COM SAMBA E MUITO FORRÓ, “NOITE DELAS” REUNE ARTISTAS FEIRENSES E CELEBRA FORÇA FEMININA NA MÚSICA
Primeira edição do evento acontece na próxima sexta-feira (09/05), no Xpetto Bar, e recebe o Coletivo Clementinas, Dani Diamantino, Maria Struduth e Emili Pinheiro.
Publicado em: 05/05/2025 - 01:05:46
Fonte: Release da Agência Amuleto - (75) 98179-4539
Na próxima sexta-feira (09/05), acontece a primeira edição da “Noite Delas”: celebração comandada por mulheres, que reúne artistas do samba e do forró local, e já promete marcar o calendário cultural de Feira de Santana, com muita música, dança e gastronomia. O evento, que recebe nomes como Dani Diamantino e Maria Struduth, ocorre a partir das 20h no Xpetto Bar, na Avenida Fraga Maia, e os ingressos antecipados podem ser adquiridos por R$ 20, através do WhatsApp (75) 98051-1701.
Com quatro horas de um encontro potente de expressões artísticas femininas, celebrando a diversidade e a presença vibrante das mulheres na música feirense, a programação da noite começa com o Coletivo Clementinas, que traz um repertório de samba, cheio de swing. Criado com o objetivo de fortalecer o samba feito por mulheres em Feira e região, o grupo homenageia grandes figuras como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e Mariene de Castro. Desta vez, estará representado por Karol Freitas, Kareen Mendes e Lindabrisa Branco (voz); Luana Reis (voz e violão); Letícia Alexandra (voz e baixo); Amanda Braga e Amanda Novais (percussão).
Em seguida, mesmo sem fogueira, a noite esquenta com o forró de Maria Struduth e Dani Diamantino. Multiartista sempre compromissada em difundir a cultura nordestina e afrobrasileira, Maria traz para o palco a alma do interior baiano, esbanjando, ao mesmo tempo, potência vocal e delicadeza. Dani, por sua vez, ex-vocalista da Banda Capim Molhado e hoje em carreira solo, canta desde os 13 anos e tem consolidado sua presença na música com autenticidade e paixão.
Durante o show, as cantoras, que trazem clássicos do forró de Luiz Gonzaga, Limão com Mel, Santanna, Elba Ramalho, dentre outros, convidam a talentosa Emili Pinheiro, jaguaquarense radicada em Alagoinhas, vice campeã da 22ª edição do FENFIT (Festival Nacional Forró de Itaúnas), um dos maiores eventos do gênero no Brasil. No repertório de Emili, estão presentes canções de artistas como Anastácia, Cecéu, Marinalva e Marivalda, uma vez que a artista sempre procura dar visibilidade ao legado de mulheres forrozeiras.
Segundo Maria Struduth, que idealiza o evento ao lado de Dani Diamantino, o objetivo é tornar a “Noite Delas” parte do calendário cultural de Feira: “nós pretendemos fazer outras edições durante o ano, trazendo valorização da cultura, representatividade e, claro, muita dança ao som do que o Nordeste tem de melhor”, afirma a cantora.
O evento é aberto ao público de todos os gêneros e a venda dos ingressos, que já podem ser adquiridos através do WhatsApp (75) 98051-1701, está sujeita à lotação do espaço. A sugestão é se antecipar.
SERVIÇO
“Noite Delas” em Feira de Santans
Atrações: Coletivo Clementinas, Dani Diamantino, Maria Struduth e Emili Pinheiro
Quando: 09 de maio (sexta-feira), às 20h
Onde: Xpetto Bar – Av. Fraga Maia, n° 5275 (antigo Rancho), Cidade Nova, Feira de Santana/BA
Quanto: R$ 20 (entrada)
Vendas: WhatsApp (75) 98051-1701 (Mari Falcão)
SOBRE O COLETIVO CLEMENTINAS
Idealizado no final de 2024 por Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, as Clementinas têm o objetivo de fortalecer e fomentar o samba feito por mulheres em Feira de Santana e região.
Mesmo tendo feito parte ativamente do surgimento do samba e sendo essenciais para sua manutenção como patrimônio cultural imaterial, as mulheres muitas vezes sofrem uma espécie de apagamento histórico ou não têm o devido reconhecimento de sua real importância para o gênero musical. Em Feira de Santana, isso não acontece de forma diferente, onde o destaque nas mesas e rodas de samba quase sempre é dado aos homens e a participação feminina ainda é incipiente.
Buscando essa retomada no protagonismo feminino no samba, o coletivo também tem o objetivo de homenagear e reverenciar outras mulheres, sambistas e sambadeiras, que, no decorrer dos anos, foram e ainda são tão importantes para escrever a história do samba.
Além das idealizadoras Karol Freitas e Jô Chagas, que atuam nos vocais, e Denise Fersan, que atua como cantora e flautista, as Clementinas são Amanda Braga (percussão); Amanda Novais (percussão e violão); Beth Reis (percussão); Iasmin Maria (percussão); Jemima Silva (percussão e voz); Juliana Oliveira (voz); Kareen Mendes (voz); Letícia Alexandra (baixo e voz); Lindabrisa Branco (voz); Luana Reis (voz, violão e percussão); Isabely Seixas (fotografia e direção de arte); Mari Falcão (dança e produção); Lucy Fagundes (produção); e Lorena Aguiar (produção de conteúdo).
SOBRE DANI DIAMANTINO
Cantora e compositora feirense, Dani Diamantino iniciou sua trajetória musical aos 13 anos na igreja e, com o tempo, encontrou-se no forró. Após experiências em casamentos e eventos, ganhou destaque nos palcos nordestinos ao lado da Banda Capim Molhado, consolidando sua presença na cena do forró com autenticidade e paixão. Hoje em carreira solo, também atuando como backing vocal, Dani se prepara para lançar duas músicas autorais em 2025, reafirmando seu compromisso com a tradição forrozeira e com a nova geração de artistas nordestinas.
SOBRE MARIA STRUDUTH
Também natural de Feira de Santana, Maria Struduth representa a força da cultura popular nordestina através de sua música, enraizada no forró e na música afrobrasileira. Além de cantora e compositora, é professora para iniciantes em pandeiro. Formada em Artes Visuais pela UFRB, une arte e ancestralidade em composições que exaltam a força feminina e o amor. Com passagens por programas internacionais como o Ethno Bahia e Portugal, e músicas como “O Menino Vento” e “Olhai, Mamãe Oxum”, Maria reafirma seu compromisso com a cultura afrobrasileira e nordestina, levando a alma do interior aos palcos e às feiras culturais pelo estado da Bahia. Neste ano, Maria pretende lançar “Terno da Saudade”, xote dengoso que já embala seus ultimos shows.
SOBRE EMILI PINHEIRO
Jaguaquarense radicada em Alagoinhas, Emili Pinheiro foi vice-ampeã da 22ª edição do FENFIT (Festival Nacional Forró de Itaúnas), um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Lançou seu primeiro EP no início de 2024, reunindo além de 4 composições autorais, a canção homônima “Tempo do Amor” (Leo Braga), com a qual competiu e foi indicada na categoria Revelação Feminina do FENFIT 2023. Reunindo artistas e canções icônicas do Forró, Emili Pinheiro vem resgatando o repertório de grandes intérpretes e compositoras, a exemplo de Anastácia, Cécéu, Marinalva, Marivalda, no intuito de dar visibilidade ao legado das mulheres forrozeiras.
Informações à imprensa:
Agência Amuleto
(75) 98179-4539