A cada outono as borboletas-monarcas viajam mais de 3000 km para passar o inverno nas montanhas do México. Elas não fariam essa longa jornada não fosse o arsenal químico de plantas latescentes do gênero Asclepias. Saber mais sobre essa saga evolutiva e ecológica é uma das propostas do Projeto Sesta com Botânica, programado para ter início nesta sexta-feira (28), no horário das 12h45 às 13h30, no auditório 2 do módulo 1 do campus universitário.
A palestra “A Jornada”, que abre as atividades do Programa de Extensão para Popularização da Botânica: POPBOT, será ministrada pelo professor Alessandro Rapini, pós-doutor pelo Royal Botanic Gardens (2002), Kew, Reino Unido, e vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCBio-Uefs).
O evento tratará da relação entre plantas latescentes tóxicas com borboletas migratórias e abordará diferentes facetas da Biologia, como evolução, ecologia, biogeografia e conservação, assunto que atrai a atenção de todos os interessados em história natural, do cientista de ponta ao cidadão cientista.