menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SEMANA ACADÊMICA COMEMORA OS 50 ANOS DO CURSO DE LETRAS


Publicado em: 26/10/2018 - 09:10:47
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da UEFS


    No período de 5 a 9 de novembro de 2018, professores, estudantes, egressos e aposentados dos quatro cursos de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reunirão para celebrar os 50 anos de trajetória na formação de profissionais, durante a 16ª. Semana de Letras. A programação consta de palestras, rodas de conversa, oficinas, minicursos, comunicações orais e exposições.
    O curso de Letras é o mais antigo da instituição, criado em 1968, como Licenciatura Curta em Letras Vernáculas, na Faculdade Estadual de Educação, antes da constituição da Universidade, e em 1971, funcionando no casarão do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), formou a primeira turma com 28 estudantes.
    Durante os 50 anos de funcionamento, o curso dedicou-se à contínua formação de professores, muitos deles oriundos de outros municípios baianos e estados brasileiros.  Os egressos atuam como professores de língua portuguesa, língua inglesa, língua francesa, língua espanhola, professores das literaturas brasileira e portuguesa, tradutores, intérpretes, revisores e editores de revistas, jornais e TV, entre outras ocupações. Também muitos professores dos quatro cursos de Letras da Uefs, hoje, foram formados pela casa.
    A partir das pesquisas em Letras, surgiram os mestrados em Estudos literários (PROGEL) e Estudos Linguísticos (PPGEL). Muitas publicações, pesquisas e projetos extensionistas foram realizados, através dos projetos de ensino de línguas estrangeiras como PORTAL, PALLE, Nucli, e os vários núcleos de pesquisa, a exemplo do Núcleo de Leitura, Núcleo de Estudos Canadenses, Núcleo de Humanidades Digitais, Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo e outros, dirigidos a variadas áreas do campo das Letras.
    Também durante a celebração, no dia 5 de novembro, ocorrerá a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor baiano Antônio Torres, por iniciativa do Mestrado em Estudos Literários (PROGEL), no sentido de reconhecer a rica contribuição da literatura e da cultura para a elaboração de um pensar mais humanizado e humanizador sobre o mundo.
    A programação completa do evento pode ser acessada pelo link https://xvisemaletuefs.wordpress.com/. Nas redes sociais Instagram e Facebook SEMALETUEFS.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br