Para que os meus Leitores do Viva Feira possam reler as Edições anteriores da minha coluna "Caneta Afiada" , Criamos uma página Exclusiva com todas as edições postadas na minha página Pessoal no site. Leiam e releiam quantas vezes desejar.

Um forte abraço, Sandro Penelú.

ARQUIVOS

Por Sandro Penelú

ARQUIVO CANETA AFIADA 274

*O TIRO SAIU PELA CULATRA – Um determinado programa de notícias do rádio AM lançou o seu site com uma gama de matérias aprofundadas e com ótimo conteúdo. Detalhe: a audiência do programa foi pro espaço, já que o mesmo leva quase vinte minutos em cada bloco de comerciais (coisa que não somos “obrigados” a aturar no site). Fica a lição: mais uma vez o público mostra que não suporta mais tanta propaganda nos programas de rádio. Chega! Para com isso, pelo amor de Deus! Nós merecemos um pouco mais de respeito por parte dos âncoras, que engordam suas contas bancárias, fazendo de seus programas verdadeiros varais de comerciais...

*UMA TRISTE COMPROVAÇÃO - Os condomínios luxuosos colaboram para o esvaziamento dos clubes sociais...

*PENSE NISTO – Crie filhos. Não crie herdeiros!

*OS TEMPOS MUDAM – Você tem notado o crescente aumento da violência contra a mulher? É só observar as ocorrências policiais, sobretudo as do final de semana.

*SEM A GRANA - Os problemas da atualidade giram sempre em torno de uma coisa chamada dinheiro. São pessoas preocupadas com grana a receber; a pagar; cheques a cobrir. Enfim, o “dindim” tem lavado o homem ao precipício de si mesmo...

*CASARÃO – Só uma perguntinha: quando é que o Casarão dos Olhos D’água irá efetivamente funcionar (culturalmente falando)?

*LIÇÕES QUE A VIDA NOS DÁ – Esta semana, voltando para casa, cansado de mais um dia de labuta, parei para atravessar uma rua e eis que passa por mim um cidadão numa cadeira de rodas. Os condutores, em seus veículos, não demonstravam o menor respeito pela situação daquele homem. Os carros passavam por ele, tirando fino, quase o derrubando. Fiquei a observar a cena, incrédulo e perplexo. Não é possível que sejamos tão estúpidos e insensíveis. Simplesmente não dá para acreditar...

*INDICATIVO MACABRO – Tome cuidado! Quanto maior a sua barriga, menor a sua saúde...

*MAIS UM “NATAL NA PRAÇA” - O projeto “Natal na Praça” acontece na Praça João Barbosa de Carvalho e vai até o dia 22. O evento, que tem 39 atrações musicais, traz uma gama de artistas que trabalham nos diversos espaços da cidade, dentre consagrados e revelações. Em sua nona edição, o projeto é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

*DE FEIRA PARA ANTONIO CARDOSO - A cantora e compositora feirense Lívia Gabriel continua na estrada. O seu mais novo trabalho será neste sábado, dia 19, na Câmara Municipal de Antônio Cardoso (Ba), a partir das 20 horas. Lívia é dona de uma voz envolvente, que encanta o público onde quer que se apresente. Sucesso para ela, que estará sendo acompanhada por Dade de Oliveira (violão) e Zé das Congas (percussão).

ARQUIVO CANETA AFIADA 275

*E-MAIL DO LEITOR – “Penelú, a audiência dos programas jornalísticos das rádios AMs de Feira com certeza já não é a mesma de algum tempo. A terceirização dos horários se transformou apenas em fonte de renda para a maioria dos radialistas. Os horários que estes radialistas dizem ser de jornalismo e noticias virou horário de comerciais. Como estou de férias, fui
cronometrar um programa matutino com duração de 01 uma hora em uma
rádio AM de Feira. Foi um absurdo. Foram apenas 12 minutos de noticias
e 48 minutos de comerciais. São tantos comerciais que o ouvinte se perde
no tempo e esquece o que estava ouvindo. No final da história, até os anunciantes devem ficar também insatisfeitos e prejudicados, pois com tantos comerciais em série, o ouvinte não presta atenção a nada que está sendo anunciado. Com isso, os
ouvintes estão correndo para os sites e jornais impressos”. (Helio Castro
Penedo)

*E-MAIL DO LEITOR II – “Sandro, quero deixar registrada a minha indignação quanto às rádios que tem programas de músicas antigas e colocam nomes tipo: “Brega total”. Quem disse que as músicas dos lindos tempos são bregas? Bregas são as de hoje que só falam em enfiar, em cachorras, etc. Beijo, da sua leitora assídua, Diana Araújo”.

*E-MAIL DO LEITOR III – “Sandro, o que você escreveu sobre o número exagerado de comerciais no rádio é a pura verdade. As emissoras de rádio estão com essa mania. Não faz muito tempo, viajava eu com um político dono de uma emissora. Quando estávamos chegando à cidade dele, sintonizamos na dita cuja. E lá pipocam comerciais e mais comerciais em profusão. Não têm mais controle. E ainda por cima, despreparados, tanto os proprietários, quanto os locutores, terminam por reclamar do faturamento. O País está mudando e mudando muito, tanto em qualidade quanto em quantidade. Os ouvintes estão mais seletivos, mercê do analfabetismo que declina, mercê da melhor distribuição de renda que acontece. E os donos das emissoras precisam acordar para essa realidade, se não quiserem continuar perdendo audiência”. (Mauro Serra)

*E-MAIL DO LEITOR IV – “Penelú, minha paciência já se esgotou. Não consigo mais ouvir programas de rádio AM, pela quantidade de anúncios comerciais. Sugiro a esses locutores que aumentem o valor de suas propagandas e cortem cinquenta por cento das que existem. Só assim poderão recuperar o ouvinte que, como eu, não suporta mais tanto apelo”. (Luiz Nascimento)

*POIS É, AMIGOS... – Este espaço aqui da Caneta Afiada está à disposição de qualquer âncora de programa de rádio que queira se pronunciar. De uma coisa nós não podemos nos esquivar: o ouvinte está se cansando de tanta propaganda e alguma coisa precisa ser feita e só os donos de cada programa é que sabem de suas metas e suas necessidades, podendo assim “consertar” o que para muita gente está ruim...

*PREFEITURA ENTRE CD VOZES DA TERRA 2008 - A Fundação Egberto Costa convida você para a solenidade de entrega do CD Vozes da Terra 2008 aos seus participantes. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28, às 18h30min, no Museu Parque do Saber. Na oportunidade, estarão presentes toda equipe da Fundação e demais autoridades convidadas, bem como a classe artística da cidade. Vale conferir...

ARQUIVO CANETA AFIADA 276

FEMINISMO IRRESPONSÁVEL? – Esta é a pergunta que muitos fazem ultimamente, quando a mulher tem avançado em diversos setores considerados como “coisa de homem”. Por conta disso, inúmeros casamentos têm descido a ladeira da falência, com discussões e violência, culminando na separação... Estaria a mulher exagerando mesmo?

*VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS – Para os que defendem a mulher quase “Amélia”, o fato de a companheira sair de casa para exercer uma profissão deixaria uma lacuna irreparável no lar, com os filhos sendo “cuidados” por babás e muitas vezes só vendo a mãe nos finais de semana.

*OUTRO EXEMPLO... – Alguns homens são pai e mãe ao mesmo tempo, já que a esposa não está presente para cumprir o seu papel de mãe junto aos filhos.

*MAIS UM EXEMPLO... – Na questão sexual, existem algumas discussões, quando o marido “procura a companheira” e esta alega cansaço proveniente de um dia inteiro de trabalho. O resultado dessas discussões pode ser desastroso para a organização familiar.

*ENFIM... – Volto ao questionamento inicial: estaria a mulher exagerando no seu feminismo ou a família estaria num franco processo de mudanças drásticas? Seriam esses alguns dos principais motivos para tanto desvio de comportamento dos jovens? Seriam esses alguns dos principais motivos para a existência de uma juventude cada vez mais drogada e violenta? Vale à pena meditar no assunto...

*VALEU, PREFEITO! – Depois de um ano de trabalho, é impossível não notar a ação da Prefeitura Municipal em nosso município, isso em praticamente todos os aspectos. Quero aproveitar para agradecer ao Prefeito, em nome de toda a classe artística musical, pelos projetos realizados nesta área, em 2009. Nós artistas trabalhamos na Micareta, no São João, na Exposição, no Terra Natal e em diversos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal. Valeu, Tarcísio Pimenta! E que, em 2010, todos esses projetos continuem contemplando a “prata da casa”, afinal somos um celeiro de grandes artistas e não devemos coisa alguma aos de fora...

*ESTAMOS TAMBÉM NO FEIRA HOJE – Com muita honra e alegria, acabo de ser contratado “a peso de ouro” pelo site www.jornalfeirahoje.com.br , assinando matérias para a seção de cultura e também a nossa Caneta Afiada. Um forte abraço a Guto e a toda a equipe que acreditaram no meu trabalho.

*LEITORES AFIADOS – Um forte abraço de agradecimento aos leitores Renato Macedo, da Industria de Papéis Tropical, professor Tércio, Virgínia e Hugo, da Quitanda Supermercado, Planzo, Getúlio, do Sindicato dos Bares e Restaurantes de Feira e todos vocês que me honram com a leitura assídua desta coluna. Feliz 2010 para todos!!!

ARQUIVO CANETA AFIADA 277

*LIGAÇÃO GRATUITA - Até março, operadoras de celular de diversas capitais do país começam a oferecer serviço para o usuário falar de graça em ligações locais. Cada chamada vai durar 60 segundos, mas, antes de falar, ouve-se uma mensagem publicitária com até 26 segundos de duração. O Freakom, como é chamado o serviço, já está sendo implantado de forma pioneira em Londrina, no norte do Paraná, por meio da operadora. Cerca de 70 mil usuários locais de celulares serão beneficiados pelo serviço, inédito no mundo.

*DEU NO RÁDIO – Substituindo o âncora titular, um radialista disse assim o texto de uma propaganda: “Na loja tal, você compra uma toalha e ganha o bordado de graça”. (Já imaginou se ganhasse sem ser de graça? Cá, cá, cá, cá!)

*DEU NO RÁDIO II – Esta foi num programa de rádio, bem cedinho. O âncora comentava a falta de união entre alguns radialistas nos seguintes termos: “Muitos colegas deveriam ser o mesmo, tanto na ausência quanto na presência?” (Cá, cá, cá, cá!)

*ROBÔ PARA RELAÇÕES SEXUAIS - Uma companhia de Nova Jersey, nos Estados Unidos, afirma ter desenvolvido o primeiro robô para relações sexuais do mundo, uma boneca de borracha de tamanho e proporções humanas que, além da finalidade sexual, foi desenvolvida para se envolver com o proprietário pela conversa. A robô tem um laptop com atualização via Wi-Fi e cinco personalidades virtuais distintas, cuja escolha cabe ao cliente. (Sem comentários...)

*CONVERSA DE UM AMIGO – Conversando sobre casamento, um conhecido meu me disse: “Penelú, você sabe qual a diferença entre o casamento e a guerra? É que na guerra você não precisa dormir com o inimigo!” (Cá, cá, cá, cá!)

*UMA NOVA OPÇÃO EM LAZER – A mais nova onda da cidade é curtir a noite de sábado no espaço Freeway Grill, na Avenida Getúlio Vargas, 2717, ao som de Sandro Penelú. Se você não conhece, confira! Um repertório de primeira e um ambiente saudável esperam por você e sua família. Portanto, programe-se! Todo sábado, Sandro Penelú, no Freeway Grill, a partir das 20h30min.

*E-MAIL DO LEITOR – “Sandro, Dizem que vivemos numa sociedade masculinizada. Disso eu não sei o qual é o significado. Porque eu não sei o que é mais masculino ou feminino. Todavia, quero ser sempre o cara que vai abrir a porta para elas, puxar a cadeira quando sentam, trocar o pneu do carro, andar do lado direito das calçadas e beijá-las. E por que isso tudo? Porque eu morro primeiro”. (Asa Filho)

*E-MAIL DO LEITOR II – “Meu amigo Sandro, será que algumas mulheres não estão ficando muito homem? Ora, o homem é grosseiro, insensível e adaptável ao trabalho braçal. A mulher deve ser meiga e angelical, para contrastar visivelmente a diferença da criação. Se ficar igual, como vamos saber a diferença? Inteligência e competência são do ser humano, independente de gênero. Além disso, Deus criou a mulher para também ser a senhora da vida. É a partir dela que tudo acontece. Por isso, roguemos a Deus que elas continuem sendo maravilhosas, inteligentes, competentes e servindo aos desígnios da criação”. (João Bosco)

ARQUIVO CANETA AFIADA 278

ROBÔS, CLONAGENS E POLÊMICAS

Em pleno início do século XXI, falar em avanços e novas descobertas no campo da robótica é algo tão natural quanto vestir uma nova roupa em dia especial. Essas descobertas têm levado a humanidade à ilusão de que um dia o robô poderá pensar tal qual o homem. Algo que, aliás, anda longe de ser concreto e efetivo, pois a mente é um atributo exclusivo das criaturas pensantes.

Durante muitos séculos, convencionou-se a analisar o comportamento do ser humano através do seu condicionamento cerebral. Foi necessário que homens como Jung, discípulo de Freud, viessem semear uma luz por sobre essa intrigante questão. O mundo, então, passa a compreender e aprender que o conjunto que rege os comportamentos do homem (cérebro, neurônio e corpo) é comandado pela mente, uma entidade muito mais complexa que tudo aquilo que se imaginava até então.

Esta, que também representa a profunda consciência do ser, não pode ser tocada, clonada... Ela apenas existe em nós, em algum lugar e representa a nossa essência maior.

Se a cópia de um ser humano é plenamente viável, esse clone ficaria apenas no plano físico. O ser clonado teria apenas a ilusão de que o seu eu estaria perpetuado na Terra. A essência espiritual do clone seria comandada por outra alma, designada para aquela “duplicata” de carne e osso e poderia ter um comportamento totalmente contrário ao do seu “original”. Assim sendo, a alma é completamente individual e, desculpem o neologismo, inclonável.

Portanto, para que um robô pudesse pensar como um homem, a ciência teria que primeiro desvendar o impenetrável, o impalpável, ou seja, achar o “mapa” da suprema consciência do ser e isto ainda é uma outra história...

*UM BLOG SÓ COM MÚSICA AO VIVO! - Voltando a inovar em nossa cidade, o cantor e compositor Sandro Penelú acaba de lançar na Internet um blog cem por cento música ao vivo, com suas próprias interpretações. O endereço é: www.sandropenelu.musicblog.com.br – um blog com diversas interpretações feitas por Penelú ao longo dos palcos em Feira de Santana. Acesse, confira e divulgue para os amigos!

*O CAPITALISMO E A GANÂNCIA ESTÃO DESTRUINDO O PLANETA – A natureza vem mostrando as suas “garras”, como a nos dizer que ela já não suporta mais tanta agressão, tanta usura e tantos maus tratos... Terremotos, enchentes, chuvas inesperadas e intensas, etc, tudo conspira contra os próprios seres humanos que, cegos e insensíveis, seguem pensando apenas na grana maldita e esquecendo que um dia os nossos netos precisarão de um mundo para viver...

ARQUIVO CANETA AFIADA 279

*DEU NO RÁDIO – Na semana passada, dando um boletim, direto do HGCA, um repórter de rádio falou: “Deu entrada neste PS dois cadáveres já sem vida”. (Sem comentários...)

*DEU NO RÁDIO II – Na última segunda-feira, um repórter dava as últimas do setor hospitalar, quando começou a mandar abraços para todo mundo. O âncora o interrompeu e disse: “Fulano, é melhor você se calar, pra não se embananar”. O repórter realmente se calou e o âncora seguiu com o programa. Depois de algum tempo, chamou de novo o repórter e o silêncio do mesmo foi a resposta... (Olha, sinceramente, o mínimo de ética profissional é o que se pede na função de comunicador. Que sirva de lição)

*E-MAIL DO LEITOR – “Grande Sandro, de quem eu tive a honra de ser aluno. Queria agradecer pelas belas aulas de Literatura, Redação, Português e, principalmente, aulas sobre a vida, mostrando os caminhos certos, dando sua grande parcela de contribuição para minha formação educacional e uma formação ainda mais evidente em mim, que foi a formação espiritual. Um forte abraço Sandro. Que Deus te ilumine e que você possa estar sempre fazendo esse trabalho. Acredite que eu já estou sentindo falta daquelas aulas no 3º 02... Um forte abraço e fique com Deus”. (Genildo)

*E-MAIL DO LEITOR II – “Brother, a inteligência artificial já uma realidade palpável. Cientistas já conseguiram criar neurônios em laboratório e o que é pior, eles se reproduzem. Aquele velho temor nosso de que a máquina algum dia venha a substituir o ser humano está batendo à nossa porta, causando-nos pesadelos. Sobre os clones, você está certíssimo. Pode-se duplicar um ser humano, mas ele terá identidade própria e será regido por uma alma que não é a do ser clonado. Um abraço!” (Cristovam Aguiar)

*E-MAIL DO LEITOR III – “Penelú, sobre o assunto "O capitalismo e a ganância estão destruindo o planeta", tenho cá minhas dúvidas. Por exemplo: havia algum ser humano capaz de destruir o planeta quando os dinossauros foram dizimados? Ou a natureza tem os seus ciclos independentemente da atuação do ser humano? Se o argumento que apresento for razoável, como ficam os ecologistas? E quem se interessaria por apresentar argumentos contra o progresso? Ou seja: deixando tudo do jeito que está, rico continua rico e pobre não sai da lama. Enquanto eles, os ricos, continuariam nadando de "braçada" e a gente conservando matas, rios e cumprindo mais uma vez as ordens deles. Tenho muito medo daqueles que usam do fatalismo um dos meios mais eficientes de dominação”. (Mauro Serra)

*ACESSE! Quer ouvir música ao vivo com Sandro Penelú? Então é só acessar: www.sandropenelu.musicblog.com.br

*O FLU É O FLU E FIM DE PAPO – A cidade conta com três times na primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Dos três, apenas o Fluminense nos inspira alguma confiança de que pode chegar lá. Os outros, Bahia e Feirense, sequer conseguem levar um grande público para os seus jogos. Enfim, o Flu é o Flu!

ARQUIVO CANETA AFIADA 280

*O QUE FALTA É EDUCAÇÃO! – A maioria dos acidentes (tanto nas ruas como nas rodovias) tem como causa principal uma coisa básica no ser humano – e que vem de berço – “A educação”.

*POR FALAR EM EDUCAÇÃO... – Esta semana, uma senhora estava com uma criança no ponto de ônibus e o menino jogou um papel de doce no chão. Ela o repreendeu, dizendo que ali não. Deu alguns passos, apanhou o papel e o colocou (com todo capricho) no cantinho do meio-fio. Ou seja, tentou consertar um erro com outro da mesma envergadura...

*E O BAHIA, HEIN? – Coitado do esquadrão de “aço”. Foi buscar ajuda logo com o Capeta... E ainda tem gente falando em Vampeta (mistura de vampiro com capeta). Cruz credo!!!

*FAZEM O QUE QUEREM COM OS BRASILEIROS – Vejam as exigências absurdas que a cantora Beyoncé fez para cantar no Brasil: (Sem comentários...)
-O camarim deverá ser todo branco e a temperatura interna precisa estar sempre em torno dos 25º C. A área será dividida em três partes: uma sala de recepção, um quarto chamado área da vaidade e um banheiro.
-A iluminação do local precisará ser indireta, com abajures de mesa e de pé. Apenas a área onde a cantora arrumará o cabelo e fará a maquiagem terá luzes que irão reproduzir a iluminação do palco.
-O camarim também deverá ter uma mesa de café, quatro plantas grandes e arranjos de flores brancas - sem pólen - DVD, TV, som ambiente, um espelho de parede inteira, liquidificador e purificador de ar.
- Água Perrier normal e gelada, refrigerantes diet, água gaseificada com sabor (só não pode ser o de limão), achocolatados light, martini, sucos variados, aloe vera, temperos, ketchup, mostarda, pimenta, azeites, maionese, pães diversos, chás, iogurtes, snacks e adoçantes em seu camarim. Todos os itens deverão ser servidos em louça chinesa e talheres de prata!
-O banheiro do camarim precisará ser claro, iluminado, ter tapetes de algodão, oferecer opção de água quente e fria, e quatro toalhas brancas de boa qualidade (duas de rosto e duas de banho).
“Sinceramente, não dá para publicar o que está na minha mente...”

*E-MAIL DO LEITOR - “Olá, Sandro! Ciência X Religião - Quem está certo? Sou cético. Enquanto as teorias não forem bem provadas, por A + B, para mim não passam de teorias. Evito discutir religião com amigos. Mas, quando manifesto minhas ideias sou sempre considerado como herege. No último "Fantástico", foi apresentada uma teoria de como teria surgido a água no planeta Terra. Segundo a reportagem, cometas carregados com o líquido teriam se chocado contra o nosso globo, dando origem aos oceanos. Na segunda-feira seguinte, não vi ninguém manifestar contrariedade. Para quem leu a Bíblia, a reportagem está dizendo claramente que tudo que está escrito naquele livro é mentira. A questão é a seguinte: como pode um ser "pensante" acreditar na Bíblia? Como pode um cientista acreditar em Deus? Um grande abraço”. (G. Silveira)

*ACESSE E OUÇA – Se você gosta de música ao vivo, o endereço é: www.sandropenelu.musicblog.com.br

ARQUIVO CANETA AFIADA 281

*ÔPA! ACERTEI O TEMA! – Haja telefonemas e e-mails de alunos, informando-me que se deram muito bem na redação deste ano, na UEFS, cujo tema foi debatido e explorado em sala de aula, no finalzinho do ano. Estou feliz e torcendo por eles. Vamos lá, galera!

*O RIO CORRE PRO MAR – Uma famosa cantora baiana acaba de anunciar uma parceria milionária entre a mesma e uma empresa de aviação. Pelo contrato, a empresa bancará gravação de um monte de coisa (nem precisa citar) e outros babados mais. É como diz o amigo LN: “O de cima sobe e o de baixo desce...”

*SE FOSSE POR PONTOS CORRIDOS... - Assim seria a classificação do Campeonato Baiano de Futebol, caso a disputa fosse por pontos corridos:
1º - Vitória
2º- V. da Conquista
3º - Bahia de Feira
4º - Fluminense
Como deu pra perceber, o ex-tricolor de aço nem constaria entre os quatro primeiros!

*E-MAIL DO LEITOR – “Axé, Sandro! Nosso amigo, que diz não acreditar em Deus, parece aquele político importante do Brasil que disse "Se Jesus fosse político no Brasil, faria acordo até com Judas". Ou seja, são pessoas vazias. Se com Deus está difícil, imagine sem Ele! Prefiro continuar segurando nas mãos do Verdadeiro Deus, que criou a ciência e até os incrédulos”. (Atenciosamente,
Prof. João Bosco.)

A ORIGEM DO MEDO DA PERDA - Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiram evidências diretas do porquê de não gostarmos da ideia de perder dinheiro ou outra coisa (ou pessoas). Os dois pacientes tinham lesões nas amídalas cerebelosas, um grupo de neurônios importante para o controle emotivo e para a tomada de decisões, que foram importantes para o estudo de um fenômeno chamado "aversão à perda". Pessoas com aversão à perda tendem a evitar decisões que causem qualquer tipo de perda, mesmo quando acompanhada de um ganho igual ou maior.

*NOSSOS “ANCESTRAIS” TINHAM CÉREBROS MINÚSCULOS - Pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos afirmam que os ancestrais do homem moderno tinham um cérebro minúsculo e usavam mais o olfato do que a visão. O estudo foi feito a partir de um modelo virtual do cérebro de um primata que viveu há cerca de 54 milhões de anos. Os cientistas fizeram mais mil imagens de alta resolução de cortes de um crânio fossilizado encontrado nos EUA, que foram combinadas para a produção de um modelo tridimensional de como teria sido o cérebro. O fóssil pertence a uma espécie primitiva de pequenos primatas que viveu entre a extinção dos dinossauros e o surgimento dos primeiros ancestrais conhecidos dos primatas modernos. A formação de um cérebro complexo foi um processo que levou dezenas de milhões de ano. (Aí eu pergunto: Será que teremos um cérebro ainda maior ao longo dos próximos milênios? Quem viver, verá...

*MÚSICA AO VIVO – A um clique do seu mouse, você pode ouvir voz e violão com Sandro Penelú. É só acessar: www.sandropenelu.musicblog.com.br

ARQUIVO CANETA AFIADA 282

ATÉ QUANDO A BAIXARIA? – Não há mais esperanças de que a qualidade retorne às músicas que animam o nosso carnaval e micaretas. O lema da maioria dos compositores é: baixaria e mais baixaria. Quanto mais a letra tiver desrespeito e porcaria melhor para o grupo que a está cantando. Que vergonha! É de se lamentar que a terra que um dia contemplou em cima de um trio elétrico verdadeiros artistas, cantando músicas com mensagens e de qualidade, hoje assista impassível a um desfile de porcarias batizadas de música. Vergonhoso sob todos os aspectos e digno do desprezo por parte daqueles que possuem um mínimo de cultura...

*DEU NO RÁDIO – Num programa da tarde, um radialista (que também é comentarista) começou a dar a sua opinião acerca de um determinado assunto desta maneira: “Partindo-se desta premícia...” (Cá, cá, cá, cá! Sem comentários)

*DEU NA TV – Esta aconteceu durante a transmissão das Olimpíadas de Inverno, no Canadá. O apresentador anunciou assim a próxima competição: “Agora, vamos acompanhar o triátlon feminino para mulheres.” (Cá, cá, cá, cá! Já imaginaram triátlon feminino para homens?)

*FILHOS DO NADA – Com as dificuldades que a vida impõe aos seres humanos para a sobrevivência, muitos pais e mães não encontram tempo suficiente para dar uma plena educação aos seus filhos. Transferem esta tarefa para as companhias adquiridas na rua, pelas crianças. Não há acompanhamento das tarefas escolares pelos pais. Se a criança perde de ano, tanto faz. Os pais acabam negligenciando o que há de mais sagrado na educação de um filho: a presença atuante e marcante. E os números não mentem: violência, desemprego, falta de cultura, dentre outras mazelas na sociedade.

*VOCÊ SABE QUANTO CUSTA (PARA NÓS) UM DEPUTADO FEDERAL? – Pois é, amigo, enquanto um professor (que ralou anos numa universidade, fez especialização, mestrado, etc) ganha uma miséria, veja quanto pagamos por mês a um deputado federal:
R$ 60.000,00 de verba para gabinete, R$ 18.000,00 de passagens aéreas, R$ 16.512,00 de salário, R$ 15.000,00 de verba indenizatória, R$ 4.268,00 para correio e telefone e R$ 3.000,00 de auxílio moradia, o que atinge a bagatela de R$ 117,6 mil! E aí eu lhe pergunto: Dá para o Brasil chegar a algum lugar, com mais de 500 pessoas recebendo mensalmente esta soma, dos cofres públicos?

* E AQUI EM FEIRA? – Quanto custa para os nossos bolsos um vereador?

*SÓ MAIS UMA PERGUNTINHA... – Por que Feira de Santana manda tantos policiais para trabalhar no Carnaval, em Salvador?

*QUEM DIRIA, HEIN?! – A coisa está tão difícil, que tem faculdade por aí dando semestre gratuito! Quem foi Naninha, hein?!!!

*MUITA FAMA ÀS VEZES COMPLICA – Alguém aí poderia me informar por onde anda Sandy e Junior, após a separação da dupla? Sabe-se que Sandy só pensa, agora, em curtir a lua de mel e que Junior está com um novo trabalho. Mas, algum de vocês já ouviu esse novo trabalho?

ARQUIVO CANETA AFIADA 283

E-MAIL DO LEITOR - “Penelu, a baixaria e o lixo musical da atualidade que você, eu e
as pessoas de bom senso condenam, têm tido apoio de grande parte da
mídia baiana e são aceitos pelas mulheres que têm sido "homenageadas"
pelos autores e cantores, que fazem questão de chamá-las de
cachorras, entre outros adjetivos”. (Helio Castro Penedo)

*DEU NO RÁDIO - Em um programa de rádio, o repórter anunciou para o ancora que tinha um furo de reportagem e que iria divulgar
naquele momento uma noticia até antão "indivulgada". (Cá, cá, cá, cá!)

*E-MAIL DO LEITOR II - “Sandro, não é um deputado federal que ganha muito, somos nós que ganhamos pouco. Explico: Um deputado federal honesto sempre tem dificuldade na reeleição. A verba que fica com o deputado honesto, conforme diz, não passa dos R$ 16.512,00. E ainda sofre descontos (INSS, Imposto de Renda, etc). Acredite no político e na política! Tem muita gente honesta no meio. A maioria é honesta. Ah! Não sou filiado a Partido algum”. (Mauro Serra)

*PALAVRAS QUE ME DEIXARAM PENSATIVO - Um leitor desta coluna fez-me a seguinte colocação: “Sandro, que graça tem ficar ouvindo o Carnaval no rádio? Enquanto os radialistas estão lá no circuito da festa brincando e narrando o que ocorre, você fica a quilômetros tentando imaginar o que realmente está ocorrendo”. E eu fiquei pensando no que ele me falou...

*QUE MALDADE – O amigo Marcos Pérsico mandou-me algumas frases sobre o casamento e eu divulgo algumas aqui:
- “Depois do casamento, marido e mulher se tornam as duas faces de uma mesma moeda: um não pode ver o outro, mas continuam juntos”. (Sacha Guitry)

- “Se você tiver uma boa esposa, você será feliz. Se ela for uma má esposa, você se torna um filósofo”. (Sócrates)

- “Eu não tive sorte com minhas duas esposas. A primeira me deixou e a segunda não”. (James Holt McGavra)

- “Dois segredos para manter seu casamento perfeito:
1. Sempre que estiver errado, admita.
2. Sempre que estiver certo, cale a boca”. (Patrick Murray).

- “A maneira mais fácil de sempre se lembrar do aniversário de sua esposa é esquecê-lo uma vez”. (Nash)

- “Sabe o que eu fazia antes de me casar? O que eu queria”. (Anônimo)

- “Um homem colocou um anúncio nos classificados: "Procura-se uma esposa". No dia seguinte, ele recebeu centenas de cartas. Todas elas diziam a mesma coisa: "Fique com a minha". (Anônimo) (Cá, cá, cá, cá!)

- “Um cara, todo orgulhoso disse: "Minha esposa é um anjo". Um segundo cara respondeu: "Sorte sua, a minha ainda está viva". (Anônimo) (Cá, cá, cá, cá!)

*”UMA MP3 PRA VOCÊ” - Buscando sempre inovações e iniciativas, o cantor e compositor Sandro Penelú acaba de lançar o projeto “MP3 para o seu celular e afins”, enviando (por e-mail) uma música ao vivo, em arquivo MP3, interpretada por ele mesmo. O projeto já contempla mais de 600 pessoas, que recebem a cada três ou quatro dias uma MP3 de Sandro Penelú. Se você quiser fazer parte do “clube”, basta enviar um e-mail para (sandropenelu@gmail.com) e solicitar a sua MP3.

ARQUIVO CANETA AFIADA 284

*A TERRA ESTÁ RECLAMENDO – Será que já paramos para refletir acerca das reações do planeta Terra, acometido da irresponsabilidade e de todo o tipo de violência por parte dos seres humanos? É só observarmos ao nosso redor as catástrofes que se sucedem, pondo fim a milhares e milhares de vidas. Agora, a “pedra da vez” é o terremoto que aconteceu no Chile. Antes, o do Haiti... Em todas as partes do mundo, o planeta se contorce como um doente terminal, num leito de uma UTI. E nós, seres humanos, não nos damos conta e quando essa consciência vier, provavelmente já será tarde demais, pois o “cliente” já terá dado seu último suspiro...

*CÁ, CÁ, CÁ, CÁ! – Esta eu já vou rindo antecipadamente. Um amigo me encontrou na rua e disse: “Sandro! Saca esta! Por um oleoduto, passa óleo. Por um aqueduto, passa água. Por um gasoduto, passa gás. E por um viaduto?” (Cá, cá, cá, cá)

*SERÁ VERDADE? – Acompanhei de perto a manifestação dos trabalhadores rurais, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal e em determinado momento, cantaram uma quadrinha que dizia que nenhum vereador vai ao campo ver a situação deles. Será mesmo? E as promessas de campanha? Com a palavra os vereadores...

*PARA COM ISSO! – Na Avenida Adenil Falcão, depois que a Prefeitura fez o asfaltamento e tudo o mais, as tampas dos esgotos estão rodeadas de buracos. Logo logo, esses buracos irão aumentar de tamanho e aí bye bye pro belo serviço e haja grana pública para consertar.

*POR FALAR EM GRANA PÚBLICA... – Eu questionei na edição passada e ninguém se manifestou. Então, volto a perguntar: quanto custa, por mês, para os nossos bolsos, um vereador, aqui em Feira de Santana?

*ASSIM, ATÉ EU – Na transmissão do jogo entre Brasil e Irlanda, mesmo com a imagem parada, mostrando que Robinho estava impedido, um comentarista de arbitragem disse: “Prefiro esperar o tira-teima para dar a minha opinião.” (Sem comentários)

*E-MAIL DO LEITOR – “Oi, Sandro! Leio todas as suas colunas no Folha do Estado e dou altas risadas... Continue sempre assim realista, crítico e coerente! Um super beijo!” (Izadora Prado)

*DEU NO RÁDIO – Num programa pela manhã, o âncora pediu ao seu colega de estúdio: “Diga a fulano que ele já pode dar o furo dele”. (Cá, cá, cá, cá, cá, cá!)

*SE PARA UM HOMEM JÁ É FEIO, IMAGINE NUMA MULHER... – A cena é comum: duas ou três adolescentes conversam num tom e num linguajar característico do homem. Falam gírias pesadas, xingam e até agem como homens. É deprimente, feio e vergonhoso e mostra o quanto muitas mulheres estão perdendo de suas características femininas. É lamentável!

*CLASSIFICAÇÃO POR PONTOS CORRIDOS – Veja como estaria o “G 4” do nosso campeonato, caso a disputa fosse por pontos corridos:
1- Vitória (25 pontos)
2- Bahia (21 pontos) Saldo de 8 gols
3- Vitória da Conquista (21 pontos) Saldo de 7 gols
4- Atlético (17 pontos) Com 5 vitórias

ARQUIVO CANETA AFIADA 285

“A vendinha da esquina”

Seu Raimundo é apenas mais um micro comerciante que montou, ao lado da sua casa, uma pequena mercearia, onde pôs de tudo um pouco. Ali, ele vai vendo quotidianamente a chegada dos vizinhos com seus carrões chiques, que nos finais de semana, ou de mês em mês, chegam com o bagageiro empanturrado de provisões embaladas em sacos que parecem não acabar mais.
Vez por outra, os filhos dessa burguesia compram na sua vendinha chicletes ou balas, sempre pechinchando e chorando por uma a mais.
Os filhos de Seu Mundinho, como é conhecido no bairro, quase sempre vão a pé para a escola. O dinheiro é curto, a aposentadoria mal dá para comprar o pão de cada dia. Os garotões da vizinhança passam por eles, muitos dirigindo seus próprios carros, som ligado no último volume – quase um mini trio elétrico – sem ao menos lhes dedicar um aceno sequer.
Contudo, há um momento em que a burguesia corre aflita para o socorro do velho Mundinho... É quando falta o açúcar, a farinha, o café. Aí as empregadas, por ordem de suas patroas, correm até a sua modesta mercearia, munidas de um bilhetinho no qual se pode ler: “Seu Raimundo, por favor, despache um quilo de açúcar que depois eu pago”.
Seu Raimundo já está acostumado com o mundo. Já viveu o suficiente para entender muita coisa; para entender que aquele débito levará muito tempo para ser quitado, afinal quem tem dinheiro tem coisas mais importantes para fazer. Não vai se preocupar em pagar uma pequena conta na vendinha da esquina.
Se Seu Raimundo tem ou não dinheiro para repor o seu pequeno estoque, isso é problema exclusivamente dele. Ele que se vire e dê um jeito. E assim, com esse pensamento inconsciente, os vizinhos de Seu Mundinho continuam a circular com seus caros carros, os filhos do pequeno comerciante continuam indo a pé para a escola, as empregadas continuam a trazer os bilhetinhos de suas patroas e a vida – a incógnita vida – continua a mesma...

*E-MAIL DO LEITOR – “Sandro, Eu também gostaria de saber quanto custa mensalmente um vereador em nossa cidade. É incrível... O patrão, que somos nós, não sabe, nem tem acesso à tais informações.” (Zé Carneiro)

*E-MAIL DO LEITOR II – “Meu caro Sandro, com tantos problemas no meio ambiente, não é uma contradição o governo fazer tanta propaganda do pré-sal, para retirar ainda mais petróleo para poluir o planeta? Por que esse dinheiro todo não é investido em educação, para desenvolvermos mais energias alternativas?” (Professor João Bosco)

*E-MAIL DO LEITOR III – “Penelú, as grandes potências bélicas mundiais podem colocar seus arsenais de molho. A guerra agora é por conta da natureza e o homem, com certeza, vai sair perdendo... Quem mandou chamar Ronaldinho de fenômeno? fenômeno só ela, a natureza, provoca...” (Seu amigo Asa Filho)

ARQUIVO CANETA AFIADA 286

Saiba mais sobre o crack

Vasculhando a Internet, encontrei no site www.votebrasil.com a coluna do jornalista Segadas Vianna, com perguntas e respostas interessantes acerca de uma das drogas mais potentes do momento: o crack:

“Como o crack age no organismo?
A fumaça do crack é levada diretamente aos alvéolos dos pulmões e ali é imediatamente absorvida e levada ao cérebro em questão de segundos causando efeito imediato no usuário.
Em quanto tempo de uso do crack o usuário se torna dependente da droga?
Geralmente após a segunda vez.
Por que o usuário de crack, após usar a primeira dose, tem uma compulsão despertada imediatamente para prosseguir no consumo?
O crack causa um desejo mental incontrolável de prosseguimento no consumo, após ser consumida a primeira dose da droga pelo usuário. Há uma nublação do pensamento que se volta unicamente para a obtenção da próxima dose.
Por quanto tempo um dependente de crack tem de ficar internado?
Os períodos variam entre 120 dias e um ano. Qualquer internação com um prazo menor que este certamente está fadada ao fracasso.
Como posso identificar se um familiar ou amigo está usando crack?
O primeiro sintoma do uso do crack é o desleixo pessoal. Depois vem o abandono das responsabilidades e o furto de objetos ou dinheiro em casa. O emagrecimento rápido e profundo também é logo visível. O que pode também demonstrar o uso do crack são as pontas dos dedos indicador e polegar com bolhas ou marcas de queimadura causadas pela chama de combustão (isqueiro ou fósforo) do crack.
É possível a recuperação de um dependente de crack?
É sim. Apesar de muito difícil, de requerer internação, vontade própria do dependente, forte apoio familiar, tratamento psiquiátrico e psicológico, e principalmente, manter sempre o ânimo e a fé na recuperação mesmo que haja recaídas durante o processo.”

*PEQUENAS INDAGAÇÕES – Se eu deixo um filho meu promover todo tipo desordem num determinado logradouro público, que tipo de cidadão eu espero que ele seja quando crescer?

*MAIS UMA... – Se eu levo meu filho para um restaurante e permito que ele perturbe o ambiente, que tipo de cidadão eu contemplarei amanhã?

*OUTRA... – Se eu ponho minha namorada na garupa da moto, acelero e coloco uma roda, qual o grau de minha responsabilidade para com a vida dela e a minha?

*E TEM MAIS UMA... – Se eu discuto com uma professora pelo fato de o meu filho ter sido reprovado numa prova, que tipo de futuro estaria eu construindo para ele?

*DEU NO RÁDIO – Domingo passado, um repórter entrevistava o presidente de uma associação de feirantes em nossa cidade e já começou nestes termos: “Sr. Fulano, quantos feirenses o senhor tem cadastrados aqui na feirinha?” (Sem comentários...)

*CRIADO UM NOVO VERBO (TEM DADO NO RÁDIO) – Um radialista em nossa cidade insiste em falar: “Feichar”. É só ficar ligado num programa do horário da tarde...

ARQUIVO CANETA AFIADA 287

*E-MAIL DO LEITOR – “Oi, Sandro, tudo bem? O homem tanto subestimou a Natureza, que ela resolveu se rebelar... Recebi um e-mail de uma amiga bióloga que resolveu mergulhar na praia do Farol da Barra e o que eles viram foi estarrecedor: uma quantidade enorme de latas de cerveja é jogada na areia que por sua vez são "engolidas" pelas ondas que as levam para o fundo do mar... Pense, meu amigo, o que isso significa!... Me parece que tudo isso é tão somente falta de educação das pessoas que não têm a mínima consciência ecológica. Pra frente Brazil (com z mesmo)! Beijos”. (Beth Nascimento)

*A VIDA É UM LIVRO ABERTO – Esta semana, estava numa fila para pagar uma mercadoria numa loja, quando o sistema caiu e todos ficaram estressados. De repente, foi chegando ao nosso lado uma mãe conduzindo o seu filho que se encontrava numa cadeira de rodas. A criança, de seus seis ou sete anos de idade, tinha dificuldades para falar e tinha as pernas completamente paralisadas. Aquele quadro foi o suficiente para desarmar a todos os presentes. A emoção foi inevitável. Lembrei de meu filho, sadio, correndo, pulando, gritando... O que é a vida, hein!? Quantas vezes estamos reclamando e nos enraivando sem motivo algum. Tente se colocar no lugar daquela mãe. E, se for mais corajoso, tente se pôr no lugar daquela criança. Verá o quanto choramos de barriga cheia...

*A QUEM REALMENTE INTERESSA O BBB? – É inexplicável ficar torcendo para que uma pessoa completamente estranha para você ganhe a bolada do BBB. E é extremamente sem inteligência gastar o seu dinheiro fazendo ligações para o chamado “paredão”. O BBB só interessa de verdade àqueles que lá estão, aos seus familiares e amigos bastante íntimos. Os outros nada têm a ver com a história...

*E AINDA SÃO CHAMADOS DE HERÓIS – Será que os que estão ali dentro da casa do BBB são realmente heróis? Heróis do quê? Quantas vidas eles salvaram? Que bem estão trazendo para a sociedade? (Sem comentários...)

*CULTURA DO NADA – Uma cena comum hoje em dia aconteceu dentro de um, transporte coletivo, aqui em Feira: um adolescente tirou a camisa, mostrando o que ele acha ser a coisa mais linda do mundo, colocou um boné virado e baixou bem a calça, aparecendo tudo que tem direito. Ligou o seu tocador de mp3 e começou a cantar e a dançar os hits de pagode do momento. (Dá pra comentar alguma coisa?)

*SEM DESCANSO – Vejo constantemente uma bisavó levando a sua bisneta para a escola, atravessando ruas movimentadas, tomando sol quente na cabeça, etc. E eu fico me perguntando: onde estarão os pais daquela criança? Estariam trabalhando? Estariam separados e deixaram a menina aos cuidados justamente da bisavó? Estariam mortos? Seja qual for a resposta, aquela senhora não deveria estar com essa responsabilidade. Na sua idade, deveria era estar gozando do descanso merecido, após tanta labuta pela vida. Porém, enquanto houver filhos e netos que só pensam em si, essa cena continuará se repetindo.

*QUER OUVIR MÚSICA AO VIVO? – É só acessar: www.sandropenelu.musicblog.com.br

ARQUIVO CANETA AFIADA 288

*QUEM DIRIA... – As mulheres estão no volante e os homens guiando bicicletas. Sem comentários...

*DE QUEM É A CULPA? – Quando chove, Feira vira uma enorme piscina. A pergunta é: Quem é o responsável pela resolução do problema? A Prefeitura? Os vereadores? A empresa que fez os esgotos? A Natureza? Deus?

*CRIANÇAS VELHAS – Inúmeras crianças apresentam comportamento muito mais agressivo que certos delinquentes. Se os pais não “puxarem a corda”, nem precisa dizer o que serão no futuro.

*CRÍTICAS AO BBB GERAM POLÊMICA – Depois que fiz alguns comentários acerca da qualidade do conteúdo do BBB, choveu e-mails na minha caixa. Aí estão eles:

“Me desculpe, Sandro, mas vou discordar de suas críticas ao BBB. Pra começar, não pense que minha critica pretende defender o BBB como algo que traga crescimento social ou cultural. Concordo que é uma diversão popularesca de gosto muito duvidoso. Entretanto, devemos compreender e entender que o BBB é um negócio. Ele pretende ser apenas o que é: diversão popular e que gera faturamento para seus promotores, patrocinadores e anunciantes. E, para encerrar, se o BBB é o que é, é porque existe audiência. E, na mídia, audiência faz o preço. Saudações”. (Wagner Damas)

“Meu caro Sandro, você está certo quando esculhamba o BBB. Esse programa não soma nada em nada. Há muito tempo, deixei de ver. Parabéns pela coluna”. (Selma Dias)

“Sandro, o BBB até que foi interessante nos primeiros programas. Depois, a baixaria, a falta de atrativos culturais jogaram o BBB pra onde ele merece, ou seja, pra lama. Abraços”. (Professor Carlos)

“Penelú, o BBB já devia ter acabado, faz tempo. É um programa sem graça, sem sal e sem açúcar. Estou com você nos seus comentários. Existem coisas muito mais interessantes pra se fazer naquele horário”. (Refesson Santana)

*QUEM TEM 20 HORAS NÃO PRECISA COMER? – Esta é a pergunta que os professores do Estado estão fazendo ao governo, com relação ao pagamento do auxílio refeição. O benefício só é concedido a quem tem 40 horas (e na mesma escola). Socorro, senhores deputados! Vamos acabar com mais esta vergonha!

*UM BOM EXEMPLO – Vocês se lembram do escândalo com relação às latinhas de cerveja no fundo do mar, no Farol da Barra, em Salvador? Uma grande cervejaria resolveu recolher essas latinhas para reciclá-las. Tomara que a moda pegue...

*É MUITA FALTA DE RESPEITO – Será que nunca vai haver um homem que crie uma lei para obrigar os bancos a abrirem às oito horas? Por que, afinal, um banco tem que abrir às dez horas? Qual a justificativa? Até quando estaremos perdendo o dia inteiro para resolver um assunto qualquer no banco?

*FALA SÉRIO! – Um amigo meu voltou recentemente dos Estados Unidos e, ao lhe perguntar sobre a vida nos EUA, ele me respondeu: “Só não gostei de um tal de Wel”. Perguntei-lhe quem era esse Wel e ele disse: “Toda cidade que a gente chegava, tava lá escrito numa placa: WELCOME. (Cá, cá, cá, cá, cá!)

*QUER OUVIR MÚSICA AO VIVO? – É só acessar: www.sandropenelu.musicblog.com.br

ARQUIVO CANETA AFIADA 290

*ESTOU ESPERANDO AS EXPLICAÇÕES... – As fortes chuvas em Salvador provocaram deslizamentos diversos e um deles apanhou em cheio duas crianças (2 e 6 anos) que dormiam e acabaram sendo soterradas. Peço aos entendidos das religiões que me expliquem o que fizeram aquelas crianças para merecerem uma morte tão trágica! Se só temos uma vida, por que tantos estão aí vivendo e elas partiram logo na infância e de uma maneira extremamente violenta? Aguardo as explicações...

*HAJA DEMOCRACIA! – O nosso processo eleitoral é uma jóia da democracia. Pra início de conversa, somos obrigados a votar. Isto é que é liberdade democrática!

*ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA CULTURAL – Um amigo me disse que a Câmara Municipal de Feira acaba de vetar a criação da “Cordelteca”, nas bibliotecas municipais. Se isto for verdade, a Câmara acaba de assinar o seu próprio atestado de incompetência cultural...

*E-MAIL DO LEITOR – “Sandro, um banco não é uma instituição isolada e local, depende de diversos procedimentos internos que são realizados antes de a agência ser aberta ao publico. Caso a agencia abra às oito, o expediente teria que ser iniciado as seis ou antes disso. Da mesma forma, depois que o banco fecha para o publico, os funcionários tem que realizar tarefas internas de fechamento do movimento do dia”. (Wagner Damas)

*MAIS UM E-MAIL – “Penelú, o Governador da Bahia esteve em Feira para entregar novas viaturas e motos, coletes, armas e munição, para reforçar a segurança em nossa cidade. Ocorre que, ao invés de indagar o Comandante Geral da PM sobre este ato de extrema importância para a nossa cidade, um radialista quis saber o que o mesmo pensava de uma ex-policial que deixou a corporação para ser BBB. Me faça uma garapa...” (Helio Castro Penedo)

*CALCINHA COM ALARME – Um empresário dos EUA inventou uma calcinha contra o assédio sexual no trabalho. A peça é equipada com um sistema que emite um som agudo e alto quando a pessoa é tocada em certas partes do corpo por outras mãos que não sejam as suas. Se a moda pega...

*DEU NO RÁDIO – Aproveitando a descontração do período de Micareta, um radialista comentou assim a chamada comercial de um novo parceiro do ramo de restaurante a quilo: “Pois é, quando terminar o programa eu vou lá comer a quilo...” (Cá, cá, cá, cá!)

*DEU NO RÁDIO II – Recentemente, um âncora de um programa da tarde falou assim sobre um assunto polêmico: “ Um assunto puxa o outro. Claro que o assunto que eu vou tratar aqui não tem nada a ver com o que estamos conversando...” (Sem comentários)

*DEU NO RÁDIO III – Entrevistando uma certa autoridade do nosso município, que falava sobre a implantação sem sucesso do toque de acolher na cidade, o repórter finalizou assim: “Em tão, é mais uma lei inóquia”. (Cá, cá, cá, cá! Já imaginaram quando vier a lei isansung, ilg, imotorola?... (Cá, cá, cá, cá!)

ARQUIVO CANETA AFIADA 291

*SHOW “CANTOS FEIRENSES” – Acontece no próximo dia 19, uma quarta-feira, no Teatro de Arena do Cuca, a partir das 20 horas, o show “Cantos feirenses”, com Celiah Zaiin, Asa Filho, Cesinha dos Olhos D’água e Sandro Penelú. Será gravado um CD totalmente feirense, com 12 músicas que só enaltecem a nossa cidade. Esse cd será doado juntamente com os direitos autorais para as bibliotecas, escolas públicas e emissoras de rádio. O projeto é mais uma realização do Núcleo de Cultura Popular do Cuca, sob a coordenação de Suzane Caribé e a produção de Celiah Zaiin. A entrada é franca.

*ALGUÉM SE ARRISCOU A RESPONDER – “Ora, Penelú, tudo o que acontece não é por vontade Dele? Então, no caso das criancinhas, o que aconteceu é que Deus... é que... pronto! Achei. É o diabo o culpado de tudo de errado que acontece no mundo, ou não é? É isso mesmo: é que o diabo é tão poderoso quanto Deus. Ou será que fomos os "criadores" dos dois, para explicar o inexplicável e subjugar a todos e acoitar de acordo com as nossas conveniências os crédulos, o que, diga-se de passagem, é muita pouca coisa. Ou não?” (S.A.M.)

*NUNCA UM TIME LEVOU TANTO GOL E FOI TÃO FELIZ – O Vitória perdeu para o Bahia, na decisão do Campeonato Baiano, e terminou comemorando o título. Em seguida, levou três gols do Vasco e festejou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Saborosas derrotas...

*EU SÓ QUERIA ENTENDER – O que será que se passa na cabeça de um cidadão que acelera uma moto até atingir uma velocidade de 100 K/h, em plena Getúlio Vargas, e em seguida, empina a motocicleta, ficando apenas na roda traseira. Seria para se aparecer? Seria excesso de adrenalina? Seria falta de prudência? Seria falta de inteligência?

*”QUEM CONTA FAZ DE CONTA” - A Cabriola Cia. de Teatro volta a Feira de Santana para abrir a temporada do mês de maio do “Domingo tem teatro”, apresentando seu novo espetáculo, “Quem conta faz de conta”, com estreia neste domingo, dia das mães, às 10h30min, no teatro do Cuca. O espetáculo é uma adaptação de clássicos da literatura infanto-juvenil. A trilha sonora original, executada, cantada e dançada pelos atores, ao vivo foi composta por Heraldo Souza. A estética da montagem busca no universo da cultura popular os elementos para a sua estruturação. O projeto tem o objetivo de popularizar o teatro para a infância e juventude e há seis anos estimula a formação de plateia através da venda de ingressos a preços populares.

*”OUTROS BAIANOS” FORAM O DESTAQUE NA MICARETA - Formado pelos cantores Janno, Tanny Brasil e Marrieth, com participação especial de Sandro Penelú, o grupo “Outros Baianos” arrancou aplausos emocionados nos camarotes, no percurso Maneca Ferreira, nesta Micareta 2010. Para todos que presenciaram a passagem na Micareta, o repertório foi impecável, com interpretações seguras e cheias de carisma e competência por parte dos músicos que integraram o grupo na Avenida da alegria. Agora, eles se preparam para se apresentar em Salvador, em local e data ainda a serem confirmados pela produção. Parabéns a este novo grupo que surge de Feira de Santana para a música na Bahia e no Brasil.

ARQUIVO CANETA AFIADA 291

*TENTE RESPONDER... -
*Como se escreve zero em algarismos romanos?
*Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo?
*Se depois do banho estamos limpos, então porque lavamos a toalha? (Cá, cá, cá, cá!)
*Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester, se nunca ninguém viu um chester? (Cá, cá, cá, cá!)
*Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto?
*Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco?
*Por que as luas dos outros planetas têm nome, mas a nossa é chamada só de lua?
*Por que quando a gente liga para um número errado nunca dá ocupado?
*Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?
*Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na cintura quando sai do banho? (Cá, cá, cá, cá!) – Colab.: de Zeles)

*SÓ ME RESTA AGRADECER - Aconteceu, na última quarta-feira, no Teatro de Arena do Cuca, o show “Cantos feirenses”, com Celiah Zaiin, Asa Filho, Cesinha dos Olhos D’água, Franklin Maxado e Sandro Penelú. O teatro estava lotado, provando que quando o programa é bom o público prestigia. Valeu demais!!!

*QUE VENHA O PEIXE! – O leão de Salvador parece ter um apetite insaciável e agora se prepara para comer peixe frito, nas partidas finais da Copa do Brasil 2010. E o detalhe é que a última partida será disputada no Barradão, santuário rubro-negro, onde ele já marcou 19 gols só pela Copa do Brasil deste ano.

*AFINAL QUANDO A MÚSICA LOCAL SERÁ VALORIZADA NAS NOSSAS RÁDIOS? – Para que você tenha uma ideia, nem mesmo o CD do Festival Vozes da Terra consegue ser tocado nas FMs da cidade. Isto é uma vergonha. Que incentivo temos para gravar um novo trabalho, se o rádio não toca nossas músicas?

*”UM BELO PROGRAMA” - Será apresentada nesta sexta e sábado, no Teatro Universitário do Cuca, a peça teatral “Silêncio”, retratando a vida de crianças desaparecidas que desconhecemos, mas que é uma situação latente na vida do ser humano. O texto narra o drama de Alice, permeada de dor angustia e sofrimento e poesia, em encontros e desencontros com personagens marcantes de sua vida. Neste caminho de dores e perdas, vivido pela mãe, esta encontra-se com os “corpos” que estão ali representando o xadrez emocional, com conselhos tórridos para que ela desista de sua busca. A peça traz uma das realidades mais crescentes em todo o país e tem como objetivo proporcionar uma ampla visibilidade no tocante a violência contra crianças e adolescentes que se apresenta na sociedade contemporânea, como umas das piores formas de desrespeito aos seres humanos. O texto e direção é de Miza Café e no elenco: Cleytom K’etus, Thammires Magalhães, Alinne Ilze, Gladis Bitencur, Simone Portugal e Claudio Galizas.

ARQUIVO CANETA AFIADA 292

*ENSINEM-ME A MATEMÁTICA! – Sinceramente, é incrível um professor conseguir comprar um carro. Senão, vejamos:
Salário: R$ 900,00
Prestação de um carro (em média): R$ 500,00
Escola do filho: R$ 300,00
Se tiver mais de um: R$ 600,00
Alimentação da família: R$ R$ 600,00
Cartão ou cartões de crédito: R$ 300,00
Água, energia e telefone: R$ 200,00
Acho que já posso parar por aqui e concluir que é um autêntico milagre o fato de um professor ter um carro. Que me provem o contrário...

*DEU NO RÁDIO – Num programa da tarde, em uma rádio da capital do Estado, o locutor fazia um sorteio de uma viagem à África do Sul, para quem acertasse o nome da música “Eu só quero um xodó”. Feito o sorteio, ele concluiu assim o quadro, cantarolando um pedaço da letra: “Eu só quero um amor que acabe o meu viver...” (Cá, cá, cá, cá!)

*ALDO MELLO E HÉLIO RIOS – Um casamento de vozes perfeito é o que vem acontecendo todas as tardes na Rádio Subaé, com os amigos Aldo Mello e Hélio Rios, comunicando das 15 às 16 horas. Tô de ouvido colado...

*DÁ-LHE BAHIA! Parece que desta vez vai. O Bahia segue entre os quatro primeiros da Série B e, se não der branco na cabeça e “caruara” nas pernas, finalmente teremos o tricolor de aço retornando à Série A. Vamos aguardar...

*QUE VEXAME! – Recebi um e-mail de um amigo, dizendo-me o seguinte: “Penelú, passei o maior vexame lá no Cidade da Cultura. Li na Internet o amigo Asa Filho convidando o público para almoçar com ele nos domingos. Preparei-me todo, chamei a patroa (Cá, cá, cá, cá, cá) e lá vamos nós. Chegando lá, mandei a comadre pedir o que ela quisesse (Cá, cá, cá, cá). Comemos e bebemos à vontade, afinal estávamos sendo convidados (Cá, cá, cá, cá, cá). Quando eu me preparava para agradecer e ir embora, eis que surge de lá uma conta (Cá, cá, cá, cá, cá) e eu, para não perder a classe, tirei o restinho de dinheiro da carteira (a conta de passar a semana) e paguei a farra. Publique isso em sua coluna e diga a Asa que ele é o cara. (Cá, cá, cá, cá, cá).

*MINIATURAS DO SISTEMA SOLAR - Os alunos da 3ª série, da Escolinha O Pequeno Lord, situada no bairro Eucaliptos, acabam de produzir, sob a coordenação da professora Juliana Dias, pequenas réplicas do nosso Sistema Solar, como parte das atividades do aprendizado de Astronomia. As réplicas despertaram nos alunos a importância de se conhecer parte do nosso universo e as curiosidades que envolvem cada planeta. Parabéns à direção da escola pela iniciativa...

*MANUEL MESSIAS - Conheci, recentemente, o músico Manuel Messias, a partir de uma “canja” dada em uma de minhas apresentações no Kaviar Restaurante, no Feira X. Manuel é um dos poucos músicos na cidade que prima pela personalidade ímpar, mostrando um estilo todo próprio de cantar e de tocar. Seu repertório passeia do bom Forró ao mais exigente romantismo das duplas caipiras do nosso país. Manuel é figura muito querida entre os amigos e admiradores do seu trabalho e está sempre dando uma palhinha no Kaviar Restaurante, na Rua B, Feira X.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 293

*FALTA DE RESPEITO – Ouvi, numa de nossas FMs, a música de uma certa banda de forró, cuja letra desrespeita completamente a todos os ouvintes. As frases “cantadas” na referida música não são dignas de serem reproduzidas aqui, pois tenho um profundo respeito para com o meu leitor. Eu só queria perguntar: Qual a opinião dos donos dessas rádios acerca da execução dessa música? De minha parte, só posso repetir: Isto é uma inteira falta de respeito ao ouvinte que possui um mínimo de pudor e educação. O espaço está aberto para os donos de rádio que quiserem se manifestar...

*AFINAL, QUAL A EXPLICAÇÃO? – Observando o aumento considerável das uniões homossexuais assumidas, fico me perguntando: o que levaria uma pessoa a se relacionar com alguém do mesmo sexo? Seria um fator genético? Seria um fator psicológico? Seria a liberação total? Seria algo espiritual? Afinal, qual a resposta?

*POR QUE TENHO QUE CLAREAR MEUS DENTES? – Ora, por que tenho que seguir a moda e fazer clareamento dos dentes? Quem determinou que todos têm que ter os dentes alvos? Não seria isso mais uma maneira de se tirar dinheiro dos que são influenciados pela moda? Pense nisso...

*DEU NA TV – Na transmissão do amistoso entre Brasil e Tanzânia, um certo comentarista pronunciou-se assim acerca de o nosso país receber uma boa grana para jogar seus amistosos: “A CBF ganha muito dinheiro com esses amistosos e é merecido, afinal o Brasil é uma constelação de estrelas” (Sem comentários...) Diploma nele!

*A EMENDA ESTÁ PIOR QUE O SONETO INTEIRO – Depois que a Dona Embasa começou a esburacar a cidade, as ruas encontram-se intransitáveis e oferecendo perigo ao cidadão. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores precisam tomar uma providência e mostrar que Feira tem um comando. Não se pode admitir que uma empresa faça o que está fazendo com o nosso município...

*FUTEBOL DO NORDESTE PARA TODO O PAÍS – O canal Esporte Interativo está transmitindo ao vivo a maioria das partidas pelo Campeonato do Nordeste 2010. Isto dá moral à competição e os jogadores, que podem ser vistos por grandes clubes do Brasil. Parabéns ao Esporte Interativo pela iniciativa...

*SANDRO PENELÚ E ALDO MELLO EMPLACAM MAIS UMA MÚSICA EM NÍVEL NACIONAL – Os compositores feirenses Aldo Mello e Sandro Penelú, depois do grande sucesso no centro-oeste e sudeste do Brasil, com a música “Desassossego”, acabam de atingir os primeiros lugares com o sucesso “Destino”, regravado pelo cantor brasiliense Cuca. A música está no seu novo CD – “Pensamento” e é uma das mais tocadas em Brasília e região. Estamos felizes e orgulhosos pelo sucesso...

*SHOW PARA ROMÂNTICOS - Os casais enamorados têm uma opção pra lá de especial, neste sábado, Dia dos Namorados, no Kaviar Restaurante, com uma apresentação imperdível do cantor e compositor Sandro Penelú. O show começa às 20 horas e traz um repertório repleto de canções que por certo embalarão os casais presentes. O Kaviar fica na Rua B, no Conjunto Feira X.

CANETA AFIADA 294

*FORRÓ GORDO (PRA UNS) - O detalhe que me chamou a atenção na contratação de bandas de fora para o São João e São Pedro foi o altíssimo valor pago, pela Prefeitura, a essas bandas. Sinceramente, é um desperdício desnecessário. Se tivéssemos um pouquinho mais de inteligência, veríamos que o dinheiro pago a artistas que vem de fora é grana que vai embora e não volta mais para o município, enquanto que o cachê pago a um artista local é dinheiro que fica na cidade, fomentando o crescimento econômico de nossa terra. Mas, eu não sou prefeito e nem secretário. Eles, sim, é que deveriam analisar com mais carinho o problema...

*QUANTA DIFERENÇA – Que delícia poder curtir a narração de jogos de uma copa do mundo, com Luciano do Vale. Bem diferente do “Bambambam” da “Plin-plin”, que se acha o dono da verdade... (Sem comentários)

*LIÇÕES DA COPA – Nem sempre o nome ganha um jogo de futebol. O conjunto e a força de vontade podem fazer a diferença...

*DEU NO RÁDIO – Na semana passada, um repórter dava as ocorrências no HGCA, com diversas vítimas de facada, tiro, etc e finalizou assim: “Portanto, plantão considerado normal aqui na emergência do HGCA.” (Já imaginaram o que significa para ele um plantão anormal?)

*SE QUISEREM CONSERTAR... – Existe um programa de notícias, na faixa AM, pela manhã, cujo slogan é: “A notícia acontece aqui”. Ora, a notícia não acontece ali. A notícia é divulgada ali. Se quiserem consertar, ainda há tempo...

*E-MAIL DO LEITOR – “Sandro, o vil metal vem tirando das pessoas o direito de se viver com respeito. Não há, hoje, quem mais entre nos lares e na vida das pessoas de forma ousada e desrespeitosa do que essas falsas músicas compostas de péssimas letras. As casas de shows em Feira de Santana passam por problemas sérios de violência causada por estas músicas, que têm de serem tocadas e consumidas... E o pior: Não existe controle e nem censura. Quem é louco de falar nisso?... Abraço, do lutador, Asa Filho”.

*PARECE MENTIRA – Algumas placas encontradas por aí parecem até brincadeira, mas os seus autores escreveram na pura consciência de que estariam acertando. Veja algumas:

-“Churrasquinho de gato siamês. Criado na ração. Nunca comeu gato”. (Fala sério!)
-Esta foi encontrada na porta de um escritório de advocacia: “O bom advogado conhece a lei, ou melhor, conhece o juiz.” (Cá, cá, cá, cá, cá)
-“Tapioca e quebra-quexo fazido na hora. Quem não pediu pida”. (Sem comentários)
-“Malmitex – comida caseira. Ali ó!” (Cá, cá, cá, cá, cá)
-“O bar no momento não está aberto, porque está fechado. A Gerência” (Santa ignorância)
-“Senhor ladrão, solicito que, após furtar-me de novo ofereça o produto a mim mesmo. Comprar no mercado legal custa muito caro e sei que o senhor vende baratinho. Prometo sigilo absoluto. Aguardo. Obs.: Favor não roubar a faixa.” (Inacreditável)
-“Aulas de reforço da 1ª a 8ª série e alfabetição”. (É melhor ele mesmo voltar a ser alfabetizado)
-“Churrascaria Serve-Serve-se” (Sem comentários)

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 295

*A PASSAGEM NÃO SERIA CARA, SE O SISTEMA FOSSE BOM – Bastaria haver um pouquinho de inteligência em quem de direito, para se constatar que o sistema de transporte coletivo em Feira de Santana sequer chega a ser bom. Infelizmente, não passa de regular... Gostaria de solicitar aos nossos vereadores, secretário, etc, que tentem se deslocar de um bairro a outro (de preferência à noite) de ônibus, e depois me digam o nível de estresse a que chegaram, pelas incontáveis horas passadas num ponto, a esperar aquilo que deveria vir (o ônibus) e que quase nunca vem. O preço da tarifa nem seria discutido, se o sistema atendesse condignamente ao cidadão.

*O HOMEM INVISÍVEL (Deu no rádio) – Esta foi num dos programas noticiosos do período matutino. O repórter policial começou assim uma de suas notas: “Deu entrada neste departamento o corpo de um homem, sem identificação, sem idade e sem cor da pele...” (Cá, cá, cá, cá, cá...)

*SE CORRER, O BICHO PEGA. SE FICAR... - “Concordo com você, Penelú, quando diz que é bom curtir os jogos da Copa narrados por Luciano do Vale. Porem, fica difícil esta missão, quando do lado do Luciano, tem aquele ex-jogador comentando ou tentando comentar o jogo com aquele sotaque do interior paulista, onde arbitro é aibitro, cartão é caitão, marcar é maicar e por aí vai”. (Helio Castro Penedo)

*FESTAS JUNINAS: UMA GALINHA DOS OVOS DE OURO - “Não acredito que se pague às bandas de Forró o que se alardeiam por aí. Não é que é seja muito dinheiro. Pode até ser pouco, mas é muito quando comparado com o que recebem os nossos artistas nativos. E começa a interrogação: são bobos ou são mais espertos do que pensamos? Fiquemos com a segunda alternativa. Eles (os contratados) vão embora, levam o nosso dinheiro e ponto final”. (Mauro Serra)

*COISA TRADICIONAL? NEM PENSAR... - “Sandro, a cultura hoje é do quanto pior melhor. Hoje, contratam-se bandas e artistas não pela sua qualidade musical e sim pela quantidade de vezes que saem na mídia. Ano passado, eu soube que o prefeito foi barrado no palco de uma destas bandas, no São Pedro de Humildes. Eu só gostaria de saber o que artistas que nada têm a ver com Forró querem no São João... Hoje, o mais raro de se ver em festas juninas é Forró e, onde tem, é anunciado como um diferencial, quando devia ser regra. Sinceramente, sempre imaginei uma festa junina com um Forró de verdade e não esta coisa, que eu não sei classificar, que andam por ai dizendo que é Forró. Um abraço, do amigo, admirador, fã e leitor...” (Zé Carneiro).

*UM POUCO DE MASSAGEM NO EGO - “Sandro, elogios para você é chover no molhado... Sou suspeitíssimo em tecer algum comentário às matérias por você postadas na nossa Caneta Afiada. Mas, o que posso ressaltar é o seu lado redator. É uma coisa incrível. Será que vem da veia poética e de Compositor? Por que existem tantos jornalistas formados que não têm a mesma intimidade com as palavras? Um grande Abraço... (Aldo Mello)

ARQUIVO CANETA AFIADA 296

Uma mídia cruel...

As letras das músicas de compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e outros do mesmo estilo são constantemente aproveitadas e usadas nos vestibulares do todo o país. Claro, as composições desses monstros sagrados além de trazerem um cunho intelectual muito grande, sempre estão recheadas de temas reflexivos, trazendo um ponto de apoio para as nossas lutas e aspirações. Não dá para imaginar um evento qualquer, de um caráter político, filosófico ou cultural, sem a presença das músicas desses compositores.
Quem não se lembra, por exemplo, da música “Apesar de Você”, de Chico Buarque, que em países como o Chile chegou a ser tema de campanha política e de diversas reivindicações por parte do povo? Quem poderia esquecer da música “Coração de Estudante”, que marcou a nossa juventude na luta por dias melhores? Quem dirá que não se lembra de “Canção da América”, sempre usada quando se homenageia grandes amigos? E o que dizer da imortal “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré, sempre tema de lutas e manifestações estudantis e políticas? Enfim, poderíamos aqui citar uma infinidade de músicas que marcaram as nossas gerações, chegando a fazer parte de nossas vidas à maneira do ar que respiramos, apenas a título de comparação com o que hoje se nos apresentam como música.
O que hoje fere os nossos ouvidos envergonha os que têm bom gosto e nada acrescenta ao nosso intelecto e é o que de pior já aconteceu com a nossa Música Popular Brasileira. São grupos ou bandas sem o menor senso de musicalidade, gravando temas ridículos dentro de estilos os mais pobres possíveis. Esses, com certeza, não escreverão a história da nossa geração porque passarão como passa um pesadelo.
Certos estilos são tão pobres culturalmente (isso em termos de letras) que nem vale à pena comentar alguma coisa. As rádios FMs não têm o menor bom gosto no momento de selecionar a sua programação (com raríssimas exceções), saturando o ouvido do ouvinte com um ou dois ritmos e estilos o dia inteiro. Que pena!
Assim sendo, a boa e verdadeira música vai sendo cada vez mais abandonada pela mídia e vai se tornando a cada dia um artigo raro, difícil de ser encontrado. Muitos músicos, por falta de personalidade ou crise financeira, mudam de estilo e passam para o lado da banalidade e da água com açúcar e a massa segue, portanto, inculta e isso é deveras interessante, afinal uma massa culta saberia da marginalização e escravização do homem, saberia das crianças sem teto e dos que saem de sua terra para morrer sufocado pelo progresso e pelas desigualdades da cidade grande...
Sejamos então, para a tranqüilidade geral, incultos e ignorantes, a começar pelo gosto musical.

*DEU NO RÁDIO – Esta foi em uma das resenhas esportivas, apresentadas aqui em Feira de Santana. O repórter iniciou assim o seu boletim sobre o Fluminense: “Hoje, pela manhã, houve apenas um treino degenerativo para os atletas do Fluminense”. (Sem comentários...)

ARQUIVO CANETA AFIADA 297

A GRANDE PIRÂMIDE

Hoje, estive pensando no enigma que envolve a Grande Pirâmide de Queops, no que tange ao mistério de sua construção (quem afinal a teria construído?) e todos os detalhes que envolvem o enigmático monumento.
Sabe-se que ela foi construída exatamente sobre a correta divisão do nosso planeta. Para tanto, os seus misteriosos construtores cartografaram-na e mediram-na do alto. E hoje em dia, só se faz isso através de poderosos satélites!
Descobriu-se também que a altura da Grande Pirâmide, quando multiplicada por um milhão, nos fornece a exata distância da Terra ao Sol e se alguém daquela época conhecia a precisão dessa distância, é porque já havia feito tal medida com aparelhos adequados!
Uma outra curiosidade, é que as suas quatro faces apontam exatamente para os pontos cardeais do planeta.
Sua estrutura foi elaborada com blocos de pedra, a maioria medindo mais de dois metros de altura e tão perfeitamente ajustados um ao outro que eu diria ser impossível a passagem do próprio ar. Não tenho a menor dúvida de que, mesmo nos dias atuais, com todo o avanço da engenharia, é praticamente impossível construir algo pelo menos semelhante em termos de junção daqueles blocos de pedra...
Quem quer que tenha construído esse gigantesco monumento, sabia que a forma da pirâmide é capaz de captar a energia cósmica e condensar a telúrica (a que vem das entranhas da Terra), harmonizando completamente todo o ambiente onde ela se encontra.
Quem teria ensinado àquela civilização egípcia tantos conhecimentos astronômicos e astrofísicos, os quais só seriam descobertos pela humanidade séculos depois?
Recentemente, cientistas americanos descobriram que um computador entra totalmente em pane quando colocado no interior da Grande Pirâmide. Dá o que pensar, não?
Enquanto as respostas não chegam, o fato é que quem construiu a Pirâmide de Queops era por demais inteligente para aquela época, além de possuir aparelhos sofisticados, que só muitíssimo tempo depois os cientistas começaram a inventar.

*DEU NO RÁDIO – Esta se deu num programa por volta do meio-dia: um repórter esportivo falava do time do Barcelona e concluiu assim: “Esse time do Barcelona é fantástico! É uma verdadeira constelação de estrelas.” (Já imaginaram uma constelação que não seja de estrelas? Cá, cá, cá, cá, cá)

*DENÚNCIA – Olhe bem a foto abaixo, um flagrante feito na pracinha do Conjunto Luiz Eduardo Magalhães, com uma criança pendurada em cima da casinha do parquinho. O detalhe é que não há um preposto para fiscalizar e impedir esse tipo de comportamento. E eu deixo a pergunta: Se esta criança da foto (ou uma outra) cair, quem ficará com a consciência doendo? Os pais? A Prefeitura? A polícia? Todos nós?

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 299

*QUE CHORO MAIS SEM GRAÇA – Em entrevista para um canal de televisão, o Presidente Lula chorou ao falar do final de seu mandato. Sinceramente, nunca vi um choro tão sem sal e sem açúcar. A galera já deve ter colocado o vídeo no youtube...

*PALAVRAS SÁBIAS – Faço meu o comentário do amigo Hélio Rios, da Rádio Subaé, quando disse que se o governo federal anuncia tantas melhorias para as cidades que abrigarão jogos da Copa 2014, é porque sempre esteve em condições de fazer essas melhorias e se não as fez antes foi porque não quis. Parabéns, Hélio!

*COM A PALAVRAS OS VEREADORES – Seria inconstitucional a criação de uma lei que obrigasse as rádios FM de Feira a tocarem um determinado número de músicas de artistas locais? Aguardo a resposta...

*A CIDADE DAS FOSSAS – Cuidado ao andar pelas nossas ruas! Você pode ser tragado por algum buraco e lá embaixo ser acolhido por uma substância nojenta e malcheirosa. São as fossas que estão aí, oferecendo perigo em cada metro quadrado da cidade...

*PENSE NUM BAIRRO ESQUECIDO... – O bairro Jomafa encontra-se completamente esquecido pelo poder público. Ruas e caminhos esburacados e sujos. Calçadas quebradas. Mato pra todo o lado e outras coisas mais. Vamos aguardar alguém ter a cara de pau de vir aqui pedir um voto... E olhe que eles virão!

*SERÁ QUE JÁ VIRAM? – Alguém aí na Prefeitura Municipal já viu como está a Rua Senador Quintino? Uma lástima! Uma vergonha! A população pede socorro!

*DEU NO RÁDIO – Comentando o saldo de gols do Vitória, no Brasileirão, um radialista de Salvador concluiu assim: “Portanto, fica com saldo negativo de zero o time do Vitória...” (Sem comentários)

*OS EXEMPLOS FALAM MAIS ALTO – Diante de tantos fatos lamentáveis, envolvendo jogadores de futebol, não seria o momento de se dar um basta nos altos salários pagos para se jogar bola?

*DINHEIRO E FAMA – Uma combinação que pode levar ao precipício, se não houver uma boa base familiar e espiritual. Os milionários jogadores de futebol que o digam...

*NINGUÉM MERECE – A maioria dos programas de rádio da cidade mais parecem uma tábua de comerciais. Imagine quatro pessoas no estúdio, apresentando um programa, e quando cada uma delas é acionada pelo âncora, ela tem que ler o comercial das empresas patrocinadoras. Sinceramente, ninguém merece...

*E OLHE NO QUE DEU... – Um desses programas possui um site e isto foi o suficiente para que a audiência despencasse, pois o público tem preferido o site, pois ali você clica diretamente na notícia e se livra de ter o seu saco cheio com tanta propaganda.

ARQUIVO CANETA AFIADA 300

*NOTINHAS DA “CANETA” MEXEM COM O LEITOR

“Sandro, sou jogador de futebol e não concordo com essas questões divulgadas na edição anterior. Isso pode ser colocado para todas as pessoas que têm um bom salário, como médico e advogado e, pior o médico, que sua função é cuidar da saúde e tem muitos que acabam com a do seu paciente e outra: a vida das pessoas fora do seu local de trabalho só importa a ele mesmo ou a quem está próximo dele... A não ser que ele seja o Presidente ou um outro político. Então, essas duas questões estão sem fundamento”. (Moisés)

“Penelú, veja quanto de dinheiro já foi doado pelo governo brasileiro. Deve ser por isso que ele estava chorando, porque quer dar mais. Para onde vai nosso dinheiro com aumento cada vez mais da carga tributária? Daria para fazer quantas escolas, hospitais, melhorar a segurança e aumentar os salários dos aposentados? Será que alguém está sabendo que o nosso Presidente anda perdoando dívidas e mais dívidas dos países que nos devem? E o pior: a soma do dinheiro que o Brasil receberia chega a mais de 120 milhões de reais!” (Prof. João Bosco)
.
“Meu caro Sandro, eu também pensava assim, a respeito dos jogadores de futebol, mesmo antes dos escândalos. E me convenceram do contrário. Os jogadores de futebol são como artistas: quanto maior a platéia, maior a quantidade de ingressos vendidos. Consequentemente, maior a remuneração do artista que é capaz de levar tantas pessoas. Culpa do artista, do jogador? Não. Se há culpa só pode ser do interesse que o artista desperta. Resumindo. A culpa é da platéia”. (Mauro Serra)

*”Meu amigo Sandro, nutre razão seu comentário sobre o Jomafa. Ele nunca obteve a atenção devida dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal. As obras são sempre maquiagens da gata borralheira. E por falar no Jomafa, nesse bairro já houve vários campos de futebol e, claro, em época de eleições, os governantes acabaram com as várzeas e construíram, no último governo, uma quadra, com diversas falhas técnicas e estruturais. Quando chove, vira um piscinão de ramos. Descordo do Hélio e de você sobre as obras para a Copa. Com esta, há a possibilidade de investimentos estrangeiros através das PPP’s. Copa do Mundo atrai dinheiro privado sem a necessidade de tanto investimento público”. (Hércules Oliveira)

“Olá, Sandro! Por falar em rádio, qual a emissora feirense, atualmente, em que podemos sintonizar para ouvir uma boa música? Desconheço-a (s) totalmente. Como podemos valorizar então o que é da terra? Que pena que não podemos sintonizar facilmente a Globo FM, A Tarde FM entre outras da nossa capital. Um abraço”. (Gorette Guimarães)

“Penelú, chegamos a tentar efetivar o projeto MPBF – Música Popular Brasileira de Feira. Não vi interesse em nenhuma de nossas rádios. Parece que ainda estão iludidos com a contra cultura que reina no país”. (Asa Filho)

“Meu caro Sandro, nunca tive inveja de nada, mas de ter escrito “3650 Dias depois” eu tenho de você; inveja de não ter escrito essa beleza. Parabéns! Parece que acontece com todo mundo a toda hora. Gostei”. (Devanier)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 301

*ATITUDE SEM INTELIGÊNCIA – Aqui vai um recado para alguns candidatos: tem gente colando adesivos com nome e número de candidato nos portões das casas. Aqui no bairro, a comunidade já desaprovou esta imposição e declarou que não votará em qualquer um que assim proceder. Portanto, instruam os seus “funcionários” a não continuarem com esta prática, a não ser que os senhores queiram perder antecipadamente a eleição...

*VIRAM QUE TÉCNICO NÃO GANHA JOGO? – Por várias vezes escrevi aqui na Caneta Afiada, comentando que quem ganha um jogo de futebol são os jogadores dentro do campo. O técnico é até dispensável, quando se tem um elenco efetivamente bom. Querem a prova? Filipão, no Palmeiras. Seis jogos e nem uma só vitória. Precisa falar mais alguma coisa?

*VOCÊ SABIA? – Os três “principais” candidatos à presidência da República, aqui no Brasil, juntos irão gastar cerca de seiscentos milhões de reais com suas campanhas! Eu não vou nem comentar, para não ter um infarto...

*VOCÊ SABIA? (II) – Para se realizar uma boa campanha para deputado estadual, chega-se a gastar alguns milhões de reais! Haja grana! Enquanto isso, continuamos ganhando mal, sem direito a um lazer digno, sem direito, enfim, de proporcionar uma vida confortável aos que compõem as nossas famílias. E eles ainda nos pedem voto...

*TOURINHO NO RÁDIO – O vereador, e agora radialista, Roberto Tourinho, vem se saindo muito bem, apresentando o jornal “Primeira Página”, pela Rádio Carioca. Ele vem fazendo o que todo âncora deveria fazer (e a maioria não faz): comentando todas as notícias veiculadas no programa. Parabéns, Tourinho!

*COISAS DO PLIM-PLIM – Já deveríamos estar acostumados: A “Plim-plim” comprou os direitos de transmissão do jogo entre Brasil e Estados Unidos e, para não mexer na sua programação normal, não transmitiu a estréia da nova seleção brasileira de futebol. (Sem comentários)

*ALTURA NÃO É QUALIDADE – Infelizmente, a maioria dos operadores de som na cidade ainda não aprenderam que altura nada tem a ver com qualidade. Seja em local aberto ou fechado, o som é colocado num volume que fica praticamente impossível para o público se comunicar através do diálogo. Com a palavra os operadores de som...

*PÉROLAS ENCONTRADAS NOS ÚLTIMOS VESTIBULARES – Acredite: a falta de inteligência segue feito um vírus, dominando a mente de diversos estudantes pelo país a fora. Acompanhe:
“Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio”. (Inacreditável)
“O vento é uma imensa quantidade de ar”. (Sem comentários)
“Péricles foi o principal ditador da democracia grega”. (Cá, cá, cá, cá)
“O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água”. (Cá, cá, cá, cá, cá!)
“Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado”. (Juro que eu não estou lendo isto!)
“As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite”. (Vamos parar por aqui...)

ARQUIVO CANETA AFIADA 302

*PROCURA-SE UM PROVEDOR QUE VALHA A PENA – Já estou no quarto provedor de internet e continuo com as mesmas dores de cabeça. Não é possível que em Feira de Santana não exista uma empresa do ramo que ofereça uma internet com sinal de qualidade. A maioria são uma vergonha, além de caras...

*RECADO AOS POLÍTICOS – “Parabéns novamente, Sandro!
Em se tratando de política, "o povo não quer esmola. O povo quer saúde, segurança, dignidade de um emprego e escola. Um forte abraço.” (Prof. João Bosco)

*POR FALAR EM POLÍTICOS... – Será que eles não estão vendo que ninguém vê ou ouve esse negócio de horário eleitoral? Pára com isso!!!

*COMENTANDO AS PÉROLAS DO ENEM – “Meu amigo Sandro, sobre as "Pérolas" do Enem, o aluno é o criminoso ou é a vítima? Sendo ele a vítima, quem deve ocupar o banco dos réus? Quando apontamos o dedo para o alunado, deixamos os docentes de fora. E aliviamos a culpa? Professores acuados por baixos salários, por pressão social de todo tipo, fogem, abrem espaços para a mediocridade. E afinal qual o propósito em divulgar esses brasileiros como "burros", por não saberem interpretar e escrever? A falência é nossa. É de todos. (Mauro Serra).

*ESSES CARAS SÃO DEMAIS! – Olha só a história que o amigo e leitor Hélio me contou: “Sandro, uma certa viúva, ao casar pela 10ª vez, disse carinhosamente ao marido:
-Amor, sou virgem!
-Como? Não fostes casada 10 vezes? - disse o marido:
-Sim, disse ela, mas aconteceu o seguinte:
O 1° era político, só prometia e não cumpria.
O 2° era bancário, só entendia de fundos.
O 3° era poliglota, só entendia de línguas.
O 4° era massagista, só esfregava.
O 5° era médico, só examinava.
O 6° era juiz substituto, não tinha vara.
O 7° era coveiro aposentado, não enterrava mais.
O 8° era perfumista, se contentava só com o cheiro.
O 9° era do PT, quando estava por cima não fazia nada. (Cá, cá, cá, cá, cá)
E agora, minha esperança é você.... Então, o marido disse:
-E porque eu?
-Porque você é fiscal da receita; tenho certeza de que vai me...” (Cá, cá, cá, cá, cá)

*HAJA ECONOMIA! – Esta cena aconteceu na residência de um judeu: O pai falou:
- Isaac já fez?
- Sim, babai.
- Jacob já fez?
- Sim, babai.
- Sarah já fez?
- Sim, babai.
- Raquel já fez?
- Sim, babai.
- Então bode dar a descarga... (Cá, cá, cá, cá, cá)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 303

*AFINAL, QUEM TRAI MAIS? - Pelo menos entre os brasileiros, os reis da traição são os homens. Isso é o que indica uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo. De acordo com o estudo, metade dos homens entrevistados já deu suas escapadinhas pelo menos uma vez durante o matrimônio. Entre as mulheres, o índice médio de infidelidade é bem menor, em torno de 22%.

*VIVENDO SEM ESTÔMAGO – Duas irmãs inglesas carregam o gene E-cadherin - o que significa 80% de risco de desenvolver câncer de estômago. Em 2009, após perder vários parentes para a doença, elas fizeram uma gastrectomia (retirada total do estômago). Sem o órgão, o esôfago é ligado ao intestino e a comida segue direto. A ausência de suco gástrico na digestão é suprida pela bile e pelo suco pancreático. (Eu, hein?!)

*TERAPIAS MUITO ESTRANHAS – Existem certos tipos de terapia que mais parecem terem sido aprendidas num hospício. Vejam algumas:

*Urinoterapia – É a ingestão do próprio xixi para fins medicinais. O detalhe é que 90% de nossa urina é feita de água e os 10% restantes de ureia, nutrientes e hormônios não absorvidos pelo organismo. É usada no tratamento de alergias, infecções, queimaduras e até câncer. O ideal é beber a primeira urina do dia, que teria alta concentração de substâncias benéficas, como cortisona.

*Transfusão fecal - É uso de cocô de um doador para tratar problemas no intestino de outra pessoa. (Cá, cá, cá, cá, cá!) Criada por um médico australiano, a nojenta terapia consiste na aplicação das fezes alheias no intestino doente por meio de um tubo introduzido a partir do nariz. É usada no tratamento da colite pseudomembranosa, doença causada pela bactéria Clostridium difficile. Segundo alguns estudos, a taxa de sucesso gira em torno de 95%! (Essa, to fora)

*Larvaterapia – É o uso de larvas da mosca varejeira para limpeza de feridas, como se fosse uma biocirurgia. Auxilia no tratamento de ferimentos e úlceras de pele em pessoas com dificuldade de cicatrização, como diabéticos ou pacientes que desenvolveram feridas crônicas por ficarem muito tempo deitados na cama. As larvas engordam ao se alimentar da pele morta, sendo trocadas a cada dois ou quatro dias. O tratamento dura de dois a seis meses e substitui o uso de antibióticos.

*Hirudoterapia – É uma terapia que usa sanguessugas para sugar o sangue do paciente. O tratamento, surgido há milhares de anos, voltou à moda e já é adotado por diversas clínicas nos EUA, Portugal e Israel. É usada no tratamento de hematomas decorrentes de cirurgias plásticas e reimplantes e para tratar a osteoartrite.

*Massagem ofídia – É uma massagem nas costas, no pescoço e no rosto feita por serpentes não venenosas. O contato dos ofídios com o corpo tem efeito relaxante, sendo capaz de aliviar dores musculares e melhorar a movimentação dos pacientes.

ARQUIVO CANETA AFIADA 304

Papiros egípcios

A descoberta recente de uns papiros sagrados, pertencentes à Escola da Sabedoria Egípcia, veio trazer ao mundo uma nova ordem de conhecimentos que abala definitivamente todas as crenças teológicas e religiosas já pregadas no planeta. Segundo esses documentos, esse universo que contemplamos não seria mais que uma ínfima fração de todo um universo-mestre, também chamado de Universo dos universos, que reuniria a totalidade do espaço astronômico.
Esse universo estaria qualificado, de um lado, pelo grande universo habitável e, por outro, pelo universo exterior, ainda inabitável, com zonas de espaços impenetráveis. E essas zonas habitáveis seriam formadas – ainda segundo os papiros – por imensos universos em formação. E no universo-mestre estaria então o Grande Universo que, por sua vez, estaria subdividido em departamentos administrativos. “É mole ou quer mais?”
Existiriam ainda cem universos locais, criados ou por criar. E cada universo local constaria de cem constelações e, por seu turno, cada constelação seria formada por cem sistemas. E, finalmente, cada sistema reuniria cerca de quinhentos planetas!
Cada uma dessas divisões administrativas estaria regida por uma capital, que seria a sede do correspondente quartel-general administrativo. Seriam como espécies de planetas-capitais.
O documento também informa que o verdadeiro nome do planeta Terra seria Iurancha e, tal como outros milhões de planetas, também teria sido arrancado da massa solar gasosa e lentamente teria se solidificado. Nosso planeta estaria localizado no sétimo superuniverso, chamado Orvonton, cuja capital seria Uversa e o seu núcleo central seria a nossa Via Lactea.
Ainda segundo as revelações do papiro, não haveria mais do que um ou dois mundos habitados em cada sistema solar!
No comando de tudo isso estaria Deus, também denominado A Causa Sem Causa ou O Absoluto, que todas as criaturas vêm adorando sob centenas de nomes. Deus então procuraria expressar sua natureza amorosa e autoridade nos diversos universos, sem impor um absolutismo pessoal. E o teria conseguido graças à Trindade Absoluta, composta de três pessoas, atuando sempre com unanimidade e, no entanto, hierarquizadas.
Cada uma das três pessoas da Trindade conservaria um papel específico: o Pai representaria a mente. O Filho, a palavra e o Espírito Santo, a ação. Tudo isso, repito, segundo os tais papiros.
Caberia ao Filho revelar o Pai a todos os universos. Mas essa missão não seria efetivada de forma direta, porém por uma série de intermediários. E esses intermediários seriam conhecidos como Filhos Criadores ou Micaeles. Dentro desse conceito, Jesus de Nazaré seria o Criador Soberano do nosso universo local, sendo ainda um dos muitos cristos ou Micaeles.
Esse Cristo Micael – criador do nosso universo local – teria oferecido inigualável exemplo a todas as criaturas que habitam este universo. Uns em Iurancha (Terra) o teriam qualificado como Deus, outros como homem. A verdade, segundo os documentos, é que ele teria fundido as duas naturezas em uma só. Hoje, Cristo Micael seria o soberano supremo do nosso universo local.
Cada sistema planetário seria governado por um soberano sistêmico. O nosso, no passado, teria sido governado por uma dessas criaturas: Lúcifer! Ele teria sido um autêntico anjo de luz que há cerca de 200 mil anos teria feito estourar uma revolta em nosso sistema, arrastando um total de 37 planetas para a sua causa, dentre eles Iurancha (a Terra).
Lúcifer, Satã e Belzebu seriam seres que apenas teriam tentado (e ainda tentam) convencer os humanos de que o sistema de Deus não é o mais apropriado. Seriam como agitadores da ordem universal.
A maldade, o egoísmo, o orgulho e a violência que imperam no mundo não seriam obra de Lúcifer e seus comparsas, mas sim frutos da imperfeição do próprio homem, único animal que mata pelo simples prazer de matar. Único ser do Universo que emprega toda a sua inteligência e tecnologia na fabricação de armas que podem extingui-lo do planeta em um curto espaço de tempo. Ou seja, estamos cavando nossas próprias sepulturas, sem conseguirmos perceber..
.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 305

TIPOS ATÍPICOS

Lendo a obra de Emílio M. Y. Lopes, “Problemas Atuais de Psicologia”, encontrei um capítulo interessante e que nos mostra os diferentes tipos de personalidades que compõem o quadro da nossa sociedade. Vejamos alguns desses:
*HOMEM GELATINA – Trata-se do homem, ou mulher, que tem sempre uma boa aparência, de meia-idade, o qual os seus servidores, amigos e parentes afirmam ser boníssimo. Essa pessoa não tem inimigos e recebe a todos com idêntico sorriso afável. Nunca a viram aborrecida. Por outro lado, também nunca fez coisa alguma de proveitoso. Sua mente e personalidade podem ser comparadas a uma massa de gelatina, pois a gelatina é também boníssima e maleável.
*HOMEM CORTIÇA – Aparentemente, pode-se confundir este tipo com o anterior. Entretanto, diferencia-se do primeiro porque este não leva uma vida aprazível, retirada ou tranqüila, mas, antes, pelo contrário, emerge e sobressai sempre que se agitam os mares da paixão política ou social. É o “curinga” que serve para completar os trunfos em qualquer jogo oportunista. Tem habilidade para manter-se a flutuar através das mais violentas tempestades ou tremores de terra, quando na realidade seu aparente êxito resulta de sua leveza, isto é, de sua falta de densidade ou peso específico. Esse homem não tem nem boa nem má vida, porque, para dizer a verdade, não tem vida psíquica alguma. E é fácil obter esta personalidade, pois é mais fácil descer os degraus da anestesia moral do que subi-los.
*HOMEM CHUMBO – Diz-se habitualmente da pessoa que por nada se altera; que sempre consegue, “caladinho”, o que quer; que não há quem o faça mudar de opinião. E, na realidade, o homem chumbo fica mesmo impassível assim que se vê metido em qualquer problema ou situação. Sua técnica consiste na teimosa repetição das mesmas reações, até que, por cansaço ou descuido, esgota seus adversários. Na realidade, esse tipo psicológico vive uma falsa existência e carece da vibração da alma, que caracteriza a felicidade.
*HOMEM VIDRO – A característica essencial do homem vidro é a sua fragilidade, que se acha ligada à sua aparente dureza e à singular transparência de sua vida. Esse homem vidro costuma encontrar-se bem adaptado e inserido na engrenagem social e constrói em redor de si uma pequena obra familiar, profissional e cultural. Tem quem lhe queira; quem solicite seus serviços e até quem siga seus conselhos. Diante de cada situação, tem somente uma reação possível e qualquer mudança circunstancial na constelação de seus estímulos o leva a quebrar-se com igual estrépito com que se quebra um objeto de cristal. Ele não suporta uma depressão econômica, uma guerra, um acidente, uma enfermidade, uma revolução ou um revés qualquer.
Aí está. Faço votos, por fim, que você não se encaixe nesses perfis...

x.x.x.x

*EVOLUÇÃO POR MATURAÇÃO E INTELECTO – Nas minhas observações a respeito do ser humano, tem notado que quanto mais o sujeito é esclarecido e intelectual, menos ele se envolve num processo eleitoral. Já os menos cultos defendem, carregam bandeiras e fazem de tudo para que o seu candidato vença, não sabendo eles que, depois que o candidato vence, nem lembra que o eleitor existe...

ARQUIVO CANETA AFIADA 307

*E ELES AINDA QUEREM QUE EU ACREDITE – Em todo pleito eleitoral, surgem pessoas anunciando que mudarão para melhor as nossas vidas. Os nossos salários serão os melhores no mundo; a saúde pública será um exemplo para o planeta; a segurança pública garantirá a integridade de toda a comunidade e a educação dará um salto qualitativo fantástico, com o processo ensino-aprendizagem em nível de primeiro mundo. Terminado o pleito, novos nomes assumem o poder e nossas vidas continuam as mesmas: salários vergonhosos, saúde pública na UTI (em fase terminal); segurança totalmente insegura e o sistema educacional uma vergonha. Até quando nos deixaremos enganar?

*ANTES TARDE DO QUE NUNCA – Acredite! Depois de trinta anos residindo em Feira de Santana, finalmente fui entrevistado por um agente do IBGE. Será que tem alguém aí em situação semelhante?

*VOCAÇÃO PARA DJ – Tem gente que parece carregar a frustração de não ter seguido a carreira de DJs e, para desabafar, vive por aí investindo alto em som para carro, só para chegar nos ambientes e “impor” as suas preferências musicais. Bata-me um abacate...

*OUVI E CRI – Um amigo me disse que enquanto passam os comerciais dos programas matutinos do rádio AM, dá para ele tomar um banho, arrumar-se e tomar café. Não acreditei e fiz o teste. A constatação foi vergonhosa: em uma hora de programa, o ouvinte ouve mais comerciais do que notícias. Com a palavra os âncoras...

*SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ SABENDO? – Existem projetos tramitando por aí, que pretendem acabar com o nosso minguado 13º salário. E ainda são caras-de-pau de pedirem o nosso voto...

*E-MAIL DO LEITOR – “Terapia e terapias, Penelú... Qual a melhor delas? Quatro letrinhas e muita satisfação: Sexo! Pesquise sobre o que digo e vai ficar surpreso com os efeitos físicos e psíquicos, espetaculares. Gosto é gosto, mas nem se compara com beber xixi, mas pode ser quase a mesma coisa às avessas (risos)”.(Mauro Serra)

*A ESCOLA VAI AO TEATRO – No Teatro Municipal Margarida Ribeiro, segue o vitorioso projeto “A escola vai ao teatro”, sempre oferecendo um espetáculo teatral para alunos da rede pública de ensino. Nos próximos dias 25 e 26 (sábado e domingo) acontece a apresentação da peça “A floresta da Mariquita”, com sessões às 10 hs, 15 hs e 18 hs. Parabéns à direção do Margarida Ribeiro pela iniciativa...

*RÁDIO VIVA FEIRA – Dando um grande exemplo e mostrando para as nossas FMs como é que se faz rádio, o site www.vivafeira.com.br mantém uma rádio com uma programação toda voltada para a música dos nossos artistas. Parabéns aos diretores do Viva Feira por esta iniciativa. Quem sabe as FMs locais aprendem agora como se valoriza a nossa música...

*POR FALAR EM WEB... – O site www.alvoradaespirita.com.br, mantido pelo amigo Big Boy, vem também mantendo uma rádio com desfile de músicas de cunho espírita-evangélico, além de um excelente conteúdo doutrinário em áudio e leitura. Valeu, Big! Estou sempre acessando...

ARQUIVO CANETA AFIADA 308

COMENTANDO...
*AH, MUNDO DESIGUAL! – A desigualdade social é uma tônica na nossa sociedade. Veja aquelas famílias mais simples e humilde, com os pais trabalhando de sol a sol, de forma honesta, pagando suas contas com dignidade. Olhe bem para estas famílias... Eles não têm direito a um programa de cinema; férias no litoral, alugando casas de praia; sequer uma saidinha para jantar num restaurante da cidade... Olhe bem para esses seres humanos e depois me diga se alguém pode mesmo resolver os seus problemas...

*CUIDADO COM A BARRIGA! – Fique atento (a)! Se a circunferência abdominal do homem medir mais de 100 cm, ele corre sérios riscos de doenças como diabetes, enfarto, pressão alta e outras. Para a mulher, o abdome não pode passar dos 88 cm, pois corre os mesmos riscos. Que tal medir agora?

*POR FALAR NISSO... – O que tem de criança obesa por aí é uma festa! A culpa é quase que total dos pais, que não controlam a alimentação dos filhos, dando tudo o que eles pedem, não sabendo que estão comprometendo a saúde e a vida das crianças.

*CUSCUZ LÍQUIDO? (DEU NO RÁDIO) – Na última segunda-feira, um repórter de rádio falava do movimento no Centro de Abastecimento e concluiu assim: “... e muita gente já tomando o seu cuscuz”. (Cá, cá, cá, cá!)

*PODERIA UM ASSALARIADO COMPRAR UM CARRO? - Entrou em vigor no início de fevereiro o novo salário mínimo. Agora a quantia é de R$ 465, um reajuste de 12%. Se você é assalariado, fique sabendo que para comprar um carro popular no Brasil é preciso guardar cerca de 50 salários mínimos, algo próximo de quatro anos trabalhados. E para que você tenha uma idéia de quantos anos um cidadão que recebe a quantia de R$ 465 precisa para comprar um automóvel zero quilômetro, veja a estimativa abaixo:
*Gol 1.0 - 53,7 salários (4,47 anos trabalhados)
*Uno Mille 1.0 - 47,3 salários (3,94 anos de trabalho)
*Palio Fire 1.0 - 53,7 salários (4,47 anos)
*Celta - 53,7 salários (4,47 anos)
*Siena Fire - 61,5 salários (5,12 anos)
*Fiesta hatch 1.0 - 64 salários (5,3 anos)
*Ford Ka 1.0 - 52,6 salários (4,3 anos)
*Fox 1.0 - 64,5 salários (5,3 anos)
Ou seja, é praticamente impossível a um assalariado a compra de um carro, mesmo popular, no Brasil. (Eu só posso concluir dizendo: “É Ford!)

*EXEMPLO VERGONHOSO – Imaginem, com um cigarro aceso na mão, um médico, um professor ou um outro profissional que tem a missão de cuidar, aconselhar e instruir o indivíduo... Que cena vergonhosa, hein?! É aquela velha frase: “Faça o que digo. Não faça o que eu faço”.

*QUEM PODERIA EXPLICAR? - Tenho visto, por diversas vezes, em alguns cultos transmitidos pela televisão, autênticas curas milagrosas, como pessoas que estavam desenganadas pelos médicos, paralíticos que voltam a andar e até cegos que voltam a enxergar. A ciência e a medicina se calam. Os condutores dos cultos seguem firmes na certeza de que Deus está realizando as citadas curas. Não serei eu quem irá explicar para você como ocorrem essas curas. O fato é que elas ocorrem! E eu gostaria, sinceramente, de ouvir algum cientista se manifestar a respeito...

(Sandro Penelú)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 309

*ASSIM SE FAZ RÁDIO! – A Rádio Viva Feira (www.vivafeira.com.br) mantém uma programação voltada para a divulgação dos cantores locais. A lição deveria ser aprendida pelas nossas rádios “oficiais”, que conseguem a façanha de desprezar a maioria dos cantores da terra, não rodando sequer as faixas dos CDs dos festivais “Vozes da Terra”, os quais são distribuídos para as mesmas. Mas o público segue provando que não quer ouvir porcaria e a audiência da Rádio Viva Feira aumenta a cada dia, chegando a números surpreendentes e mostrando que nós, artistas locais, temos qualidade e público. Só nossas FMs é que não sabem disso...

*ESPERAVA-SE MAIS – Apenas um deputado federal eleito por Feira de Santana é muito pouco para o nosso município e é uma vergonha para o eleitor feirense...

*VOTOS NULOS E BRANCOS – Por que não parar para meditar acerca dos quase dez milhões de eleitores que preferiram votar nulo ou em branco, no pleito presidencial? Por que não se colocar no lugar dessas pessoas, que já estão mais do que cansadas e desiludidas com esses cidadãos que, de quatro em quatro anos, anunciam que irão mudar nossas vidas para melhor? O segundo turno vem aí e esses desiludidos irão mais uma vez se manifestar. Neste mundo, temos que tentar compreender tudo e todos. Portanto, é melhor começarmos a nos colocar no lugar deles...

*QUE DEMOCRACIA É ESTA? – Desde quando é democracia obrigar um cidadão a votar num plebiscito qualquer? O voto não deveria ser um ato voluntário? Afinal, o país é ou não um país democrático?

*GEILSON, O CAMPEÃO – O “amigo velho” foi o grande vencedor (aqui em Feira) para deputado estadual, superando inclusive o candidato José Neto, que foi o campeão no estado. Parabéns a Geilson, que mostrou a força que o rádio AM tem na cidade. Agora, resta esperar o radialista-deputado ou o deputado-radialista...

*AÍ É PROBLEMA – Um amigo meu levou a sua esposa para conhecerem uma praia de nudismo e, chegando lá, a madame não tirava as vistas das “coisas penduradas” dos outros homens. (Cá, cá, cá, cá, cá!) Não deu outra: ao retornarem de viagem, começaram uma briga que terminou com a separação. (O que o olho não vê...)

*200 MENTIRAS POR DIA – A ciência acaba de descobrir que falamos, ao longo do dia, cerca de 200 mentiras! É bom não nos espantarmos, pois o fato é que todos nós mentimos ou escondemos algo de alguém. E a grande alegoria que exemplifica essa afirmativa é a própria cena de um casamento narrada através da leitura do pensamento dos presentes, os quais comparecem ao local sempre com um sorriso nos lábios. Leiamos então alguns pensamentos:
-A mãe do noivo: “Não sei o que é que meu filho viu nessa menina. Todo mundo comenta que ela é uma vadia”.
-A mãe da noiva: “Minha filha merecia coisa melhor. Sempre achei esse rapaz sem sal e sem açúcar”.
-Um dos padrinhos: “Que saco! Não dou um ano pra se separarem”.
-Uma ex-namorada do noivo: “Fulano está acabado. Quando estava comigo, tava muito melhor”.
-O dono da filmagem: “Será que esse pessoal vai demorar pra me pagar? Dizem que são enrolados”.
-Um amigo: “Tomara que termine logo esse lenga lenga. Já tô de bico seco”.
Aí está. Portanto, se você gosta de fingir ou mentir, fique certo de que isso é muito próprio do humano e tão natural quanto a sua respiração.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 310

*SALÁRIO DE PROFESSOR (UMA VERGONHA) - Sinceramente, é incrível um professor conseguir viver condignamente e ainda sustentar uma família. Senão, vejamos:
Salário: R$ 900,00
Prestação de um carro (em média): R$ 500,00
Escola de filho: R$ 300,00
Se tiver mais de um: R$ 600,00 ou R$ 900,00
Alimentação da família: R$ R$ 600,00
Cartão ou cartões de crédito: R$ 300,00
Água, energia e telefone: R$ 200,00
Acho que já posso parar por aqui e concluir que é um autêntico milagre o fato de um professor conseguir sobreviver. E os políticos ainda anunciam que vão resolver nossas vidas. Que me provem o contrário...

*DEU NO RÁDIO – Num programa da tarde, em uma rádio da capital do Estado, o locutor fazia um sorteio de uma viagem à África do Sul, para quem acertasse o nome da música “Eu só quero um xodó”. Feito o sorteio, ele concluiu assim o quadro, cantarolando um pedaço da letra: “Eu só quero um amor que acabe o meu viver...” (Cá, cá, cá, cá!)

*QUE VEXAME! – Recebi um e-mail de um amigo, dizendo-me o seguinte: “Penelú, passei o maior vexame lá no Cidade da Cultura. Li na Internet o amigo Asa Filho convidando o público para almoçar com ele nos domingos. Preparei-me todo, chamei a patroa (Cá, cá, cá, cá, cá) e lá vamos nós. Chegando lá, mandei a comadre pedir o que ela quisesse (Cá, cá, cá, cá). Comemos e bebemos à vontade, afinal estávamos sendo convidados (Cá, cá, cá, cá, cá). Quando eu me preparava para agradecer e ir embora, eis que surge de lá uma conta (Cá, cá, cá, cá, cá) e eu, para não perder a classe, tirei o restinho de dinheiro da carteira (a conta de passar a semana) e paguei a farra. Publique isso em sua coluna e diga a Asa que ele é o cara. (Cá, cá, cá, cá, cá).

*SE QUISEREM CONSERTAR... - A maioria dos locutores de rádio insistem em pronunciar a sigla CIA, quando o correto é dizer “companhia”. E olhe que alguns âncoras são preparados na questão do uso da língua.

*SE QUISEREM CONSERTAR II - Já está se tornando moda entre os repórteres policiais dizer que “o corpo veio parar no DPT”. Ora, um cadáver não pode ir parar num determinado lugar. O corpo é levado para o DPT. Se quiserem consertar...

*PERGUNTAS INQUIETANTES - Como se escreve zero em algarismos romanos?
*Por que os Flintstones comemoravam o Natal, se eles viviam numa época antes de Cristo?
*Por que os filmes de batalha espaciais têm explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo?
*Se depois do banho estamos limpos, por que lavamos a toalha?
*Como é que a gente sabe que a carne é de chester, se nunca ninguém viu um chester?
*Por que quando aparece no computador a frase 'Teclado Não Instalado', o fabricante pede para apertar qualquer tecla?
*Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto??
*Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco?
*Por que quando a gente liga para um número errado nunca dá ocupado?
*Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?
*Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo? (Colab. de João Bosco)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 311

Uma homenagem como poucas

No Dia anterior ao Dia do Professor, recebi uma homenagem muito singela e bastante sincera, de uma de minhas turmas do Ensino Médio.
Abri a aula normalmente e, quando íamos “entrar no assunto”, os alunos pediram a palavra e leram para mim o texto abaixo:
“Desde pequeninos, começamos a ter certas ideias do que queremos ser quando crescer. Uns querem ser médicos, outros querem ser soldados, policiais, entre outras profissões.
Mas, o tempo passa, a gente cresce e as ideias mudam. Passamos a admirar coisas diferentes, a desejar sempre mais. Aprendemos a dar valor a cada minuto de nossas vidas. Aprendemos também a diferenciar, questionar e comparar.
E começamos a ver que, para ser feliz no futuro e no presente, não precisa ser médico, advogado... Não precisa ganhar bem. O segredo da felicidade está dentro de nós. Nós trilhamos os nossos caminhos e os ladrilhamos com amor.
Aí, começamos a ver exemplos. Pessoas que são felizes com o que fazem; desenvolvem com amor; transmitem sua sabedoria e, a cada dia, aprendem mais com seus discípulos.
Você admira aquela pessoa, olha o que ela faz, vê a alegria da boca ao transmitir o que sabe, a alegria dos ouvidos ao ouvir o desenvolvimento daquilo que falou e a satisfação dos olhos ao ver o resultado do seu esforço. Essa pessoa é mestre naquilo que faz.
Cada um tem o seu espelho nos dias de hoje; sua inspiração; sua admiração.
Hoje, as pessoas nos perguntam “O que vocês querem ser quando crescer?” E nós respondemos com orgulho: ‘Queremos ser Sandro Penelú’
Feliz Dia do Professor, mestre!”
Nem preciso dizer que a emoção travou a minha voz e me fez comprovar a beleza e a importância de minha função de professor. Naquele momento a maioria dos alunos presentes também se emocionaram, provando a veracidade das palavras do texto, escrito com tanto carinho para mim.
Agradecer seria muito pouco. Apenas disse-lhes que, a cada dia, eu aprendo algo mais com cada um deles e que o verdadeiro mestre é aquele que tem no seu aluno a sua enciclopédia...

x.x.x.x.x

*VOLTO A PERGUNTAR – Onde está mesmo a democracia, quando se obriga um cidadão a dar o seu voto numa eleição? Estou esperando a resposta de algum político...

*UM BAIRRO PEDINDO SOCORRO – Os moradores do Conjunto Luiz Eduardo Magalhães já não suportam mais sofrerem com a deficiência no transporte coletivo. Só existe um ônibus fazendo linha para aquele conjunto e, de uns tempos para cá, não está cumprindo os seus horários. Será que o poder público está pensando que todos os moradores possuem um carro?

*UNAM-SE E RESOLVAM O BRASIL – Ora, já que tanto um candidato quanto outro (para Presidente) se julga o porretão, o melhor é eles se unirem, fazerem um só partido, pararem de gastar uma fortuna com campanha eleitoral e governarem juntos o nosso país. Vamos logo falar a verdade? Ou A ou B que sair vencedor não irá consertar os graves problemas brasileiros, como baixíssimos salários, falta de segurança pública, deficiência no atendimento nos hospitais públicos e educação pública sucateada...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 312

*ALGUÉM INESQUECÍVEL – “Sandro, consegui reunir alguns colegas de escola da década de 1960 e vamos fazer uma surpresa a nossa querida professora, que nos preparou para o exame de admissão. Para quem não sabe, era uma espécie de vestibular para entrar no ginásio. Ela reside em Feira de Santana. Isso aconteceu no meu pequenino Tapiranga, município de Miguel Calmon. A homenagem será em janeiro de 2011. Todos nós éramos apaixonados por ela. Quando li a homenagem que os alunos fizeram para você, lembrei daquele tempo. Sou uma pessoa que curte o que viveu de bom no passado.” (Devanier)

*DOIS EM UM – “Penelú, quanto às críticas aos políticos (candidatos a presidente), concordo com você em gênero e numero. Só acrescentaria uma coisa para ajustar essa sua constatação. Por que não colocar um sendo vice do outro? Pronto. O Brasil viraria a “Terra Prometida", com tantas excelentes promessas...
Me engana que eu gosto, ah ah ah ah. Abraços, parceiro! Continuo teu fã.” (Aldo Mello – direto de Pesqueira/PE)

*É SÓ UM PEQUENO/GRANDE EXEMPLO – Abro minha conta de água e lá está quase que o valor gasto com o líquido precioso cobrado de impostos. Será que algum vereador, prefeito, deputado, governador, senador ou presidente irá “curar” isto? É só um exemplinho de nada...

*SERÁ QUE ALGUÉM AÍ NOTOU? – Depois das eleições para governadores e deputados, a gasolina voltou a subir. Sabe quanto custaria um litro de gasolina, se não houvesse impostos? Pasme: R$ 1,18 (!!!). Sinto muito, amigo, mas eu já me desiludi há muito tempo com esses que se dizem super-heróis da nação...

*MAIS UM PENELÚ ESCRITOR – O meu sobrinho e afilhado, o professor Luciano Penelú acaba de lançar a obra “Apátridas”, composta de dois contos curtos, prendendo o leitor em cada uma dessas narrativas. O primeiro conto é narrado pelo personagem, que, sozinho, numa casa, se vê numa misteriosa inundação, provocando no leitor uma profunda simpatia e compaixão pela personagem única. No segundo conto, encontramos uma estranha viagem feita por alguns jovens que, seguindo o conselho de um ancião, decidem atravessar o deserto em busca de algo a mais na vida. Em ambos os contos, as personagens estão sempre insatisfeitas e buscam aquilo que elas não conhecem. As histórias de Luciano Penelú, neste livro, buscam descortinar os dramas existenciais da humanidade, a partir de personagens simples, porém muito bem elaborados.
(*Inspirado no texto de Joaquim Gama)

*OUTROS BAIANOS COMEMORAM UM ANO DE SUCESSO - O grupo feirense “Outros baianos”, formado por Tanny Brasil, Janno Carvalho e Marrieth, está comemorando um ano de estrada e presenteia o seu público com show no próximo dia 05, no Teatro de Arena do Cuca, a partir das 20 horas. O grupo estará aproveitando a apresentação para fazer o lançamento do seu mais novo CD.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 313

O MITO DA TORRE DE BABEL – Olhe só o texto que o amigo Gerson mandou pra mim. Dá o que pensar: “Sandro, nenhuma pessoa instruída acredita que a Torre de Babel seja um fato histórico e que todas as raças e línguas da terra surgiram desta pequena párea na mesopotâmia. A Bíblia cita que a obra ficou incompleta, pois, seus construtores, sem condições de comunicar-se entre si, migraram-se para outras partes do planeta, originando as diversas línguas e raças do mundo.
Terá sido tal torre realmente construída como descrita na bíblia? Será que Deus a destruiu e dispersou todos os seus habitantes? Terão as ruínas da torre sido localizados por arqueólogos?
Então, como explicar escritas diferentes há milênios anteriores à Babilônia espalhadas pelos cinco continentes?
E para não nos atermos só à linguagem escrita: A China tem uma tradição de mais de 5 mil anos, tendo ficado isolada do ocidente desde seus primeiros imperadores. A língua oral sofreu pouca alteração desde seus primórdios!
Você sabia que a Torre de Babel (Zigurat) existiu de fato, e foi usada durante quase sete séculos? E ainda existem suas ruínas! O fato virou mito na Bíblia, como diversos outros eventos históricos!
Torre de Babel é a coisa mais absurda que o homem já inventou para explicar a origem das línguas. Para um estudante de lingüística, ter que ouvir ou ler um absurdo desses chega a doer os ouvidos, é sinceramente, a pior mancada já inventada pelo homem e escrita na Bíblia para justificar a origem da diversidade das línguas.
As línguas são um fenômeno dinâmico, em constante transformação. Por isso as línguas se transformam com o tempo, num processo análogo à evolução das espécies.
Dessa maneira, assim que o homem começou a verbalizar sua linguagem, ela começou a evoluir e, quando os grupos de pessoas se separavam, as línguas se desenvolviam de maneiras diferentes.
Embora pareça muito complicado, é por uma questão de bom senso que devemos ter este conhecimento absorvido para evitar que a inescrupularidade continue em nossa sociedade. Você pode acabar com mitos e fábulas e pode distribuir de forma livre algum conhecimento ao mundo, mas é uma decisão sua o que vai escolher. Lembre-se antes da “causa” e do “efeito”, da “ação” e da “reação”.

*ESTA É PARA QUEM GOSTA DE SER ANFITRIÃO - Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas,
Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão. Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida do deus. Daquela noite de amor, nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de "aquele que recebe em casa". Portanto, Anfitrião é sinônimo de corno manso e feliz. (Cá, cá, cá, cá, cá!)

*FRASES ENVIADAS POR MARCOS - O amigo Marcos Pérsico enviou-me um e-mail com as seguintes frases:
-O amor não é aquilo que te pega de surpresa e te deixa totalmente sem ar. O nome disso é asma.
-O amor não faz brotar uma nova pessoa dentro de você. O nome disso é
gravidez. (Cá, cá, cá, cá, cá!)
-O amor não torna as pessoas mais bonitas. O nome disso é álcool
-Leio a Playboy pela mesma razão que leio a National Geographic: Gosto de
ver fotografias de lugares que sei que nunca irei visitar. (Cá, cá, cá, cá, cá!)
-Quando sua mulher fica grávida, todos alisam a barriga dela e dizem
"parabéns". Mas ninguém apalpa seu saco e diz "bom trabalho". (Cá, cá, cá, cá, cá!)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 314

*DEU NO RÁDIO – Num programa, pela manhã, do rádio AM, o âncora fazia sérias críticas àqueles que vivem se automedicando e comprando remédios sem receita médica. Concluiu seu comentário e chamou os comerciais e as propagandas ouvidas eram (na sua maioria) exatamente de remédios. (Sem comentários...)

*DEU NA TV – Veja se você entende a matemática de um determinado comentarista de futebol, na TV: “O jogador Tal não dá muita sorte. Em cada três lances, ele se machuca pelo menos em quatro”. (Cá, cá, cá, cá!)

*CONTINUAM ATENDENDO MAL – Diversas empresas em nossa cidade possuem telefonistas que não têm a menor sensibilidade no trato com o cliente. Mal você acaba de dar bom dia e começa a identificar o motivo da chamada, elas simplesmente passam a ligação, deixando você falando sozinho. Sinceramente, é muito despreparo e falta de educação. Será que algum empresário já percebeu isso?

*OS HOMENS CONTINUAM SE VESTINDO MAL – Enquanto as mulheres dão um show de bom gosto no vestir (pelo menos a maioria) muitos homens seguem maltratando seu próprio visual, com roupas ridículas. E o pior: acham que estão abafando. Imagine (por exemplo) você ir para uma formatura de camiseta e boné! (Sem comentários...)

*JOMAFA ENTREGUE ÀS MOSCAS E BARATAS – Ruas esburacadas, calçamentos defeituosos, lixo nas ruas e calçadas quebradas. Esses e outros problemas são uma tônica no bairro Jomafa, que se encontra totalmente esquecido pelo poder público. E olhe que muita gente esteve no bairro pedindo voto (e gente grande). Agora, está aí o que os moradores andam recebendo em troca de seu voto: desprezo, abandono e descaso. E 2012 vem aí. Podem esperar que eles voltarão a aparecer...

*SÉRIE A PODE DURAR POUCO – Com méritos de sobra o Bahia voltou à Série A do futebol brasileiro. Porém, se não montar um bom time, vai apenas ser caixa de pancadas na competição. Uma coisa é Série B, outra é a elite, com os grandes clubes do nosso futebol.

*E O MENGUINHO? – É bom o torcedor do Flamengo ir colocando “as barbas de molho”. A Série B de 2011 vem aí!

*MARQUE SEGUNDO O CÓDIGO ABAIXO: (CÁ, CÁ, CÁ, CÁ)
(1)Programa Primeira Página
(2)Programa Acorda Cidade
(3)Programa Carlos Geilson
( ) Ocupo um tempão do programa mandando parabéns para os aniversariantes do dia e na hora das notícias, tome-lhe propaganda.
( ) Não gosto de encher o saco do ouvinte com tanta propaganda e as poucas que tenho são, na maioria, de marcas de remédios.
( ) Ocupo boa parte do meu programa falando de política e na hora da notícia, haja anúncio comercial.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 316

*Como sempre faço, em todo final de ano, publico as “melhores” mancadas cometidas no rádio AM ao longo do ano. Ajeite-se e prepare-se para se divertir...

*MUDANDO A LETRA - Num programa da tarde, em uma rádio da capital do Estado, o locutor fazia um sorteio de uma viagem à África do Sul, para quem acertasse o nome da música “Eu só quero um xodó”. Feito o sorteio, ele concluiu assim o quadro, cantarolando um pedaço da letra: “Eu só quero um amor que acabe o meu viver...” (Cá, cá, cá, cá!)

*INSISTENTE – Esta foi num programa de esportes, à noite, numa AM da cidade. Um dos repórteres disse que o Bahia estava com um aproveitamento de cem por cento na Série B. O âncora, imediatamente consertou, dizendo que o Bahia havia empatado uma partida. O repórter, ainda não satisfeito, emendou: “Mas, na próxima rodada, ele completa os cem por cento!” (Cá, cá, cá, cá, cá!) Diploma nele!!!

*REDUNDÂNCIA– Substituindo o âncora titular, um radialista disse assim o texto de uma propaganda: “Na loja tal, você compra uma toalha e ganha o bordado de graça”. (Já imaginou se ganhasse sem ser de graça? Cá, cá, cá, cá!)

*CRIANDO NOVA PALAVRA – Esta foi num programa de rádio, bem cedinho. O âncora comentava a falta de união entre alguns radialistas nos seguintes termos: “Muitos colegas deveriam ser o mesmo, tanto na ausência quanto na presência?” (Cá, cá, cá, cá!)

*SEM COMENTÁRIOS – Na semana passada, dando um boletim, direto do HGCA, um repórter de rádio falou: “Deu entrada neste PS dois cadáveres já sem vida”. (Sem comentários...)

*TARDE LONGA – Esta foi num programa pela manhã. Dois radialistas comentavam a rejeição das quentinhas por parte dos presos no Complexo Policial e um deles finalizou assim: “É muita mordomia. Eles têm a merenda às 10 da manhã e às 15 da tarde”. (Cá, cá, cá, cá! Aí eu digo: “Diploma nele!!!)

*PALAVRA NOVA NO DICIONÁRIO – Num programa da tarde, um radialista (que também é comentarista) começou a dar a sua opinião acerca de um determinado assunto desta maneira: “Partindo-se desta premícia...” (Cá, cá, cá, cá! Sem comentários)

*E HAJA INVENÇÃO DE PALAVRAS - Em um programa de rádio, o repórter anunciou para o ancora que tinha um furo de reportagem e que iria divulgar
naquele momento uma noticia até antão "indivulgada". (Cá, cá, cá, cá!)

*DUPLO SENTIDO – Num programa pela manhã, o âncora pediu ao seu colega de estúdio: “Diga a fulano que ele já pode dar o furo dele”. (Cá, cá, cá, cá, cá, cá!)

*CONFUNDINDO – Domingo passado, um repórter entrevistava o presidente de uma associação de feirantes em nossa cidade e já começou nestes termos: “Sr. Fulano, quantos feirenses o senhor tem cadastrados aqui na feirinha?” (Sem comentários...)

*CACOFONIA – Aproveitando a descontração do período de Micareta, um radialista comentou assim a chamada comercial de um novo parceiro do ramo de restaurante a quilo: “Pois é, quando terminar o programa eu vou lá comer a quilo...” (Cá, cá, cá, cá!)

*VENDEDOR DE CELULAR – Entrevistando uma certa autoridade do nosso município, que falava sobre a implantação sem sucesso do toque de acolher na cidade, o repórter finalizou assim: “Então, é mais uma lei inóquia”. (Cá, cá, cá, cá! Já imaginaram quando vier a lei iSansung, iLG, iMotorola?... (Cá, cá, cá, cá!)

*EUFORIA – Eufórico por estar na sua primeira copa, um radialista local começou assim o seu flash do jogo Brasil X Chile, na última segunda-feira: “São três horas da tarde, aqui na África. Oito horas da noite, aí no Chile”. (Cá, cá, cá, cá, cá!)

*PARE COM ISSO – Esta foi em uma das resenhas esportivas, apresentadas aqui em Feira de Santana. O repórter iniciou assim o seu boletim sobre o Fluminense: “Hoje, pela manhã, houve apenas um treino degenerativo para os atletas do Fluminense”. (Sem comentários...)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 317

*MATÉRIA SOBRE A TORRE DE BABEL SEGUE INCOMODANDO O LEITOR - “Sandro, escrevo para dizer que li o texto de seu amigo sobre a Torre de Babel e que este texto me incomodou bastante. Não tanto pelo conteúdo que até poderia ser, sob certas condições, instrutivo; mas pelo modo como encaminha alguns fatos de ciência, isto é, com o objetivo de desqualificar um conhecimento que não seja científico.
Com respeito à Torre de Babel, de fato, desde o lugar de alguma instrução, ninguém poderia crer que tal narrativa se refere a uma descrição precisa de fatos. Por outro lado, este lugar de alguma instrução somente avança um passo adiante do lugar de instrução alguma. Explico: ora, se se trata de uma fábula, assim como nas fábulas de Esopo, ele não pretendia estabelecer que animais falam, tampouco que nos ensinam moral, também aquela narrativa não parece aspirar àquilo que seu amigo supõe. Pondere-se, então, como um mito: sabemos desde muito tempo, à luz da antropologia (veja-se Lévi-Strauss, Campbell), da filosofia (veja-se Cassirer, Ricoeur), que o mito articula sob a forma de um saber o que a ciência não teria o privilégio de alcançar, mas o que de alguma forma precisa ser dito. De modo que o mito fala o que a ciência cala, e se o mito ensina algo não é, absolutamente, o que se aprenderia com a ciência.
Certamente, narrativas como a da Torre de Babel têm lugar em nossa cultura e não se trata de uma posição de ingenuidade ou algo que o valha. Talvez este lugar não seja o curso de lingüística – muito embora o caráter babélico de suas discussões sobre a origem da linguagem. Muito provavelmente, o seu lugar – o de uma sabedoria ancestral e alusiva – é aquele da reflexão sobre o homem, sua condição como um ser de linguagem, pelo que padece, como diria Derrida, da impossibilidade da comunicação”. (Hugo Matias. Psicanalista)

*ESTA NÃO DEU (E NÃO DÁ) NO RÁDIO – “Penelu, eu gostaria de entender ou se possível saber o motivo pelo qual a maioria dos DJs das emissoras de rádio de Feira não informam o nome do cantor e do compositor, após a execução da musica. Por uma questão de conhecimento ou até mesmo por curiosidade gostaríamos de ficar informados sobre quem é o cantor ou cantora que está cantando tal musica, porem, eles simplesmente não informam”. (Helio Castrto Penedo)

*O CONVITE CONTINUA – Volto a convidar os homens que dirigem o nosso município a tentarem se deslocar à noite, usando ônibus coletivo. Sugiro aos vereadores um revezamento: a cada semana, um deles se arrisca a fazê-lo e depois é só me enviar um comentário para publicação aqui na Caneta...

*QUEM DISSE QUE NÃO FUNCIONA? – O time inteiro da África (que jogou contra o Internacional na terça) posicionou-se, antes do jogo, na linha do seu gol, proferindo suas orações. Resultado: não levaram um único gol do Inter e ainda por cima marcaram dois. Se a moda pegar...

*ENIGMAS – “Sandro, parabéns pela "enigmática" Caneta.
Outra coisa: Se os dinossauros já viveram aqui há 36 milhões de anos e só temos registros há partir de 2470 anos mais ou menos, é sinal de que isto aqui já acabou e começou várias vezes. Mas tem gente que se acha o dono da rua, da cidade, do estado e até da Nação. São, portanto, uns dinossauros”! (João Bosco)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 318

“RELENDO CARTAS DE TIÃO PEREIRA”

Em outubro de 1997, o saudoso Tião Pereira (o maior incentivador cultural de Feira de Santana) escreveu-me de São Paulo, cidade para onde foi, tentado conseguir o reconhecimento não obtido em sua terra.
O destino só lhe daria mais três anos de vida e a morte o arrebataria sozinho, desiludido, frustrado, ensimesmado...
Acompanhe, na íntegra, o teor da carta:
“Olha, Sandro, São Paulo continua fria e molhada, mas é a mais movimentada, a mais bonita cidade do Brasil. Isso, depois de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Salvador...
São Paulo é a mais bonita cidade feia do país. Mas, deixemos esses pormenores de lado. Estou desempregado, mas não quero me entregar.
Uma coisa aqui está funcionando bem, culturalmente: temos muitas opções de shows e espetáculos gratuitos, promovidos pela Prefeitura de São Paulo. O Coral Paulistano me emocionou muito, tanto no popular quanto no erudito e sempre temos uma ópera ou um concerto maravilhoso.
No Rio de Janeiro, quando lá cheguei, chovia a cântaros e nada vi nem sei, salvo que a chuva era muito fria. Cheguei então a Sampa para outros problemas. Mudei-me e agora estou aqui, Deus sabe até quando e como.
Olha, Sandro, é incrível, mas as noites de São Paulo ou eu ainda não as descobri ou sinto muitas saudades de Feira. Aí, ao menos, numa ou noutra casa podemos ouvir boas músicas aos acordes bem executados por nossos grandes artistas. Aqui, o que prevalece é o axé, o pagode e o teclado. E o repertório...
No rádio (AM ou FM) é tudo igual, como aí. E, salvo a Cultura AM e a Musical FM, nada faz a diferença.
Quando possível for, mande-me alguns discos, pois vejo amplas possibilidades de tocá-los nestas emissoras.
Com relação à novela “Adão e Eva”, que estou escrevendo, pediria que você complementasse com o maior número de dados possíveis, pois pretendo elaborar de imediato um projeto para que possa enviar a alguma emissora.
Outros projetos também pretendo levar em frente, mas não sei como ainda.
Outrossim, gostaria imensamente de derramar meus barris e embriagar-me na doçura da beleza assumida de nossas meninas feirenses.
Oh, saudade; saudade dos meus sonhos. Dos sonhos da minha saudade; da saudade da saudade. Dos sonhos que nem sonhei.
Oh, saudade; saudade dos meus tempos; de quando sequer tinha tempo, independente do tempo de ter tempo de saudade.
Lembrança a todos daí e um grande beijo em todas as lindas garotas que perguntarem por mim (ou não), mas que simplesmente sejam lindas.
(Tião Pereira)
São Paulo, outubro de 1997

*Tião Pereira foi bacharel em Ciências Contábeis, além de poeta, compositor, ator, romancista, teatrólogo, professor e jornalista, tendo mantido durante onze anos o único jornal da cidade exclusivamente voltado para a divulgação e valorização dos nossos artistas.
Desencarnou em 26 de maio de 2000, na cidade de São Paulo, onde pretendia realizar os seus sonhos e projetos.
Aqui em Feira, nenhum espaço de cultura foi batizado com o seu nome..

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 320

Velhas crianças de colo

E cá estamos nós, mais uma vez no mundo, a dependermos de um estímulo para falar e andar. Ronca o estômago e logo abrimos o berreiro às quatro da manhã, querendo um peito carregado de leite. O tempo passa e nos nossos poucos anos de vida não estamos nem aí para nada – aliás, sequer nos damos conta da luta fervorosa dos nossos pais a fim de suprir as nossas principais necessidades. De manhã, queremos o café na mesa. Meio dia, o feijão no prato e à noite a janta – isso quando se tem condição, porque na maioria dos casos é café com pão mesmo. Mas nós, ainda novinhos, não queremos nem saber. Isso é problema de adultos...
Os anos passam, saímos da adolescência, ficamos adultos e passamos a entender alguma coisa, mas ainda nos é muito pouco para compreendermos a vida e seus mistérios. E continuamos ainda crianças teimosas e até ingênuas.
Se nos deparamos com a nossa própria casa, a Terra, sequer temos o conhecimento para dominar reações e fenômenos que podem até nos matar antes do tempo, como erupções vulcânicas, furacões e o avanço do mar, que já tragou diversas cidades.
Se observamos o fogo, não sabemos do que ele é composto, não sabemos como aprisioná-lo, analisá-lo... Se olhamos as pirâmides do Egito, compostas de blocos de pedra de cerca de duas mil toneladas cada um, não sabemos quem a construiu. E ficamos a estudar teorias que um dia, quiçá, serão confirmadas ou negadas.
Se lembramos de Jesus, tristemente verificamos que ninguém consegue saber o que foi feito do seu corpo após o sepultamento. Se não fosse a imagem gravada no Santo Sudário – o único retrato do Cristo – muita gente não acreditaria na sua existência como homem encarnado.
Se olhamos o espaço cósmico através de um possante telescópio, visualizando milhares de estrelas, cada uma, quem sabe, constituindo o foco de sistemas de mundos e vida, constatamos estarrecidos que ainda não somos capazes de viajar em tempo hábil para a galáxia mais próxima, pois levaríamos (mesmo à velocidade da luz) centenas de anos, ou seja, morreríamos no caminho! E ficamos mais estarrecidos ainda quando lembramos que a nossa Via Láctea é apenas uma entre milhões de outras galáxias espalhadas pelo Universo.
E como se não bastasse, somos criaturas que desconhecem a essência do seu próprio Criador, apenas sentindo-o pelo espírito, pelo coração e pela fé.
Portanto, somos eternas crianças de colo, apenas engatinhando nas verdades da vida...

x.x.x.x

*SANDRO PENELÚ LANÇA RÁDIO NA INTERNET - Buscando sempre inovar na sua carreira, o cantor e compositor Sandro Penelú acaba de lançar na Internet a “Web rádio Sandro Penelú”, com o propósito maior de divulgar o seu próprio trabalho musical, além de quadros com curiosidades, dicas culturais, a agenda de shows ao vivo no final de semana em Feira, especiais e entrevistas com artistas locais e o “Encontro com o Rei”, em homenagem ao Rei Roberto.
A mini-rádio vai ao ar diariamente das 15 às 18 horas e das 21 à 00h.
Portanto, clique e conheça (ao menos por curiosidade): www.sandropeneluaovivo.listen2myradio.com

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 321

*É LEGAL, PORÉM IMORAL – Os deputados se reuniram e deram a eles mesmos um gordo aumento de salário. Tudo dentro da lei (que eles mesmos fazem). Tudo legal, porém completamente imoral e vergonhoso para eles mesmos. Minha avó dizia que só se envergonha quem tem vergonha na cara e se os deputados agiram assim, é porque mostram claramente seus reais interesses com a política...

*CASAR CEDO “É BARRIL” – A expressão adolescente “É barril” cabe como uma luva para os desmiolados que inventam de se casar com menos de vinte anos. No futuro, ambos vão querer viver o que não puderam viver na juventude e adivinhe o que acontecerá! A separação.

*MUDANDO DA ÁGUA PRO VINHO – Afinal, o que faz com que um homem que falava baixinho, curtia a boa MPB, freqüentava uma religião, etc, agora esteja gargalhando em alto e bom som, ouvindo Arrocha e Pagode e nem quer saber das coisas do espírito? Querem mesmo que eu dê a resposta? Então lá vai: Mulher!

*O SENHOR TEM BOM CLUBE? – Esta foi a pergunta que ouvi da boca de uma funcionária, numa loja da cidade. A minha resposta foi imediata: Fala sério, minha senhora! O meu clube de bom não tem nada, pois acaba de ser rebaixado para a segunda divisão! (Cá, cá, cá, cá!)

*SE TODOS AGISSEM ASSIM... – Nem no pior dos pesadelos eu iria deixar entrar na minha casa, via telinha, um monte de gente de todo tipo de comportamento, disputando um prêmio milionário. O que eu ganharia vendo esse programa?

*SEJA UM PROFESSOR! – Já viram a campanha do governo, convidando as pessoas a seguirem a carreira de professor? Até parece que nós professores somos valorizados no Brasil... Por acaso alguém aí sabe quanto um deputado passou a ganhar por mês? Por acaso alguém aí sabe quanto um professor ganha por mês? O governo deveria se envergonhar da situação e se calar, já que não faz (e nunca fará) nada por nós que representamos o pilar da educação e somos tratados como classe desprezível na sociedade.

*SÓ UMAS PERGUNTINHAS – Por que será que as rádios AM de Salvador têm poucos comerciais? Será que por lá o valor do anúncio é mais caro ou as rádios respeitam mais os seus ouvintes?

*PARA QUE TANTAS OPÇÕES? – Você chega numa loja e o vendedor lhe mostra uma TV que sintoniza dezenas de canais. E eu pergunto: pra que você quer uma TV assim, se você só sintoniza na “TV do Plimplim”? (Sem comentários...)

*JÁ SINTONIZOU A NOSSA RÁDIO? – Se ainda não conhece, acesse e ouça boa música: www.sandropeneluaovivo.listen2myradio.com

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 322

*ERROS COMUNS NA COZINHA – O amigo Edward enviou-me, por e-mail, uma série de erros que cometemos na cozinha. Vejamos os principais:
1-Lavar as carnes debaixo da torneira.
Primeiro, você perde nutrientes.
A carne fica esbranquiçada e
segundo, a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda. A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.
2-Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero. O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito gotas de detergente em um litro de água.
3-Usar tábua de carne de madeira. Na tábua de madeira, as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.
4-Sobre guardar comida quente na geladeira, este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa... Não há erro em guardar comida quente na geladeira. O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
5-Entretanto, guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado, o ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar. Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas você pode fechar.
6-Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes. As pessoas pegam a lata de leite condensado
e fazem dois buraquinhos, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado, mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias. Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente
que pode ser de plástico ou de vidro.
Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira.
7-Soprar velinhas do bolo de aniversário é um péssimo mau hábito!
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vomito e mal-estar. Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.

*VOCÊ SABIA? - Dois copos com água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
Um copo com água, 30 minutos antes de almoçar, ajuda na digestão.
Um copo com água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
Um copo com água antes de ir dormir evita ataques do coração!

*COMENTÁRIO DO LEITOR – “Sandro, vi uma reportagem em um telejornal, na qual uma mulher dizia que foi salva da tragédia dos morros do Rio por obra de Deus. Será que ela está se referindo ao mesmo Deus que levou mais de 600 vidas, na mesma tragédia? Ela é uma privilegiada. Entre as 600 vidas, havia crianças. Por algum motivo, Deus achou que aquela pessoa merecia viver. As outras 599 vidas, incluindo crianças, eram pessoas ruins e que não mereciam viver. Que seja feita a vontade de Deus”. (Gerson)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 323

*LEIS QUE NASCEM MORTAS – Veja abaixo um monte de leis esdrúxulas, criadas como se fossem um passa-tempo qualquer:

*”Abaixo a camisinha” - Preocupado com os baixos índices de natalidade em sua cidadezinha de 9 mil habitantes, no Paraná, um prefeito proibiu a venda de camisinhas e anticoncepcionais. Tudo porque a prefeitura estava recebendo menos verbas do governo federal com o encolhimento da população. A maluquice gerou a maior gritaria e a lei teve de ser revogada 24 horas depois.

*”Aeroporto para alienígenas” - O prefeito de uma cidade do Mato Grosso criou uma reserva para pouso de ÓVNIS, com 5 hectares, na serra do Roncador, tradicional reduto de ufólogos. Mas, para azar dos ETs, o projeto ainda não saiu do papel!

*”A folia tem que ser bem comportada” - Na década de 60, um prefeito de uma cidade do Maranhão baixou o "código de posturas" do município. Entre outras coisas, ficou proibido o uso de máscaras em festas - exceto no Carnaval ou com licença especial das autoridades. Para defender a medida (que virou letra morta), o prefeito argumentou que ela ajudava a "identificar os bandidos".

*”Em defesa do Português” - A lei aprovada pela Câmara Municipal de uma cidade mineira multa em 500 reais os donos de outdoors com erros de ortografia, regência e concordância. Para banners e faixas, a multa é menor: 100 reais. E os infratores têm 30 dias para corrigir os deslizes! Em 1998, um prefeito do interior de São Paulo se inspirou na cidade mineira e reproduziu a mesma lei na sua cidade...

*”Fruto proibido” - A inofensiva melancia, quem diria, foi proibida em uma cidade do interior de São Paulo. A fruta foi acusada de ser agente transmissor de tifo e febre amarela. Com o tempo, a lei virou letra morta...

*”Fraldões para cavalos” - Em uma cidade de Minas Gerais, os vereadores criaram uma lei para que os cavalos e burros usassem fraldões para não emporcalhar as ruas. A lei, é claro, não funcionou.

*”Sexo com restrições” - O Estado americano da Virgínia faz jus ao nome. Além de proibir por lei o sexo anal e o sexo oral, a legislação veta qualquer outra posição sexual que não seja o "papai-e-mamãe". Também é proibido fazer cócegas em mulheres. (Eu, hein!?)

*”Nova colonização” - Em 1995, um deputado federal sugeriu a criação de uma lei que faria a ‘importação’ de um milhão de portugueses para povoar a Amazônia!

*E POR FALAR NISSO, AS LEIS AQUI EM FEIRA... – Bom... é melhor deixar pra lá!

*COMENTÁRIO DO LEITOR – “Sandro, vi uma reportagem em um telejornal, na qual uma mulher dizia que foi salva da tragédia dos morros do Rio por obra de Deus. Será que ela está se referindo ao mesmo Deus que levou mais de 600 vidas, na mesma tragédia? Ela é uma privilegiada. Entre as 600 vidas, havia crianças. Por algum motivo, Deus achou que aquela pessoa merecia viver. As outras 599 vidas, incluindo crianças, eram pessoas ruins e que não mereciam viver. Que seja feita a vontade de Deus”. (Gerson)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 324

*VOCÊ ACHA TIRIRICA UM PALHAÇO? - O parlamentar brasileiro Tiririca assumiu sua vaga na Câmara Federal, com um salário de R$ 26.700,00. Entretanto, pensam que é só isso? Acompanhe:
-Ajuda de Custo: R$ 35.053,00
-Auxilio Moradia: R$ 3.000,00
-Auxilio Gabinete: R$ 60.000,00
-Despesa Médica pessoal e familiar: Ilimitada (livre escolha de médicos e clínicas).
-Telefone Celular: R$ Ilimitado.
-Passagens e estadia: primeira classe ou executiva sempre.
-Reuniões no exterior: dois congressos, ou equivalente, todo ano. --Aposentadoria: Integral, depois de oito anos.
-Fonte de custeio: O bolso dos que o chamam de palhaço...
Pensem, então, em quem é o verdadeiro palhaço.

*E-MAIL DO LEITOR – “Meu caro Penelu, ouvindo o informativo semanal Palavra do Prefeito, me chamou atenção algumas
palavras que ele se expressa de maneira incorreta, como por exemplo:
"Positivo” ele fala Pusitivo, “Melhorias” ele fala Milhorias, “Atendido” ele fala Atindido, “Novidade” ele fala Nuvidade,“Pediram” ele fala Pidiram, “Beneficio” ele fala Binificio e por aí vai. Está
pegando mal para ele e para os feirenses”. (Helio Castro Penedo)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 325

*MAIS POLÊMICA NA ORIGEM DO HOMEM – O homem moderno pode não ter surgido na África. A descoberta foi feita em Israel, onde oito dentes encontrados na caverna de Qesem podem alterar a concepção de quando e onde a espécie humana se originou. Os dentes têm tamanho e forma bastante semelhantes aos do Homo Sapiens, o homem moderno, mas datam de entre 200 mil e 400 mil anos atrás, época da qual há raríssimos vestígios humanos no Oriente Médio. Hoje, a comunidade científica aceita que o homem moderno surgiu na África. Caso estes restos sejam mesmo do Homo Sapiens, isto pode significar duas coisas: ou a migração da espécie pelo mundo começou antes do que se imaginava ou nossa origem está no atual território israelense. (Com informações do site www.G1.com.br)

*E-MAIL DO LEITOR – “Tanto o criacionismo quanto o darwinismo precisam de fé. Aceitar que Deus criou o homem e a mulher exige fé. Aceitar que um organismo com uma única célula passou por mutações bilhões de vezes para formar o ser humano também exige fé. Porém, somente uma dessas crenças ordena que levemos uma vida moral e é essa que quero ensinar aos meus filhos”. (Anderson Prudêncio - Shalom Alechem)

*E-MAIL DO LEITOR II – “Meus irmãos, não sou doutor em religião mas, embora católico romano, prefiro acreditar na Lei da Evolução das Espécies. Para mim, sendo Deus quem é, seria ilógico o que se relata no Gênesis sobre Adão e Eva. No meu entender, Adão e Eva surgiram quando o Homem já caminhava na Terra, mas ainda era um bruto primitivo. O Gênesis é, para mim, uma lenda, enfeitada pelos primeiros escritores da Bíblia e não deve ser tomada ao pé da letra. Se Deus quisesse, com seu Poder Absoluto, poderia ter criado a humanidade toda, mas aí que sentido teria nossa existência complexa e turbulenta, neste "vale de lágrimas"? Ilógico, e Deus é Absolutamente Lógico!” (Edward Santos)

*E-MAIL DO LEITOR III – “Fiquei todo atrapalhado ou indeciso ao ler seu artigo, que por sinal o faço semanalmente. É a Bíblia. Eu sempre digo que é um tanto complexa, pois o fato, cada um dá a sua interpretação. Por isso, desde que li há alguns anos a Superinteressante que tratava do tema, eu resolvi deixar como está”. (Milton Cerqueira)

*E-MAIL DO LEITOR VI – “Penelú, fugindo da ideia de encontrar a terra povoada, poderíamos acreditar que Caim manteve sexo com a própria mãe. E Deus, aquele que tudo recrimina, não estaria ele criando uma balbúrdia dos diabos? Pois é. Essas religiões... Fiz esta alegação para um evangélico e ele se fez de surdo, na oportunidade. A força das religiões está nos símbolos e apoia-se na ignorância? O bom religioso fica proibido de pensar, sob pena de tornar-se herege? Ou é o contrário? Fazer o quê?” (Mauro Serra)

*E-MAIL DO LEITOR V - “Caro Sandro, Jesus foi crucificado entre dois ladrões e logo após um deles pede seu perdão e Jesus disse: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" e nunca mais acabou ladrão no mundo”. (Asa Filho)

*E-MAIL DO LEITOR VI – “Sandro, o Tiririca merece ganhar muito dinheiro como deputado. Imagine aqueles que nunca fizeram nada pelo povo ganhando alta quantia na Câmara. Tiririca pelo menos nos levava e dar risadas... Não compare Tiririca com políticos profissionais. Eles nem alegria momentânea nos oferecem. Um forte abraço...” (Devanier)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 326

*ASSIM, ATÉ EU – Um dia desses, peguei um táxi e a corrida deu R$ 16,20. O motorista olhou pra mim, fez aquela pose e declarou: “Vou dar um desconto. Paga só R$ 16,00!” (Sem comentários...)

*ISTO É O QUE EU CHAMO DE UM EXEMPLO DE HOMEM DIGNO - O bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara, entregue no Senado Federal a pessoas que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos. Dom Edmilson, que teve seu nome indicado pelo senador Inácio Arruda (CE), disse que receber a Comenda seria "um desrespeito aos direitos humanos do contribuinte", por causa do aumento de 61% que os parlamentares deram de aumento em seus salários. "A condecoração hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os Senhores e Senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la!", disse o bispo. Para dom Edmilson, o aumento do salário recebido pelos parlamentares deveria ser na mesma proporção do aumento do salário mínimo e do aposentado. O que acontece é um atentado contra os Direitos Humanos do nosso povo" – concluiu Dom Manuel.

*Classificação do campeonato baiano por pontos corridos...

*O MAIOR DOS TROFÉUS PARA OS PAIS – Semana passada, tive o prazer de ver nos jornais locais nomes e fotos de alguns jovens que obtiveram êxito nos vestibulares de início de ano. Sinceramente, se existe algo mais gratificante para os pais, que me digam e me ensinem...

*POR FALAR EM COISAS GRATIFICANTES... – Recebi vários e-mails de alunos que conseguiram passar no vestibular e escolhi o que mais me emocionou para aqui representar todos que valorizam a profissão de Professor. Veja: “Professor, quero expressar o orgulho de ter convivido com grandes mestres como o senhor, do Colégio Tal. Quero agradecer por tudo que o senhor passou para mim e dizer que a cada questão de Literatura e Língua Portuguesa, eu lembrava de uma aula do senhor para tal assunto. Hoje, me sinto com a obrigação de representar bem os alunos do Ensino Médio do Colégio Tal. Obrigado por tudo mesmo e faço questão de ir à escola rever outros professores que foram indispensáveis nessa minha conquista...” (Genildo Santos)

*E-MAIL DO LEITOR - “Sandro, em resposta ao seu questionamento sobre a suposta esposa de Caim, gostaria de tentar responder da seguinte maneira: no livro de Deteuronômio, no capitulo 29, vers. 28, está escrito o seguinte: “Aquilo que Deus não revelou pertence a Ele. Aquilo que Deus revelou cabe a nós praticar e repassar para nossos descendentes. Não sou biblista ou teológo, sou católico e ledor das sagradas escrituras. Quanto ao homem da África ou da Ásia, veremos adiante. Espero ter contribuído como aluno do ilustre professor. A paz de Jesus e o amor de Maria para todos”. (Antonio Carlos Ramos da Silva)

*DEU NO RÁDIO – Um repórter policial entrevistava uma senhora que havia perdido o filho num assassinato e fez a seguinte pergunta: “Como fica agora a família?” A senhora respondeu com outra pergunta: “E como o senhor acha que a família está”? (Sem comentários...)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 330

*MALDITO DINHEIRO! – Ninguém (num mundo capitalista como o nosso) conseguiria viver sem dinheiro. Esse senhor maldito tem escravizado milhões e milhões de ricos pelo planeta a fora. Para consegui-lo, os seres humanos costumam fazer de tudo, inclusive atitudes criminosas e degradantes. Problemas espirituais e forte carga de stress e depressão podem sim vir de uma crise financeira. Basta que o acometido não tenha a base psíquica indispensável para agüentar a pressão dos débitos que crescem e destroem a paz da criatura. Portanto, Maldito sim e Maldito com “M” maiúsculo! E infeliz do ser humano que se torna seu escravo...

*COMO AS PESSOAS MUDAM!!! – Basta (para certas pessoas) assumirem um cargo qualquer (de poder ou de bom salário) que logo começa a mostrar seu verdadeiro caráter. São dignos de pena e de compaixão, pois ainda não compreendem o quão efêmera é a existência humana...

*COITADO DO TORCEDOR BAIANO – Em 2011, só iremos sofrer nas competições nacionais. O Vitória já deu adeus à Copa do Brasil, logo no primeiro confronto. O Bahia segue, mas só Deus sabe até quando, pois não tem um grande time para conquistar o “caneco”.

*AMIGOS E AMIGOS – Poucos são os nossos grandes amigos e, dentre eles, sempre existem os mais humanos. Semana passada, preocupado com alguns problemas, estava tocando no Kaviar Restaurante e um grande amigo (Renato) comentou para mim, na hora do intervalo: “Você hoje não está bem”. Havia passado o dia em contato com outros amigos e nenhum deles foi tão sensível a ponto de perceber em mim a aura de uma preocupação. Valeu, Renatão! O mundo (para ser melhor) precisa de pessoas como você...

*TEM GOSTO PRA TUDO – Imagine você encher o seu carro de barbados e saí por aí buzinando, achando que tá abafando. Pois é! Nesse mundo tem gosto pra todo tipo de coisa...

*E-MAIL DO LEITOR – “Sandro, politicamente falando, nos últimos três meses não se discutiu outra
coisa a não ser na posse do Deputado Federal Tiririca, pelo fato de o
mesmo ser analfabeto ou semi, no que para muitos seria ou é uma
aberração. O Palhaço, eleito pelo voto popular, fala errado, mal sabe
escrever e lê muito mal. E agora como prêmio pela sua "formação" foi
indicado para fazer parte da Comissão de Educação da Câmara. Mas, se o
Lula conseguiu ser nosso Presidente por oito anos, por que não o
Tiririca também? Essa é a cara do Brasil. Só que não existe no Brasil um
só Legislativo que não tenha um Tiririca, basta ir à Câmara de
Vereadores de Feira ouvir o pronunciamento de alguns de nossos edis ou ouvir uma entrevista em uma rádio, que o cidadão vai ouvir cada pedrada de português que mata de vergonha o seu eleitor”. (Helio Castro Penedo)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 331

*E AINDA CHAMAM A ISSO DE EVOLUÇÃO – O amigo e leitor desta coluna, Zé Carneiro, enviou-me um e-mail com o seguinte texto:
“Antigamente, ensinava-se e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Brasileira, antes de iniciar as aulas...
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 5,00 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
-Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
-Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
-Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
-Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

-Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo? ( )SIM ( ) NÃO
-Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
-Em 2010 é assim: Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é cotista, não precisa responder) ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00.
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança. Todo mundo está pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se pensará em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" (Simplesmente SENSACIONAL!!!)

x.x.x.x.x

*ESTÁ DANDO NO RÁDIO (SE QUISEREM CONSERTAR...) – Existe uma propaganda de um determinado remédio, cujo texto diz: “elimina vasos e varizes...” Ora! Você já imaginou uma medicação que vai eliminar os seus vasos? Sem os vasos no corpo, como o sangue irá percorrer o organismo? E o que eu não me conformo é o fato desse anúncio ser lido por locutores bem preparados e inteligentes...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 332

Dá o que se pensar

É muito interessante ver como os quarentões e cinquentões tratavam seus amores. Talvez seja por isso que, de vez em quando, vemos uma mulher nova enroscada no pescoço de um quarentão.
No passado, ele pede ao cantor da boate que ofereça a ela a interpretação de uma bela música: "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela a menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar. Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema. O teu balançado é mais que um poema. É a coisa mais linda que eu já vi passar."
Mais adiante, ele chega em seu carrinho nacional, ajeita os cabelos, abre a porta para a namorada entrar e coloca uma verdadeira jóia no toca-fitas: "Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que os meus olhos se viram no teu olhar.... Quando eu mergulhei no azul do mar, sabia que era amor e vinha pra ficar...."
Os anos seguem passando. Ele liga pra namorada e deixa gravado na secretária eletrônica: “Você é linda, mais que demais. Você é linda sim. Onda do mar do amor que bateu em mim...”
Os tempos vão ficando “modernos”. Ele captura na internet um batidão legal e manda pra ela, por e-mail: "Tchutchuca! Vem aqui com o teu Tigrão. Vou te jogar na cama e te dar muita pressão! Eu vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim! Eu vou te cortar na mão! Vou sim, vou sim! Vou aparar pela rabiola! Vou sim, vou sim"!
Já na década de 2000, ele resolve mandar um convite para ela, através da rádio: "Hoje tem festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bunda lelê!"
E agora, nos nossos dias, ele encosta com seu carrão importado, com o porta-malas cheio de som e no máximo volume, achando que está abafando:
" Chapeuzinho pra onde você vai, diz aí menina que eu vou atrás. Pra que você quer saber? Eu sou o lobo mau, au, au. E o que você vai fazer? Vou te comer, vou te comer, vou te comer...
(Será que ainda é possível piorar?)

x.x.x.x.x

*SERÁ QUE BRÁS CUBAS ESTAVA CERTO? – Praticamente cem por cento dos meus amigos me reclamam dos filhos e filhas. E concluem dizendo que estão arrependidos de terem tido filhos. Sobre isso, é emblemática a cena do capítulo final de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, quando ele declara solene: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

*MICARETA NA PRESIDENTE DUTRA JÁ ERA – Existem outras áreas na cidade, que poderiam comportar a nossa festa maior. A Avenida Presidente Dutra não é o local adequado para a Micareta. Interfere na rotina da Rodoviária. Interfere negativamente no comércio local. E sem contar que ali o circuito é muito curto. Com a palavra o “bambas” da Prefeitura. O fato é que precisamos ser mais inteligentes e programar a próxima Micareta para um outro lugar...

*DEU NO RÁDIO – Domingo passado, antes do jogo entre Feirense e Vitória, um narrador local pronunciou-se assim: “Vamos ouvir agora o Hino Nacional de Feira de Santana” (Cá, cá, cá, cá, cá!)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 335

*A ÁGUA CAMINHA PARA O FIM – Não nos enganemos. Não estamos assistindo a um filme de ficção científica. O líquido mais precioso do mundo está com seus anos contados. É como um doente em fase terminal e, como ele, sucumbiremos todos. Primeiro, os mais desprezados pela sorte financeira. Depois, os ricos, os poderosos. Sem água, vai ser difícil conceber a vida humana como estamos acostumados a ver. Sem água, o caos se estabelecerá até o ápice da desordem, com manifestações diversas de violência, pura e simplesmente por causa de um único copo com água. Parece absurdo, mas esse é o cenário que aguarda o homem daqui a uns cem anos (se chegar a isso)!

*DANILO RODRIGUES FAZ SHOW NO MARGARIDA RIBEIRO - Umas das boas revelações na música feirense, Danilo Rodrigues estará mostrando toda a sua versatilidade e carisma, num show de voz, violão e percussão, marcado para o próximo dia 14 de abril, às 20 hs, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Danilo está bastante empolgado com a perspectiva de presentear o seu público com interpretações marcantes do Pop Nacional e MPB, além de mostrar algumas de suas composições. O show terá ainda participações dos cantores Janno e Rafael. A produção é de Sandro Penelú.

*MUITO ESPAÇO E DEPOIS... O VAZIO – É comum contemplarmos enormes casas, com espaços que dão inveja aos clubes mais bem freqüentados da cidade, abrigando apenas o casal. Os filhos (já formados) bateram suas asas, cuidando de suas vidas particulares. A casa, antes um alvoroço só, hoje tristeza e solidão. Cabe aqui repensar na ideia de se construir verdadeiras mansões para depois... o vazio.

*EXISTEM PAIS E PAIS – É uma cena comum e altamente irresponsável: muitos pais colocam os filhos pequenos na garupa da moto, sem capacete, e os levam para todo tipo de lugar. Será que não existem leis na cidade?

*ALGUÉM AÍ SABE EXPLICAR? – Por que será que o Fluminense de Feira deixou para jogar “pra pirão” depois que caiu no torneio da morte?

*E O TREM BALA? – Com os bilhões que serão gastos no trem bala, o governo brasileiro poderia construir milhares de casas, abrigando assim, de forma digna, milhares de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Ops! Foi mal! Esqueci que estamos sob a égide do capitalismo e de que o PT não é mais “aquele” PT...

*SE QUISEREM CONSERTAR... - A maioria dos locutores de rádio insistem em pronunciar a sigla CIA, quando o correto é dizer “companhia”. E olhe que alguns âncoras são preparados na questão do uso da língua. De todo modo, “Diploma neles!”

*SE QUISEREM CONSERTAR II - Já está se tornando moda entre os repórteres policiais dizer que “o corpo veio parar no DPT”. Ora, um cadáver não pode ir parar num determinado lugar. O corpo é levado para o DPT. Se quiserem consertar...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 336

*BELEZA FÍSICA – Efetivamente, ainda não estamos preparados para valorizar, primeiro, a beleza interior de alguém. Somos, desde cedo, educados para achar bonito um corpo bem dividido e cheio de massa muscular e as pessoas que não atendem a esse padrão de beleza ditado pela sociedade são desprezadas, excluídas e quase nunca notadas ou desejadas. Este quadro vergonhoso e ridículo tende a ser eterno, já que eternos são também a hipocrisia e o preconceito de muitos...

*MONONUCLEOSE – Calma! Não se trata de palavra! É apenas o nome técnico da doença do beijo. Isso mesmo! As pessoas que adoram uma lingüinha diferente a toda hora devem se preparar para dores de cabeça, febre alta, tonturas e um monte de aftas na boca. Tudo isso causado pela ingestão constante de salivas diferentes. A maior incidência da doença e exatamente após os períodos de Carnaval e Micareta, quando as salivas estão contaminadas pelo álcool, pelo fumo, pelas drogas, etc...

*UMA CENA NO FUTURO – Estamos no ano de 2086 e dois adolescentes conversam com um professor de História:
-Mestre, como era a tônica da programação das rádios FMs, no início do século?
-Ah, pessoal! Eles tocavam o que de pior havia na música popular brasileira. Olha, as músicas que eles tocavam tinham cada letra que, francamente, é melhor poupar os ouvidos e a mente de vocês.
-Não é possível! O senhor deve estar brincando...
-Estou falando sério! E o pior não é isso. O difícil é acreditar que as rádios tocavam esse tipo de música.
-É, mestre! Tenho pena daquela geração.
-Pois é, garotos. Eu também tenho...

*BEIJO TÉCNICO. SERÁ? – Esse negócio de beijo entre atores é a maior roubada. É língua pra lá; é língua pra cá e depois falam, na maior cara de pau, que é “beijo técnico”. Verdade seja dita: de técnico não exista coisa alguma. É como se você passasse a namorar aquela pessoa durante o período das filmagens. Não é à toa que, volta e meia, tem gente “se juntando” por causa dos famosos “beijos técnicos”.

*CAMELHAMA – Cientistas da Inglaterra e dos Emirados Árabes experimentaram cruzar um camelo com uma lhama, na intenção de obter um animal manso e que produzisse bastante lã. Quatro anos depois, o resultado é uma lhama brava, com cara de poucos amigos, e de pouquíssimo pêlo. Pois é! Foram buscar lã e saíram tosquiados...

*FRASES AMBÍGUAS – Mesmo com toda boa vontade, as pessoas acabam criando textos de avisos que, se levados ao pé da letra, daria o que falar. Vejamos:
“Para todos os que tenham filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças”.
“Na sexta-feira às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia”.
“Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos”. (Cá, cá, cá, cá!)
“O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia”.
“O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia”. (Cá, cá, cá, cá!)
“Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados”.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 337

*VOLTO À VELHA MATEMÁTICA: Continuo desafiando um professor do Estado a me provar que é possível a compra de um carro, com o salário que recebemos. Vejamos:
-Salário: R$ 1.600,00 (em média)
-Descontos diversos: R$ 300,00 (em média)
-Despesa básica com alimentação da família: (sem comprar o supérfluo) R$ 500,00
-Água, luz, telefone e gás: R$ 180,00 (em média) – A depender da família, essa quantia dobra!
-Se tiver filho(s) em escola particular (e a depender da escola) essa despesa pode ultrapassar os 500 reais!
-Despesas com cartão de crédito (só estou colocando um) – Geralmente, tem-se mais de um: R$ 200,00 (por baixo – só para termos uma base)
-Agora, vamos ao financiamento do carro: R$ 400,00 (por baixo)
-Total das despesas: R$ 2.080,00 (ou mais)
Portanto, meus nobres amigos e colegas professores. Continuo esperando a fórmula matemática para se ter dinheiro sobrando para comprar um carro...

*VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “ALELUIA”? – Muitos que freqüentam os templos evangélicos e proferem, alto e em bom som, a palavra “Aleluia”, não sabem sequer que “Aleluia” significa “louvar a Deus” ou “louvai a Deus”. Em relação à palavra “glória”, tal termo vem de uma raiz hebraica “khivad”, que quer dizer: “louvar, respeitar, reverenciar, venerar, etc.”

*E O NOSSO DINHEIRO BATEU ASAS – Bandas de fora da cidade para aqui vêm, tocam na nossa festa maior, recebem altíssimos cachês e se mandam para gastar em outros lugares. Deixo apenas uma reflexão: Se nós, artistas locais, recebêssemos um cachê semelhante, o dinheiro não continuaria circulando pela cidade, fomentando a economia feirense? Com a palavra os organizadores da festa...

*QUEM DIRIA! - Você sabia que a Igreja nem sempre condenou o aborto? A prática só se tornou pecado em 1869, por causa de um acordo entre o papa Pio 9º e o imperador francês Napoleão 3º, pois a França passava por uma crise de baixa natalidade que incomodava os planos de industrialização do governante. Então, motivado por questões políticas, o papa disse para a população que a partir daquele momento o aborto – em qualquer fase da gravidez – era pecado.

*JÁ OUVIU FALAR NOS HÍBRIDOS? – Pois é! Por incrível que pareça, podem existir seres resultantes de cruzamentos de ETs com humanos! E esses seres viveriam entre nós há algum tempo, iguais a nós e com poderes especiais. Segundo a tese de um professor de História, da Filadélfia o propósito alien é essencialmente gerar híbridos, por meio da mistura dos materiais genéticos deles com os dos humanos. Homens ou mulheres escolhidos seriam abduzidos, levados à nave e, lá, teriam seus óvulos ou espermatozóides retirados para inseminação. Normalmente, quem gesta o bebê é uma humana, que dá à luz na nave. (Eu, hein!?)

*TINHA QUE SER COM UM BRASILEIRO... - Um caso clássico de abdução é o de um brasileiro que, na noite de 13 de abril de 1979, teria sido levado a bordo de um objeto e ficado numa espécie de sala de hospital, onde vários humanóides teriam recolhido amostras de seu sêmen. Depois, o homem teria mantido relações com uma mulher, que teria soltado a seguinte frase após o sexo: “Talvez uma semente sobreviva.”

*MAIS UM CASO - Outro episódio de abdução foi com um agricultor brasileiro, em outubro de 1957. Ele contou que foi levado para uma nave, onde seres estranhos tiraram sua roupa, passaram óleo em seu corpo e o levaram para um quarto. Alguns minutos depois, uma mulher nua, de cabelos loiros, com olhos finos entrou no quarto. Sem dizer uma palavra, teriam mantido relações sexuais. A mulher teria coletado o sêmen dele e o colocado num potinho. Antes de sair do quarto, ela apontou para a sua própria barriga e depois para o céu, como se quisesse dizer que o seu filho nasceria em um outro planeta!

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 338

Vamos ser sinceros: o casamento acabou!

Hoje, falar em casamento para uma geração, cujo pensamento maior é o prazer imediato e as grandes farras, é praticamente uma ofensa. A facilidade para se colecionar namoradas(os) é espantosa e a mulherada sequer se dá ao luxo de se valorizar (sem atingir a todas) deixando-se ser usada como uma peça de roupa que, no dia seguinte, joga-se no balde de roupa suja.
A perspectiva de ser ter um estilo de vida independente, para daí aproveitar mais livre os prazeres da vida, tem afastado cada vez mais os jovens de um compromisso sério e duradouro. Aqueles que assim o fazem são considerados cafonas e ultrapassados e a galera os olha sob um olhar de pura crítica destrutiva...
Paralelo a tudo isso, crescem as uniões homossexuais, sobretudo entre mulheres e aquele velho e romântico desenho do casamento (tal como foi o dos nossos avós – ou pais) vai ficando encardido e desprezado, como um quadro que não nos interessa mais...

*SERÁ QUE SÓ EXISTE UMA OPÇÃO? - Parece até que só existe uma única rede de televisão no Brasil. É comum você vê em bares, salões de beleza, clínicas, restaurantes, pizzarias e outros, um aparelho de TV ligado e sintonizado apenas na Rede Globo. E não importa o programa que esteja passando. Chega-se mesmo ao cúmulo de ver nas cantinas das faculdades, por exemplo, alunos absortos vendo os programas e novelas do “plim plim”, quando poderiam, no mesmo horário, estarem vendo algo mais cultural, informativo e proveitoso.

*TRISTE CENA COMUM - Uma cena no mínimo absurda é muito comum nas ruas de nossa cidade: um casal numa moto, ambos usando devidamente o capacete e, entre eles, espremida e sem a menor proteção, uma criancinha. Caso aconteça algum acidente, os adultos estão seguros. A criança que se dane.

*COISAS QUASE INEXPLICÁVEIS – Na índia, existe um vale denominado “O Vale das Sete Mortes” e desde os tempos antigos várias expedições foram dizimadas e desapareceram para sempre quando o exploravam. As suspeitas da existência de algo muito estranho foram confirmadas quando um único sobrevivente de uma expedição americana foi recolhido, vagando a esmo e em deplorável estado. Naquele vale da morte havia ruínas de um certo templo muito estranho, que era protegido por uma espécie de “fogo voador”. O pobre homem apresentava um quadro clínico impressionante: perdera todos os cabelos do corpo e sua pele tinha horríveis queimaduras de terceiro grau. Após três dias de agonia, ele veio a falecer. Por medida de segurança, o governo da Índia resolveu interditar o acesso ao local. Contudo, todos que se aproximam daquele local sofrem de alucinações estranhas, afetando em muito o seu psiquismo. (Eu, hein?!)

*DÁ O QUE PENSAR – Segundo estatísticas, o desemprego é maior entre as pessoas de cor negra. Ou seja, os brancos continuam degustando as maiores e melhores fatias do bolo da dignidade humana. Sem comentários...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 339

*A RECEITA DO SUCESSO – O mundo da música é, por vezes, ingrato. Vencer na vida como músico não depende apenas de se ter qualidade. São necessários outros quesitos completamente diferentes daquilo que é bom.

*QUESITO 1
– Você tem que abandonar as suas raízes e suas convicções musicais e adotar um estilo de fácil assimilação pelo público. Você deve passar a cantar ritmos fácil e populares, se quiser ganhar dinheiro.

*QUESITO 2 – Com o CD embaixo do braço, agora é só “investir” na mídia para que sua música seja massificada e seus shows passem a ser requisitados, não importa a época do ano.

*QUESITO 3 – A música carro-chefe do CD não deve ser uma composição bem trabalhada, com arranjos sofisticados e difíceis, pois o público tem que aprendê-la rapidamente e as bandas que quiserem executá-la não devem ter muito trabalho para cifrá-la.

*DEU NO RÁDIO – Em um programa de rádio de uma cidade vizinha, o âncora entrevistava o prefeito daquela cidade e lhe perguntava acerca de algumas perseguições que vinham acontecendo para com alguns dos seus secretários. O prefeito respondeu taxativamente: “Sou contra todo e qualquer tipo de perseguição, muito pelo contrário”. (Deu para entender?)

*DEU NO RÁDIO II – Um repórter de rádio se referia assim a uma das figuras idosas mais pitorescas de Feira de Santana: “Ele tangeu boi junto com Ana Brandoa e Domingos Barbosa de Araújo...” (Isto é incrível!)

*HUMOR MACABRO – Esta semana, um amigo me mostrou o cartãode uma funerária da cidade e nele estava escrito o seguinte slogan: ”Se sua sogra é uma jóia, temos uma caixinha para ela...” (Cá, cá, cá, cá!)

*DEU NO RÁDIO III – Um âncora, num dos programas matutinos do rádio AM, chamou assim um dos seus repórteres: “E agora, as melhores ocorrências nos hospitais em Feira!” (Precisa comentar?)

*SERIA O INÍCIO... DO FIM? – Enchentes, maremotos, terremotos, furacões e outras catástrofes naturais vem deixando o ser humano de cabelo arrepiado. O gelo polar segue derretendo desordenadamente. Tudo isso por conta de uma depredação absurda do meio ambiente e dos recursos naturais, inclusive a água. O Rio São Francisco caminha para se transformar num humilde riacho sem expressão, deixando para trás um rastro de fome, miséria, seca e morte. O homem “cospe no prato que come”, suja o lar que o acolhe a milênios e a resposta da natureza não poderia ser outra. A Terra, estressada, contorce-se, chora, urra de dor, agoniza e parece entrar em coma...

*AUTO-ABORRECIMENTO – O auto-atendimento, nos bancos da cidade, bem que poderia se chamar “auto-aborrecimento”. São máquinas o tempo todo quebradas, funcionários que não aparecem para dar orientações e outras dores de cabeça. E o detalhe: você, no fundo, está fazendo o trabalho que deveria ser feito pelo banco e não recebe coisa alguma por isto, nem mesmo um simples desconto.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 340

*ATÉ TU, SUA SANTIDADE? – Um dos papas, ao visitar os antigos campos de concentração na Alemanha, perguntou onde estava Deus que não impediu tamanha matança... Ora, Sua Santidade, eu aproveito para perguntar ao senhor onde estava Deus que não impediu que os homens deturpassem a sua santa palavra, criando as diversas religiões no mundo, cada grupo a seu modo? Será que Jesus não teria ensinado que a única religião é Ele, o Cristo?

*ESTA ACONTECEU NUMA PALESTRA... – Um colega estava assistindo a uma palestra sobre ética no jornalismo e perguntou ao palestrante a respeito da ética no rádio e obteve a seguinte resposta: “Deixe de ser otário e vá ganhar o seu dinheiro!” O que será que o palestrante quis dizer com isso? Sem comentários...

*SE QUISEREM CONSERTAR... - Num famoso hospital de nossa cidade pode-se ler bem na entrada da emergência: “A prioridade no atendimento é para as emergências que implicam em risco de vida imediato”. Neste aviso, existem dois deslizes no uso da língua escrita: o verbo implicar é transitivo direto quando não se refere a alguém que está implicando com outra pessoa. O correto, portanto, seria “emergências que implicam risco de vida imediato” e o outro deslize é com relação ao “risco de vida”. Ora, aquele que tem risco de vida é porque tem todas as possibilidades de viver. Portanto, o correto seria “risco de morte”. Se alguém do hospital for leitor do jornal e quiser consertar, ainda está em tempo...

*SÓ TEM “VENHA A NÓS” – As instituições bancárias parecem ter como principal meta a cobrança de taxas e mais taxas dos seus clientes. Pelo menos na minha conta só vem tarifas disso e daquilo e ainda uma taxa de manutenção de conta, que é um absurdo e uma vergonha. Depois, não querem que a gente critique...
*FAZER É FÁCIL – É vergonhosa a quantidade de homens que abandonam suas companheiras, quando estas engravidam, prejudicando, sobretudo, a criança. A “receita” é imperiosa: engravidar, dar no pé e caçar a próxima vítima. Sem comentários...

*FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL – Esta semana, num programa de rádio, os apresentadores discutiam acerca da vergonha que é o Fluminense de Feira não estar participando sequer da terceira divisão do futebol brasileiro. A discussão girou em torno de possíveis causas do fiasco tricolor. Em determinado momento, um dos apresentadores colocou que a grande culpada era a torcida, que não apoiava o clube. O âncora do programa, então, disparou a sua total falta de ética profissional, dizendo: “Você está errado. Você tem alguns anos de crônica e até conhece um pouco de futebol e eu já tenho mais de vinte anos como cronista esportivo...” Isto é uma total falta de respeito à posição de um colega de trabalho. Isto sim é uma vergonha!!!

*CORTIÇO “INTELECTUAL” – Vários são os seres humanos que se encontram acrisolados em seu próprio cortiço “intelectual”. Se comparados com os protagonistas do “Cortiço”, romance de Aluísio de Azevedo, que apenas sobreviviam sem perspectivas, os que residem no cortiço intelectual impuseram a si mesmos a existência do não-saber e continuarão, por muito tempo ainda, aprisionados em seu próprio marasmo até que as luzes do conhecimento os libertem.

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 341

*VOCÊ CONSEGUIRIA RESPONDER? – Deus existe. Disso não tenho a menor dúvida. Ele é o senhor de tudo e de todos e soberanamente justo e bom. Agora, eu queria deixar um pequeno ponto para nossas discussões: Por que nascem pessoas com algum tipo de deficiência física, enquanto outros nascem sem problema algum, fisicamente perfeitos? Será que Deus estaria dando a uns o privilégio de desfrutar de um corpo quase perfeito, aliado a uma boa saúde e a outros estaria Ele permitindo que viessem ao mundo com determinados problemas físicos, como cegos, aleijados, surdos, etc? Deus estaria usando dois pesos e duas medidas? Já que nascemos todos uma única vez, por que razão uns gozam de tantas regalias e outros não? Se você tem a resposta, envie-a para o meu e-mail que eu terei prazer em publicá-la.

*DEU NO RÁDIO - Semana passada, um locutor de rádio, depois que alguém no estúdio começou a falar sobre determinada coisa envolvendo política, pronunciou-se da seguinte maneira: “Eu prefiro não opinar, pois não é da minha OSSADA”. Cá, cá, cá, cá, cá, cá...

*CORNO ESPACIAL - Em uma cidade da Inglaterra, uma jovem senhora apareceu grávida, estando o marido viajando há mais de dois anos. Segundo ela, um ser com roupas brilhantes e brancas a visitava todos os dias à noite e por fim a levou para dentro de uma coisa que parecia uma nave e lá a seduziu. O marido acredita piamente no relato da esposa e não demonstra nenhum ódio pelo fato. Só lamenta não ter conhecido o bom ET que veio do espaço para lhe dar um filho. Isso é que é ser corno convencido!

*DEU NO RÁDIO II - Essa foi de um comentarista de rádio, analisando a atuação do Bahia frente ao Grêmio, no último domingo: “O Bahia, na realidade, não mudou nada taticamente e sintaticamente”. (Cá, cá, cá, cá!)

*ACREDITE! – Existe no Brasil uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imagine um lugar onde você pode, gratuitamente, ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci, escutar músicas em MP3 de alta qualidade, ler obras de grandes escritores, ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV Escola e muito mais! Pois é, amigo, esse lugar existe! Basta você acessar o site: www.dominiopublico.gov.br.

*SÁBIO TP – O saudoso amigo Tião Pereira, o maior divulgador da arte e dos artistas feirenses, há dez anos no plano espiritual, deixou para a posteridade frases e pensamentos dignos de registro e este aqui vem bem a calhar: “A grande responsável pela miséria do mundo ainda é a política, pois esta gera distorções na qualidade de vida e conseqüentemente o desperdício, a má distribuição e utilização dos valores e a indústria da miséria, gerando doenças, lixo, violência e destruição”.

*SÓ PARA PENSAR... - Você já viu quanto ganha um vereador aqui em nossa cidade? Você sabe quanto ganha um professor, que trabalha quarenta horas semanais e não se aposenta com oito anos de trabalho? (Sem comentários...)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 342

*O HOMEM SINTÉTICO – A tecnologia científica já é capaz de substituir boa parte (se não a maioria) dos órgãos do homem, com o objetivo de manter-lhe o sopro da vida. Entretanto, é bom ir preparando o bolso, pois os “precinhos” não são muito convidativos...

*PERNA E PÉ – Para quem pensa em ter uma perninha mecânica, o preço gira em torno de 1000 dólares! E as articulações do pé chegam a custar 800 dólares!

*DRENO CEREBRAL – No caso de um acúmulo anormal de fluido cerebral no crânio, aumentando o tamanho da cabeça, ele serve para desviar a circulação do fluido e custa a “bagatela” de 900 dólares!

*CANAL DO NARIZ – Indicado nas obstruções por doenças ou quando há furos causados pelo uso de drogas como a cocaína. Seu precinho chega a 200 dólares!

*DENTES DE CERÂMICA - Precinho imperdível: 900 dólares cada um!

*ORELHA DE CILICONE – Não perca esta oportunidade! Olha o precinho: cinco mil dólares cada!

*OLHO DE VIDRO – Sei que você não é nenhum pirata dos sete mares, mas, se precisar substituir seu olhinho lindão por um de vidro, em caso de acidente, prepare-se para gastar dois mil dólares por unidade!

*MAXILAR INFERIOR DE TITÂNIO – É usado quando o osso se estraçalha, por motivo de acidentes ou briga e custa a “ninharia” de 1000 dólares!

*LARINGE COM VÁLVULA – Usada quando o paciente tem complicações na garganta, geralmente por causa do cigarro. Olha o precinho irresistível: 300 dólares!

*VENTRÍCULO ARTIFICIAL – Na falência do coração, ele dá força extra até tudo se normalizar ou esperar o transplante. E o melhor é o preço: quinze mil dólares!

*ARTICULAÇÕES DO OMBRO E DO COTOVELO – Compostas de uma parte de titânio ou aço inox e outra de plástico. Chega a custar 950 dólares cada uma!

*ARTICULAÇÕES DOS DEDOS – Custam em média 400 dólares!

*BRAÇO E MÃO ELETRÔNICOS – Variam de oito mil a dez mil dólares!

*PELE ARTIFICIAL – De origem sintética ou animal, funciona no caso de queimaduras gravíssimas. E o preço é uma maravilha: 1500 dólares!

*VASOS SANGUÍNEOS – Feitos de plástico ultramoderno, ficam no lugar dos vasos obstruídos ou muito dilatados e custam em média de 500 dólares!

*BACIA ARTIFICIAL – Para o caso de fraturas ou doenças degenerativas. Atenção para a “pechincha”: dois mil dólares!

*PÊNIS HIDRÁULICO – Que pode resolver problemas crônicos de impotência. Quem quiser alegrar a “nega veia” e arriscar o transplante, prepare-se para desembolsar algo em torno de 5000 dólares!

*AGORA, FALA SÉRIO... – Quantos de nós podemos usufruir dessa tecnologia? Porém, nem tudo está perdido. Vem aí os órgãos sintéticos do Paraguai, com preços imperdíveis e sem nota fiscal. (Cá, cá, cá, cá, cá!)

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 343

*HOMENS DO BEM – Eu tenho a impressão de que nunca houve tanta preocupação em todo o mundo com o fato de alguém ser um ser humano que pratica o bem e o amor ao próximo. Parece que uma voz lá dentro vai despertando o homem para a importância de abandonar a violência e o mau caráter. Por outro lado, ainda proliferam os maus por índole, aqueles que sentem prazer em vilipendiar, usurpar e maltratar quem quer que seja. O mundo, com certeza, vai dando as respostas penosas e dolorosas a esse tipo de gente, que, cedo ou tarde, terminam colhendo aquilo que estão plantando...

*JÁ NÃO SE FAZEM MAIS VOVÓS COMO ANTIGAMENTE – A mídia do Sul do país divulgou semana passada farta reportagem sobre uma determinada senhora de 89 anos de idade, que aliciava menores e ainda comandava o tráfico no seu bairro. Aí eu lhe pergunto: seria esse o exemplo que nós devemos dar às nossas crianças? Seria essa a verdadeira imagem de uma pessoa que já criou os seus filhos e hoje contempla a existência de vários netos? Quanta decepção...

*TESTE DE FIDELIDADE - Havia um programa na Rede TV, que consistia em se montar um esquema de câmeras para tentar flagrar uma possível traição por parte de um dos parceiros. A pessoa que desconfiava que estava sendo traída acertava com um ator ou atriz para que “desse em cima” de seu parceiro(a) e depois a “fita” era mostrada ao vivo, no programa. Os resultados eram os mais catastróficos possíveis. Todos os testados cometiam traições incríveis. Você deve estar pensando o mesmo que eu não é? Pois é, já imaginou se esse programa fosse feito aqui em Feira de Santana? Sem comentários...

*CASAR OU ABRASAR? – Provavelmente, este deve ser o grande dilema que paira no pensamento de muitos jovens que freqüentam alguns segmentos religiosos cristãos. Nesses locais, o pastor está sempre a declarar que uma serva de Deus deve se casar com um rapaz que também é servo de Deus e sexo só após o enlace matrimonial. O jovem vai sentindo o seu ouvido ser martelado pela frase “melhor casar que abrasar”. Resultado: inúmeros casamentos entre jovens cristãos estão indo à falência e a separação chega de forma inevitável. De quem você acha que é a culpa? Com a palavra os entendidos...

*SERÁ QUE AINDA VIRÁ COISA PIOR? - O que se vê nas novelas é um autêntico festival de atitudes que ferem gravemente a estrutura da família, como crimes, falcatruas, assassinatos, traições homossexualismo e outros absurdos. Enquanto isso, o telespectador continua assistindo a tudo isso de forma impassível, sem mudar de canal, como se só existisse uma única emissora de TV no Brasil. Isso é que é comodismo.

*DEVERIA SER PRESA – Na semana passada, uma mulher passou por mim com uma criança recém-nascida e com um cigarro na boca. E depois uma pessoa dessas ainda bate no peito e diz que é uma verdadeira mãe. Sem comentários...

*E POR QUE NÃO? – Um amigo me perguntou se eu como carne na Sexta-feira Santa. Respondi-lhe com outras perguntas: “E por que não? Por que alimentar a hipocrisia de me abster da carne apenas nesse período? Qual o motivo lógico para não se comer carne na Sexta-feira Santa? Então, o que mancha mais o homem, senão aquilo que sai da sua boca! O amigo balançou a cabeça, pensativo, convidando-me a mudar de assunto

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 344

*FILHOS NÃO; ACIDENTES – Este foi o comentário de um amigo, sobre o elevado número de jovens que engravidam aqui em Feira de Santana. E esses “acidentes” já nascem mortos para a vida, sem a menor perspectiva de um futuro digno e humano.

*HORÁRIO DE BANCO – Como qualquer outra empresa, os bancos deveriam abrir às oito horas. Entretanto, o que se vê é o cidadão chegar na fila (do lado de fora do banco) e esperar por horas para que o mesmo abra. Lá dentro, ele enfrenta outra fila para resolver as suas coisas. Moral da história: perde-se o dia inteiro e fica por isso mesmo. (Uma vergonha!)

*DESACOSTUMADO – Oito anos sem disputar a Série A deixou o time do Bahia totalmente sem noção do como “levar” o campeonato. Parece que já se pode ver no horizonte qual será o seu destino no final do sertame...

*DEU NO RÁDIO – Semana passada, um colega abriu o seu programa no horário das 11 horas e, depois de fazer um comentário sobre as alianças políticas e outros acordos entre os candidatos, finalizou assim: “Nós já estamos cansados dessas tramamóias!” (Cá, cá, cá, cá!)

*SABEDORIA CHINESA - Os chineses bebem chá quente durante e depois das refeições. Eles não têm o costume de ingerir água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no por lá. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

*NÃO DÁ PARA ACREDITAR - Uma colombiana de 41 anos garante que o pai a seqüestrou e a violou durante 30 anos, tendo ela dado à luz sete filhos! Adiantou que fugiu quando o pai, que morreu há alguns dias com um cancro, começou a sentir os efeitos da doença. Segundo ela, o pai jurou matá-la se ela falasse. Informou ainda que o pai começou a molestá-la aos 8 anos mas só três anos depois a violou. E o mais incrível ainda é que a mãe, cujo paradeiro desconhece, atuou de parteira nos sete partos. Duas das crianças morreram ao nascer. (Sem comentários...)

*CACHORRO BIZARRO – Um homem russo chocou o mundo quando revelou uma monstruosidade cirurgicamente criada. Um cachorro de duas cabeças! Ele criou a criatura em um laboratório localizado nos arredores de Moscou, onde enxertou a cabeça, ombros e pernas frontais de um filhote no pescoço de um pastor alemão.
No decorrer dos quinze anos seguintes, ele criou um total de vinte outros cachorros de duas cabeças. Nenhum deles viveu por muito tempo, sendo vítimas inevitáveis das conseqüências de rejeição de tecido. O que mais durou, viveu um mês.

*ADOLESCENTE DE 109 ANOS! – Uma mulher chilena, de 109 anos, adora navegar na Internet, detesta levantar-se antes do meio-dia e nunca se deita antes da uma hora da madrugada. A família já programou uma mega festa para quando ela fizer 110 anos e ela declarou que, nesse dia, irá beijar muito...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 3__

*SERÁ QUE MOSTRARAM TUDO? – O ex-presidente Lula visitou recentemente as instalações do Hospital Estadual da Criança, aqui em Feira. A pergunta é: mostraram mesmo todo o hospital a Lula? Se a resposta for positiva, qual teria sido a reação dele ao ver que o HEC não está ainda com cem por cento de seu funcionamento?

*ESTARIAM PEDINDO TAMBÉM AOS POLÍTICOS? – Semana passada, recebi uma ligação de uma entidade local, que abriga crianças, solicitando-me uma colaboração para manutenção de suas cestas básicas. Tudo bem... a doação foi encaminhada. Entretanto, gostaria de saber se os membros dessa entidade estão também ligando para os políticos, pedindo ajuda, afinal eles ganham uma fábula, enquanto nós (pobres mortais) continuamos sustentados por um salário de miséria.

*APENAS UM CONVITE – Gostaria de convidar os nossos nobres vereadores e demais autoridades políticas locais para experimentarem levar uma semana se deslocando de ônibus coletivo. Verão como é duro e desumano ficar mais de uma hora no ponto, esperando por um ônibus que, quando chega, está completamente lotado. Portanto, senhores, aceitem o desafio, se tiverem coragem...

*MULTA ESTRANHA - Uma loja de artefatos sexuais na Romênia foi multada depois que um cliente reclamou que a boneca inflável que ele comprou não gemia mais. A loja teve que pagar 600 libras ao cidadão. Ele também havia reclamado que a boneca tinha esvaziado antes de ele “chegar lá”. (Cá, cá, cá, cá)

*DÁ O QUE PENSAR - Tenho acompanhado algumas pegadinhas que são feitas em países considerados de primeiro mundo e vejo como as pessoas aceitam com extrema naturalidade aquela situação, muitas vezes incômoda para a mesma, chegando até a dar boas gargalhadas. Aqui no Brasil, a mesma pegadinha provoca uma reação totalmente diferente. As pessoas partem logo para a agressão física ou verbal, provavelmente fruto do estresse em que vivem, por conta (talvez) dessa vida tão materialmente difícil que levamos por aqui. Dá o que pensar...

*PARECE PIADA - Um amigo meu vinha voltando de uma festa, aqui em Feira de Santana, quando, de repente, surgiu um elemento e anunciou um assalto. A namorada do meu amigo, vendo a cena, saiu em disparada. O assaltante pediu a carteira e o celular e, em seguida, foi saindo. O meu amigo olhou para o ladrão e pediu:
-“Ô, senhor ladrão! O senhor podia me devolver os meus documentos? É que tem aí a minha carteira de ator e eu não perdê-la”
O ladrão parou, vacilou um pouco, voltou e devolveu a carteira do rapaz, só com os documentos. O rapaz ainda, calmamente, agradeceu-lhe:
-“Muito obrigado, seu ladrão!”
(É cada uma...)

*VÁ ENTENDER O CÉREBRO HUMANO - De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. É sohw de bloa!

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 351

*OS TEMPOS MUDARAM (SERIA PARA MELHOR?) – Há algum tempo, os restaurantes e pizzarias faziam questão de proporcionar aos seus clientes uma agradável música mecânica ambiente. Hoje, esses lugares ostentam telonas de mais de 40 polegadas, para oferecer à sua clientela uma coisa “sadia”, “inteligente” e “maravilhosa”, chamada novela. Os poucos restaurantes que conseguem fazer a diferença, eliminando a novela de seus cardápios, são elogiados por todos os freqüentadores. Os outros, que seguem na mesmice, acham que estão agradando, quando, na realidade, só fazem perder clientes...

*QUANDO SEREMOS UM PAÍS SÉRIO? - Chega mesmo às raias do ridículo. Volta e meia e a imprensa brasileira divulga um novo escândalo envolvendo desvios de dinheiro público. E aqueles que estão nas camadas mais esclarecidas da sociedade contemplam indignados as ações de homens que deveriam trabalhar pelo nosso bem-estar, mas que, lamentavelmente, entraram na política (sem atingir a todos) apenas para se locupletar...

*COISAS QUASE INEXPLICÁVEIS - O cemitério da cidade norte-americana de Aurora, no Texas, possui uma curiosa lápide que não tem nome. Tudo começou no ano de 1897, quando uma coisa luminosa, descrita pelas testemunhas como uma cidade luminosa, aproximou vinda do céu e de repente explodiu, lançando seus fragmentos a grandes distâncias. Conseguiram recolher os restos carbonizados de um dos tripulantes e, como não conseguiram identificá-lo, determinaram o seu imediato sepultamento. A única coisa que conseguiram saber é que ele era baixinho e tinha uma enorme cabeça...

*O VALE DA MORTE - Na índia, existe um vale denominado “O Vale das Sete Mortes”, no qual, desde os tempos antigos, várias expedições foram dizimadas e desapareceram para sempre quando o exploravam. As suspeitas da existência de algo muito estranho foram confirmadas quando um único sobrevivente de uma expedição foi recolhido, vagando e em deplorável estado físico. Naquele vale, havia ruínas de um certo templo muito estranho, que era protegido por uma espécie de “fogo voador”. O pobre homem apresentava um quadro clínico impressionante: perdera todos os cabelos do corpo e sua pele tinha horríveis queimaduras de terceiro grau. Após três dias de agonia, ele veio a falecer. Até hoje, todos que se aproximam daquele local sofrem de alucinações estranhas, afetando em muito o seu psiquismo.

*”O DIA” É JORNALISMO COMO GOSTAMOS DE OUVIR NO RÁDIO - Vem fazendo um belíssimo trabalho jornalístico o companheiro Agnaldo Santos, apresentando diariamente, a partir das 11 horas, pela Rádio Subaé AM, o programa “O Dia”. Um dos pontos fortes de Guina são os comentários contundentes feitos em cima das matérias apresentadas, sempre com independência e em defesa da verdade. Obrigado, Guina, por falar o que queremos ouvir...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 352

*PARECE ATÉ MENTIRA – Um dia desses, parei para me lembrar de que, na década de 1980, após uma forte dor nos rins, fui levado para o hospital Clériston Andrade. O atendimento foi de primeiro mundo: logo na chegada, duas enfermeiras, vendo o meu estado, dirigiram-se para mim, amparando-me e me colocando em uma confortável maca. Rapidamente, enquanto minha ficha era preenchida, fui levado para uma sala, onde um médico educado e prestativo examinou-me por completo, informando-me que não faria nenhum diagnóstico precipitado do problema. Encaminhou-me para a realização de uma bateria de exames, os quais constataram a presença de alguns cálculos renais. Isto feito, aplicou-me a medicação e deixou-me em observação até que eu pudesse ter a devida alta médica. E mais um detalhe: enquanto os remédios iam fazendo efeito, o médico vinha constantemente à enfermaria para me examinar. Acredite! Não foi um sonho. Isto aconteceu comigo, em Feira de Santana, na década de 1980, no Hospital Geral Clériston Andrade. E a pergunta é: “Por que não continuou assim?”

*ALGUMAS POSSÍVEIS RESPOSTAS – Estaria o Clériston sobrecarregado em sua capacidade de atendimento? Afinal ele atende a toda a nossa região... Estariam os profissionais da área de saúde no auge do stress e isso seria passado para o próprio paciente? Seria o salário muito melhor, na década de 1980, e hoje houve uma defasagem do mesmo? Faltaria ao governo encarar como prioridade a questão da saúde em todo o Estado? Faça você mesmo o seu julgamento.

*E QUAL SERIA A SOLUÇÃO? Longe de procurarmos o xis da questão, não seria mais interessante uma solução (ou soluções) mais abrangentes? Por exemplo, não seria o caso de o governo construir mais um hospital em Feira de Santana, o qual teria um porte muito maior que o do Clériston? Com a palavra as autoridades no assunto...

*ENQUANTO ISSO... – O povo continua sofrendo, apelando apenas para Deus e os seus santos protetores...

*SERÁ QUE SOMOS PALHAÇOS? - Parece até uma daquelas piadas de péssimo gosto. Um certo deputado acaba de lançar um projeto para gratuidade na conta de energia de quem gastar menos de 30 quilowatts hora. Ou seja, o povo não deve comprar geladeira, televisão, aparelho de som, ferro elétrico e nada de acender lâmpadas... Isto é o que eu chamo de o ridículo do ridículo. Bata-me um abacate com pimenta!

*E-MAIL DO LEITOR – “Meu caro Sandro! Foi com bastante surpresa que ao ler seu artigo no Jornal Folha do Estado, vi uma citação que diz que cenas de homossexualismo nas novelas atingem as famílias brasileiras. Eu lhe conheço há muito tempo e não esperava que você teria um pensamento tão preconceituoso em relação aos homossexuais. Espero que tenha sido apenas um equivoco de sua parte, pois a luta dos homossexuais hoje não se restringe apenas a eles e sim a todos que desejam uma sociedade justa e livre de todo tipo de preconceito. Abraços do seu amigo Jefinho (palito) do Jomafa”.

*A SOMÁLIA É UMA AULA VIVA - A situação de fome e miséria por que passa a Somália, por conta dos conflitos que se arrastam há décadas, chega-nos como uma profunda lição de vida; um aprendizado real e concreto da valorização da existência humana na Terra, onde muitos acumulam e ostentam riquezas; onde muitos fazem do egoísmo e da vaidade as suas grandes bandeiras de vida e onde o amor vai cedendo lugar a sentimentos de mesquinhez e violência...

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 353

*BATA-ME UM ABACATE! – Um amigo meu, nos finais de semana, enche o carro de homem e sai por aí, achando que ta fazendo bom negócio. Tem gosto pra tudo...

*QUEM NÃO DEVE NÃO TEME – Por que ser contra a instalação de uma CPI no Brasil? Se o sujeito está limpo, por que ser contra?

*PELA PRIMEIRA VEZ EM... SERIA GARANTIA DE QUALIDADE? - É incrível como os profissionais de marketing encontram fórmulas, cada uma mais absurda que a outra, para atrair o público para os seus produtos ou eventos. Veja, por exemplo, quando um determinado cantor vem se apresentar pela primeira vez em nossa cidade, espalham-se cartazes e anúncios na mídia com a seguinte abertura: “Pela primeira vez em Feira de Santana”. Ora, quem disse que o fato de se apresentar pela vez primeira é garantia de qualidade?

*GANÂNCIA TAMBÉM MATA - É uma pena que seres humanos adultos e conscientes ainda se deixem dominar pelo vil metal e pela sede de enriquecer. São pessoas doentes, que vivem para acumular milhões e milhões, achando, talvez, que levarão suas riquezas para a sepultura. São dignos de pena, pois não sabem o que significa mesmo a vida na Terra...

*DOIS GRANDES PLANTONISTAS - Feira de Santana pode se orgulhar de possuir os dois melhores plantonistas esportivos da Bahia: Rivaldo Ramos (Rádio Subaé) e Tanúrio Brito (Sociedade). Ambos dão um show de competência e classe, além de um timbre de voz que dá prazer em ouvi-los. Um grande abraço aos dois e parabéns.

*INCRÍVEL! DISCUTIR FAZ BEM - Em tempos de se pregar a paz no mundo, discutir de vez em quando com seu parceiro pode não só resolver algum problema, mas também garantir alguns anos a mais de vida, segundo um estudo preliminar da Escola de Saúde Pública e do Departamento de Psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa assinala que nos casamentos em que os parceiros guardam seus ressentimentos há uma maior possibilidade de uma morte prematura. No entanto, a longevidade é maior nos relacionamentos em que uma ou as duas partes manifestam seus ressentimentos e resolvem os conflitos.

*UMA SUGESTÃO - Por que não aumentar o tamanho da quadra e a altura da rede no Vôley? Você já percebeu que coisa absurda aquele monte de gigantes tendo à frente uma “redinha” de nada (para eles), cortando a bola como se estivessem brincando. E o que dizer do saque? Até parece um ataque... Com o aumento do tamanho da quadra e da altura da rede, o jogo se tornaria mais difícil e conseqüentemente haveria mais troca de bola e, pra variar, mais emoção...

*OUTRA SUGESTÃO - Poderia ser adotada, no futebol, a seguinte prática: a partir dos 40 minutos do segundo tempo, o tempo seria marcado como no futebol de salão, parando o cronômetro quando a bola parasse. Assim, não precisaria do polêmico tempo de acréscimo e o torcedor acabaria tendo mais futebol para ver e torcer... Quem sabe, um dia essa voz saída daqui desse cantinho na Bahia não possa ser ouvida por algum graúdo da CBF!

ARQUIVO DA CANETA AFIADA 354

*EDITORA INDENIZA MULHER POR PUBLICAÇÃO DE FOTO SEM CONSENTIMENTO - O Tribunal de Justiça condenou uma editora brasileira a pagar a quantia de R$ 17.500 a uma advogada que teve sua foto publicada sem autorização numa revista masculina. A foto da advogada ilustrou matéria intitulada “10 coisas imperdíveis na noite de São Paulo”. O texto continha mensagem considerada ofensiva à reputação do público feminino frequentador de uma casa noturna, especialmente à advogada. Ela entrou com ação de reparação por danos morais contra a editora. O pedido de indenização foi julgado procedente e a condenação fixada em R$ 500 mil. A editora apelou ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que reduziu a indenização para R$ 17.500.

*CADA VEZ MAIS CEDO – Adolescentes experimentam cedo o uso do álcool e até do fumo. Isso acaba injetando no organismo um caminho satisfatório para o desenvolvimento de doenças graves, como cirrose, câncer no pulmão, garganta, problemas respiratórios e outros...

*VOCÊ ESTARIA PREPARADO? – Não tenho qualquer tipo de preconceito para com os homossexuais. As notinhas aqui têm apenas o intuito de divulgar os fatos: Um amigo meu, de uma hora para outra, sentiu vontade de ver a parada gay. Chegando na Avenida, deu de cara com a filha nos braços de outra mulher. O sujeito entrou em depressão, com reações ora de inconformidade, ora de violência, ora de profunda tristeza. E você, estaria preparado?

*PAGO PRA VER - A Comissão de Educação, Cultura e Esporte DO Senado Federal iniciou reunião para analisar projeto dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS), que estende ao Piso Salarial Profissional Nacional dos Professores o mesmo reajuste concedido anualmente aos senadores. (Cá, cá, cá! Conte-me outra!)

*PARABÉNS, GEILSON! – Muito bom o projeto do Deputado Amigo Velho, Carlos Geilson, que propõe acabar com a exigência da autenticação de documentos no Fórum. Vamos ver agora se seus colegas terão a mesma inteligência e sensibilidade para aprová-lo.

*ATOR SE DEU MAL COM A LEI SECA - O ator global Caio Castro teve a carteira de habilitação apreendida durante uma blitz da Operação Lei Seca na madrugada de domingo. A abordagem foi na avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O ator integra o elenco da novela das 21 horas, Fina Estampa. Segundo a assessoria do governo do Rio de Janeiro, o ator se negou a fazer o teste de bafômetro e, por esse motivo, teve a sua carteira de habilitação apreendida preventivamente. Pela infração considerada gravíssima, o ator perde 7 pontos na carteira de habilitação e ainda terá que pagar uma multa de R$ 957,70. (As informações são do site Terra Notícias)

*UMA ÍNDIA BRASILEIRA SERIA A PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO – Ela está para completar 121 anos de idade e seria a pessoa mais velha do mundo. Seu nome, Maria Lucimar Pereira, que pertence à tribo Kaxinawá e vive no Acre. Ela atribui sua longevidade a um estilo de vida saudável. Afirma que só come carne grelhada, peixe, mandioca e mingau de banana (inheca!) e não consome sal, açúcar ou alimentos processados. Apesar da idade avançada, a índia continua com sua rotina normal na aldeia.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA!

VOLTAR PARA PÁGINA DE SANDRO PENELÚ!

 

 

SANDRO PENELÚ TEM A EXELÊNCIA DE SER UM CRIADOR INQUIETO, QUE ESTÁ SEMPRE SE RENOVANDO, POR ISSO MESMO, ELE ELABOROU VÁRIOS BLOGS PARA EXPRESSAR SUA ARTE LIVREMENTE. CONHEÇA OS TRABALHOS DE SANDRO, ALÉM DO CANETA AFIADA:

www.sandropenelu.musicblog.com.br

www.canetinhaafiada.blogspot.com

www.meuspoemas.arteblog.com.br

www.infcultural.blogspot.com

CONTATOS:

(075) 3487-1105

 
Todos os direitos reservados www.vivafeira.com.br