Neste sábado (08), Karol Freitas, Letícia Alexandra e Victória Marques apresentam uma edição especial do “Bailinho Outros Carnavais”, em homenagem ao Dia da Mulher. Com um repertório que passeia de Chiquinha Gonzaga a Ivete Sangalo, as artistas celebram mulheres que marcaram a história da folia carnavalesca. O evento acontece a partir das 20h30 na Varandinha da Fraga Maia, em Feira de Santana.
Nesta edição especial, o repertório do Bailinho conta com canções compostas ou imortalizadas na voz de mulheres e que fizeram sucesso em “outros carnavais”, homenageando ícones como Chiquinha Gonzaga; Carmen Miranda; Emilinha Borba e Ângela Maria, além de grandes nomes da Axé Music, como Margareth Menezes; Sarajane; Márcia Freire; Daniela Mercury e Ivete Sangalo.
Para Karol Freitas, que idealiza o show, é muito significativo poder homenagear estas artistas: “Fico extremamente realizada em poder fazer essa homenagem, em uma data de luta, a mulheres que tanto se destacaram na música e romperam paradigmas para que não só eu, Letícia ou Victória, mas uma geração de mulheres pudessem estar, hoje, aqui, fazendo música com liberdade e protagonismo”, afirma a cantora, que também apresenta, durante o Bailinho, músicas de sua autoria com uma nova roupagem.
O evento tem sido realizado na cidade desde o início do mês de fevereiro, como um “esquenta” para o Carnaval e para a Micareta de Feira, em uma atmosfera retrô, com direito a fantasia, confete e serpentina, reunindo clássicas marchinhas de Carnaval e homenageando, ao mesmo tempo, os 40 anos da Axé Music.
Agora, com uma equipe formada majoritariamente por mulheres, Karol Freitas se apresenta na companhia de Letícia Alexandra (baixo e voz); Victória Marques (percussão e voz); e Rogerinho Ferrer (teclado), com produção executiva de Isabely Seixas. Realizado mais uma vez na Varandinha, com o apoio da empresária Ellen Estrela, o couvert artístico custará R$ 10,00.
SERVIÇO
Bailinho Outros Carnavais
Quando: 08 de março (sábado) às 20h30
Onde: Varandinha Bar e Petiscaria – Av. Fraga Maia, n° 5355, Cidade Nova, Feira de Santana/BA
Quanto: R$ 10,00 (couvert artístico)
Sobre Karol Freitas
Cantora e compositora, Karol Freitas passeia entre diversos gêneros e estilos: do samba ao reggaeton. Natural de Feira de Santana, Karol descobriu-se compositora e lançou, desde 2017, mais de seis singles como a bossa nova "Fio da Navalha", em parceria com Felipe Guedes e Ian Lasserre; o "Samba da Caminhada", outra canção autoral em parceria com Guedes, finalista do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra, em Feira de Santana; com destaque, ainda, para o "Forró Agarradinho", com a participação especial do sanfoneiro Targino Gondim.
A cantora conta com outros feats com artistas como Duquesa ("A Cor da Solidão”); Roça Sound System (“Eu Perco a Razão”); Roberto Kuelho e Kell Sliffer ("Todinho pra Mim"). Em 2021, lançou seu primeiro EP, intitulado "Refúgio", produzido por Dinho Filho e promovido pelo Selo Educadora Independente do IRDEB, através da articulação de ações entre a Rádio Educadora FM, a TVE e as redes sociais das emissoras públicas baianas. Recentemente, lançou, em 2024, o single e videoclipe "Arrepiar", que mistura carimbó e pagotrap. O trabalho teve produção musical de Bruno Toquinho e foi distribuído pela Warner Music Brasil.
Sobre Letícia Alexandra
Licencianda em música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Letícia Alexandra é professora de técnica vocal, guitarra, contrabaixo e violão em escola particular. Também atua como baixista e cantora, tendo trabalhado com artistas e grupos musicais como Maria Struduth, Isa Roth, Fatel, Vinny Matias, Orquestra Sinfônica da UEFS, e o grupo Eu Sou o Samba. Também gravou voz para a canção “Água Viva”, de Muganga Anhangá. Além destes, realizou um intercâmbio, no qual pôde realizar apresentações dentro do ambiente acadêmico e também fora deste.
Sobre Victória Marques
Victória Marques é natural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. Mulher negra, multi-instrumentista, pesquisadora e professora. É estudante de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como violonista no projeto “Canto Coral” (2018), coordenado pelo Maestro José Alípio Martins. Foi bolsista de iniciação científica pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (UEFS), mais conhecido como “Cacimba de Histórias” (2020-2022), e faz parte do grupo de estudos e pesquisas sobre práticas musicais afrodiaspóricas e seus atravessamentos, o “Diáspora”. Debruça seus estudos, pesquisas e fazeres musicais na musicalidade Afrobarroca de Mateus Aleluia e o grupo musical Os Tincoãs.