menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SÉRIE: ASSUNTOS DIVERSOS

Crônica publicada no blog "Em verdade vos digo" em 06 de maio de 2015
Publicado em: 19/05/2015 - 11:05:32
Fonte: Rodrigues Silva


    AS DISCUSSÕES DA HISTÓRIA -- Hoje prestigiei uma defesa de Dissertação de Mestrado em História. Foi a primeira vez que tive esta esperiência. O Mestrando recorreu a mim em um dos assuntos, sendo eu, por isto, convidado ao evento.
    Conforme  eu acreditava, o candidato é bem esforçado, fez o mássimo quê pôde, dentro das limitações de tempo e de bibliografia, para apresentar hoje sua dissertação.
    Ele foi parabenizado pelos ezaminadores, principalmente por um deles, quê eu já conhecia. Foram citadas várias pequenas falhas, pontos que devem ser mais bem esplicados ou retificados, mas nada que elimine a qualidade do trabalho como um todo.
    O título da Dissertação não foi devidamente justificado, ficando o leitor ou ouvinte meio "aéreo"!! Ele é um elemento muito importante. Foram citadas pelos ezaminadores questões técnicas e epistemológicas, como também pontos de vistas díspares entre alguns Autores.
    Naturalmente, na revisão geral, para imprimir o trabalho, o Mestrando poderá não concordar totalmente com a opinião de um ezaminador em determinado ponto, mas deverá fazer sua argumentação.
    Após o evento, eu comentei com o Mestrando que aquele tipo de falhas é normal numa situação como esta, na qual o candidato tem pouco tempo e uma bibliografia falha. Em muitos assuntos, aliás, neste país, os Autores são muito falhos, e até contraditórios. Por ezemplo: Para chegar á conclusão da etimologia do vocábulo HIPOCORÍSTICO, eu tive que pesquisar 20 Autores!!!
    Em casa, em meu LIVRO DO ROSTO, parabenizando ao novo Mestre em História, disse-lhe: "Esta é apenas a primeira conquista; outras, muitas, virão pela frente!!"
    Um dos problemas nestas oportunidades são as normas da ABNT, as quais constantemente são meramente "burocráticas",  realmente sem necessidade!!
    Espero, pois, que daqui  a um mês, o novo Mestre em História esteja com seu trabalho corrigido quanto ao conteúdo, para ter a revisão gramatical, e finalmente, ser publicado, vindo a constituir-se em mais uma fonte bibliográfica no campo  instigante da História Pátria!!
quarta-feira, 6 de maio de 2015



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br