menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
EVITE DOENÇAS COM SUAS CASAS TELADAS


Publicado em: 01/07/2015 - 00:07:45
Fonte: Carlos Pereira Novaes


    Bem, o que vamos dizer aqui é conselho de professor, não de um especialista, mas que,  probabilisticamente, funciona, pois o meu apartamento é todo telado.
    Nós estamos no outono, um outono muito úmido, por sinal, e neste período, os ovinhos dos Aedes Aegypt, que é o nome científico dos mosquitos da dengue, os que transmitem uma série de outras doenças, estão dormitando, pois são bem resistentes e, no verão, será aquele inferno de mosquitos a nos picar. O que fazer?
    Bem, o que falaremos aqui é sobre o uso de telas nas janelas, que podem ser feitas de uma série de maneiras diferentes. As minhas foram executadas em cima de quadros com madeiras leves que eu prendo nas janelas com imãs, que se prendem às janelas com chapas de ferro, mas elas podem ser feitas de uma série de modos.
    Qual é a vantagem deste tipo de tela? Primeiramente, elas podem ser postas e retiradas facilmente, quando o dono da casa quiser, para limpar ou arejar a casa, pois a sua confecção com imãs permite este manuseio com muita facilidade.
    Segundo, a tela, durante o verão, não permite que os mosquitos e moscas, em geral, entrem em casa, ou seja, diminuem estas freqüências e com isto as picadas e as infecções das pessoas. È uma medida probabilisticamente correta, mas mesmo assim, podem ocorrer infecções, mas em um número muito menor.
    Por que fazemos este alerta? È por que a nossa população tem o hábito de se esquecer das coisas e só se lembrar quando já houver uma pandemia de doenças de veiculação hídrica e isto não é exagero e no hospital, se lembrar que não levou a sério um conselho de alguém que praticamente extinguiu a presença de mosquitos no lar.
    As telas diminuem as correntes de ar e por isto esquenta o ambiente. Devemse usar ventiladores ou ar condicionado no ambiente.
    Deve-se, de vez em quando, abrir e arejar a casa devido ao acúmulo de poeira e micro-sujeiras, que deve ser limpa com aspirador de pó, já que as vassouras são um excelente esparramador de ácaros.
    Quem tem alergias, é bom consultar um alergista antes de fazer estas telas, pois elas podem fazer até mais mal do que bem. Para mim, funcionou bem e olha que eu sou um dono de casa sofrível e minha casa é empoeirada.
    Por que fazemos este lembrete? È por que as doenças que estes mosquitos transmitem são horríveis e ninguém sabe direito os seus efeitos amanhã, pois estão aparecendo até novas doenças e as nossas autoridades sanitárias só se lembram de combater estes mosquitos quando eles já se manifestaram. Assim, achamos por bem fazer este lembrete. Seria bom alguém do ramo, um especialista, fazer algum tipo de comentário a respeito, mas elas já foram bem usadas e ainda o são em Mato-Grosso, em locais úmidos com muitos mosquitos, na Ásia, na África e até a Cleópatra usava para espantar as moscas. Bem é o que mostrava a exuberante Elizabeth Taylor, né?
    Previna-se, pois do jeito que as coisas se mostram e isto não é uma crítica as autoridades, só simples constatação, vai ser um inferno no próximo verão.
    Um abraço para todos e um feliz sono sem zumbidos no ar e dores no corpo.

Feira, 06/06/2015. Prof. Carlos Pereira de Novaes. carlospdenovaes@gmail.com



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br