menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
BRINCADEIRA DE ARTESÃOS NO MUSEU CASA DO SERTÃO

A nova exposição do Museu Casa Sertão proporciona uma verdadeira viagem ao artesanato popular do interior do nordeste
Publicado em: 10/10/2014 - 05:10:32
Fonte: Relaese do Museu Casa do Sertão


    Segundo Câmara Cascudo (1969), os brinquedos artesanais são "documentos expressivos da arte popular". É grande a variedade destes brinquedos, que vai desde os carrinhos de madeira ou de lata, bonecas de pano, avião, pião, badogue, pipa, peteca e outros.
    Ao confeccionar um brinquedo, os artesãos ajudam a construir um mundo de fantasia, de encantamento e de sonhos, em que a realidade é compreendida e transformada no faz-de-conta.  Estes brinquedos são ricos em sentidos para os artesãos, pois estão ligados à infância de cada um deles. Dessa maneira, o artífice tem a possibilidade de associar o prazer ao trabalho, pois o ato de transformar diferentes materiais em objetos lúdicos se torna uma prática divertida, ou seja, a criação já faz parte da brincadeira.
    Através da riqueza e da simplicidade da expressão manual, os artesãos tem a possibilidade de gerar renda, além do prazer de relembrar a infância. Com esta finalidade, o Museu Casa do Sertão realiza a exposição Brincadeira de Artesãos que reúne bonecas de pano, carros de lata, miniaturas em madeira, miniaturas de casas típicas sertanejas e pipas, de seis artífices, sendo três integrantes da Associação de Artesãos do município de Santo Estevão e três da cidade de Feira de Santana.

Sobre os artesãos:

Nome: Seu Pepeou (aposentado)
Cidade: Feira de Santana
Arte: Pipas e arraias

Nome: Seu Miro
Comercializa suas peças na feira livre da cidade para complementar a renda familiar, praticando o que fazia quando criança.
Cidade: Feira de Santana
Arte: Carros de lata

Nome: Anália de Jesus Carvalho
Cidade: Feira de Santana
Arte: Bonecas e miniaturas em madeira
Como iniciou: Desde os oito anos produzia suas próprias bonecas. Após trabalhar quinze anos na indústria resolver dedicar-se ao artesanato, que além de ser fonte de renda, representa prazer e diversão. Para ela, suas peças são como objetos vivos que transmite alegria.

Nome: Luciene Assis
Cidade: Santo Estevão
Arte: Confecção de bonecas de pano
Como iniciou: Comecei fazendo artesanato na infância com o crochê, como não tinha agulha, fazia com espinho de mandacaru e fios retirados de sacos de nylon. Em relação às bonecas, quando criança, não tive acesso a brinquedos comprados, pois por ser adotiva eu não ganhava bonecas, daí eu mesma resolvi fazer minhas bonecas e, de lá para cá não parei mais.

Nome: Ivanildo
Cidade: Santo Estevão
Arte: Artesanato em madeira
Como iniciou: Começou a fazer artesanato em 2002, a partir da percepção de que os produtos que via nas feiras eram todos parecidos. Daí, como já tinha habilidade para trabalhar com madeira então começou a criar peças diferenciadas, como móveis em miniatura, casas de boneca, brinquedos educativos, peças ornamentais dentre outros. Já expôs em feiras em Santo Estevão, Salvador nas feiras do Instituto Visconde de Mauá de Artesanato e na Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte.

Nome: Rosa Maria
Cidade: Santo Estevão
Arte: Confecção de bonecas de pano
Como iniciou: Sempre gostou de desafios e buscou isso nas bonecas de panos. O artesanato representa hoje a maior parte do sustento da família, e faço estes trabalhos de forma tão prazerosa que não consigo me imaginar fora deste contexto.

Esses artesãos participam da associação dos artesãos de Santo Estevão, grupo formado há um ano e meio, que trabalham com técnicas diferenciadas, que vai do crochê aos bordados mais tradicionais como a bainha aberta e o crivo e um artesão que trabalha com madeira. O grupo mantém exposição e comercialização permanente de artesanato, na Vila Cultural, no Centro Cultural Temístocles Pires de Cerqueira, na Praça 07 de Setembro em Santo Estevão – BA.

Serviços:                                                                                                                      
Local: Museu Casa do Sertão Campus Universitário – Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte. Feira de Santana. 
Período: 07 de outubro a 07 de novembro de 2014. 
Horário de visitação: Segunda a sexta das 08:15 às 11:30 e das 14:15 às 17:30
Contato para agendamento: (75) 3161-8751/ 3161-8752/ 3161-8754
E-mail: museucasadosertao@gmail.com e agendamentomuseucasadosertao@gmail.com



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2026 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br