Mais de 600 pessoas assistiram às 15 palestras oferecidas no Espaço Sebrae durante os oito dias da 41ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2016), que aconteceu de 4 a 11 de setembro. Produtores rurais de municípios como Araci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Ipirá, Nova Fátima, Nova Soure, São Domingos, Serrinha, Teodoro Sampaio, Teofilândia e Tucano chegaram em caravanas para missões técnicas ao evento. Além deles, turmas de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e outros visitantes também estiveram presentes no local.
Montado no Parque de Exposição João Martins da Silva, o Espaço Sebrae contou com um auditório para 60 pessoas, sala de reunião, espaço para atendimento especial do Sebrae e Desenbahia, para avaliação de linhas de crédito para o agronegócio. Além disso, seis cooperativas da região (Cooperacaju, Coopact, Apaeb, Coopaita e Cecoapt) expuseram produtos e fecharam negócios durante o evento. O espaço contou ainda com estandes do Sistema Faeb/Senar e Uefs, este com a exposição de itens do seu museu de zoologia e alguns experimentos, como cultura de tecidos e agroecologia.
Com as parcerias do Senar, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da UFRB, o espaço ofereceu uma vasta programação gratuita de palestras com temas voltados para a agricultura familiar e agronegócios, como gestão financeira, tecnologias na formação de pastagem e forrageiras, apicultura para a agricultura familiar, manejo agroecológico, tecnologia na nutrição de bovinos e novidades na produção orgânica de alimentos.
Para Adriana Moura, coordenadora de Agronegócios do Sebrae Bahia, a ação é uma grande oportunidade de formação e acesso ao conhecimento para os produtores rurais, para que eles possam melhorar a gestão das suas propriedades. “Estamos, em parceria com o Senar e a universidade, transferindo conhecimento para dentro da propriedade, para melhorias do processo de produção, da sanidade e alimentação do rebanho, além de conteúdos para que esse produtor possa acessar novos mercados”, pontua.
Segundo ela, o espaço possibilita também que o público conheça o que é produzido na região pelas cooperativas, empreendimentos que já conseguem fazer uma agroindustrialização da sua produção, com marca, embalagem, colocando esse produto no mercado. “Ele está tendo essa oportunidade de comercializar o seu produto. Toda a região que está visitando o evento pode saber que tem produto de qualidade, na sua própria região”.
Foi o que aconteceu com o cajucultor José Roberto de Souza. Há 11 anos na Cooperacaju - Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia, ele esteve na Expofeira para divulgar seus produtos e fazer negócios. “Estamos apresentando nosso produto e tendo uma boa aceitação do consumidor final. Já tivemos contatos com redes de supermercados e esperamos no futuro fechar negócio”, conta.
Com abrangência de 21 municípios, a Cooperacaju conta com o apoio do Sebrae desde a sua fundação. “Essa parceria é bastante positiva e vem através da capacitação, na área cooperativista e de negócios. Ser da cooperativa é melhor, temos mais força e junto a outros produtores temos mais quantidade de produtos, investimos na qualidade e nos fortalecemos. Com mais produtos podemos atender com regularidade, que é o que os supermercados querem”, explica o produtor.
Viver Bem no Semiárido
A ação contou com integrantes dos grupos do projeto DET/Sisal - Desenvolvimento Econômico Territorial, que busca fortalecer os pequenos negócios e a agricultura familiar na região, e do projeto Viver Bem no Semiárido. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Sebrae, Senar e sindicatos de produtores rurais da região, tem como objetivo principal evidenciar alternativas de convivência com o semiárido com a possibilidade de retorno financeiro e social na atividade produtiva do homem do campo.
Com foco na formação continuada do produtor, do trabalhador rural e de sua família, o Viver Bem no Semiárido oferece capacitação para gestão de gerenciamento da propriedade rural e assistência técnica para esses produtores. Eberval Santos, técnico do Sebrae Feira de Santana, faz uma avaliação positiva quanto à participação do Sebrae na Expofeira. “Esse trabalho é feito em mais de 12 municípios da região. Com a realização do evento, trouxemos as caravanas para capacitações técnicas e de gestão, para que pudessem conhecer a realidade de outros municípios e outros estados. Ou seja, é uma oportunidade de negócios e troca de experiências”.
Expofeira
Segundo os organizadores, a 41ª edição da Expofeira movimentou mais de R$ 6 milhões em vendas de animais, máquinas e equipamentos. Com entrada gratuita, o evento agropecuário ofereceu oportunidades de negócios, através da venda de máquinas e mais de 1,3 mil animais de diferentes portes expostos na feira, entre equinos, bovinos e caprinos, e trouxe também opções de lazer, diversidade gastronômica, cultura regional, produtos da agricultura familiar e shows musicais.
|