Voltar ao Viva Feira

Banners Parceiros

Comentários e Chat

Editorial

Esportes

Notícias

Política de Privacidade

Utilidade Pública

Visitas

Artesanato

Bandas

Literatura

Músicos

O Sonhador

Teatro

Agenda

Cinema

Eventos

Cezar Ubaldo

Eduardo Kruschewsky

Emanoel Freitas

Franklin Maxado

Hugo Navarro

Raymundo Luiz Lopes

Sandro Penelú

Silvério Duque

 

Artes Plásticas

Clique aqui para Conhecer nossos Artistas!

"NOTÍCIAS DE ARTES"

Buscar Por Nome:

A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z

B

Bena Loyola

Bena Loyola, é uma mágica, ou poderíamos dizer que é um fada, dedicada as artes e a literatura, expressa em sua pintura uma capacidade de perceber a alma daquilo que retrata, com traço rápido, seguro e cores vivas, consegue expressar sentimento e conteúdo através de uma linguagem moderna, fora dos academismos mais comuns que predominam nas artes plásticas em geral. Como poetisa, Bena transmite vida, com todo sentimento que a vida pode oferecer a um ser humano.
Referindo-se a Bena, o Literato Eduardo Kruschewsky, na contra capa do Livro da Pintora-Poetisa "Construção de Sonhos", diz o seguinte:
"Bena Loyola, Artista Plástica radicada em Feira de Santana, aqui desenvolve sua arte e participa ativamente de todo movimento cultural que a cidade oferece, Poetisa inspirada lança-se no mundo da poesia como arquiteta de sonhos, construindo versos, (como a sua pintura!), com cores vivas e forma definida. Invejo em alguns artistas, como Bena, a capacidade de ser ambidestro, criar formas concretas de letras e tinta.
A essas pessoas Deus Dotou, com sobra, de matéria-prima para não só a “Construção de Sonhos”,mas sobretudo, para construir beleza!
Vai Bena, cumprir o seu destino:
Fazer versos como quem pinta!"
A Inquieta artista tem levado o nome de Feira para os mais variados cantões do mundo das artes, recentemente participou de diversas coletivas pelo Brasil a fora e arrebatou uma "MENSÃO HONROSA", na III Mostra de Brasileiros em Roma/Itália, distinção que premia o seu excelente trabalho e prestigia a classe dos artistas plásticos de Feira de Santana.
Mais recentemente ainda, Bena promoveu no museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana, a “Exposição Nômade” que reuniu um grande número de artistas e literatos da nossa comunidade, em um evento sem precedentes em Feira, e digno do dinamismo de Bena.
Orkut

Voltar ao Topo da Página

N

NAIR MOREIRA LIMA

NAIR MOREIRA LIMA, é feirense nascida na Fazenda Boa Vista, no Distrito de Jaguara (antigo Bom Despacho), estudou os primeiros anos de sua vida na própria fazenda com professores contratados pelo seu Pai, José de Freitas Moreira, que tendo 10 filhos e mais os filhos dos agregados para serem alfabetizados, contratava professora particular para dar aula na própria fazenda. Em virtude da numerosa família as cinco filhas, sua mãe, D. Maria Clotildes, as educou, ensinando-lhes todas as prendas que lhe eram possíveis, e as que não sabia contratava professoras, assim desde cedo, D. Nair teve chance de desenvolver suas habilidades artísticas, que aperfeiçoou posteriormente quando concluiu seus estudos na sede do Município em Feira de Santana. Tendo casado com Landulfo Mota Lima, mudou-se para cidade de Serrinha, onde além das obrigações de dona de casa e mãe de três filhos, Vânia, Landulfo e Nailton, continuava aperfeiçoando seus dotes tendo se tornado professora de artes da Escola Normal de Serrinha. Posteriormente, após o falecimento de seu esposo, já com seus filhos criados e independentes, voltou a estabelecer residência em Feira de Santana, e em Salvador, dividindo seu tempo entre as duas cidades.
Nair, tem um grande acervo de quadros espalhados entre as pessoas que ela gosta, e por isso mesmo, presenteia-os com sua arte, que ao longo de sua vida evoluiu, e hoje, pintando com técnica apurada, nos oferece em seus mais recentes trabalhos um traço leve e uma capacidade de captar a luz, impressionante, sempre gostou do estilo Barroco retratando construções históricas e natureza morta, que com o seu talento ganham vida. Infelizmente, quando sua técnica está apuradíssima, em virtude de uma alergia que adquiriu recentemente a alguns produtos da pintura, tem produzido muito pouco, o que sem dúvidas é um grande prejuízo para as Artes Plásticas, e principalmente para os amantes da boa pintura.

NECY FERREIRA DE JESUS

D. Necy, é uma dessas pessoas admiráveis, que após criar sua família e vê-los conduzindo suas próprias vidas, resolve presentear seus contemporâneos, expressando através da arte os sentimentos que acumularam e mantiveram no fundo se suas almas durante toda uma vida.
Necy Ferreira de Jesus, nasceu em Ruy Barbosa, e como qualquer moça do interior casou-se com José Nunes de Jesus, com quem teve cinco filhos, e criou ainda mais duas pessoas que embora não fossem seu sangue, as criou como se seus filhos fossem. Mudou-se há 56 anos passados para Feira de Santana e aqui criou e educou sua família, Vera, Dinha, Antônio, Newton, Laércio, Ruy e Jorge Nunes. Sentindo cumprida sua obrigação de mãe, D. Necy, passou a se dedicar às artes plásticas, desenvolvendo com talento técnicas de pintura, e assim passou a participar do movimento da terceira idade da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo sido, inclusive, premiada com a medalha de prata em virtude da qualidade de seus trabalhos, demonstrando a força da mulher que não abdicou da família e soube lutar pela realização de seus sonhos quando lhe foi possível.
As pinturas de D. Necy, refletem a carga de sentimentos que uma pessoa verdadeira pode demonstrar naquilo que se dedica.

Voltar ao Topo da Página

O

Ovidia Oliveira

Ovídia Mª Menezes Oliveira, fez Magistério e curso Científico em Feira de Santana. Na sua vida profissional direcionada à educação sempre buscou realizar um sonho de infância; envolver-se com Literatura e Artes.
No CUCA, vem buscando aprimoramento nas oficinas de Desenho Artístico e Pintura em tela. Com traço primitivo, cores fortes e vivas, consegue expressar a simplicidade das paisagens que sua memória devolve através das telas, arriscando-se também no estilo abstrato com a mesma vivacidade e força das cores que usa como uma característica especial de seu trabalho.
A Arte tem a excelência de realizar as pessoas que a ela se dedicam, premiando ao final todos atingidos por ela, ou seja., ao passo que D. Ovídia se dedica a pintura, nos presenteia com as imagens de seu imaginário inspirando o nosso próprio modo de ver o mundo.

Voltar ao Topo da Página

 

E-mail: contato@vivafeira.com.br

Messenger: vivafeira@msn.com

 

 
Todos os direitos reservados www.vivafeira.com.br