de serviços educacionais, oferecendo cursos livres na área de saúde. Ela participou do encontro com o objetivo de adquirir ferramentas para dar continuidade ao negócio. “Acredito que o Radar possa me ajudar muito. O momento atual não está fácil, então a gente precisa buscar bases de informação que nos deem essa segurança para permanecer no mercado”.
    Além de Feira de Santana, a ferramenta também beneficia empresários de Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
    Wesley Matos, presidente da Adm.Jr. da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), também participou do encontro e já está usando a ferramenta. “Somos uma empresa de consultoria e estamos utilizando o Radar para as pesquisas de mercado que fazemos. A ferramenta tem nos ajudado bastante, até para termos uma noção dos locais para aplicarmos questionários”, avalia.

Sexta de Oportunidades

    Para detalhar as informações do Radar e auxiliar o potencial empreendedor a montar um planejamento e estruturar o seu modelo de negócio, o Sebrae em Feira de Santana irá realizar, de abril a novembro deste ano, o programa Sextas de Oportunidades. Serão encontros gratuitos toda sexta-feira, nos quais serão realizadas oficinas para elaboração de planos de negócios e orientações diversas, através da utilização do recurso Radar e também do método Canvas, que analisa e desenvolve áreas estratégicas de um empreendimento. A partir do Business Model Canvas ou “Quadro de Modelos de Negócios” o empreendedor será estimulado a transformar ideias em negócios concretos.
    Segundo Renato Lisboa, A proposta é atender e orientar os potenciais empreendedores que estão maturando a ideia de montar um negócio, tem algumas dificuldades e precisam de mais informações sobre mercado e cenário, para que montem uma empresa de forma mais viável. “A economia é dinâmica e o plano de negócios não pode ser estático. Por isso, a metodologia Canvas é bem flexível”, explica.

Inscrições:
    As oficinas terão início a partir da segunda quinzena de abril, a partir das 9h, com vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas na sede da instituição, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro,Feira de Santana, Bahia.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br