Fechar Página

Rodrigues Silva
Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
 
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
 
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
 
(Viva Feira - 2010)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na  onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..



PENSANDO E CONCLUINDO

Série DIVERSOS e ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO -- Nº 16

Matérias publicadas no Blog "Em verdade vos digo" entre os dias 24/06 e 1º/07/2015
Publicado em: 01/07/2015 - 00:07:02


Série DIVERSOS

    O PRECOCE PENSADOR PANSEXUAL -- Cada vez mais eu fico perplexo com o que vejo e ouço, ou leio!! Ontem, na Internete, um jovem de apenas 18 anos  se declarou apto a falar sobre a complexidade da vida, declarou-se autor de suas próprias teorias, criticou a Ciência e os Cientistas, entre os quais os filósofos! Chegou ao cúmulo de dizer que o desconhecido conhece a si próprio, e que as teorias são meras suposições de cada cientista!!
    No tocante á sexualidade, declarou que já está definido (apenas aos 18 anos!!), dizendo-se PANSEXUAL, e me criticou por eu ter uma orientação afetivo-sexual definida. Apelando para a Astrologia CELTA, disse pertencer a CISNE, e por isto, seguir a justiça, não podendo, então, preferir uma orientação secsual a outra, dizendo que todas são igualmente boas!! Possui um LIVRO DO ROSTO dirigido aos homens e outro dirigido ás mulheres.
    Eu lhe falei sobre sua imaturidade para analisar os complexos problemas da vida, como também sobre o valor da Ciência. Espliquei-lhe que as TEORIAS CIENTIFICAS são fruto de longas observações sistematizadas, e que ele não tem nenhuma maturidade ainda para criticar a Ciência!!
    Infelimente hoje em dia encontram-se muitos jovens "cabeças-de-vento" com tais posições. Eu chego aos 65 anos anos e  sei que ainda encontrarei muitas novidades na vida!! As situações são  as mais diversas, e muitas vezes ficamos perplexos, sem saber qual atitude tomar!!
    Costumo dizer que até na hora da MORTE se aprende, e que a aprendizagem de tal hora será útil á prósima encarnaão!!
    É preciso que as pessoas se convençam de que, na vida, eziste muito o que aprender, e é por isto que o esr humano passa por diversas ENCARNAÇÕES, pois em cada uma ele apernde apenas um determinado aspecto da vida, ou alguns deles. Ezistem pessoas uqe crescem apenas em idade, que não aprendem, que chegam aos 70, 80 anos sem aprender a viver. Como pode, então, um garoto de 18 anos ser tão auto-suficioente?? Coitado!! Está "redondamente enganado". Quanta ilusão, quanta presunção!! Tal jovem em breve, certamente, começará a observar quanto está enganado!!!
quarta-feira, 1 de julho de 2015

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO -- Nº 16

    AS DOUTRINAS ANTIQUADAS DO PROTESTANTISMO -- Motivo da Aversão a Ele -- Estamos na época dos fetsejos joaninos. Boa época para tratar deste assunto, pois boa parte dos protestantes não participa destes festejos, alegando que são COISAS DO MUNDO, que nós comemoramos a MORTE DE JOÃO BATISTA, degolado, por manifestar-se contra um determinado casamento. Aqui está um sinal claro da ignorañcia primária dos protestantes. A festa de são João Batista, em 24 de junho, comemora seu nascimento, não sua degolação, a qual a Igreja Católica comemora em 29 de agosto.
    Em esgundo lugar, os festejos joaninos, atualmente, estão desligados do elemento religioso. Passaram a ser festejos populares, profanos, na acepção de não pertencerem ao MUNDO RELIGIOSO.
    Quando eu morava na Rua Artur de Assis,  por época do São-João, ofereci licor (ou vinho?) a um amigo que morava ao lado. Ele é protestante. Resposta: "Não uso. É contra a Bíblia". Respondi: "Vós, protestantes, fazeis muitas outras coisas mais graves contra os ensinamentos biblicos. O que é errado é beber até embriagar-se, como hábito, não uma vez ou outra tomar-se licor ou vinho".
    Assim como essa idéia protestante, ezistem diversas outras que fazem dos adeptos do protestantismo pessoas antipáticas, muitas vezes criticadas e mal vistas pela sociedade. Interpretam literalmente a Bíblia, sem entender a essência de seus ensinamentos. Vejamos alguns casos:
    Os Adventistas do 7º Dia guardam o sábado, ao invés do domingo, apesar de no NOVO TESTAMENTO estar claro que CRISTO substituiu o sábado mosaico pelo DOMINGO. Na passagem sobre a ressurreição, está claro: Os fiéis se reuniam aos domingos, não mais  aos sábados!! É uma doutrina ridicula!!
    As Testemiunhas de JAVÉ não aceitam transfusão de sangue, alegando que SANGUE É VIDA, "O sangue não é a vida, mas um dos elementos da vida". Se é um dos elementos da vida, faz-se caridade ao doá-lo para que alguém viva!!
    Outros protestantes não veem LONGEVISÃO. As mulheres assembleanas não usam calça, alegando que o Deuteronõmio (o mais atrasado dos livros da Biblia!!) diz: "que o homem não se vista de mulher, nem a mulher se vista de homem. Isto é abominação diante do Senhor".
    Poderia eu citar muitos outros ezemplos, mas estes são suficientes. A interpretação literal da Bíblia e a valorização do Antigo Testamento são responsáveis por uma série de idéias arcaicas, antiquadas, anacrõnicas; estamos na TERCEIRA REVELAÇÃO,  onde não ezistem mistérios, simbolismos, etc. Agora a Doutrina Espiritual é clara, simples, lógica. Está no tempo de etliminar-se o Antigo Testsmento, responsável por uma série de fatos como os aqui citados. ALERTAI-VOS, PROTESTANTES!! Está na hora da verdade, da lógica, do amor, não mais dos simbolismos e "ideías pequenas"!!!
quarta-feira, 24 de junho de 2015


Fonte: Rodrigues Silva







Página de 74




radialistarodriguessilva@gmail.com



© 2026 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br