menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
LOCALIZADA EM FEIRA DE SANTANA, EMPRESA INOVA COM PRODUÇÃO DE INSUMO NONOFOTOPROTETOR

Bioindústria vende consultoria para grandes empresas e comercializa extratos pelo site www.puba.com.br. O nanofotoprotetor Plantprotek ainda não está à venda, porque se encontra na fase de testes de campo, mas, a partir do início de 2026, o produto deve começar a ser comercializado.

Publicado em: 29/01/2026 - 00:01:21

    Durante uma caminhada numa trilha em Santo Amaro (BA), em 2021, as farmacêuticas Táris Maria e Acsa Magalhães, ao observar plantas nativas, identificaram as inúmeras possibilidades de aplicações que aqueles representantes da flora lhes sugeriam. Disseram: "Nossa biodiversidade é muito rica, por que não aproveitamos isso? Quando falamos de extratos de plantas do Brasil, a gente só pensa nos da Amazônia, mas os que são nativos da Caatinga e do Cerrado ainda são pouco explorados". Foi então que veio o estalo criativo e empreendedor: "Vamos montar uma empresa a partir desses elementos daqui!".
    Este foi o primeiro passo para a criação da bioindústria Puba (@puba), uma startup sediada em Feira de Santana (BA), que produz insumos (extratos naturais a partir de espécimes da Caatinga e do Cerrado) para indústrias de cosméticos e para o agronegócio. Na trajetória da empresa, o Sebrae teve um papel de impulsionador, como relata a sócia-fundadora e CEO, Táris Maria Macedo de Santana. Ela é farmacêutica formada pela Ufba, em Salvador, e tem mestrado e doutorado em Recursos Genéticos Vegetais, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Com apoio do Sebrae, participou de capacitações e eventos nacionais com foco em inovação e tecnologia.
    "Nossa proteção é química e não física, como os concorrentes. É algo muito novo no Brasil. Nenhum concorrente utiliza essa tecnologia. O fotoprotetor, com certeza, vai explodir dentro e fora do Brasil"
    Ao se referir aos produtos, Táris explica que, quando aplicados em cosméticos, esses ativos produzem na pele um efeito antioxidante, previnem contra envelhecimento e protegem contra os raios ultravioleta, agindo também como conservantes dos produtos. Mas não bastava inovar com insumos para cosméticos. Nas aplicações do agro, os ativos foram adaptados, virando a chave para dar surgimento à spin off. "Durante um evento, um pessoal da Faeb [Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia] nos perguntou se tínhamos algo que aumenta o tempo de prateleira dos produtos. Fomos visitar fazendas no Vale do São Francisco com um técnico da Faeb e então entendemos que o maior problema deles em campo não era ampliar o tempo de preservação do produto, mas sim a insolação", explica.
    A especialista explica que, para proteger frutas como manga e melancia, alguns produtores agrícolas aplicam um material que deixa a fruta com aspecto esbranquiçado. É uma espécie de argila, que funciona como um protetor solar. No entanto, o produto, além de recobrir a fruta com uma camada esbranquiçada, deixa marcas, o que é rejeitado para a exportação. "O fruto tem que ser lavado várias vezes e isso encarece o custo. Além disso, para amadurecer, precisa de alguns raios de sol e esse produto bloqueia qualquer tipo de raio solar. Sendo assim, a fruta não atinge a cor ideal nem fica tão doce", adverte.
    Como solução, a Puba elaborou o Plantprotek, nanofotoprotetor, que conseguiu esse meio termo. "O nosso produto é transparente. Protege, mas permite a passagem de raios do sol. A tecnologia que desenvolvemos para o agro é a mesma que utilizamos nos insumos de cosméticos. Só adaptamos", explica. Para deixar o nanoprotetor com uma fotoproteção alta e sem rastro (película esbranquiçada), ele é nanotecnológico. "Nossa proteção é química e não física, como os concorrentes. É algo muito novo no Brasil. Nenhum concorrente utiliza essa tecnologia. O fotoprotetor, com certeza, vai explodir dentro e fora do Brasil", garante.
    Táris Maria desenvolvia sua pesquisa de doutorado quando conheceu a outra sóciafundadora da startup e CTO da Puba, a então mestranda Acsa Magalhães, ao final da pandemia, em 2021, no laboratório da UEFS. Passado o período de lockdown, elas puderam voltar a frequentar o laboratório da universidade e, como ambas desenvolviam pesquisas na área de espécies nativas da Caatinga, resolveram inicialmente criar insumos para produção de cosméticos.
    "Ο primeiro contato que a gente teve com Sebrae foi em 2022, foi quando incubamos no Parque Tecnológico. Surgiram, então, todas as oportunidades que tivemos para crescer nesse mundo de startup e ali ficamos até 2024. Tivemos capacitação empreendedora, mentoria e aceleração via Sebrae. Participamos do Sebraetec e do StartupNE; tivemos a oportunidade de ir a eventos com o Sebrae, tais como o Case, Web Summit, BTX e e-Agro, e ganhamos o Prêmio Desafio Sertão Empreendedor (2022). Temos essa gratidão com o Sebrae, que tem esse papel na nossa vida de ser impulsionador", afirma. Este ano, a dupla concorreu ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Ciência e Tecnologia.

Cria da UEFS
    A outra sócia-fundadora da Puba é a farmacêutica e CTO Acsa Magalhães. Ela se diz nascida e criada na UEFS, pois fez graduação (Ciências Farmacêuticas), mestrado e doutorado (Biotecnologia) na instituição feirense. Segundo ela, Puba significa "fermentação", em tupiguarani. O nome foi escolhido pelas sócias porque queriam uma palavra relacionada ao produto por elas elaborado. Os insumos desenvolvidos pela startup passam por um processo de fermentação, que é um dos métodos mais antigos para se conservar alimentos.
    A cientista revela que foi um grande desafio criar algo novo, sem um modelo a ser seguido. "Tivemos que realizar muitos pré-testes, com muitos erros, até finalizar o produto. Outra dificuldade da dupla, no início, foi mudar a mentalidade científica e acadêmica para um mindset empreendedor. "Antes, pensávamos muito só em bancada de laboratório, até entendermos que o produto tem que ser escalonado", aponta. Acsa recorda que, antes, o linguajar da dupla era muito técnico quando tinham que fazer um pitch. "As pessoas não compreendiam e simplificamos a nossa linguagem. Hoje eu tenho certeza de que o empreendedorismo casa muito bem com a ciência", observa.
    Desde novembro de 2024 a Puba começou a faturar. A bioindústria vende consultoria para grandes empresas e comercializa extratos pelo site www.puba.com.br. O nanofotoprotetor Plantprotek ainda não está à venda, porque se encontra na fase de testes de campo, mas, a partir do início de 2026, o produto deve começar a ser comercializado. A expectativa é de que seja responsável pelo maior retorno financeiro da empresa.
    A equipe é custeada graças ao edital Rhae (Programa de Formação de Recursos Humanos em Areas Estratégicas), vencido em 2024, para o pagamento de bolsas, e é composta pelas duas sócias, um químico, um profissional financeiro, um responsável pela comunicação (redes sociais), uma conselheira, umа consultora, dois agrônomos e um estagiário de Agronomia. As plantas nativas são adquiridas em associações, na agricultura familiar e na fazenda de propriedade da Puba, localizada no distrito de Caldas do Jorro, no município de Tucano (BA), cujas águas termais são utilizadas na elaboração dos extratos.
    "Nosso foco maior é trabalhar com a biodiversidade brasileira, que é a maior do planeta. No Brasil, as indústrias importam muitos insumos, deixando de lado a nossa biodiversidade, especialmente a existente na Caatinga e no Cerrado, onde estão espécies riquíssimas, pois sofrem muito estresse hídrico e estão muito expostas ao sol. Para se defender, essas plantas criam esses ativos, que têm ação fotoprotetora, antimicrobiana, antioxidante, dentre outras", ensina Acsa Magalhães.
    A primeira patente da Puba foi a de fermentação, que transforma moléculas grandes em menores, aumentam a atividade, com maior penetração na pele e nos cabelos. No agro, a empresa obteve a patente de dotes com resíduo agroindustrial (que transforma moléculas grandes em nanopartículas) e detém, ainda, a patente do extrato supramolecular (alta atividade antimicrobiana), que é um conservante natural, antioxidante e fotoprotetor.

Portfólio Sebrae
    A trajetória da Puba tem sido intensa, de muito trabalho e com muita dedicação da equipe. Toda essa jornada está diretamente ligada às ações e ao portfólio do Sebrae. A afirmação é do coordenador de Inovação e Tecnologia do Sebrae Bahia, Tauan Reis. Segundo ele, a empresa já participou do Cataliza ICT - iniciativa do Sebrae Nacional voltada para a transformação do conhecimento científico em soluções de alto impacto - e, em nível estadual, com o Sebrae Bahia, recebeu pré-aceleração, aceleração, incubação, esteve em missões técnicas e exposições. De início, era atendida pelo Sebrae em Feira de Santana e, na sequência, migrou para a regional Salvador, em função da incubação no Parque Tecnológico.
    Em 2021, a startup foi incubada no Parque Tecnológico, em Salvador, espaço do Governo do Estado da Bahia apoiado pelo Sebrae. Desde então, já participou do Desafio Sertão Empreendedor (2022), Startup Nordeste (2022), Semear (2023), Catalisa ICT (2024) е, atualmente, está incluída no Inova Cerrado programa nacional, ligado ao Inova Bioma, do Sebrae Nacional, em parceria com o Sebrae Bahia. "Além do Sebraetec, a Puba já consumiu boa parte do nosso portfólio, com consultorias e instrutorias, participou de missões técnicas para o Startup Summit e WebSummit, expôs no nosso Bahia Tech Experience (2023), na E-Agro (2023) e foi naquele momento que ela pivotou e começou a trabalhar forte dentro da cadeia do agro", destaca Tauan Reis.
    Ele lembra que a empresa inovadora ainda era um projeto de conclusão de curso de uma universidade quando a equipe do Sebrae passou a apoiá-la "e estamos juntos até hoje", frisa o gestor. Segundo ele, a Puba atualmente participa de processos de internacionalização e acaba de vencer o edital do Sebrae Nacional para Singapura - apenas oito startups do Brasil foram classificadas.
    O gestor acredita que o futuro da Puba está destinado ao sucesso. "Nossa expectativa é a melhor possivel. É preciso ter foco, resiliência, estar atento à jornada e à evolução, testando, mudando, ajustando, repetindo, para se chegar de fato a um produto viável e aderente ao mercado. Acredito que, em muito pouco tempo, elas, que já estão colhendo frutos, irão colher ainda mais", completa. Em sua opinião, o produto e as sócias têm capacidade e perfil para expandir o negócio para o mercado internacional.

AUTORIA: Release de Juliana Vital
Fotos




A FUNDAÇÃO SENHOR DOS PASSOS LANÇA MAIS UM LIVRO ENRIQUECEDOR DA HISTÓRIA FEIRENSE: RETRATOS DE UMA CIDADE”

Com olhos sempre voltados para preservação da memória histórica feirense, a Fundação Senhor dos Passos lança mais uma preciosidade para quem verdadeira mente conhecer, de verdade Feira de Santana.

Publicado em: 20/12/2025 - 01:12:34

    A Fundação Senhor dos Passos e o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino lançaram seu mais novo livro, “Retratos de uma Cidade”, onde traz a história de personagens importantes e que fizeram parte da história de Feira de Santana e que são pouco conhecidos e/ou reconhecidos.
    Toda a venda desse livro será revertida para ajudar na manutenção do Centro Comunitário Ederval Falcão no bairro Baraúnas. Uma contribuição importante que toda a comunidade pode participar.
    O livro encontra-se à venda no Casarão Fróes da Motta.

AUTORIA: Release da Ascom da Fundação Sr do Passos - Ângelo Pinto



PROJETO "BIBLIOBANCAS" 2026

Enriquecendo o projeto de preservação e divulgação da história feirense, a Fundação Sr. dos Passo, busca popularizar este trabalho tornando mais acessível para o público em geral, os documentos pesquisados e editados pela própria Fundação.

Publicado em: 03/12/2025 - 17:12:53

    No início do ano de 2026, a Fundação Senhor dos Passos e do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino, estarão lançando na cidade seu mais novo e pioneiro projeto, denominado "BIBLIOBANCAS". Este projeto disponibilizará gratuitamente, nas bancas de revistas de Feira de Santana previamente cadastradas no projeto, as publicações (livros) de autoria da Fundação Senhor dos Passos e do Núcleo de Preservação da Memória Feirense sobre a história e a memória da cidade.
    O projeto busca ampliar o acesso de estudantes, professores e da população em geral a esses materiais, incentivando a leitura, a valorização da identidade local e a difusão dos principais aspectos históricos e culturais do município. Ao promover a circulação pública dessas obras, o “BIBLIOBANCAS” contribui para a preservação da memória feirense e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade, compartilhando conhecimento, através de fontes confiáveis e verificáveis, mantendo assim, viva a história de Feira de Santana.
    O acervo organizado e editado pela Fundação, que em breve vão estar ainda mais acessíveis a todos os interessados, documentam e dão testemunhas de nossa história, fortalecendo a consciência de nossa origens nos dando razão para manter o orgulho de ser feirense.

AUTORIA: Release da Ascom da Fundação Sr do Passos - Ângelo Pinto



DECLAMA PRETA NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO PALCO DO AMÉLIO AMORIM

O Declama Preta volta a ocupar o palco do teatro Amélio Amorim em novembro de 2025, mês da Consciência Negra, ecoando memórias, resistências e encantamentos.

Publicado em: 02/11/2025 - 00:11:16

    Sinopse “Declama, Preta” é um espetáculo que celebra a força da performance, da música e da poesia, tendo como principais referências as autoras negras Conceição Evaristo e Paulina Chiziane, além de incorporar textos autorais.     O espetáculo faz uma homenagem às mulheres negras em que as atrizes e diretoras teatrais Lene Costa e Marcinha Costa encenam a obra sob a ótica da dramaturgia negra, trazendo símbolos das religiões de matriz africana, com destaque às representações das orixás femininas. O resultado é uma linguagem cênica potente, ancestral e sensível, que emociona e convida à reflexão.
    Criado em Feira de Santana, em 2020, inicialmente no formato online, o projeto ganhou força em apresentações presenciais, sendo realizado em diversos espaços culturais da cidade e se consolidando no cenário artístico local.
    - Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim Quando: 12 de novembro de 2025 Horário: 19h:00 Ingressos: R$ 20 Inteira R$ 10 Meia - (Válido para estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompante) Vendas: Bilheteria do local
    - Ficha Técnica Atrizes: Lene Costa e Marcinha Costa Roteiro e Direção: Lene Costa e Marcinha Costa Voz e Percussão: Amanda Novais
Arte e Comunicação: Tohn Moreira Produção: Márcia Costa Iluminação: Gabriela Bárbara Som: Kleber Dimas Fotografia: Vitória Nasck TILSP- Tradutora- Interprete de Libras- Português: Milena Santos Sigam @declama.preta Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.


AUTORIA: Release da Ascom do Projeto Declama Preta
Fotos




MOSTRA VISUAL DE TEATRO E ANCESTRALIDADE ANDRÉA MATOS

Vamos para uma gira de teatro preto?

Publicado em: 13/10/2025 - 01:10:31

    Passando para te convidar para a abertura da exposição Mostra Visual de Teatro e Ancestralidade Andréa Matos, promovida pela “Ser”tão Preto Cia. de Teatro em celebração ao Novembro Negro e à memória da atriz, poetisa, professora, escritora e nossa eterna baobá, Andréa Matos.
    E sabe quem vai estar com a gente? O ator e produtor do Bando de Teatro Olodum, Fábio Santana, e a atriz e diretora de teatro, Celly Rodrigues, batendo um papo sobre o Axé no teatro.
    E ainda teremos a apresentação teatral da “Ser”tão Preto, um momento musical da cantora Taíse Santana com participação especial de Keu Costa.
    Venham para essa gira da história do teatro negro contemporâneo, que no Brasil os caminhos foram abertos pelo Teatro Experimental do Negro (TEN) e, na Bahia, pelo Bando de Teatro Olodum, que encruzilharam e fecundaram os caminhos para o nascimento da Cia.“Ser”tão Preto.

SERVIÇO:
- Abertura: 01 de novembro, 13h30
- Visitação: 01 a 15 de novembro
- Museu de Arte Contemporânea (MAC)
- Entrada gratuita!

- Nos sigam no Instagram https://www.instagram.com/sertaopretociadeteatro

AUTORIA: Release do Projeto Andréa Matos



ESTUDANTE FEIRENSE FOI A 10ª FEBIC E É PREMIADA COM MELHOR PROJETO DO NORDESTE

Gloria Esther conta como foi a experiência de estar em uma Feira de Ciências no estado da Santa Catarina e aproveita para agradecer a todos os seus apoiadores e patrocinadores.

Publicado em: 21/09/2025 - 20:09:14

    A estudante de Iniciação Científica, Gloria Esther Serra, participou nos dias 8 a 12 de setembro da 10ª FEBIC, a Feira Brasileira de Iniciação Científica, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Como é menor de idade, a estudante fez a viagem com a sua mãe, Patrícia Serra. Esther levou o seu projeto com o título “Desenvolvimento de farinha enriquecida com triptofano como alternativa terapêutica para migrânea em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Como resultado, conseguiu ganhar o prêmio de melhor projeto do Nordeste.
    Esther está no 3º do Ensino Médio, na Escola SESI José Carvalho e começou sua pesquisa em 2024. O objetivo é o de mudar a qualidade de vida dessa parcela da população que possui enxaqueca. A seletividade alimentar é uma condição comum em pessoas com TEA, podendo levar a deficiências nutricionais e afetar a saúde física e emocional. Esther descobriu que existia uma lacuna sobre aplicação prática e eficiência no tratamento da enxaqueca em pessoas com TEA envolvendo a alimentação. “Uma boa forma de tratamento seria através da alimentação. Isso aconteceria com o consumo do aminoácido triptofano, que precisa ser ingerido por meio de alimentos ricos nesse tipo de aminoácido”.
    De volta a Feira de Santana após participar dos quatro dias da FEBIC, Esther conta como foi a experiência. “Foi a primeira vez que viajei de avião e foram muitos meses de preparação. Fiquei mais tempo na escola para tratar de assuntos do meu projeto e também mais tempo no laboratório”. Ela conta ainda como foi a viagem. “Saímos no domingo (7), passamos o dia viajando e chegamos bem a Joinville. E foi na segunda-feira (8), o trabalho na feira de ciências começou”.
    A estudante lembrou que na manhã de segunda ficou arrumando o seu estande para ser liberado. “No momento que chegamos, percebemos que teríamos várias conexões com pessoas de diversos locais. No setor do meu estande tinha pessoas do Paraguai, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Sergipe e de vários outros estados. Era uma conexão com todo o Brasil e com pessoas de fora. Nesse mesmo dia, decoramos meu estande e deu tudo certo. Logo após, veio a cerimônia de abertura do evento e que foi maravilhosa”, conta.
    Os dias das apresentações foram bem puxados, ressalta Esther. “Chegávamos pela manhã e só saíamos a noite, mas foi muito bom porque tive avaliadores nesses momentos e também a presença do público em geral. A seguir, houveram uma folga das apresentações e foi aí que começamos a trocar bottons e conhecermos os projetos que estavam no nosso lado”.
    Já na quinta-feira (11), em uma tarde livre, Esther aproveitou para conhecer o Museu de Imigrantes e também a Rua das Palmeiras. “Nesse mesmo dia, à noite, aconteceu a primeira etapa da premiação e foi nesse dia que eu ganhei o prêmio de melhor projeto do Nordeste. Foi uma alegria enorme porque foi o último prêmio anunciado e foi maravilhosa a sensação. Representar a Feira de Santana e ter ganhado este prêmio é um motivo de muita honra e muita felicidade. Também foi o dia que o evento aproveitou para comemorar o 10º aniversário da FEBIC”.
    Último dia do evento, a sexta-feira (12) foi livre e Esther aproveitou para conhecer a cidade de Joinville e os seus principais pontos turísticos. “Fomos ao Mirante. Como eu faço dança, visitei a escola Bolshoi. Todos os locais que visitamos são belíssimos e ficamos encantadas com tudo que vimos. Na sexta, teve a segunda etapa de premiação e encerramento do evento. Também foi um momento bastante legal e ficamos felizes com todos os projetos premiados”.
    Em geral, Esther considera que essa foi uma experiência única e maravilhosa. “Representar a minha cidade, o meu estado e a minha região é algo que me enche de orgulho e de alegria. Ter ganhado este prêmio só mostra que estou no caminho certo e que pretendo continuar nele. É uma forma de mostrar que meu trabalho é visto e que tem muito potencial. Vamos continuar trabalhando para alavancar esse projeto cada vez mais. Isso também mostra que no Nordeste também tem ciência de qualidade e jovens que estão buscando melhorar a qualidade de vida de várias pessoas”, disse.
    A estudante ressalta que sua conquista é um motivo de todos continuarem investindo na ciência e em jovens que buscam e que são questionadores. “É importante investirmos em nossa juventude para que eles continuem nos dando essa felicidade e orgulho. Queria agradecer a Deus, a minha família, aos meus amigos, aos meus professores e orientadores, a todos os meus apoiadores e patrocinadores. Nada disso seria possível se não fosse vocês na minha vida e no meu projeto. Todos alavancaram o meu projeto” finaliza.

    - Para fazer essa viagem participar da 10ª FEBIC, Esther contou com o apoio de:
- Carozzo Desenvolvimento Imobiliário
- ⁠Portal Bahia Bahia
- ⁠Folha do Estado
- ⁠TV Feira
- ⁠Acorda Cidade
- ⁠Grupo Ame
- ⁠Neofisio
- ⁠Neokids
- ⁠Imobiliária Janeide Xavier
- ⁠Castelo Branco Contabilidade Avançada
- ⁠Motopel
- ⁠Shopping Millenium

AUTORIA: Release do evento - Karoliny Dias
Fotos




DE ROLÊ NA FÊRA: WEBSÉRIE CELEBRA A ARTE FEIRENSE EM 3 EPISÓDIOS DINÂMICOS E DIVERTIDOS

O lançamento será realizado no dia 18 de setembro, aniversário de Feira de Santana, às 19 horas, no bar Jeca Total

Publicado em: 03/09/2025 - 12:09:15

    Exalando descontração, a apresentadora troca ideias e se aventura pelos três episódios da websérie “De Rolê na Fêra”, munida com a missão de celebrar a arte feirense. O lançamento está marcado para o dia 18 de setembro de 2025 – aniversário de Feira de Santana – no Jeca Total Bar, a partir das 19 horas.
    Com aproximadamente sete minutos em cada capítulo, a produção aposta em um formato compacto e enérgico, com momentos repletos de gargalhadas, curiosidades e (porque não?) reflexões. 

Nessa empreitada “lunática”, Aninha conquista um trunfo:  entrevistar João Eudes (dono do Jeca Total) –; figura icônica que atrai as pessoas pelo seu humor amável e cismado. Em seu ápice, a atriz consegue a façanha de gravá-lo tocando viola: I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L !!!
    
Aline Araújo – diretora geral da websérie – anuncia que a produção é envolta, sobretudo, por um clima leve e inspirador... Segundo ela: “Aninha é super carismática. E é essa leveza e carisma que dão a cara da nossa websérie. Ah! E vai ter uma leve pitada de mistério também, para dar aquele nozinho na cuca”. 
    Após o lançamento presencial, os episódios serão disponibilizados semanalmente, às quintas-feiras, 20h, no canal do YouTube e no Spotify, a partir do dia 25 de setembro de 2025. O último episódio vai ao ar na segunda semana de outubro (09/10).
    O projeto “De Rolê na Fêra” foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e pela Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
De Rolê na Fêra no Youtube: 
https://www.youtube.com/@DeRolênaFêra

De Rolê na Fêra no Spotify: https://open.spotify.com/show/4puzD48aMyojPnLcBoHv6l?si=3NHTNeIsT-6rQkslFzBZlw

AUTORIA: Release do Projeto - Elsimar Pondé
Fotos




POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA: NOVOS MEMBROS PARA O PRÓXIMO BIÊNIO

O Conselho imperativo para abrir portas para cultura e arte em Feira de Santana, começa a tomar forma, com a eleição de personagens comprometidas com nossa vida cultural!

Publicado em: 26/08/2025 - 15:08:49

    Na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, a Prefeitura de Feira de Santana realizou a solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Cultura para o próximo biênio. O evento contou com a presença do prefeito José Ronaldo, do secretário de cultura, Cristiano Lobo, eleitos e seus suplentes representantes das diversas áreas da cultura, além dos membros indicados pelo Poder Público.
    A posse dos novos conselheiros marca o início de um novo ciclo de trabalho e compromisso com a promoção e preservação da cultura em Feira de Santana. O secretário Cristiano Lobo destacou a importância do Conselho Municipal de Cultura para o desenvolvimento cultural do município e reafirmou o compromisso da administração em apoiar as iniciativas culturais.

AUTORIA: Por Marcos Heynna
Fotos




RETRATOS E RELATOS: SUBVERTENDO A DOR - VERNISSAGE HOJE NO SESC CENTRO

O evento contará com um bate-papo formado por Jess Vieira @jessvieira e Aretuza Santos @aretuzapsantos e mediação de Flávia Santos.

Publicado em: 22/08/2025 - 17:08:29

    Retratos Relatos: subvertendo a dor: 10 mulheres de diferentes territórios do Brasil se encontram com Panmela Castro @panmelacastro, artista visual dedicada à promoção dos direitos humanos, principalmente à equidade de gênero, para compartilhar suas histórias e denunciar a violência doméstica no Brasil.
    As obras, que fazem parte deste projeto, foram pintadas ao vivo, durante o mês de junho de 2023, no Sesc Paraty, com as mulheres retratadas posando para a artista, enquanto o público que passava pela galeria acompanhava o processo.
    Assim, os retratos ganharam forma por meio de pinceladas largas e rápidas da artista, resultantes desse momento de encontro.
    A exposição conta com a curadoria de Maybel Sulamita @maybelsulamita e tem a sua abertura oficial na próxima semana:

SERVIÇO:
Onde: Centro Cultural Sesc Feira de Santana
Data: 22/08 - sexta-feira
Horário: 19h

AUTORIA: Release da Ascom da Vernissage



Mais Notícias

    A estudante de Iniciação Científica, Gloria Esther Serra, part...

    Exalando descontração, a apresentadora troca ideias e se aventura pel...

    Na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, a Prefeitura de Feira de Sa...

    Retratos Relatos: subvertendo a dor: 10 mulheres de diferentes territórios d...

    O Museu de Arte  Contemporânea será palco do aguardado lanç...

    Com a chegada das festas típicas de junho, o Boulevard Shopping funcionar&aa...

    Dos dias 15 a 24 de maio, Feira de Santana recebe a 13ª ediç&atild...

    O Plantão Integrado de Direitos Humanos foi oficialmente lançado...

    O último ensaio do Bloco Quixabeira realizado no domingo (20) prestou u...

    O Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS receberá a pr&e...


Página de 56
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2026 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br