Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
SECSUALIDADE E CASAMENTO -- Nº 11
Crônica publicada no Blog "Em Verdade vos digo" em 25-10-2014
Publicado em: 01/10/2014 - 08:10:47
A MAIORIA DOS ESTUPRADORES É VÍTIMA DA PRÓPRIA SOCIEDADE -- Boa parte das pessoas acha totalmente estranha esta afirmação, mas ela é A PURA VERDADE!! Quando eu me declaro contra a antecipação da maioridade penal, sempre digo: "Boa parte dos marginalizados o é por culpa da propria sociedade"!! O caso dos estupadrores é a mesma coisa!! Vamos por partes:
No caso específico dos estupradores: Se nossa sociedade (como muitas outras) não possuísse tantos tabus, tantos preconceitos, tantas idéias errõneas sôbre a secsualidade, certamente não ezistiriam tantos casos de desvios e até de "aberrações" nesta área. Se as pessoas aceitassem normalmente o relacionamento íntimo entre homem com homem e mulher com mulher, se fossem capazes de ter relação com alguém não considerando a própria necessidade de fazê-la, mas a necessidade do outro, certamente tais problemas não ezistiriam!!
Faz algum tempo que foi noticiado que em Dinamarca (ou Suécia?) alguém queria uma LEI PARA CASTRAR OS "PEDÓFILOS", ou melhor: PEDERASTAS PATOLÓGICOS -- a verdadeira denominação deles. . Na época, eu escrevi neste mesmo espaço que CASTRAR NADA RESOLVE; FAZ SOMENTE PIORAR, porque a secsualidade faz parte da essência do ser humano. Se a pessoa fica impedida fisicamente de praticá-la, vai compensar tal deficiência de outra maneira, certamente igualmente prejudicial!! Assim, A HUMANIDADE TEM QUE APRENDER A VER A ESSÊÑCIA DOS PROBLEMAS, procurando eliminar suas causas. Todos têem direito a praticar sexo, com a pessoa certa, na hora certa, sem preconceitos. Mas nossa realidade nem sempre permite que isto aconteçã!!! Se boa parte das sociedades tem idéias preconceituosas, proibitivas, inibidoras da SECSUALIDADE -- obviamente as conseqüencias deste fato acontecem: desvios secsuais, aberrações, ENTRE OS QUAIS O SADISMO, O SADOMASOQUISMO, a necrofilia, a Zooerastia e o ESTUPRO.
A solução, é, ,pois, UMA REFORMA NA MANEIRA DE PENSAR SOBRE A SECSUALIDADE, com espontaneidade, responsabilidade e caridade!!
Quanto ao caso publicado hoje nesta cidade, tenho a dizer: Conheço a pessoa faz MUITO TEMOO! Não sabia que ela tinha este problema!!! A pessoa é muito boa, serviçal, inteligente. No entanto, certamente seu problema vinha acontecendo pela falta de um relacionamento regular.. Ora, a carência afetivo-secsual vai-se intensificando até chegar a um ponto como este! Não é prendendo o estuprador que o problema será resolvido., É pior ainda. O mais grave foi que publicaram até a foto de sua residência. ISTO È UMA PERVERSIDADE! Tal pessoa precisa é de apoio, de ajuda sicológica, e não de PROCESSO, de PRISÃO!! Garanto: Ele é uma ótima pessoa! Se chegou a este ponto FOI CULPA DA SOCIEDADE!! Foi culpa DO CRISTIANISMO, por ezemplo, COM SUAS INÚMERAS IDÉIAS RESTRITIVAS Á SECSUALIDADE!! ABAIXO A HIPOCRISIA!! ABAIXO OS TABUS SOBRE A SECSUALIDADE!!