Fechar Página

Leonice Barbosa
Leonice Barbosa Gonzaga, irmã do também artista Carlo Barbosa, nasceu em Feira de Santana no ano de 1942.

“A infância é nodoa fixa, que seleciona para o futuro sentimentos, palavras, imagens e ações. Quase tudo passa a ser redefinições, relembranças. Constantemente estamos atualizando cenas, aquelas que marcaram nosso imaginário, o que sobrou da saudade e das vivencias.

Leonice Barbosa pinta seu entorno, o sertão, casas das fazendas e da periferia de pequenas cidades. Casas simples, da região agreste, longe dos grandes centros.
Pintura da linhagem popular, com interligações claras com o meio social, o semi-árido, a caatinga. Há em Leonice Barbosa uma respeitável coerência de registrar nossas raízes e identidades.
 
O objeto de seu interesse são aquelas casas de adobe da nossa infância. A pintora vai desvendando o interior delas com suas mesas, cadeiras, toalhas rendadas, moringas, santos de devoção pendurados na parede. O chão batido, a fartura das frutas, janelas abertas, num ambiente de profunda higiene e delicadeza.
 
A ternura pelos humildes, a magia sertaneja, fixa uma realidade que emana do povo, em sua mais ampla autenticidade.
 
Não há figura humana, as casas esperam seus habitantes, que registram sua presença cuidadosa na arrumação das mesmas.
 
A linguagem é direta e traz uma surpreendente atmosfera de estranhamento, prenhe de códigos e silêncios.”
(César Romero – Artista Plástico)
 
“A obra de Leonice Barbosa é de um lirismo emocionante, destaca-se pela coragem e honestidade em reproduzir, com distanciamento estético, o que lhe agrada e a faz sentir-se realizada.”
(Gil Mário - Artista Plástico)





Veja +



Página de 1





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br