menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
78ª MICARETA DE FEIRA DE SANTANA QUE SE FESTEJA E UM GRANDE LAMENTO PELA AUSÊNCIA DE ZÉ PINTO

Brandão nos alerta para as tantas micaretas que contam um pouco da história feirense e lamenta a falta do grande feirense José Pinto
Publicado em: 29/04/2016 - 13:04:58
Fonte: José Francisco Brandão


78ª  MICARETA DE FEIRA DE SANTANA
 

Com o crescimento populacional e a expansão da cidade, a tradicional Micareta que conhecemos, transformou-se numa mega festa na Rodovia. Presidente Dutra, com camarotes estruturados para receber os foliões, fazendo com que estes espectadores assistam a passagem dos cantores, que aproveitam o momento para mostrar a sua música, suas composições, suas coreografias criativas e  seu marketing pessoal.  Alguns artistas locais preservam o autêntico ritmo da festa, com marchas, sambas e até o Axé.  Como a festa é democrática, é a oportunidade que muitos têm de mostrar seus trabalhos, alguns de péssima qualidade, aproveitando a onda do momento. Ainda prevalece os chamados blocos, fanfarras e bandas que  animam os foliões, como  o Bloco Bacalhau na Vara, o Bloco do Tracajá, o autêntico samba da  cantora e sambista Maryzélia, Bloco Zero Hora entre outros. Garanto que se aparecesse um dos antigos trios elétricos que desfilavam pelas ruas do centro da cidade em décadas atrás, a avenida  Pres. Dutra, arrastaria a multidão.

 
RAINHAS

Para nossa geração dos anos 60 e 70, quando falamos em Micareta de Feira de Santana vem a lembrança das eternas rainhas e princesas que eram conhecidas e reverenciadas pela beleza durante um bom tempo. Apresento algumas beldades, que ilustram as páginas dos meus livros Reminiscências de Feira de Santana e Eme Portugal, o Mito Social Feirense, quando falo das micaretas e das rainhas que eram eleitas mediante venda de votos..

TESOUROS  ARQUEOLÓGICOS

No Rio, a exposição TERESA CRISTINA - A IMPERATRIZ ARQUEÓLOGA, no Museu Nacional, na Quinta da Boavista, em São Cristóvão, continua deslumbrando os visitantes, na maioria, universitários, artistas plásticos, historiadores, decoradores, enfim um público de vários segmentos. A exposição apresenta ao público 90 peças inéditas da Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom. Pedro II.
O acervo reúne 700 peças, que incluem vasos, estatuetas, utensílios domésticos do cotidiano  da vida dos etruscos, gregos e romanos. A imperatriz Teresa Cristina, nasceu em Nápoles em 14 de março de 1822,  chegou ao Brasil em 1843 e foi a terceira imperatriz do Brasil, Faleceu em 1889.
A curadoria da exposição é da arqueóloga Sandra Ferreira e da historiadora Evelyne Azevedo. A exposição fica em cartaz até 3 de julho e o ingresso custa  seis reais.
Fonte: O Globo


 
ROCK IN ARGENTINA
Bastante adiantada as negociações entre o Presidente da Argentina Maurício Macri e o empresário Roberto Medina para que os portenhos tenham  a edição do Rock in Argentina,  para o ano de 2018. O projeto, barrado no governo anterior por medidas econômicas restritiva do capital estrangeiro, volta com força total, no atual governo. Fotos divulgação da Revista Eventos.
LOUIS VUITTON
Em Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), reabrirá em junho, com o desfile mundial da Louis Vuitton, com todas as modelos internacionais da grife.
O MAC, por ocasião da RIO 2016, exibirá a vídeo instalação "TEN THOUSAND WAVES", do cineasta e fotógrafo inglês Isaac Julien, de 56 anos, que faz muito sucesso no MOMA, em Nova York.. Quem conhece o MAC Niterói, sabe que ele tem uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro.
PASTÉIS DE BELÉM
Em Lisboa, os turistas  brasileiros que visitam o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, encontram-se após as visitas na famosa Casa Pastéis de Belém, para saborear o tradicional Pastel de Belém, além dos tradicionais bolinhos de bacalhau. A receita do famoso pastel surgiu em 1837 e pode ser encontrado em qualquer patisserie no centro de lisboa, pricipalmente na  Rua Augusta. A unidade custa  E 1,05. Quem conhece sabe que não dá para comer só um. e o tempo de espera nas filas.

DIONNE WARWICK
Uma das maiores cantoras do mundo, que na nossa juventude, nos anos 60 e 70, admiramos e curtimos muito, principalmente quando cantava Alfie, Walk on By, I´ll Never  Fall in Love Again, Do you know the way to San José, The Look of Love, entre outras, encontra-se no Brasil, fazendo uma turnê em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte,(pela primeira vez). Aos 75 anos mantem a voz de 50 anos atrás. Ganhadora de cinco prêmios Grammy e de milhões de discos vendidos em todo mundo. Dionne se apresenta com seu filho David Elliott e de sua neta Cheyenne Elliott. Há décadas atrás assisti sua apresentação no extinto Canecão e foi de arrepiar quando cantou as músicas que citei no início.
 




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br