menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PESQUISADORES DE LÍNGUISTICA SE REÚNEM NA UEFS PARA CONGRESSO DA ABRALIN


Publicado em: 24/10/2018 - 08:10:59
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da UEFS


    Um grande público compareceu ao Anfiteatro do campus universitário para a solenidade de abertura do congresso “Abralin em Cena Bahia” com o tema “Linguagem e Sociedade”, que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), até o dia 25 de outubro.
    O presidente da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Miguel Oliveira, destacou a importância do evento para a região e a troca de experiência com os pesquisadores e linguistas. “A Abralin em Cena tem por objetivo justamente trazer os lingüistas mais renomados, as pesquisas mais recentes e dar possibilidade dos pesquisadores apresentarem seus trabalhos”.
    A coordenadora do Congresso, professora Liliane Barreiros, falou da oportunidade de discutir a diversidade lingüística na região e interagir com as diversidades culturais. “A Abralin em cena vem nos trazer uma oportunidade de interação com colegas de diversas regiões e também o diálogo e a integração com a comunidade local. Durante a programação teremos sessões de comunicação, mesas redondas, minicursos, lançamento de lançamentos de livros, encontro de confraternização e a Feira de Saberes e Sabores que está integrada na programação.”
    A conferência de abertura “Língua, Norma e Ideologia” foi ministrada pelo professor Dante Lucchesi (UFF/UFBA/CNPq), e tratou da relação entre língua, normatização lingüística e ideologia. “A normatização lingüística, ou seja, estabelecimento de uma norma padrão, aquele momento ideal de língua é exatamente um ponto fulcral dessa relação entre língua e sociedade, quando a sociedade de forma organizada intervém no uso da língua estabelecendo um modelo. Dessa forma esse processo social característico das sociedades de tipo civilizado, tem uma dimensão ideológica muito forte transformando a língua em um instrumento de dominação política e social”.
    A programação completa está disponível no site https://www.abralin.org/abralinemcenabahia/.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br