Em comemoração ao Julho das Pretas, o evento "Declama Preta: Mulheres Negras em Movimento" acontecerá no dia 30 de julho de 2025, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana, com uma programação cultural diversificada e gratuita, voltada para o reconhecimento, a valorização e a visibilidade das produções de mulheres negras.
A iniciativa, idealizada e produzida por Lene Costa e Marcinha Costa, convida o público a vivenciar experiências artísticas e poéticas por meio de apresentações musicais, dança, declamação de poesias, roda de conversa, exposição e venda de artesanatos, além de uma oficina literária “afroafetiva” que abre a programação a partir das 14h ministrada pelas idealizadoras do projeto.
A oficina promoverá a escrita a partir da vivência e identidade de mulheres negras. A metodologia será baseada em dinâmicas de interação com foco em elementos “afroafetivos”, que valorizam a ancestralidade, o acolhimento e o fortalecimento dos laços identitários.
À noite, das 19h às 22h, acontecem às apresentações culturais e a roda de conversa, que contará com duas convidadas especiais: Hely Pedreira – Professora, Pedagoga e doutoranda em Crítica Cultural.(UNEB) Renailda Cazumbá – Escritora, Professora doutora em Memória: Linguagem e Sociedade.(UESB)
A roda de conversa propõe uma reflexão sobre o papel da mulher negra nos espaços de criação, resistência e liderança, fortalecendo a educação antirracista.
O evento tem como proposta evidenciar a potência das mulheres negras na arte, na literatura na cultura e educação, promovendo um espaço de escuta, troca, reconhecimento e fortalecimento da identidade negra.
Serviço:
- Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC)
- Data: 30 de julho de 2025 - 14h às 16h: Oficina literária “afroafetiva” 19h às 22h: Apresentações culturais, roda de conversa, poesia, dança e música.
- Entrada gratuita
- Contato: Lene Costa
lenecostafsa@yahoo.com.br