menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Editorial
-Esportes
-Notícias
-Notícias da UEFS
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-TV Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
 

 

 

UM PROJETO PARA REVELAR TALENTOS

O Festival "Vozes da Terra", que teve sua nona versão no ano de 2009, iniciou em 2001, sem que fosse chamado de "Vozes da Terra", pois tratava-se de um festival que pretendia revelar talentos entre os cantores nascido ou radicados em Feira de Santana, assim a primeira versão do atual festival iniciou pretendendo revelar cantores e interpretes para MPB. O que felizmente ocorreu e que mudou a direção do festival, segundo relatam alguns dos seus organizadores de então, foi quando se pretendeu gravar o Cd dos 12 finalistas do Festival, porque aí a organização do evento esbarrou nas editoras e detentores dos Direitos autorais, e não havia como gravar algumas músicas e outras que não conseguiram autorização não seriam gravadas. Aquele formato do festival de cantores e intérpretes estava barrado pela burocracia dos órgãos de nossos Direitos autorais, como quase tudo em nosso país que termina por esbarra em algum entrave burocrático, que muitas vezes impede o Brasil de desenvolver.
Como o poder Municipal, à época sob a Direção de José Ronaldo, que segundo relata Luluda Barreto, estava empenhado em manter o festival, que segundo a Diretora de Cultura da Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, foi uma iniciativa dele, chefe do executivo, surgiu o nome "Vozes da Terra" e passou a ser uma festival de Autores, pois o anterior não havia atingido o intento de gravar o prometido CD aos finalistas em face dos entraves burocráticos.
Mobilizados na empreitada de criar um evento que revelasse talentos em Feira de Santana, estavam o Prefeito José Ronaldo, o Secretário de Esporte Cultura e Lazer, Alcione Cedraz, a Diretora do Departamento de Cultura e Autora do Projeto "Vozes da Terra" Luluda Barreto e o Diretor do Departamento de Promoções e Eventos Naron Vasconcelos, conforme se constata na ficha técnica do Cd do "II Vozes da Terra" "Festival de Música", ou seja nascia o mais importante evento musical de Feira de Santana. Mais tarde a Fundação Egberto Costa vinculou-se a realização dos Festivais e ganhou mais um abnegado, César Orrico, compondo o grupo que até hoje realiza o evento em nossa cidade. É imperativo ressaltar o nome de Paulo Bindá, que participou de todas as Edições do "Vozes da Terra", respondendo pela Direção artística e Coordenação Musical.
Na concepção dos criadores o Festival "Vozes da Terra" é um "Projeto Cultural que visa proporcionar cultura, entretenimento e principalmente a descoberta de novos talentos musicais. Incentivando, difundindo e valorizando a música produzida em Feira de Santana. Ampliando o campo de trabalho para os músicos locais". Dessa forma, o investimento na fomentação e a popularização desse segmento. Se consolidando definitivamente como um grande festival de música na Bahia."
Entre 2001 e 2009, houve em todas as edições do festival em torno de mil inscrições, das quais 240 foram selecionadas para disputarem as finais, e 96 disputaram as finais, tendo sido premiados nos três primeiros lugares 24 canções, sem contar com as premiações de interpretes masculino e feminino e o de melhor performance, que somam mais 24 premiações, sendo que 96 músicas foram gravadas em 8 Cds.
O Cd da 9ª Edição está em fase final de gravação, e será entregue muito em breve aos finalistas. Os demais CDs, o Viva Feira está postando para serem ouvidos e baixados, livremente pelos fãs do Festival, assim como para o público em geral, possibilitando a todos conhecerem os talentos dos artistas feirenses, como sempre foi o desejo dos idealizadores do Projeto.

OUÇAM E BAIXEM AS MÚSICAS FINALISTAS DO FESTIVAL "VOZES DA TERRA"

OUTRAS EDIÇÕES DO FESTIVAL:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

INFELIZMENTE NÃO HÁ REGISTROS DE MÚSICAS DO 1° FESTIVAL POR QUESTÕES JÁ ESCLARECIDAS NO TEXTO ACIMA.

 

 

 
   
Todos os direitos reservados www.vivafeira.com.br