O Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste - Anjuká, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza neste mês de abril diversas atividades em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril. As atividades vão ocorrer nos dias 04, 05, 11 e 18, de forma gratuita e aberta ao público. O Abril Indígena Anjuká será no formato presencial com palestrantes indígenas, indigenistas e especialistas na temática.
Os eventos acontecem dentro das atividades de mobilização que ocorrem anualmente no mês de abril em todo o país para marcar a luta dos povos indígenas por territórios tradicionais e demais direitos. O objetivo é aproximar a comunidade universitária dos temas relacionados aos povos indígenas, sobretudo do Nordeste, apresentando as principais demandas e apontando perspectivas para a conquista dos direitos originários.
As mesas terão como temas os retrocessos e perspectivas futuras das lutas indígenas na Bahia, os desafios do ingresso e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas, povos indígenas e atenção à saúde física e mental e o futuro das regularizações de terras e indígenas na Bahia e no Brasil. As atividades vão ocorrer nos auditórios dos módulos I e VII, conforme programação abaixo.
Programação
Data: 04/04
Local: Auditório II, módulo I
Horário: 14h
Mesa 1 – Lutas indígenas na Bahia – Retrocessos e perspectivas futuras (Jerry Matalawe, Patrícia Pataxó – Mediação – Patrícia Navarro)
Encerramento – Apresentação musical de estudantes indígenas da Uefs (Jefferson Pankararú e Sibelle Tuxá)
Intervenção poética – Maria Clara Tumbalalá
Toré
Data: 05/04
Local: Auditório II, módulo I
Horário: 14h
Mesa 2 – Ações Afirmativas: Os desafios do ingresso e permanência de estudantes
indígenas nas universidades Públicas na Bahia (Ângelo kaimbé, Felipe Tuxá, Fernanda Zatti – Mediação - Cris Truká)
Encerramento – Apresentação musical estudantes indígenas da Uefs (Jefferson Pankararú e Sibelle Tuxá)
Toré
Data: 11/04
Local: Auditório V, módulo VII
Horário: 8h30
Mesa 3 – Povos Indígenas e atenção à saúde física e mental: desafios e perspectivas futuras (Marijane Tumbalalá, Deisyane Tuxá – Mediação Jefferson Pankararú)
Encerramento – Apresentação Musical estudantes indígenas da Uefs (Jefferson Pankararú e Sibelle Tuxá)
Toré
Data: 18/04
Local: Auditório II, módulo I
Horário: 8h30
Mesa 4 – Anjuká - Centro de memória dos povos indígenas do nordeste: Identidade e resistência Indígena na Universidade Estadual de Feira de Santana (Cristiano Cardoso, Patrícia Navarro, Cris Truká – Mediação Norma Lúcia de Almeida)
Intervenção Poética – Maria Clara Tumbalalá
Toré
Horário: 14h
Mesa 5 – Povos originários e a luta por seus territórios: O futuro das regularizações de terras indígenas na Bahia e no Brasil (Maria Tumbalalá , Carlos Eduardo Chaves- Mediação - Acuçena Tumbalalá)
Encerramento - Apresentação Musical Estudantes Indígenas da Uefs (Jefferson Pankararú e Sibelle Tuxá)
Toré