Especializar-se na futura profissão num país estrangeiro, ampliar repertório no campo cultural e intelectual, e enriquecer o currículo enquanto estudantes de graduação são alguns dos objetivos da nova turma de intercambistas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Recentemente a Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) promoveu uma reunião de orientações com o grupo e seus familiares, além de membros da Administração Central da Uefs.
"O programa de mobilidade acadêmica da Uefs tem como prioridade desenvolver uma consciência global, proporcionar aos estudantes aprender a cultura de outros países, assim como atuar em ambientes multiculturais e transformar-se em pessoas dinâmicas, prontas para os desafios do futuro. A expectativa é que estes estudantes possam ser multiplicadores e responsáveis por uma mudança de comportamento, tornando-se profissionais inovadores e capazes de lidar com as diferenças', explicou Soanne Oliveira, Assessora Especial de Relações Institucionais da Uefs.
Para o estudante Alexandre Bispo, estudante do curso de Psicologia, que fará intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, a experiência servirá para 'conhecer o que tem sido produzido na Europa, e isso significa abrir portas para o diálogo internacional e também exportar o que tem sido produzido e debatido por aqui. É na troca que acredito que se faz possível o florescer da mobilidade acadêmica'.
O novo intercambista ainda ressaltou a expectativa sobre a experiência que viverá na Europa. 'Eu tenho ficado cada vez mais ansioso e empolgado com o que essa experiência virá a ser para mim, nas dimensões acadêmica, política e pessoal. Representar uma universidade pública do interior da Bahia numa das maiores universidades do mundo é uma responsabilidade enorme, mas ao mesmo tempo é muito gratificante', disse.
O Programa de Mobilidade Acadêmica da Uefs, que tem 15 anos, já contemplou 812 estudantes, com representações de todos os cursos de graduação e uma variedade de países com os quais a Uefs possui acordos de cooperação ou fizeram adesão à programas internacionais. Desta vez, 25 estudantes de 11 cursos de graduação estarão em intercâmbio no período de fevereiro a julho, em 11 instituições diferentes.