TRILOGIA DO REGGAE NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE FEIRA DE SANTANA NO PRÓXIMO DIA 06/02
A Trilogia do Reggae é este projeto musical icônico da Bahia que reúne três lendas do reggae Roots de Feira de Santana: Dionorina, Gilsam e Jôhras (anteriormente associado a Jorge de Angélica). O projeto celebra a resistência, a cultura rastafari e a música autoral produzida na "Princesa do Sertão".
Prepare o coração e as boas energias para vibrar no compasso da Trilogia do Reggae, em um encontro histórico com três lendas da nossa música: Dionorina, Gilsam e Jôhras (esta representando o saudoso Jorge de Angéliaca)!
A Trilogia representa uma celebração da resistência e da cultura rastafari, inspirada, nascida e mantida no Bairro da Rua Nova e agora prestigiada dentro do projeto "Verão da Bahia 2026".
AGENDA AÍ para não esquecer:
- Data: Sexta-feira, 06 de Fevereiro
- Horário: 19h
- Local: Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana
- Entrada: GRATUITA (Sujeito à lotação do espaço – chegue cedo!
SOBRE O PROJETO
O "Um Estado de Alegria", é um projeto do Governo do Estado, através da Setur, levando cultura para todos os cantos da Bahia e ninguém deve ficar de fora desse projeto e principalmente dessa noite mágica de paz e união.
- DIONORINA GILSAM E JÔRAS
- CulturaBahia VerãoDaBahia
- Entrada Gratuita
- UmEstadoDeAlegria Bahia
AUTORIA: Viva Feira a partir do release da Secult
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR ACONTECE EM FEIRA DE SANTANA
A campanha realizada pelo Boulevard Shopping ocorre até 8 de fevereiro
A campanha “Volta às Aulas", promovida pelo Boulevard Shopping, chega a mais uma edição com o objetivo de apoiar a educação e o desenvolvimento infantil. A ação será realizada até 08 de fevereiro, com ponto de coleta instalados no Espaço do Cliente do centro de compras e visa arrecadar materiais escolares novos ou em bom estado de conservação para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Podem ser doados materiais em bom estado, como mochilas, estojos, apontadores, colas, borrachas, lápis preto, lápis de cor, canetas, tinta guache e cadernos. Materiais didáticos, usados ou em estado ruim de conservação não serão aceitos. Após o período de doação, os kits serão destinados à Associação de Moradores do Caseb.
“Com a chegada de um novo período letivo, muitas famílias enfrentam dificuldades para iniciar os estudos por falta de materiais básicos. Sabemos o quanto esses materiais são importantes para a aprendizagem e, por isso, incentivamos a participação de toda a comunidade. Contribuir com essa campanha é uma forma de promover igualdade de oportunidades e fortalecer o futuro por meio da educação”, ressalta André Serra, gerente de marketing do Boulevard.
Serviço:
- Arrecadação de materiais escolares
- Quando: até 8 de fevereiro, durante o horário de funcionamento do shopping
- Local: Espaço Cliente, em frente à Casa Bauducco
AUTORIA: Release da Agência Comunicativa - Joérica Cunha
BOULEVARD SHOPPING FUNCIONA EM HORÁRIO ESPECIAL PARA COMPRAS DE NATAL E ANO NOVO
Até o dia 31 de dezembro os clientes terão mais tempo para realizar suas compras e utilizar serviços.
Com a proximidade dos festejos de final de ano, os clientes do Boulevard Shopping terão mais tempo para utilizar os serviços e fazer as compras de Natal e Ano Novo com mais conforto, tranquilidade e segurança. Até o dia 31 de dezembro, o horário especial conta com horas a mais de atendimento.
No dia 21/12, domingo, o funcionamento do centro de compras será das 10h às 21h. Operações como a Farmácia Brito e o Sam’s Club abrirão a partir das 8h. Nos dias 22 e 23/12, segunda e terça-feira, as atividades iniciam às 9h e encerram às 00h.
Já no dia 24/12, véspera de Natal, o shopping estará aberto das 9h às 18h. No dia 25/12, data em que se celebra o Natal, a praça de alimentação funcionará em horário especial das 12h às 21h, já as lojas, os quiosques e serviços estarão fechados.
Na véspera do Ano Novo, 31/12, as operações funcionarão das 9h às 16h, com exceção de alguns serviços que estarão fechados. No dia 1º de janeiro de 2026, os quiosques, lojas, praça de alimentação e serviços não abrirão. O cinema manterá sua programação normal durante todo o período.
“Este é um período muito especial e queremos garantir que nossos clientes possam aproveitar com tranquilidade, seja para realizar suas compras de fim de ano ou explorar nossas atrações temáticas. Estamos comprometidos em oferecer conforto, segurança e experiências encantadoras para todos os públicos,” afirma André Serra, gerente de marketing do shopping.
- Confira abaixo o detalhamento de todas as datas e horários de funcionamento neste período:
21/12 (Domingo)
Lojas e quiosques: 10h às 21h
Praça de alimentação: 10h às 21h
Outback: 12h às 22h
Farmácia Brito: 8h às 21h
Sam´s Club: 8h às 21h
Lotérica Boulevard: fechado
Clínica Saúde Center: fechado
Clinos: fechado
- 22/12 e 23/12 (Segunda e Terça-feira)
Lojas e quiosques: 9h às 00h
Praça de alimentação: 9h às 00h
Outback: 11h30 às 00h
Farmácia Brito: 9h às 00h
Sam´s Club: 9h às 00h
Lotérica Boulevard: 8h às 21h
Clínica Saúde Center: 7h às 22h
Clinos: 9h às 22h
- 24/12 (Quarta-feira - Véspera de Natal)
Lojas e quiosques: 9h às 18h
Praça de alimentação: 9h às 18h
Outback: 11h30 às 18h
Farmácia Brito: 8h às 18h
Sam´s Club: 8h às 17h
Lotérica Boulevard: 8h às 16h
Clínica Saúde Center: 7h às 14h
Clinos: fechado
- 25/12 (Quinta-feira - Natal)
Lojas, quiosques e serviços fechados.
Praça de Alimentação: 12h às 21h
- 31/12 (Quarta-feira - Véspera de Ano Novo)
Lojas e quiosques: 9h às 16h
Praça de alimentação: 9h às 16h
Outback: 11h30 às 16h
Farmácia Brito: 8h às 17h
Sam´s Club: 8h às 17h
Lotérica Boulevard: 8h às 17h
Clínica Saúde Center: fechado
Clinos: fechado
- 01/01 (Quinta-feira – Ano Novo)
Lojas, quiosques, praça de alimentação e serviços fechados.
AUTORIA: Release da Agência Comunicativa - Juliana Vital/Joérica Cunha
"100 ANOS DO CASARÃO FRÓES DA MOTTA" SERÁ EXIBIDO QUARTA-FEIRA (10/12) NA ÁREA DE EVENTOS DO CASARÃO
Símbolo inquestionável da história de Feira de Santana e monumento da bravura do povo feirense, foi salvo por apaixonados e abnegados por Feira de Santana, é festejada na produção que na próxima quarta-feira será exibido no próprio casarão. IMPERDÍVEL!
Nessa quarta-feira (10/12/2025) acontece a exibição do documentário “100 Anos do Casarão Fróes da Motta”, uma produção que celebra a História, a Memória e a Importância desse patrimônio de nossa cidade. O último casarão de Feira de Santana, pertencente à Fundação Senhor dos Passos e sem dúvida a “Joia da Princesa”.
SERVIÇO:
O que: Documentário "100 ANOS DO CASARÃO FRÓES DA MOTA"
Quando: Quarta-feira 10/12/2025
Onde: Área de eventos do Casarão Fróes da Motta
- Entrada Gratuita
AUTORIA: Release da Ascom da Fundação Sr do Passos - Ângelo Pinto
O PROJETO CANTOS E CONTOS DE CHRISTOVAM ARAÚJO ACONTECE NESTE SÁBADO NA PRAÇA DO SÍTIO NOVO EM FEIRA DE SANTANA
Show gratuito que além do comando de Christovam Araújo, tambem terá a participação de: grupo Chuá de Cabaça, Franco Setúval e Andreson Mota.
A Praça do Sítio Novo, no bairro Pampalona, em Feira de Santana, recebe neste sábado, 6, às 17h, o show “Cantos e Contos”, apresentado pelo cantor, compositor e violonista Christovam Araújo. O evento é gratuito e reúne músicas e narrativas que destacam elementos da cultura do Sertão. A programação conta ainda com participações do grupo Chuá de Cabaça, Franco Setúval e Andreson Mota.
Criado por Christovam Araújo em 2000, no município de Valente, “Cantos e Contos” nasceu do desejo de unir canções autorais e histórias em uma apresentação intimista. A proposta retorna agora em Feira de Santana, onde o artista vive desde 2003, reafirmando a música como espaço de memória, identidade e resistência.
Autodidata e professor de música, Christovam iniciou a carreira ainda na juventude, desenvolvendo um repertório que transita por xote, baião, cantoria, rock e baladas. Entre suas referências estão Elomar, Xangai, Geraldo Azevedo, Djavan e Zé Ramalho, influências que ajudam a moldar sua linguagem musical marcada pela relação com a natureza e o sertão.
O projeto Cantos e Contos foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) e conta com apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
AUTORIA: Release da Ascom do Projato Cantos e Contos - João França
LUB - O FUTURO SE FAZ NO AGORA
No próximo dia 6 de dezembro (sábado), Feira de Santana recebe a 3ª edição do Cine Lugar Urgente Brasil (CLUB), no Miss Brown Café, das 17 às 23 horas.
A mostra audiovisual, dirigida pelo cineasta Daniel Sal, terá entrada gratuita e será marcada pela exibição das webséries Ginga e Contornos ID. A programação começa com o forró apresentado pelo grupo UFUÁ e segue com a exibição de seis episódios das webséries.
Em seguida, mestres de capoeira (Ginga) e protagonistas surdos (Contornos ID) participam de um debate com intérprete de Libras, tratando o cinema como uma verdadeira “máquina de imaginários”.
O encerramento será marcado por uma roda de capoeira e samba de roda, transformando o espaço em celebração coletiva. Mais do que entretenimento, o CLUB se destaca por dar visibilidade a vozes e corpos muitas vezes invisibilizados, ampliando a diversidade cultural de Feira de Santana.
TERRITÓRIO NO CENTRO
O CLUB coloca o território no centro da narrativa. Em Ginga, os mestres de capoeira mostram como o corpo guarda saberes ancestrais e reinventa espaços. Já em Contornos ID, os protagonistas surdos revelam que a língua de sinais, com seu sotaque local, é parte fundamental da identidade feirense. Assim, cada gesto e cada sinal se tornam memória viva da cidade.
O evento reafirma que o corpo é território e que a cultura é o mapa vivo de Feira de Santana, fazendo da mostra um espaço de resistência, encontro e celebração e que o evento celebra gestualidades, território e diversidade cultural de Feira de Santana.
Cine: Exibir obras que tratam o corpo como território de expressão e resistência, criando também um espaço de encontro onde o público se reconhece na tela e nos outros.
Lugar: Construir um ambiente de diálogo em que território e identidade sejam debatidos, ampliando a reflexão sobre representação e representatividade no audiovisual.
Urgente: Dar visibilidade às histórias do povo feirense, que precisam ser contadas e sentidas em sua pluralidade e riqueza cultural, no agora.
Brasil: Fortalecer a produção audiovisual que celebra e amplia as múltiplas identidades do país, especialmente aquelas historicamente invisibilizadas.
O CLUB reafirma que o cinema é mais do que imagem: é gesto, memória e território. Ao reunir capoeiristas, surdos, músicos e espectadores, a mostra transforma Feira de Santana em palco de múltiplas vozes e se consolida como manifesto cultural que ultrapassa fronteiras locais e ecoa pelo Brasil.
No encontro entre corpo e território, celebra a diversidade como força vital e urgente, lembrando que o futuro da cultura se constrói no agora. No passo, nos gestos e no olhar de quem habita e reinventa a cidade.
AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé
Fotos
FEIRA DE SANTANA RECEBE A 3ª EDIÇÃO DA "ARTESANAFRO" NO DIA 29 DE NOVEMBRO
O evento, contará com mais de 20 stands reunindo o melhor da produção afro-brasileira
A cidade de Feira de Santana será palco de mais uma grande celebração da cultura, identidade e talento afro-brasileiro. No dia 29 de novembro, das 9h às 18h, acontece a 3ª edição da "Artesanafro 2025", na Praça dos Sapateiros, ao lado da Prefeitura Municipal.
O evento, contará com mais de 20 stands reunindo o melhor da produção afro-brasileira: roupas, turbantes, bijuterias, objetos de decoração, comidas típicas, produtos regionais e uma programação recheada de atrações musicais ao longo de todo o dia.
A data foi escolhida de forma estratégica para encerrar, com chave de ouro, as ações do Mês da Consciência Negra, reforçando o compromisso com a valorização da ancestralidade, da cultura e do protagonismo negro.
Com expectativa de receber mais de mil pessoas, o evento é pensado para toda a família, oferecendo um espaço seguro, alegre e cheio de cultura. Mais do que um ponto de encontro, o Artesanafro se consolida como um importante motor da economia criativa de Feira de Santana, fortalecendo produtores(as) locais e destacando o que a cidade e a região têm de melhor.
Para ficar por dentro de todas as novidades, siga o perfil oficial no Instagram: @_artesanafro.
AUTORIA: Release da Ascom do Evento
AFRO CONECTA – 2ª EDIÇÃO
Nos dias 07 e 08 de novembro, o Centro de Cultura Amélio Amorim será palco de um encontro transformador: o AFRO CONECTA Diálogo Cultural, um espaço de consciência, arte e identidade em homenagem ao Mês da Consciência Negra.
Mais do que celebrar, o Afro Conecta propõe ação e reflexão: é um chamado ao letramento antirracista, porque não basta apenas “não ser racista”. É preciso ser antirracista, reconhecer como o racismo se perpetua no cotidiano e agir para desconstruí-lo. O letramento antirracista é ferramenta de cidadania, amplia a consciência, educa, transforma e responsabiliza toda a sociedade na luta por igualdade e justiça.
Este grande movimento é uma realização do programa Sociedade e Você, ancorado pelo carismático Frei Cal, e do Amigos do Evangelho, conduzido pela inspiradora Lourdes Rocha.
E tem mais: a presença especial da Promotora de Justiça do MPBA, Lívia Sant’ana Vaz, referência na defesa dos direitos humanos e da equidade racial.
Datas e horários:
07 de novembro | 19h às 22h
08 de novembro | 08h às 13h
SERVIÇO:
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim
Evento aberto ao público gratuito, mas as pessoas podem levar um quilo de produtos não perecíveis para doação a instituições de caridade (Ação Social)
AUTORIA: Release da Ascom do evento - Frei Cal
Fotos
FEIRA DE SANTANA CELEBRA O ENCERRAMENTO DO PROJETO “RAÍZES D SAMBA DE RODA RURAL” COM GRANDE RODA DE SAMBA ABERTA AO PÚBLICO
O projeto neste ano de 2025 chega à sua etapa final com uma grande roda de samba aberta ao público, no dia 31 de outubro, às 16:20h, no Museu Casa do Sertão (UEFS), em Feira de Santana.
Após duas semanas de oficinas, vivências e ensaios coletivos, o projeto “Raízes do Samba de Roda Rural: Memória e Preservação com Mestre Bel da Bonita (In Memoriam) e o Curador do Museu do Imaginário” chega à sua etapa final com uma grande roda de samba aberta ao público, no dia 31 de outubro, às 16:20h, no Museu Casa do Sertão (UEFS), em Feira de Santana.
A culminância marca o encerramento das atividades formativas que reuniram dezenas de participantes nas oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança, realizadas entre os dias 14 e 30 de outubro, com certificação de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Durante as oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender diretamente com os oficineiros Amandêra Novais, Daniel da Quixabeira e Flávia Maisuma Silva, nomes ligados à pesquisa e prática das culturas populares e afro-brasileiras.
Além do aprendizado musical e corporal, o projeto promoveu momentos de troca intergeracional, resgate da memória e valorização do legado do saudoso Mestre Bel da Bonita, referência maior do samba de roda rural do sertão baiano em Feira de Santana.
O Encerramento celebra a tradição e convida o público
A atividade de encerramento será uma grande roda de samba reunindo oficineiros, alunos, mestres convidados e o público em geral. O evento contará ainda com Ajeum coletivo (partilha de alimentos), reafirmando o caráter comunitário e afetivo do samba de roda.
“O Raízes do Samba de Roda Rural é um gesto de continuidade. Celebramos a memória de Bel da Bonita não apenas com saudade, mas com ação, com novos sambadores e sambadeiras levando adiante essa tradição”, destaca o produtor musical Lerry, idealizador do projeto ao lado dos artistas Ramiro Barbosa e Diogo Sampaio.
Inspirado também no disco “O Curador do Museu do Imaginário”, do grupo Africania (Fundado por Bel da Bonita “In Memorian”), o projeto amplia o olhar sobre o samba de roda e suas conexões com estéticas globais como jazz e música eletrônica.
Projeto Raízes do Samba de Roda Rural - 1º dia @samba_rural - https://www.instagram.com/p/DP32JKNDhTj/
Projeto Raízes do Samba de Roda Rural - 2º dia @samba_rural - https://www.instagram.com/p/DQHoY_ZDgUL/
Projeto Raízes do Samba de Roda Rural - 3º dia @samba_rural - https://www.instagram.com/p/DQUX9tHkdDQ/
Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, apoio da Prefeitura de Feira de Santana e parcerias da UEFS, UFRB e Museu Casa do Sertão, a iniciativa vem fortalecendo a formação cultural e a valorização do samba de roda no sertão baiano.
Serviço:
- Encerramento do Projeto Raízes do Samba de Roda Rural
- Data: 31 de outubro de 2025, às 16:20h
- Local: Museu Casa do Sertão – UEFS, Feira de Santana – BA
- Atrações: Oficineiros, alunos, Mestre Luizinho dos 8 baixos e convidados
Ajeum coletivo e roda de samba aberta ao público