menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A DEMOCRACIA RENOVADA


Publicado em: 29/09/2014 - 11:09:53
Fonte: Cézar Ubaldo


Estamos nos aproximando das eleições majoritárias de 2014 com praticamente os mesmos atores.Por  isso,acredito que a nossa democracia deve passar por uma revolução sem armas letais;passar pela avaliação do que já tivemos até hoje,como regime democrático de governo dentro do sistema republicano.
A democracia renovada não passa apenas por rostos novos;passa antes pelo desejo do povo de enfrentar o que há de podre nos poderes,historicamente,fazendo com que surjam movimentos sociais livres de verdade,e que com a alegria da consciência saibam qual é o seu quê fazer diante do Estado imperativo
A nossa política de hoje,infelizmente,já não seduz os jovens,como antigamente.Do meio estudantil já não saem novos líderes com pensamentos voltados para entusiasmar as massas e promover,com trabalho sério,no executivo ou legislativo,políticas públicas de valor social real.
Hoje,diga-se de passagem,a democracia não segue a máxima criada pelos gregos antigos  de governo do povo,pelo povo e para o povo.O lema hoje é governo de uma sigla partidária(qualquer que seja)em desesperada luta para conquistar o poder,usando discursos clássicos elitistas ou discursos com os chavões populistas envolvendo a gregos e troianos.
Na democracia renovada não caberá o déspota esclarecido,assim como não caberá uma justiça falha,carente de ética para punir a quem de direito.Na democracia renovada as pessoas perceberão que ela não é simplesmente a entrega do Estado a políticos profissionais,através do voto,todos eles donos de grande poder econômico.Democracia vai além da escolha de um candidato ou candidata para cargos públicos:ela é a dimensão de nossa própria vida,é a espada e esperança da construção de uma sociedade melhor;é o nosso instrumento de trabalho,a nossa palavra determinada,a nossa alma rebelde,revolucionária,que não pode ficar presa a interesses partidários,às aspirações de alguns poucos em detrimento do todo.
Não devemos entregar o nosso "Eu" democrático a uns poucos que pouco sabem do valor da democracia,utilizando-a como um recurso de poder e aprisionamento.
A democracia deve ser ave viajeira que paira sobre o novo,sempre sobre um povo que sonha,independente de qualquer outro pensar,um povo que se transforma e não se permite ser objeto,mas essência do sujeito de sua própria história.
O exercicio da democracia não está preso às retóricas,pois é o motivador da vida na qual os valores humanos são preservados para que ela não seja apenas um papel queimado,cinzas.
A cada momento de sua história o homem deve sentir a democracia interiormente,sendo ela
saúde, educação, segurança, trabalho, salário, lazer, ou seja, tudo o que compõe a vida em sociedade e com total qualidade.
Que a democracia, construida por cada um, seja livre de qualquer tipo de aparelhamento; que seja sempre a grande luz que nos encaminha para a esperança incontida.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br