menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
RODANDO O CHORO FAZ TERCEIRA RODADA DE ATIVIDADES EM FEIRA DE SANTANA

Projeto realiza oficina e apresentações gratuitas de choro
Publicado em: 05/05/2016 - 14:05:57
Fonte: Release Tatiane Freitas | Viva Interativa


    Nos próximos dias 5 e 6 de maio (quinta e sexta-feira), o projeto Rodando o Choro volta a Feira de Santana para realizar a terceira rodada de atividades na cidade buscando desenvolver ações de valorização, formação e difusão desse gênero musical genuinamente brasileiro. Em intercâmbio com a Filarmônica 25 de Março, o Grupo Patuscada realizará oficina e apresentações musicais gratuitas.
    Nesta terceira parada na cidade localizada a 108 quilômetros de Salvador, a primeira atividade do Rodando o Choro será na quinta-feira (15), às 16h, na sede da Filarmônica, quando acontece uma apresentação do Grupo Patuscada aberta ao público. Já na sexta (6/5), duas atividades movimentam a cena musical na cidade. Às 14h acontece a oficina de intercâmbio com os músicos da Filarmônica 25 de Março, oferecendo aos participantes uma experiência musical a partir dos elementos básicos da tradição do choro. Logo após a oficina, às 16h, será realizada uma roda de choro aberta também a outros músicos da cidade.
    Cada uma das cidades contempladas pelo Rodando o Choro recebe a visita do projeto cinco vezes, sempre quintas e sextas-feiras, na sede das filarmônicas. Os próximos encontros em Feira de Santana serão nos dias12 e 13 de maio e 2 e 3 de junho. Já a cidade de Serrinha volta a receber o projeto nos dias 19 e 20 de maio, 26 e 27de maio.
    Realizado pela Multi Planejamento Cultural e pelo Grupo Patuscada, o projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. As cidades de Serrinha e Feira de Santana foram escolhidas por possuírem Bandas Filarmônicas centenárias, formato musical que historicamente vem contribuindo para a consolidação do choro no Brasil.
    O CHORO - Gênero musical que vem se desenvolvendo há mais de 150 anos no país, o choro se difundiu de tal forma no Brasil que se tornou um símbolo da nossa cultura musical, estando presente em todos os estados. Ao longo desse tempo, músicos chamados de “chorões” têm mantido viva a tradição do choro em todos os estados do Brasil, inclusive na Bahia, através da prática musical nas rodas de choro. A prática do choro no cenário musical da Bahia tem registro desde as primeiras décadas do século XX.
    GRUPO PATUSCADA- O Grupo Patuscada é formado por cinco músicos experientes: Elisa Goritzki (flauta), Dudu Reis (cavaquinho), Daniel Velloso (violão 7 cordas), Gel Barbosa (Sanfona) e Reinaldo Boaventura (pandeiro e percussão). Os artistas, que já atuam no cenário do choro há muitos anos, formaram o Patuscada, em 2014, em Salvador.
    Cada um dos integrantes traz experiências tanto de âmbito nacional como internacional, o que permite uma troca grande de informações e ideias musicais. Este fator tem contribuído para a inspiração e surgimento de novos elementos nos arranjos e interpretações da banda.

    SERVIÇO:
    Feira de Santana
    Local: Filarmônica 25 de Março
    [ Quintas-feiras ] Apresentação do Grupo Patuscada, 16h
    [ Sextas -feiras ] Oficina: 14h/ Roda de Choro, 16h
    Datas: 5 e 6/5, 12 e 13/5, 2 e 3/6



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br