menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PROJETO REALIZA SESSÕES GRATUITAS DE FILMES BAIANOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM FEIRA DE SANTANA

O projeto Cineclube Cinema de Corda realiza a edição “O que é que o cinema baiano tem?†com sessões de cinema e rodas de conversa para estudantes da rede pública de Feira de Santana
Publicado em: 04/06/2025 - 13:06:10
Fonte: Release da Ascom do Projeto Filmes Baianos


    O projeto Cineclube Cinema de Corda está realizando este mês sessões gratuitas de filmes baianos e rodas de conversa visando a democratização do acesso às produções audiovisuais baianas, além de discutir sobre estéticas locais e valorizar o cinema brasileiro, sobretudo o cinema produzido no Portal do Sertão e regiões circunvizinhas. As sessões acontecerão de 04 a 12 de junho de 2025, nos turnos matutino, vespertino e noturno, alcançando os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico do Colégio Estadual Santo Antônio. A atividade também busca contribuir com os esforços para o cumprimento da lei 13.006 de 2014 que versa sobre a exibição de produções audiovisuais brasileiras nas escolas da educação básica.
    Com o tema “O que é que o cinema baiano tem?”, o projeto apresenta diferentes perspectivas do cinema baiano contemporâneo, promovendo a exibição de videoclipes, curtas e longas-metragem de documentário e ficção. Integra a programação duas Rodas de Conversa: “O cinema feirense”, trazendo questões históricas sobre a produção de cinema em Feira de Santana e discutindo as potências e possibilidades das pessoas que atualmente realizam cinema na cidade; e “Cinemas negros baianos”, discutindo sobre o contexto das produções cinematográficas negras do estado sob diferentes aspectos, como a produção, distribuição e difusão.
    O nome do cineclube é uma alusão ao feijão de corda, comida típica do sertão baiano. Assim, cinema e feijão se aproximam metaforicamente como meio de subsistência, nutrição e sustento. O cineclube Cinema de Corda, iniciado em 2023, foi criado com a proposta de democratizar o acesso ao cinema independente nacional e internacional, possibilitando a difusão de obras que não costumam chegar aos circuitos comerciais do município, bem como a formação de público na cidade para a fruição da arte cinematográfica, difusão do campo cinematográfico nacional e ampliação do acesso ao cinema produzido em sua diversidade cultural, regional, racial, e de gênero.
    O projeto Cineclube Cinema de Corda foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022.

SERVIÇO:
-  O quê: Cineclube Cinema de Corda Data: 04 a 12 de junho de 2025 Onde: Colégio Estadual Santo Antônio
- Horário: 8h às 9h30 / 13h30 às 15h20 / 19h às 21h Quanto? Gratuito



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br