menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
MEIO SÉCULO DE ARTE - GRAÇA RAMOS EM PAUTA NO MRA


Publicado em: 21/03/2017 - 20:03:14
Fonte: Release de Allana Letticia


    Em comemoração a passagem dos cinqüenta anos de criação do Museu Regional de Arte MRA/CUCA/UEFS convidamos a população feirense a prestigiar a exposição “Meio século de Arte de Graça Ramos” reunindo panoramas representativos das diferentes fases da obra desta importante personalidade do universo cultural baiano e seu discurso de empoderamento feminino.
    Notabilizam-se entre os seus resultados estéticos a ligação entre filosofia de vida e criação, materializando com maestria obras figurativistas e abstratas. Para ela arte já não é uma mera representação da coisa ou do objeto. O objeto é a própria arte. As intensidades que tomam os temas destacados por Graça Ramos conduzem-nos a expressividade de formas e visões triunfantes, do que vem a exemplificar na contemporaneidade, o conceito de arte, que segundo a mesma, possui sentido crítico/analítico e função social, diretamente associado à inovação, tanto na forma como no conteúdo.
    Nascida em Feira de Santana/BA, Maria das Graças Moreira Ramos, cursou até o ginasial nessa cidade. Aos treze an
os sua mãe a matriculou num curso de pintura no bairro Kalilândia, onde realizou sua primeira obra. Aos dezesseis, foi para Salvador cursar o científico no Colégio Estadual da Bahia, e realizou sua primeira exposição na Feira de Ciências e Arte, em 1968. Ainda nesse ano ingressou no curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-UFBA), concluído em 1971. Fundou o Atelier Comunitário e expôs pela primeira vez individualmente com a mostra “Gente que a Gente Gosta”, na Biblioteca Pública da Bahia. Seguiu carreira docente, na Escola de Belas Artes da UFBA. Posteriormente deu continuidade aos estudos de mestrado em Arte/Educação na Penn State University (USA) e doutorado em Artes Plásticas na Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
    A exposição ficará em cartaz de 23 de março a 23 de maio de 2017, no Museu Regional de Arte (MRA), rua Conselheiro Franco, 66 , centro, Feira de Santana Bahia. Agendamento especial para as escolas contato: mra.cuca@uefs.br / 3221-9611

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br